Logo Passei Direto
Buscar

Respostas Ava Eduardo Tupinamba

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

da celebração de casamento civil entre pessoas do mesmo sexo), e Denys vem a aceitar o pedido de casamento de Douglas, oficializando-o no cartório de registros civis local, em 12/06/2013. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre crimes contra o casamento, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. A conduta de Denys será típica e a de Douglas atípica. Porque: II. A conduta de Denys preenche todos os elementos do tipo incriminador, ao passo que Douglas, por ser solteiro, não comete o crime de bigamia. A seguir, assinale a alternativa correta:


1. Correta: As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o trecho a seguir.
“O caso da exumação de uma criança no município de Mucuri [...] ainda está longe de ser resolvido [...]. A polícia começou a investigar o caso porque a família da criança queria retirar uma declaração de óbito, mas não havia nenhuma prova do nascimento do bebê. O fato que chamou atenção foi de que a família reservou um dia para o sepultamento com o coveiro, mas não compareceu. No dia seguinte, eles voltaram e enterraram a criança, sem a presença do profissional. Depois, a mãe foi tirar o documento no cartório da cidade, mas os funcionários desconfiaram e


1. Correta: que admite exclusão de tipicidade por erro de tipo e de proibição.
2. de ação penal pública incondicionada e que exclui a modalidade tentada.
3. que dispensa o elemento subjetivo especial em suas modalidades.
4. que admite tanto a modalidade dolosa como a modalidade culposa.
5. que exclui a possibilidade de concessão de perdão judicial.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os crimes contra a incolumidade pública, pode-se afirmar que:


1. Regiane cometeu o crime de incêndio na modalidade culposa.
2. O fato é atípico, porque Regiane era proprietária da coisa incendiada.
3. Correta: O fato é atípico, porque o fato não ocasionou perigo comum e concreto.
4. O fato é típico, porque Regiane causou incêndio que expôs a risco sua vida.
5. Regiane cometeu o crime de incêndio em sua forma qualificada.

Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre os crimes contra a incolumidade pública, analise as afirmativas a seguir:

I. A conduta de alagamento será atípica quando a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem deixarem de ser expostos a perigo.
II. Para configurar a inundação, será necessário que o autor cause alagamento com grande quantidade de água que leve risco à coletividade.
III. O rito para processamento da ação penal contra o crime de inundação, na forma culposa, será ordinário.
IV. Há, no crime de inundação, a previsão das modalidades dolosa e culposa, inclusive a possibilidade de dolo eventual.
a) III e IV.
b) I e IV.
c) II e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e IV.

Considerando o caso acima e o conteúdo estudado sobre os crimes contra a saúde pública, pode-se afirmar que a conduta de Katia:

será típica, se enquadrando na hipótese do art. 284, I, do Código Penal, já que a ausência de regulamentação acerca da acupuntura e a sua finalidade terapêutica refletem prática típica de curandeirismo (art. 284 do Código Penal).
será típica, na forma do art. 282 do Código Penal, se da conduta do agente resultar dano concreto grave a algum de seus pacientes, pelo fato de se tratar de tipo penal de perigo concreto.
será típica, se enquadrando na hipótese do art. 283 do Código Penal, a saber, o delito de charlatanismo, no caso de haver promessa de cura e asseverar que se trata de meio infalível
é atípica, já que o núcleo do tipo previsto no art. 282 do Código Penal exige conduta regulamentada como privativa de médico, dentista ou farmacêutico, sendo, portanto, norma penal em branco.
é típica e se enquadra na hipótese do art. 282 do CP, já que, a despeito de não possuir regulamentação, o fato de a acupuntura possuir fins curativos e terapêuticos a torna passível de exercício por profissionais da saúde.
a) será típica, se enquadrando na hipótese do art. 284, I, do Código Penal, já que a ausência de regulamentação acerca da acupuntura e a sua finalidade terapêutica refletem prática típica de curandeirismo (art. 284 do Código Penal).
b) será típica, na forma do art. 282 do Código Penal, se da conduta do agente resultar dano concreto grave a algum de seus pacientes, pelo fato de se tratar de tipo penal de perigo concreto.
c) será típica, se enquadrando na hipótese do art. 283 do Código Penal, a saber, o delito de charlatanismo, no caso de haver promessa de cura e asseverar que se trata de meio infalível
d) é atípica, já que o núcleo do tipo previsto no art. 282 do Código Penal exige conduta regulamentada como privativa de médico, dentista ou farmacêutico, sendo, portanto, norma penal em branco.
e) é típica e se enquadra na hipótese do art. 282 do CP, já que, a despeito de não possuir regulamentação, o fato de a acupuntura possuir fins curativos e terapêuticos a torna passível de exercício por profissionais da saúde.

ia e Marcos, penalmente imputáveis, associaram-se a Michel, de 16 anos de idade, com vistas a praticar o delito de estelionato. Alugaram um apartamento e adquiriram os equipamentos necessários à prática delituosa, chegando, em conluio, à concretização de um único crime. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre crimes contra a paz pública, pode-se afirmar que, nessa situação, o grupo, com exceção do adolescente, responderá:


1. pelo crime de associação criminosa.
2. pelos crimes de estelionato e de organização criminosa.
3. pelo crime de organização criminosa.
4. pelo crime de estelionato.
5. Correta: pelos crimes de estelionato e de associação criminosa.

