Buscar

ATIVIDADE 1 BARRAGENS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 O que é uma barragem? 
 Uma barragem, açude ou represa é uma barreira artificial, feita em cursos de água para a retenção de grandes quantidades de água.
 1.1 Quais as finalidades das barragens?
 A sua utilização é sobretudo para o abastecimento de água de zonas residenciais, agrícolas, industriais, produção de energia elétrica (energia hidráulica), ou regularização de um caudal.
 2 Conceitue barragem de terra e explique as suas vantagens e desvantagens.
 
 Barragens de terra, São aquelas em que a estrutura é fundamentalmente constituída por solo.
projetadas por engenheiros, utilizadas como reservatório para contenção e acumulação de substâncias líquidas ou de mistura de líquidos e sólidos provenientes do processo de beneficiamento de minérios.
 3 O que é e qual a função do “rip-rap”? 
Rip-rap: É uma proteção formada normalmente por duas camadas, onde a camada externa é de pedras maiores que protegem o talude, principalmente da força das ondas. Já a camada interna é formada por pedras menores, com função de evitar que a água que passa pela camada exterior carregue partículas do solo do talude.
3.1 Quando não há rocha suficiente para execução do “rip-rap” que material pode ser usado?
 Quando não há rocha suficiente para a construção do “rip-rap”, a proteção do talude pode ser feita através de: - Solo-cimento; - Revestimento de concreto; - Pedras rejuntadas 
 Qual a diferença do “rip-rap” lançado e do “rip-rap” arrumado?
 3.2 Rip-Rap lançado:
O “rip-rap” lançado “consiste de uma camada dimensionada de blocos de pedra, lançada sobre um filtro de uma ou mais camadas, de modo que este atue como zona de transição granulométrica, servindo como obstáculo à fuga dos materiais finos que constituem o maciço (Figura IV.4.2). A rocha a ser utilizada deve possuir dureza suficiente para resistir à ação dos fatores climáticos. As pedras ou blocos utilizados na construção do “rip-rap” devem ter de preferência o formato alongado, evitando-se, tanto quanto possível, os blocos de formato arredondado.
 3.3 Rip-Rap arrumado:
No “rip-rap” com pedras arrumadas, “as pedras são arrumadas de modo a constituírem uma camada de blocos bem definida, preenchendo-se os vazios com pedras menores (Figura IV.4.3). A qualidade da pedra dever ser excelente. A espessura da camada pode ser a metade da dimensão recomendada no caso de “rip-rap” lançado.
4 A partir da imagem apresentada na Figura abaixo, caracterize cada um dos tipos de barragens de terra e enrocamento. 
 homogêneas: a barragem é considerada homogênea quando há predominância de um único material, embora possam ocorrer elementos diversificados, como filtros, rip-rap etc.
 zonadas: nesse tipo de barragem, há um zoneamento de materiais terrosos em função de suas características de materiais e/ou permeabilidade.
 Enrocamento com núcleo impermeável: na barragem de enrocamento, o material rochoso é predominante e a vedação da água, nesse caso, é feita por meio de um núcleo argiloso, separado do enrocamento por zonas de transição, para evitar o carreamento do material fino para o interior do enrocamento. O núcleo pode ficar centralizado (Fig. 1c) ou inclinado para montante.
com face impermeável: nesse tipo de barragem, a vedação da água é garantida pela impermeabilização da face de montante da barragem, seja por uma camada de asfalto, seja por uma placa de concreto, ou ainda, por uma chapa de aço.
5 A partir da imagem apresentada na Figura abaixo, explique cada um dos elementos de uma barragem de terra.
Crista: Parte superior horizontal da barragem.
Talude de montante: Superfície inclinada do maciço em contato com a água do reservatório produzido pelo barramento.
Talude de Jusante: Superfície inclinada do maciço que não está em contato com a água do reservatório.
Nível do Reservatório: É a altura que corresponde ao nível de água armazenado na barragem no momento.
Maciço; a parte interna do talude, cuja constituição é estudada por Engenheiros e Geólogos, no que diz respeito ao tipo de material (rocha, argila, areia, silte, etc) e suas propriedades (limite de plasticidade, coesão, etc)
6 Em relação ao alteamento de barragens de rejeitos, um dos métodos mais utilizados é o de alteamento de montante. Explique as características desse método, abordando vantagens e desvantagens e porque ele não é recomendado.
Por ser construída sobre o material de rejeito depositado, o método de montante nos leva a uma maior dificuldade de controle das propriedades geotécnicas da zona em que é realizada o alteamento, ou seja, rejeito adensado. Pelo fato dos alteamentos serem realizados sobre materiais previamente depositados e não consolidados, estes estão em condição saturada e tendem a apresentar baixa resistência ao cisalhamento e susceptibilidade à liquefação por carregamentos dinâmicos e estáticos. problemas decorrentes do sistema de drenagem interno referentes a este método.

Continue navegando