Buscar

AV1 - CONSTITUCIONAL I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOME: CAMILA OLIVEIRA BELIENE PEREIRA
	MATRÍCULA: 202002416581
	CAMPUS:RECREIO CURSO DIREITO 
	DATA: 28/04/2020
	PROVA AV1 PLATAFORMA TEAMS
DISCIPLINA: TEORIA CONSTITUCIONAL E DIREITOS FUNDAMENTAIS (ARA0164/3681934) 3031
	NOTA DA PROVA 
Atividades SEMANA 4 E SEMANA 5 – TOTAL
QUESTÕES OBJETIVAS
QUESTÃO 1 FUNDAÇÃO CASA 2013 - VUNESP - Analista Técnico - Assistente Social
Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
A. ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei ou ordem da autoridade administrativa.
B. são gratuitos a todos os brasileiros, na forma da lei, os registros civis.
C. é assegurado aos presos o respeito à integridade física e moral.
D. é livre a manifestação do pensamento, não sendo vedado o anonimato.
E. não haverá em hipótese alguma prisão civil por dívida.
QUESTÃO 2 TRE/PB 2007 - FCC - Analista Judiciário - Administrativa
O princípio da supremacia da Constituição em face das demais normas que compõem o ordenamento jurídico estatal, é característico das Constituições
A. sintéticas.
B. rígidas.
C. flexíveis.
D. costumeiras.
E. analíticas.
QUESTÃO 3 O constitucionalismo representa uma série de movimentos históricos, culturais, sociais e políticos cujo objetivo central é a limitação do poder estatal mediante o estabelecimento de uma Constituição. Sobre a sua evolução histórica e caraterísticas, é correto afirmar:
A o constitucionalismo hebreu, identificado na fase medieval, era representado pela conduta dos profetas, responsáveis pela verificação da compatibilidade dos atos do poder público com o texto sagrado.
B as Revoluções liberais do Século XVIII e início do Século XIX, promovidas na Europa Ocidental, são fruto do denominado constitucionalismo moderno, e foram caracterizadas, dentre outros elementos, pela consagração das liberdades individuais e defesa da igualdade em sentido formal.
C a Revolução Gloriosa instaurada na Inglaterra, no âmbito do desenvolvimento do constitucionalismo moderno, contribuiu de maneira exponencial para o desenvolvimento de variados aspectos do constitucionalismo contemporâneo, destacando-se, dentre eles, a ideia de federalismo e também a visão da constituição como um documento sagrado político.
D o constitucionalismo espartano foi marcado por uma organização política de base civil e democrática, assim como Atenas, permitindo-se a ampla participação dos cidadãos nos assuntos públicos da polis.
E no Brasil, o denominado Constitucionalismo social teve início com a Constituição de 1946, a qual passou a consagrar não apenas os direitos sociais ao trabalho, educação e previdenciário mas também defendeu a impossibilidade de exercício do direito de propriedade contra o interesse coletivo ou social.
QUESTÃO 4 Assumindo o ordenamento jurídico como sistema hierarquizado, a posição superior das constituições decorre, em primeiro lugar, da importância de seu conteúdo:
A material.
B formal.
C transconstitucional.
D processual.
E legal.
QUESTÃO 5 (FUNCAB - 2013 - Polícia Civil/RJ - Delegado de polícia) - Quanto aos Princípios Fundamentais da República Federativa do Brasil, elencados na Constituição Federal, é correto afirmar como fundamento e objetivo, respectivamente:
A. a pluralismo político e promoção do bem de todos.
B. B independência nacional e construção de uma sociedade livre, justa e solidária.
C. C defesa da paz e igualdade entre os Estados.
D. D soberania da União e garantia do desenvolvimento nacional.
E. E livre-iniciativa e eliminação das desigualdades sociais e econômicas.
QUESTÕES DISCURSIVAS
QUESTÃO 6 Pedro, reconhecido advogado na área do direito público, é contratado para produzir um parecer sobre situação que envolve o pacto federativo entre Estados brasileiros. Ao estudar mais detidamente a questão, conclui que, para atingir seu objetivo, é necessário analisar o alcance das chamadas cláusulas pétreas.
Com base na ordem constitucional brasileira vigente, justificar a respostas com base nas mudanças propostas por constituinte derivado reformador que estão sujeitas ao controle de constitucionalidade, sendo que as normas ali propostas não podem afrontar cláusulas pétreas estabelecidas na Constituição da República. Explicar o que são cláusulas pétreas e o que significa pacto federativo. 
 