Leia o excerto a seguir:

“Um homem de 34 anos foi preso pelos crimes de falsificação de documento público, receptação e falsidade ideológica. Com ele, a polícia apreendeu dezenas de documentos falsificados, além de um maquinário para adulteração de documentos. […] As pistas sobre o esquema foram identificadas após a prisão de dois homens envolvidos em roubos de veículos […]. Na ocasião, os suspeitos afirmaram, em depoimento, que o suspeito era o responsável por falsificar documentos como CNH e CRLV. […] Ele falsificava documentos utilizando dados de terceiros e conseguia, ainda, emitir cartões de bancos.”
Fonte: G1 AM. “Homem suspeito de falsificar documentos é preso em Manaus. G1 AM, 18 dez. 2019. Disponível em: . Acesso em: 24 out. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre crimes contra a fé pública, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A conduta de falsificação de documento público, prevista no art. 293 do Código Penal, será atípica se tal documento for produzido em outro país.
II. ( ) Será documento público aquele confeccionado por funcionário público no exercício de suas atribuições e com observância das formalidades legais.
III. ( ) A tentativa será admitida no crime de falsificação de documento público em sua modalidade comissiva, mas não na forma omissiva.
IV. ( ) O delito de falsificação de documento público, previsto no art. 293 do Código Penal, é cometido por funcionário público.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


1. F, F, V, F.
2. F, V, F, F.
3. V, F, V, V.
4. V, F, F, V.
5. Correta: F, V, V, F.

A seguir, assinale a alternativa correta.


1. Correta: As asserções I e II são proposições falsas.
2. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
3. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
5. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre crimes contra a fé pública, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Simone incorreu no crime de falsidade de atestado médico, o qual exige, em sua forma simples, especial fim de agir (no caso, beneficiar uma amiga).
II. ( ) A conduta de Simone configura crime de falsidade de atestado médico, forma de falsidade ideológica tipificada de forma autônoma devido à especialidade.
III. ( ) Caso Simone tivesse emitido o atestado com a finalidade de obter lucro, haveria majoração da pena, com aplicação de multa, além da detenção.
IV. ( ) A conduta de Simone configura crime de falsidade de atestado médico, o qual está arrolado entre aqueles crimes contra a saúde pública.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

( ) Simone incorreu no crime de falsidade de atestado médico, o qual exige, em sua forma simples, especial fim de agir (no caso, beneficiar uma amiga).
( ) A conduta de Simone configura crime de falsidade de atestado médico, forma de falsidade ideológica tipificada de forma autônoma devido à especialidade.
( ) Caso Simone tivesse emitido o atestado com a finalidade de obter lucro, haveria majoração da pena, com aplicação de multa, além da detenção.
( ) A conduta de Simone configura crime de falsidade de atestado médico, o qual está arrolado entre aqueles crimes contra a saúde pública.
1. F, F, V, F.
2. F, V, F, F.
3. V, F, V, V.
4. V, F, F, V.
5. Correta: F, V, V, F.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

da celebração de casamento civil entre pessoas do mesmo sexo), e Denys vem a aceitar o pedido de casamento de Douglas, oficializando-o no cartório de registros civis local, em 12/06/2013. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre crimes contra o casamento, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. A conduta de Denys será típica e a de Douglas atípica. Porque: II. A conduta de Denys preenche todos os elementos do tipo incriminador, ao passo que Douglas, por ser solteiro, não comete o crime de bigamia. A seguir, assinale a alternativa correta:


1. Correta: As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o trecho a seguir.
“O caso da exumação de uma criança no município de Mucuri [...] ainda está longe de ser resolvido [...]. A polícia começou a investigar o caso porque a família da criança queria retirar uma declaração de óbito, mas não havia nenhuma prova do nascimento do bebê. O fato que chamou atenção foi de que a família reservou um dia para o sepultamento com o coveiro, mas não compareceu. No dia seguinte, eles voltaram e enterraram a criança, sem a presença do profissional. Depois, a mãe foi tirar o documento no cartório da cidade, mas os funcionários desconfiaram e


1. Correta: que admite exclusão de tipicidade por erro de tipo e de proibição.
2. de ação penal pública incondicionada e que exclui a modalidade tentada.
3. que dispensa o elemento subjetivo especial em suas modalidades.
4. que admite tanto a modalidade dolosa como a modalidade culposa.
5. que exclui a possibilidade de concessão de perdão judicial.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os crimes contra a incolumidade pública, pode-se afirmar que:


1. Regiane cometeu o crime de incêndio na modalidade culposa.
2. O fato é atípico, porque Regiane era proprietária da coisa incendiada.
3. Correta: O fato é atípico, porque o fato não ocasionou perigo comum e concreto.
4. O fato é típico, porque Regiane causou incêndio que expôs a risco sua vida.
5. Regiane cometeu o crime de incêndio em sua forma qualificada.

Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre os crimes contra a incolumidade pública, analise as afirmativas a seguir:

I. A conduta de alagamento será atípica quando a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem deixarem de ser expostos a perigo.
II. Para configurar a inundação, será necessário que o autor cause alagamento com grande quantidade de água que leve risco à coletividade.
III. O rito para processamento da ação penal contra o crime de inundação, na forma culposa, será ordinário.
IV. Há, no crime de inundação, a previsão das modalidades dolosa e culposa, inclusive a possibilidade de dolo eventual.
a) III e IV.
b) I e IV.
c) II e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e IV.

Considerando o caso acima e o conteúdo estudado sobre os crimes contra a saúde pública, pode-se afirmar que a conduta de Katia:

será típica, se enquadrando na hipótese do art. 284, I, do Código Penal, já que a ausência de regulamentação acerca da acupuntura e a sua finalidade terapêutica refletem prática típica de curandeirismo (art. 284 do Código Penal).
será típica, na forma do art. 282 do Código Penal, se da conduta do agente resultar dano concreto grave a algum de seus pacientes, pelo fato de se tratar de tipo penal de perigo concreto.
será típica, se enquadrando na hipótese do art. 283 do Código Penal, a saber, o delito de charlatanismo, no caso de haver promessa de cura e asseverar que se trata de meio infalível
é atípica, já que o núcleo do tipo previsto no art. 282 do Código Penal exige conduta regulamentada como privativa de médico, dentista ou farmacêutico, sendo, portanto, norma penal em branco.
é típica e se enquadra na hipótese do art. 282 do CP, já que, a despeito de não possuir regulamentação, o fato de a acupuntura possuir fins curativos e terapêuticos a torna passível de exercício por profissionais da saúde.
a) será típica, se enquadrando na hipótese do art. 284, I, do Código Penal, já que a ausência de regulamentação acerca da acupuntura e a sua finalidade terapêutica refletem prática típica de curandeirismo (art. 284 do Código Penal).
b) será típica, na forma do art. 282 do Código Penal, se da conduta do agente resultar dano concreto grave a algum de seus pacientes, pelo fato de se tratar de tipo penal de perigo concreto.
c) será típica, se enquadrando na hipótese do art. 283 do Código Penal, a saber, o delito de charlatanismo, no caso de haver promessa de cura e asseverar que se trata de meio infalível
d) é atípica, já que o núcleo do tipo previsto no art. 282 do Código Penal exige conduta regulamentada como privativa de médico, dentista ou farmacêutico, sendo, portanto, norma penal em branco.
e) é típica e se enquadra na hipótese do art. 282 do CP, já que, a despeito de não possuir regulamentação, o fato de a acupuntura possuir fins curativos e terapêuticos a torna passível de exercício por profissionais da saúde.

ia e Marcos, penalmente imputáveis, associaram-se a Michel, de 16 anos de idade, com vistas a praticar o delito de estelionato. Alugaram um apartamento e adquiriram os equipamentos necessários à prática delituosa, chegando, em conluio, à concretização de um único crime. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre crimes contra a paz pública, pode-se afirmar que, nessa situação, o grupo, com exceção do adolescente, responderá:


1. pelo crime de associação criminosa.
2. pelos crimes de estelionato e de organização criminosa.
3. pelo crime de organização criminosa.
4. pelo crime de estelionato.
5. Correta: pelos crimes de estelionato e de associação criminosa.

Leia o excerto a seguir:

“Um homem de 34 anos foi preso pelos crimes de falsificação de documento público, receptação e falsidade ideológica. Com ele, a polícia apreendeu dezenas de documentos falsificados, além de um maquinário para adulteração de documentos. […] As pistas sobre o esquema foram identificadas após a prisão de dois homens envolvidos em roubos de veículos […]. Na ocasião, os suspeitos afirmaram, em depoimento, que o suspeito era o responsável por falsificar documentos como CNH e CRLV. […] Ele falsificava documentos utilizando dados de terceiros e conseguia, ainda, emitir cartões de bancos.”
Fonte: G1 AM. “Homem suspeito de falsificar documentos é preso em Manaus. G1 AM, 18 dez. 2019. Disponível em: . Acesso em: 24 out. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre crimes contra a fé pública, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A conduta de falsificação de documento público, prevista no art. 293 do Código Penal, será atípica se tal documento for produzido em outro país.
II. ( ) Será documento público aquele confeccionado por funcionário público no exercício de suas atribuições e com observância das formalidades legais.
III. ( ) A tentativa será admitida no crime de falsificação de documento público em sua modalidade comissiva, mas não na forma omissiva.
IV. ( ) O delito de falsificação de documento público, previsto no art. 293 do Código Penal, é cometido por funcionário público.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


1. F, F, V, F.
2. F, V, F, F.
3. V, F, V, V.
4. V, F, F, V.
5. Correta: F, V, V, F.

A seguir, assinale a alternativa correta.


