Buscar

ADICIONAL NOTURNO

Prévia do material em texto

Bom, dentre os temas proposto eu escolhi abordar sobre o adicional noturno.
O adicional noturno e devido ao trabalhador que labora no período noturno ( período noturno e compreendido p/ os emp urbanos 22h as 5h)
Previsto no art 73 CLT e no art 7 IX Cf
Prevendo adc 20% sobre a hora diurna
E estabelendo tbm a hora noturna ficta ou presumida. A hora noturna e computada 52 min e 30 s ou seja 1 hora equivale a 52 min e 30 s 
Porém o adicional noturno aplica-se de forma diversa aos emp rurais o adc 25% :
Se labora com a lavoura 21 h a 5 h
Se labora com a pecuária 20h a 4h
· A hora ficta não se aplica aos rurais
· Lei art 7 lei 5889/73
Além disso, se ocorrer a prorrogação da jornada e devido também o adicional 
Exceção e para os emp que possui jornada 12X36 conforme prevê o paragrafo único do art 59 A 
Outra exceção ao adcional noturna são os empregados previsto no art 62 clt : 
 Execer atividade externa
 Gerentes que possui cargo de gestão
 Teletrabalho
CALCULO:
· Calculado sobre o salario base
Art. 73. Salvo nos casos de revezamento semanal ou quinzenal, o trabalho noturno terá remuneração superior a do diurno e, para esse efeito, sua remuneração terá um acréscimo de 20 % (vinte por cento), pelo menos, sobre a hora diurna. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 9.666, de 1946)
§ 1º A hora do trabalho noturno será computada como de 52 minutos e 30 segundos. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 9.666, de 1946)
§ 2º Considera-se noturno, para os efeitos deste artigo, o trabalho executado entre as 22 horas de um dia e as 5 horas do dia seguinte. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 9.666, de 1946)
§ 3º O acréscimo, a que se refere o presente artigo, em se tratando de empresas que não mantêm, pela natureza de suas atividades, trabalho noturno habitual, será feito, tendo em vista os quantitativos pagos por trabalhos diurnos de natureza semelhante. Em relação às empresas cujo trabalho noturno decorra da natureza de suas atividades, o aumento será calculado sobre o salário mínimo geral vigente na região, não sendo devido quando exceder desse limite, já acrescido da percentagem. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 9.666, de 1946)
§ 4º Nos horários mistos, assim entendidos os que abrangem períodos diurnos e noturnos, aplica-se às horas de trabalho noturno o disposto neste artigo e seus parágrafos. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 9.666, de 1946)
§ 5º Às prorrogações do trabalho noturno aplica-se o disposto neste capítulo. (Incluído pelo Decreto-lei nº 9.666, de 1946)
Art. 7º - Para os efeitos desta Lei, considera-se trabalho noturno o executado entre as vinte e uma horas de um dia e as cinco horas do dia seguinte, na lavoura, e entre as vinte horas de um dia e as quatro horas do dia seguinte, na atividade pecuária.
Parágrafo único. Todo trabalho noturno será acrescido de 25% (vinte e cinco por cento) sobre a remuneração normal.

Continue navegando