Buscar

Apresentar dois momentos da historiografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Apresentar dois momentos da historiografia. Para isso, podem-se pesquisar e citar, a título de exemplo, um autor/a que conceituou a Idade Média como Idade das Trevas e outro que questiona essa definição. 
Para justificar a compreensão da Idade Média como Idade das Trevas, ele poderá citar, por exemplo, a dominância da fé e do pensamento religioso em relação à razão, guerras, pestes e fome que serviram de base para que esse período fosse conceituado como um tempo de obscurantismo.  
Como exemplo de revisão dessa perspectiva, poderão ser apontadas visões historiográficas que mostram que, no período medieval, houve desenvolvimento econômico, científico e tecnológico. 
Deve-se conseguir argumentar motivos que geraram essas classificações, realizando uma articulação com o momento histórico em que foram produzidas. Por exemplo, a definição que traz a Idade Média enquanto um período obscuro serviu para a afirmação de uma visão de mundo que se contrapunha ao que estava posto na sociedade medieval europeia, colocando-se como moderna. Concretamente, podemos apontar o Renascimento, que sugeria “renascer” a cultura da Antiguidade clássica, que supostamente havia sido deixada de lado durante a Idade Média. 
A memória, o mito e a História, como visto na Unidade I, têm relações estreitas, mas que não são uma coisa única. Utilizando como caso o período dos Governos Militares no Brasil (1964-1985), há uma intensa disputa de memória sobre essa época na historiografia oficial: de um lado, a memória de que foi um tempo de repressão, censura e autoritarismo, de outro, de que foram anos de pleno emprego, desenvolvimento econômico e segurança, evidenciando os usos da memória pela História e o conflito entre narrativas diferentes. Assim, por meio de uma pesquisa, conversa ou entrevista com alguém que tenha vivenciado o período, responda: a memória da pessoa entrevistada falseia algum desses discursos aqui apresentados sobre o Regime Militar? De que forma pode ser percebida a relação entre História, Memória e Mito no resultado da entrevista? O lugar de memória da pessoa entrevistada afeta sua percepção?

Continue navegando