1. Correta: As asserções I e II são proposições falsas.
2. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
3. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
5. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre crimes contra a fé pública, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Simone incorreu no crime de falsidade de atestado médico, o qual exige, em sua forma simples, especial fim de agir (no caso, beneficiar uma amiga).
II. ( ) A conduta de Simone configura crime de falsidade de atestado médico, forma de falsidade ideológica tipificada de forma autônoma devido à especialidade.
III. ( ) Caso Simone tivesse emitido o atestado com a finalidade de obter lucro, haveria majoração da pena, com aplicação de multa, além da detenção.
IV. ( ) A conduta de Simone configura crime de falsidade de atestado médico, o qual está arrolado entre aqueles crimes contra a saúde pública.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

( ) Simone incorreu no crime de falsidade de atestado médico, o qual exige, em sua forma simples, especial fim de agir (no caso, beneficiar uma amiga).
( ) A conduta de Simone configura crime de falsidade de atestado médico, forma de falsidade ideológica tipificada de forma autônoma devido à especialidade.
( ) Caso Simone tivesse emitido o atestado com a finalidade de obter lucro, haveria majoração da pena, com aplicação de multa, além da detenção.
( ) A conduta de Simone configura crime de falsidade de atestado médico, o qual está arrolado entre aqueles crimes contra a saúde pública.
1. F, F, V, F.
2. F, V, F, F.
3. V, F, V, V.
4. V, F, F, V.
5. Correta: F, V, V, F.

Prévia do material em texto

Sumário 
 
 
Crimes em Espécie II - 20221 Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário ................................................ 2 
Crimes em Espécie II - 20221 Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário .............................................. 11 
Direito das Coisas – 20232 Avaliação On-Line 1 (AOL 1) – Questionário .................................................. 20 
Direito das Coisas – 20232 Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário ................................................... 29 
Direito Processual Penal I – 20232 Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário ....................................... 37 
Direito Processual Penal I – 20232 Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário ....................................... 46 
Direito Processual Constitucional – 20232 Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário ........................... 55 
Direito Processual Constitucional – 20232 Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário ........................... 64 
Cumprimento de Sentença e Execução de Título Extrajudicial – 20232 Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - 
Questionário ................................................................................................................................................... 73 
Cumprimento de Sentença e Execução de Título Extrajudicial – 20232 Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - 
Questionário ................................................................................................................................................... 82 
Empreendedorismo – 20232 Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário ................................................. 90 
Empreendedorismo – 20232 Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário ............................................... 100 
Empreendedorismo – 20232 Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário ............................................... 110 
Empreendedorismo – 20232 Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário ............................................... 119 
 
 
 
2 
 
Eduardo Carvalho Tupinamba 
Crimes em Espécie II - 20221 Avaliação On-
Line 1 (AOL 1) - Questionário 
1. Pergunta 1 
0,1/0,1 
O pastor Fábio Luiz, durante culto semanal na igreja em que prega, prometeu à Edmeia, mãe de 
Gabriel, criança com autismo, que, por meio de aplicação de um óleo consagrado por suas mãos, 
conseguiria curar a criança em um mês, não sendo mais necessário consultas e tratamentos médicos 
regulares. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre crimes contra a saúde pública, analise as 
asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. A conduta de Fábio Luiz, na hipótese, será atípica. 
Porque: 
II. Atua dentro dos limites da liberdade religiosa ou do conhecimento popular tradicionalmente aceito 
pela comunidade. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
2. 
Correta: 
As asserções I e II são proposições falsas. 
Resposta correta 
3. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
4. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
5. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
2. Pergunta 2 
0,1/0,1 
3 
 
