Buscar

Exercício sobre CA de Mama e CA ginecológico

Prévia do material em texto

ATENÇÃO À SAÚDE II – ONCOLOGIA E HEMATOLOGIA
ONCOLOGIA – CA DE MAMA E TUMORES GINECOLÓGICOS
QUESTÕES DE FIXAÇÃO
Alessandra Rocha Lima – P7 Medicina CESMAC
1. Sobre os tumores ginecológicos, assinale “V” para as alternativas verdadeiras e “F” para as falsas e em seguida sublinhe e justifique o que considerou incorreto: 
( V ) O câncer de colo uterino tem como apresentação clínica mais comum a queixa de sangramento vaginal ou dispareunia. Seus subtipos mais comuns são o carcinoma espinocelular e o adenocarcinoma sendo este último o mais freqüente e que confere um pior prognóstico. 
( V ) A infecção pelo HPV 16 e 18 é, atualmente o principal fator de risco associado à carcinogênese do câncer de colo uterino. Existem outros tumores ditos HPV-relacionados, incluído, entre eles: câncer de vulva, vagina, pênis, tumores de cabeça e pescoço e canal anal. 
( V ) Os principais fatores de risco para câncer de endométrio são: idade avançada, menopausa tardia, menarca precoce, nuliparidade, obesidade, diabetes e algumas síndromes hereditárias. 
 ( V ) O câncer de ovário é mais frequente nas mulheres com idade acima de 50 anos. Pode ser manifestado por dor abdominal ou pélvica, sintomas dispépticos ou urinários, ascite, constipação intestinal ou de forma assintomática. Seus sintomas podem passar despercebidos por longa data, motivo pelo qual a doença, na maior parte das vezes, é encontrada em estágio avançado. O tratamento sistêmico é a principal modalidade terapêutica. 
( V ) Considerando-se o tratamento cirúrgico dos tumores ovarianos, compreende-se por citorredução completa a cirurgia oncológica que permite as seguintes etapas: Histerectomia total e salpingooforectomia bilateral + Omentectomia + Linfadenectomia pélvica e retroperitoneal + Citologia oncótica do líquido ascítico ou lavado peritoneal + Biópsias aleatórias + Ressecção das áreas suspeitas.
2. Sobre o Câncer de mama assinale a V ou F e em seguida, sublinhe e justifique o que considerou incorreto. 
( V ) O câncer de mama é a neoplasia mais frequente no mundo (excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma), é responsável por elevadas taxas de mortalidade por câncer em mulheres e também podendo acometer homens em até 1/5 dos casos. 
( F ) A obesidade, o sedentarismo, a hereditariedade e a história menstrual com menarca tardia são importantes fatores de risco para sua ocorrência.
( F ) O exame clínico, a mamografia, a ultrassonografia e a ressonância magnética são importantes armas no auxílio ao diagnóstico de neoplasias de mama, porém para confirmação diagnóstica sempre é necessário o exame de imunohistoquímica. 
( V ) Na mamografia de rastreamento, quando temos um resultado descrito como BIRADS 0 significa que o resultado foi inconclusivo, portanto, deveremos reavaliar a paciente precocemente. 
( F ) A hereditariedade é um importante fator de risco para câncer de mama, devendo ser aventada suspeita diagnóstica principalmente quando a paciente for jovem e apresentar história familiar positiva de parentes de primeiro grau com mais de 50 anos.

Continue navegando