Clausulas pétreas são disposições constitucionais que trazem limites matérias ao poder de emenda à constituição. São clausulas que trazem o núcleo da identidade da constituição, e que por isso, não poder ser abolidas pelo poder constituinte derivado reformador. Elas estão dispostas no art. 60§4º da CRFB. 
O pacto federativo é o principio – instrumento constitucional que decorre diretamente da adoção de um modelo de Estado Federal por nossa constituição. A republica federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel da União, Estados, DF e municípios, em que a união é dotada de soberania e os demais entes dotados de autonomia (art. 1º CRFB).
 
QUESTÃO 7 O Constitucionalismo do segundo pós-guerra inaugura e institucionaliza aquilo que vem sendo denominado de “a era dos princípios”, circunstância que é amplamente reconhecida pela doutrina e jurisprudência constitucional. Nesse contexto, a interpretação constitucional passou a assumir um papel de especial destaque no plano da jurisdição constitucional, especialmente a partir da preocupação da teoria do direito (e da Constituição) em estabelecer racionalidades interpretativas/argumentativas. Uma das correntes que tratam da interpretação constitucional é, indubitavelmente, a Teoria da Argumentação Jurídica (TAJ), mormente a de Robert Alexy (v.g., STF - RCL 2126; AGR 395662; TJRS 70027526524, 70027525898, 70032218398), o que, em terras brasileiras, pode ser facilmente reconhecido pelas abundantes citações doutrinárias, tanto na dogmática tradicional quanto na mais heterodoxa, assim como nas práticas de juízes e tribunais (Cf., por todos, STF-HC 97197; HC 97677; RMS 27920; ADPF 101; ADI 2240; STJ- HC 68397; QOnoRESP 1063343; em especial, refira-se o “caso Elwanger” – HC 82.424 - julgado pelo STF; no TJRS, por todos, acórdãos nos. 70029002441; 70023751365; 70009702366; 70005967740; 70005003520; 70033022237; 70032629396). Efetivamente, os termos – e os mecanismos – e foram incorporados à linguagem dos juristas. Pode-se dizer, assim, que, com sustento na teoria da argumentação delineada, a tem sido o mecanismo utilizado cotidianamente para solucionar aquilo que o seu corifeu, Robert Alexy, denomina de “colisão de princípios”.
Qual é a relação entre a proporcionalidade e a ponderação? 
As restrições impostas aos direitos fundamentais em disputa devem ser arbitradas mediante o emprego do princípio da proporcionalidade, devendo o julgador buscar um ponto de equilíbrio entre os interesses em jogo, que atenda aos imperativos da adequação, da necessidade e da proporcionalidade em sentido estrito, subprincípios do princípio da proporcionalidade.
A ponderação é, assim, uma regra ou um princípio?
A ponderação é uma técnica para resolução de princípios em conflito no caso concreto.
Quais as principais características entre o Constitucionalismo e o Neo constitucionalismo? 
 Digamos que o constitucionalismo moderno é um movimento jurídico, filosófico, político e social que se notabilizou por duas características: limitação do poder do Estado e respeito aos direitos fundamentais, sendo que posteriormente agrega-se a ideia de democracia (ou prevalência da vontade geral). Nesse primeiro momento o constitucionalismo foca numa perspectiva liberal (direitos de liberdade – primeira geração de direitos fundamentos).
O neoconstitucionalismo é um modelo de organização constitucional inspirado no pós positivo e que ganha força no pós segunda guerra mundial, notadamente em razão das atrocidades do nazismo e da ausência de uma observância de um mínimo ético - afastamentoentre direito e moral. 
Como principais caraterísticas dos neoconstitucionalismo podemos citar: centralidade dos direitos fundamentais no ordenamentos constitucional; nova tipologia de normas adotando-se regras e princípios dotados de força normativa; desenvolvimento de uma nova hermeutica constitucional adequada a trabalhar com questões especificamente constitucional; eficácia irradiante de direitos fundamentais; ativismo judicial centrado da proteção e promoção de direitos humanos, dentre outras características.

Continue navegando