Denys, casado havia quinze anos, disse para a esposa Liliane que sairia de casa para viver com Douglas, 
solteiro e ciente do casamento de Denys. Dez meses depois do início dessa união homoafetiva estável 
(sem que Denys houvesse regularizado a situação da sua condição familiar anterior), foi expedida a 
Resolução CNJ nº 175, de maio de 2013 (vedando às autoridades a recusa da celebração de casamento 
civil entre pessoas do mesmo sexo), e Denys vem a aceitar o pedido de casamento de Douglas, 
oficializando-o no cartório de registros civis local, em 12/06/2013. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre crimes contra o casamento, analise as 
asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. A conduta de Denys será típica e a de Douglas atípica. 
Porque: 
II. A conduta de Denys preenche todos os elementos do tipo incriminador, ao passo que Douglas, por 
ser solteiro, não comete o crime de bigamia. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
As asserções I e II são proposições falsas. 
Resposta correta 
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
3. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
4. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
5. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II e uma justificativa correta da I. 
3. Pergunta 3 
0,1/0,1 
É comum a dificuldade em distinguir os crimes de estelionato, charlatanismo, curandeirismo e 
exercício ilegal da medicina, ante a proximidade dos elementos que caracterizam esses tipos. Nesse 
sentido, doutrinadores de diversas vertentes, e mesmo a jurisprudência, se dedicam a delimitar os 
elementos diferenciadores e especificadores de cada delito, bem como seus limites para incriminação 
de condutas. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os crimes contra a saúde pública, 
analise os crimes dispostos a seguir e associe-os com suas características distintivas: 
1) Charlatanismo. 
2) Curandeirismo. 
4 
 
3) Exercício ilegal da medicina. 
4) Estelionato. 
( ) O autor anuncia cura fraudulenta para obter lucro ou vantagem indevida, em prejuízo da vítima. 
( ) O autor não detém conhecimentos técnico-científicos tradicionais e realmente acredita na eficácia 
curativa do tratamento. 
( ) O autor tem conhecimentos técnico-científicos tradicionais, mas não tem autorização legal para 
exercer a profissão, ou lhe excede os limites, atuando em área muito distante de sua formação. 
( ) O autor anuncia cura por método secreto ou infalível, mas sabe de sua ineficácia e visa a enganar o 
paciente. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
3, 1, 2, 4. 
2. 
3, 4, 1, 2. 
3. 
3, 2, 4, 1. 
4. 
Correta: 
4, 2, 3, 1. 
Resposta correta 
5. 
4, 1, 2, 3. 
4. Pergunta 4 
0,1/0,1 
No dia 21 de janeiro de 1986, [...] em Brasília, um bebê foi levado da mãe [...] e passou 16 anos 
desaparecido, até ser localizado em Goiânia, em 2002, vivendo como filho de Vilma Martins Costa, com 
o nome Osvaldo Martins Borges. [...] Em 2002, o episódio ficou conhecido como caso Pedrinho, em 
referência ao nome que os pais verdadeiros escolheram. [...] no dia 26 de agosto [de 2003], o GLOBO 
noticiou a sentença (...) por subtração, falsificação de documentos [...] e simulação de parto. Ainda em 
2003, [em] outubro, Vilma recebeu outra pena, [...] também por registro de filho alheio como próprio, 
dessa vez de Roberta [...]”. 
Fonte: LIMARQUE, Gustavo Villela. “Pedrinho viveu com sequestradora que acreditava ser sua mãe por 
16 anos”. O Globo. Publicado em: 30 mai. 2017. Disponível em:<https://acervo.oglobo.globo.com/em-
destaque/pedrinho-viveu-com-sequestradora-que-acreditava-ser-sua-mae-por-16-anos-
21412399#ixzz6WdV35KRqstest>. Acesso em 30 ago. 2020. 
5 
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre crimes contra o estado de filiação, pode-
se afirmar que Vilma, ao ser condenada por simulação de parto e registro de filho alheio como próprio, 
incorreu em crime: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
que admite exclusão de tipicidade por erro de tipo e de proibição. 
Resposta correta 
2. 
de ação penal pública incondicionada e que exclui a modalidade tentada. 
3. 
que dispensa o elemento subjetivo especial em suas modalidades. 
4. 
que admite tanto a modalidade dolosa como a modalidade culposa. 
5. 
que exclui a possibilidade de concessão de perdão judicial. 
5. Pergunta 5 
0,1/0,1 
Leia o trecho a seguir. 
“O caso da exumação de uma criança nomunicípio de Mucuri [...] ainda está longe de ser resolvido 
[...]. A polícia começou a investigar o caso porque a família da criança queria retirar uma declaração de 
óbito, mas não havia nenhuma prova do nascimento do bebê. O fato que chamou atenção foi de que a 
família reservou um dia para o sepultamento com o coveiro, mas não compareceu. No dia seguinte, eles 
voltaram e enterraram a criança, sem a presença do profissional. Depois, a mãe foi tirar o documento 
no cartório da cidade, mas os funcionários desconfiaram e acionaram a polícia [...].” 
Fonte: Mãe diz que não enterrou caixão com criança no município de Mucuri. R7. Publicado em 14 nov. 
2013. Disponível em: <https://noticias.r7.com/bahia/mae-diz-que-nao-enterrou-caixao-com-crianca-
no-municipio-de-mucuri-28082015>. Acesso em: 30 ago. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre crimes contra o casamento, analise as 
asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. A mãe da suposta criança responderá pelo registro de nascimento inexistente. 
Porque: 
II. Ao requerer a certidão de óbito, fez a declaração de nascimento da criança, embora esta não tenha 
sido inscrita no registro civil. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
6 
 
1. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
2. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
3. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
4. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
5. 
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II e uma justificativa correta da I. 
Resposta correta 
6. Pergunta 6 
0,1/0,1 
Regiane, cansada e exausta pelos sucessivos defeitos de seu velho carro de mais de 20 anos de 
fabricação, levou-o até um lugar ermo, desabitado e consideravelmente distante, ateando fogo nele em 
seguida, de modo que pudesse dele se livrar mais rapidamente. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os crimes contra a incolumidade 
pública, pode-se afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Regiane cometeu o crime de incêndio na modalidade culposa. 
2. 
o fato é atípico, porque Regiane era proprietária da coisa incendiada. 
3. 
Correta: 
o fato é atípico, porque o fato não ocasionou perigo comum e concreto. 
Resposta correta 
7 
 
4. 
o fato é típico, porque Regiane causou incêndio que expôs a risco sua vida. 
5. 
Regiane cometeu o crime de incêndio em sua forma qualificada. 
7. Pergunta 7 
0,1/0,1 
Anaide, proprietária de uma farmácia, com o intuito de auferir lucro, adquiriu de Mariana, comerciante 
de diversas marcas de produtos de beleza, produtos cosméticos adulterados, colocando-os à venda em 
prateleiras de seu estabelecimento. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre crimes contra a saúde pública, analise as 
asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. As condutas de Anaide e Mariana são atípicas, deixando de ser punidas pelo crime de falsificação, 
corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais. 
Porque: 
II. Os produtos adulterados se destinavam a fins distintos daqueles tidos como terapêuticos ou 
medicinais. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
As asserções I e II são proposições falsas. 
Resposta correta 
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
3. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
4. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
5. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
8. Pergunta 8 
8 
 
0,1/0,1 
Leia o trecho a seguir: 
“A Justiça Federal decidiu que os acusados de serem responsáveis pela tragédia de Mariana (MG) não 
poderão ser julgados por homicídio e por lesão corporal. A ação movida em 2016 pelo Ministério 
Público Federal (MPF) deve prosseguir considerando apenas os crimes ambientais de desabamento e 
de inundação, que também são previstos no Código Penal [...]. Na tragédia [...], ocorrida em novembro 
de 2015, 19 pessoas morreram após o rompimento de uma barragem da mineradora Samarco, joint-
venture da Vale e da anglo-australiana BHP Billiton. Nenhuma prisão, nem de caráter temporário, foi 
realizada. [...].” 
Fonte: Agência Brasil. Decisão impede que réus na tragédia de Mariana respondam por homicídio. 
Exame. Publicado em 26/04/2019. Disponível em: <https://exame.com/brasil/decisao-impede-que-
reus-na-tragedia-de-mariana-respondam-por-homicidio/>. Acesso em: 30 ago. 2020. 
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre os crimes contra a incolumidade 
pública, analise as afirmativas a seguir: 
I. A conduta de alagamento será atípica quando a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem 
deixarem de ser expostos a perigo. 
II. Para configurar a inundação, será necessário que o autor cause alagamento com grande quantidade 
de água que leve risco à coletividade. 
III. O rito para processamento da ação penal contra o crime de inundação, na forma culposa, será 
ordinário. 
IV. Há, no crime de inundação, a previsão das modalidades dolosa e culposa, inclusive a possibilidade 
de dolo eventual. 
Está correto apenas o que se afirma em 
Ocultar opções de resposta 
1. 
III e IV. 
2. 
I e IV. 
3. 
Correta: 
II e IV. 
Resposta correta 
4. 
I, II e III. 
5. 
II, III e IV. 
9. Pergunta 9 
9 
 
0,1/0,1 
Ao se casar com Ana, solteira, Roberto declarou no cartório de registro de pessoas naturais que era 
divorciado, e consumou o matrimônio com Ana. Roberto, contudo, era casado com Mercedes, estando 
dela separado de fato havia 10 anos. Juliana e José, sobrinhos de Roberto, foram testemunhas no segundo 
matrimônio, sabendo do casamento e da separação de fato de Roberto com Mercedes. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os crimes contra o casamento, analise as 
afirmativas a seguir: 
I. Roberto cometeu o crime de falsidade ideológica, que não será absorvido. 
II. Há ocorrência de um crime próprio, sendo coautores os sobrinhos de Roberto. 
III. A anulação do casamento de Roberto e Mercedes extingue a bigamia. 
IV. Ana igualmente incorrerá no crime de bigamia nessa hipótese. 
Está correto apenas o que se afirma em. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II, III e IV. 
2. 
I e II. 
3. 
I e IV. 
4. 
Correta: 
III. 
Resposta correta 
5. 
I, II e III. 
10. Pergunta 10 
0,1/0,1 
Katia, advogada, desiludida com os vencimentos que auferia no escritório no qual laborava, ficou 
deslumbrada ao ver um vídeo motivacional que mostrava os inúmeros benefícios da realização da 
acupuntura na evolução do quadro de saúde dos pacientes. Decide, então, por conta própria, se 
especializar no tema. Após anos de estudo, abre uma clínica de acupuntura, começando a ministrar 
essa técnica e asseverando, no início das sessões com seus pacientes, quando questionada sobre os 
efeitos da acupuntura, que se tratava de prática milenar chinesa com efeitos potencialmente curativos. 
Considerando o caso acima e o conteúdo estudado sobre os crimes contra a saúde pública, pode-se 
afirmar que a conduta de Katia: 
10 
 
