Buscar

turno de prestação do trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O turno noturno seria o lapso temporal entre o desaparecimento do sol e seu ressurgimento para clarear a escuridão. Já o turno diurno é o espaço de tempo em que o sol ilumina um território até o instante em que ele desapareça no seu horizonte.
Como qualquer outro animal, o ser humano sofre influência biológica baseado no horário.
Trabalho noturno urbano e trabalho noturno rural
Por o ciclo do sol ser um elemento subjetivo, o legislador criou conceitos fictícios de dia e de noite, relacionados à natureza do serviço prestado.
Trabalho noturno prestado no meio urbano
É aquele exercido entre as 22h de um dia e as 5h do dia seguinte.
A CLT considera que cada hora trabalhada no período noturno tem duração de 52 minutos e 30 segundos de duração. Sendo assim, exercendo o trabalho por 7 horas normais, o trabalhador teria trabalhado para a CLT 8 horas.
O pagamento da hora do trabalhador noturno tem um aumento de 20% em relação ao mesmo trabalho exercido no horário diurno.
Trabalho noturno prestado no meio rural
É aquele exercido entre as 21h de um dia e as 5h do dia seguinte na lavoura e entre as 20h de um dia e as 4h do dia seguinte na atividade pecuária.
No caso do trabalho rural não há redução fictícia de hora, é contado normalmente os 60 minutos.
O aumento no valor da hora trabalhada no caso dos ruralistas é de 25%.
Intervalo intrajornada no turno noturno 
É o mesmo aplicado no turno diurno.
Se passar de 6 horas de trabalho contínuo, é necessário um descanso de no mínimo 1 hora e no máximo 2 horas, podendo ter acordo escrito ou convenção coletiva dizendo o contrário.
Se não passar de 6 horas, será obrigatório um intervalo de 15 minutos quando passar de 4 horas de trabalho. se a jornada for igual ou inferior a 4 horas, não terá direito a intervalo.
Turno misto
É o trabalho que alcança tanto o turno diurno como o noturno. E as horas que entrarem no período noturno terão o mesmo tratamento apresentado anteriormente.
Se alguém que trabalha totalmente em turno noturno e precisa prorrogar a jornada e entra no turno diurno, irá receber como hora noturna, não é considerado misto.
Adicional noturno e turnos de revezamento 
Mesmo a CLT tendo um artigo dizendo que não se paga adicional noturno em situações de revezamento semanal e quinzenal, o artigo que menciona isso não foi recepcionado pela Constituição e já possui súmula informando que paga sim adicional noturno sobre as horas trabalhadas neste turno.
Horas extraordinárias noturnas
São as horas que extrapolam o limite legal ou convencional e são prestadas em horário noturno. Ou seja, além de receber um adicional de sobrejornada ainda recebe o adicional noturno.

Outros materiais