Buscar

Prova N2 (A2-2) Crimes em Espécie

Prévia do material em texto

PERGUNTA 2
Gisele e Aurora, com vistas a obter vultuosa vantagem econômica, sequestram o filho de um famoso empresário de sua cidade e o levam para um cativeiro na área rural, de onde telefonam para a família do menino exigindo o valor do resgate. 
A negociação da entrega dos valores se estende por dois dias, sem sucesso. Temendo um desfecho trágico, Aurora aproveita uma saída de Gisele e liga para a polícia, confessando o cometimento do crime, indicando a localização do cativeiro e viabilizando a libertação da vítima. 
Com base na descrição, indique por qual(is) crime(s) responderão Aurora (0,5) e Gisele (0,5), incluindo a tipificação legal (0,5).
Aurora responderá pelo crime de extorsão mediante sequestro consumado Art. 159 do C.P., uma vez que há privação da liberdade de locomoção da vítima, na forma qualificada, pois a privação da liberdade ultrapassa 24h, com pena de reclusão prevista de doze a vinte anos conforme § Iº.
Aurora terá ainda sua pena reduzida de um a dois terços, por ter denunciado o crime à polícia e viabilizado a libertação da vítima, conforme § 4º.
Gisele responderá pelo crime de extorsão mediante sequestro consumado Art. 159 do C.P., uma vez que há privação da liberdade de locomoção da vítima, na forma qualificada, pois a privação da liberdade ultrapassa 24h, com pena de reclusão prevista de doze a vinte anos conforme § Iº.
PERGUNTA 3
João Kleber, desconfiado que sua esposa esteja se interessando por outros homens, telefona para seu ex-funcionário Oliver e pede que este se passe por outra pessoa para testar a fidelidade da companheira, mediante o pagamento de recompensa em dinheiro. Oliver, que está passando por dificuldades financeiras, aceita o pedido.
Após criar uma página no Instagram na qual se passa por um bem-sucedido agente de modelos chamado Enrico, pede para seguir a esposa de João e lhe envia uma mensagem, elogiando sua beleza e se oferecendo para agenciá-la. Os dois passam a conversar frequentemente, até que, algumas semanas depois, vêm a praticar conjunção carnal.
De acordo com a narrativa do enunciado, qual foi o delito praticado por Oliver (1,0)? Indique a fundamentação legal (0,5).
Oliver praticou o delito de Violação sexual mediante fraude consumada Art. 215 do C.P., com pena de reclusão prevista de dois a seis anos, visto que houve conjunção carnal em decorrência de falsa identidade, onde a vítima teve sua vontade viciada, em face da fraude empregada pelo sujeito ativo. Delito na sua forma qualificada, pois foi cometido com o fim de obter vantagem econômica, aplicando-se também multa, conforme parágrafo único.