Ocultar opções de resposta 
1. 
será típica, se enquadrando na hipótese do art. 284, I, do Código Penal, já que a ausência de 
regulamentação acerca da acupuntura e a sua finalidade terapêutica refletem prática típica de 
curandeirismo (art. 284 do Código Penal). 
2. 
será típica, na forma do art. 282 do Código Penal, se da conduta do agente resultar dano concreto grave 
a algum de seus pacientes, pelo fato de se tratar de tipo penal de perigo concreto.l. 
3. 
será típica, se enquadrando na hipótese do art. 283 do Código Penal, a saber, o delito de charlatanismo, 
no caso de haver promessa de cura e asseverar que se trata demeio infalíve 
4. 
Correta: 
é atípica, já que o núcleo do tipo previsto no art. 282 do Código Penal exige conduta regulamentada 
como privativa de médico, dentista ou farmacêutico, sendo, portanto, norma penal em branco. 
Resposta correta 
5. 
é típica e se enquadra na hipótese do art. 282 do CP, já que, a despeito de não possuir regulamentação, 
o fato de a acupuntura possuir fins curativos e terapêuticos a torna passível de exercício por 
profissionais da saúde. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
11 
 
Eduardo Carvalho Tupinamba 
Crimes em Espécie II - 20221 Avaliação On-
Line 2 (AOL 2) - Questionário 
 
1. Pergunta 1 
0,1/0,1 
Vanira, Patrícia e Marcos, penalmente imputáveis, associaram-se a Michel, de 16 anos de idade, com 
vistas a praticar o delito de estelionato. Alugaram um apartamento e adquiriram os equipamentos 
necessários à prática delituosa, chegando, em conluio, à concretização de um único crime. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre crimes contra a paz pública, pode-se 
afirmar que, nessa situação, o grupo, com exceção do adolescente, responderá: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
pelo crime de associação criminosa. 
2. 
pelos crimes de estelionato e de organização criminosa. 
3. 
pelo crime de organização criminosa. 
4. 
pelo crime de estelionato. 
5. 
Correta: 
pelos crimes de estelionato e de associação criminosa. 
Resposta correta 
2. Pergunta 2 
0,1/0,1 
Leia o excerto a seguir: 
“Um homem de 34 anos foi preso pelos crimes de falsificação de documento público, receptação e 
falsidade ideológica. Com ele, a polícia apreendeu dezenas de documentos falsificados, além de um 
12 
 
maquinário para adulteração de documentos. […] As pistas sobre o esquema foram identificadas após 
a prisão de dois homens envolvidos em roubos de veículos […]. Na ocasião, os suspeitos afirmaram, em 
depoimento, que o suspeito era o responsável por falsificar documentos como CNH e CRLV. […] Ele 
falsificava documentos utilizando dados de terceiros e conseguia, ainda, emitir cartões de bancos.” 
Fonte: G1 AM. “Homem suspeito de falsificar documentos é preso em Manaus. G1 AM, 18 dez. 2019. 
Disponível em: <https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2019/12/18/homem-suspeito-de-
falsificar-documentos-e-preso-em-manaus.ghtml>. Acesso em: 24 out. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre crimes contra a fé pública, analise as 
afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) A conduta de falsificação de documento público, prevista no art. 293 do Código Penal, será atípica 
se tal documento for produzido em outro país. 
II. ( ) Será documento público aquele confeccionado por funcionário público no exercício de suas 
atribuições e com observância das formalidades legais. 
III. ( ) A tentativa será admitida no crime de falsificação de documento público em sua modalidade 
comissiva, mas não na forma omissiva. 
IV. ( ) O delito de falsificação de documento público, previsto no art. 293 do Código Penal, é cometido 
por funcionário público. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, F, V, F. 
2. 
F, V, F, F. 
3. 
V, F, V, V. 
4. 
V, F, F, V. 
5. 
Correta: 
F, V, V, F. 
Resposta correta 
3. Pergunta 3 
0,1/0,1 
Leia o excerto a seguir: 
“Um homem de 21 anos foi preso na noite desta quinta-feira […] por falsificação do documento de uma 
caminhonete, em Araguaína, no norte do Tocantins. De acordo com a PM, o papel utilizado na 
falsificação é de um lote que foi roubado da unidade do Detran em Porto Nacional, em 2017. A polícia 
13 
 
