Buscar

Desafio Administração no século XXI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafio: Administração no século XXI
A empresa Silva Tecnologia, situada na cidade de Dom Pedrito, realiza manutenção e instalação de programas que facilitam o processo de gestão em empresas de pequeno porte na cidade.
Pedro, funcionário da empresa há mais de 20 anos, é responsável pela área comercial. Suas habilidades na área são indiscutíveis: negocia com clientes, atende o cliente com pontualidade e agilidade e bate todas as metas. Diante disso, foi nomeado líder do setor (por ser o funcionário mais antigo, foi o escolhido, sem que a empresa realizasse algum processo de seleção interna) e acabou assumindo uma equipe de 30 funcionários. Desde que assumiu o cargo, já se passaram 12 meses, e algumas considerações podem ser feitas sobre este período.
Você, enquanto consultor, foi contratado para desenvolver uma atividade na área comercial com o objetivo de solucionar essas questões. Diante dos fatos, você já percebeu que Pedro não tem habilidades para liderar uma equipe. Como você apresentaria a importância da liderança para os gestores que, assim como Pedro, têm dificuldades em liderar uma equipe?​​​​​​​
Resposta: A situação apresentada no estudo de caso, referente à empresa Silva Tecnologia, é comum em muitas organizações. Nem sempre um profissional que se destaca por sua eficiência na função está pronto para liderar uma equipe. Os líderes devem ser influências positivas, engajando todos os seus liderados e guiando a equipe para o crescimento.
Antes de eleger Pedro e passar a ele o comando de uma equipe, a empresa deveria conhecer de perto sua relação com os demais colegas. Observar sua conduta, seu estilo de trabalho dentro da empresa, para depois, diante de um processo de seleção interno, verificar se ele estava apto para exercer a função.
A liderança não pode ser relacionada com a hierarquia — é muito comum confundir liderança com nível hierárquico ou tempo de trabalho na organização, como na situação de Pedro. A empresa pode considerar Pedro como um bom profissional na área comercial, coordenando bem suas atividades e atingindo metas, mas isso não faz dele um líder.

Mais conteúdos dessa disciplina