Buscar

ACIDO BASE

Prévia do material em texto

ACIDO BASE 
Quando falamos de ácidos e bases, talvez a primeira coisa que venha a cabeção sejam os famosos hidróxido de sódio (NaOH) e ácido clorídrico (HCl). Do mesmo modo, pode ser que você lembre ainda do limão e do vinagre, que são produtos muito utilizados no nosso cotidiano e que apresentam em sua composição ácido cítrico e ácido acético, respectivamente.
Mas será que ácidos e bases são apenas aqueles que liberam H+ e OH–? Além disso, como nomear ácidos e bases diferentes sem conhecê-los, tendo apenas sua fórmula? Quer saber a resposta para essas e outras perguntas? Então vem ler o nosso blog e, no final, tem um eBook especial para você!
Teorias ácido-base:
Antes de tudo, vamos falar sobre as teorias ácido-base:
Teoria de Arrhenius
Na teoria de Arrhenius, por exemplo, um ácido é toda substância que, em meio aquoso, ioniza liberando cátion H+. Ao mesmo tempo, uma base é toda substância que, em meio aquoso, dissocia liberando ânions OH–.
Exemplo:
Ácido: HCl(aq) → H+(aq) + Cl–(aq)
Base: NaOH(aq) → Na+(aq) + OH–(aq)
Assim, ao misturar um ácido e uma base de Arrhenius, ocorre uma reação de neutralização, tendo como produto um sal e água. Um exemplo é a reação entre o ácido clorídrico e o hidróxido de sódio. Ela forma cloreto de sódio (sal de cozinha) e água.
NaOH(aq) + HCl(aq) → NaCl(aq) + H2O(l)
Ácidos e bases: teoria de Brönsted-Lowry
Nesta teoria, um ácido é toda substância química que doa prótons (H+), enquanto uma base é toda substância química que recebe um próton (H+).
Exemplo:
NH3 + H2O ⇌ NH4+ + OH–
Aqui a amônio (NH3) recebeu um próton, ou seja, atuou como base. Ao passo que a água, ao doar um próton, atuou como ácido. Nesta reação o cátion amônio (NH4+) é o ácido conjugado da amônia, enquanto a hidroxila (OH–) é a base conjugada da água.
Teoria de Lewis
De acordo com a teoria de Lewis, um ácido é toda espécie capaz de receber pares de elétrons, enquanto uma base é toda espécie capaz de doar pares de elétrons.
Exemplo:
NH3 + H2O ⇌ NH4+ + OH–
Podemos resgatar o exemplo anterior, onde a amônia e a água se encaixam também como uma base e um ácido de Lewis, respectivamente. Nesse sentido, a amônia, antes neutra, doa seu par de elétrons não ligantes, formando uma ligação com o hidrogênio. Em contrapartida, a água, ao quebrar a ligação com o hidrogênio, fica com o par de elétrons, adquirindo carga negativa e formando o íon hidroxila.
Nomenclatura de ácidos e bases:
Podemos dividir a nomenclatura de ácidos em hidrácidos e oxiácidos. Os primeiros não contêm oxigênio em sua estrutura, assim temos apenas o hidrogênio ligado diretamente a um elemento.
Nomenclatura: Ácido + radical do elemento + ídrico
Exemplos:
· HF = Ácido fluorídrico
· HCl = Ácido clorídrico
· HCN = Ácido cianídrico
Em seguida temos os oxiácidos que têm oxigênio em sua estrutura.
Nomenclatura: devemos nomeá-los observando o nox do átomo central (átomo diferente de oxigênio e hidrogênio).
	Nox do elemento ligado ao oxigênio
	Nomenclatura
	+7
	Ácido per + radical do elemento + ico
	+6 ou +5
	Ácido + radical do elemento + ico
	+4 ou +3
	Ácido + radical do elemento + oso
	+2 ou +1
	Ácido Hipo + radical do elemento + oso
Com toda a certeza precisamos ter atenção com a exceção à regra: como o boro (B), carboco (C) e silício (Si) têm, respectivamente, nox máximo +3, +4 e +4, seus ácidos adquirem os nomes de ácido bórico (H3BO3), ácido carbônico (H2CO3) e ácido silícico (H2SiO3). Por exemplo:
· H3PO2 = Ácido hipofosforoso (nox do P = +1)
· HClO4 = Ácido perclórico (nox do Cl = +7)
Nomenclatura de bases
Podemos dividir a nomenclatura em bases de metais com nox fixo e também em bases de matais com nox variável. Assim, temos:
Base de metais de nox fixo: são aqueles metais da família 1A, 2A, Al e NH4+. Sua nomenclatura pode ser expressa por: Hidróxido de + nome do elemento. Por exemplo:
· Ca(OH)2 = Hidróxido de cálcio
· NH4OH = Hidróxido de amônio
Base de metais de nox variável: são os metais da família B. Na sua nomenclatura IUPAC temos: Hidróxido de + nome do elemento + nox em algarismo romano. Por exemplo:
· Fe(OH)2 = Hidróxido de ferro II
· Fe(OH)3 = Hidróxido de ferro III
Outras nomenclaturas:
	Nox do elemento
	Nomenclatura
	Menor nox
	Hidróxido + nome do elemento + oso
	Maior nox
	Hidróxido + nome do elemento + ico
· Fe(OH)2 = Hidróxido ferroso
· Fe(OH)3 = Hidróxido férrico
Escala de acidez-basicidade
Antes de tudo, é importante saber que o pH, ou potencial hidrogeniônico, informa a concentração de íon H+ presentes em uma solução. Portanto, com o pH, podemos determinar se uma solução tem caráter ácido, básico ou neutro.
Dessa forma, se o pH da solução for igual a sete, temos uma solução neutra; se o pH for menor que sete, uma solução ácida. Em contrapartida, se o pH for maior que sete, temos uma solução básica.
Enfim, podemos dizer que o pH tem diversas aplicações em meios reacionais e sua importância é muito vasta. Mas podemos citar um exemplo muito importante na bioquímica, o qual afeta diretamente nosso cotidiano e vida: o equilíbrio ácido-base no sangue, onde o pH do sangue é controlado por diversos mecanismos biológicos a fim mantê-lo entre 7,35 e 7,45. O pH precisa ser controlado porque mudanças podem acarretar o desenvolvimento de diversas doenças.

Continue navegando