Buscar

A1 Mecanismos de Agressão e Defesa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A1
Considerando um cenário de punção venosa para a aplicação de um antibiótico, crie um texto dissertativo com pelo menos 5 itens (correlacionados com a biossegurança) que devem estar nas condutas de um profissional de saúde. 
Os serviços de saúde enfrentam um desafio constante para garantir uma segurança efetiva na assistência, diante da constante exposição dos profissionais aos riscos ocupacionais e da propagação de infecções cruzadas. O recomendável é que o trabalhador proteja-se sempre que tiver contato com material biológico durante a assistência cotidiana aos pacientes, independente de conhecer o diagnóstico ou não, e para isso é preciso utilizar um conjunto de medidas que busca minimizar os riscos de contaminação. 
Para realizar a punção venosa é necessário algumas medidas como lavagem das mãos com água e sabão antes e após a punção, o uso luvas descartáveis ao manipular sangue e fluidos orgânicos, mucosa ou pele com lesões e materiais contaminados, antissepsia do local com álcool a 70%, em sentido único, de dentro para fora, e esperar o fluido secar espontaneamente. O profissional deve aspirar, injetar a medicação, também é necessário ter no local a caixa coletora para descartar separadamente materiais perfurocortantes, e deve descartar imediatamente após o uso ou necessidade de descarte, é necessário trabalhar com muita atenção e nunca reencapar agulhas. 
Seguir as normas de biossegurança implica em manter a saúde do ser humano, animais, preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados.

Continue navegando