informou que o suspeito foi parado durante uma abordagem de rotina da Polícia Militar no Setor 
Araguaína Sul. Quando o motorista apresentou o documento os militares perceberam que se tratava de 
uma falsificação e confirmaram o crime ao checar os dados do veículo. […] Ele deve responder por uso 
de documento falso.” 
Fonte: PM apreende caminhonete e descobre que papel usado para falsificar documento foi roubado 
do Detran.” G1 Tocantins, 14 ago. 2020. Disponível em: 
<https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2020/08/14/pm-apreende-caminhonete-com-
documento-falso-e-descobre-que-papel-usado-na-falsificacao-foi-roubado-do-Detran.ghtml>. Acesso 
em: 27 out. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre crimes contra a paz pública, analise as 
asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. Documento falso encontrado com o agente durante revista policial configura o crime de uso de 
documento falso. 
Porque: 
II. É suficiente para comprovar o elemento de vontade (de fazer uso do documento falso), necessário à 
caracterização do delito. 
A seguir, assinale a alternativa correta. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
As asserções I e II são proposições falsas. 
Resposta correta 
2. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
3. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
4. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
5. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
4. Pergunta 4 
0,1/0,1 
Leia o excerto a seguir: 
“A Polícia Civil de Minas Gerais indiciou […] 11 manifestantes que fizeram protestos em Belo Horizonte 
no Sete de Setembro, com base em mudança no Código Penal feita pela presidente Dilma Rousseff há 
um ano para aumentar penas de condenados por formação de milícias armadas e grupos de 
extermínio. […] Assinada também pelo ministro da Justiça […] e pela ministra dos Direitos Humanos 
14 
 
[…], a alteração foi elaborada a partir de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Câmara dos 
Deputados que investigou ações de grupos de extermínio e milícias privadas no país.” 
Fonte: CHEREM, C. E. Polícia indicia 11 manifestantes por formação de milícia privada em MG. UOL, 
Cotidiano, 21 set. 2013. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-
noticias/2013/09/21/policia-indicia-11-manifestantes-por-formacao-de-milicia-privada-em-
mg.htm>. Acesso em: 23 out. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre crimes contra a paz pública, analise as 
asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. O crime de constituição de milícia privada constitui um tipo penal aberto. 
Porque: 
II. Trata-se de crime vago, em que o sujeito passivo é a coletividade. 
A seguir, assinale a alternativa correta. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
2. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
3. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
4. 
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
Resposta correta 
5. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
5. Pergunta 5 
0,1/0,1 
Gabriel, conhecido sindicalista atuante, instigou publicamente os associados do sindicato dos 
trabalhadores em estabelecimentos prisionais a danificarem os equipamentos instalados em seus 
postos de trabalho durante um movimento grevista, com o objetivo de pressionar o Governo do Estado 
a atender às reinvindicações da categoria. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre crimes contra a paz pública, pode-se 
afirmar que, além da infração administrativa, Gabriel cometeu o crime de: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
15 
 
constituição de milícia privada (art. 288-A do Código Penal). 
2. 
Correta: 
incitação ao crime (art. 286 do Código Penal). 
Resposta correta 
3. 
apologia ao crime (art. 287 do Código Penal). 
4. 
associação criminosa (art. 288 do Código Penal). 
5. 
dano (art. 163 do Código Penal). 
6. Pergunta 6 
0,1/0,1 
Paulo, funcionário do departamento de recursos humanos de uma empresa privada,omite, na Carteira 
de Trabalho e previdência Social de Roberto, seu desafeto e funcionário da mesma empresa, a vigência 
de seu contrato de trabalho, com o intuito de prejudicar direitos futuros. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre crimes contra a fé pública, analise as 
asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. A conduta de Paulo será atípica. 
Porque: 
II. A mera omissão de informações na Carteira de Trabalho tem menor potencial ofensivo à fé pública. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
3. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
4. 
16 
 
Correta: 
 As asserções I e II são proposições falsas. 
Resposta correta 
5. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
7. Pergunta 7 
0,1/0,1 
Leia o excerto a seguir: 
“A Justiça do Distrito Federal negou os pedidos feitos pelo Ministério Público (MP) para que o 
acampamento do grupo bolsonarista ‘300 do Brasil’ fosse desmontado, que seus integrantes 
passassem por uma revista para busca e apreensão de armas em situação irregular e que o grupo fosse 
proibido de atuar. […] Ao julgar a ação, o juiz Paulo Afonso Carmona, da 7ª Vara da Fazenda Pública do 
DF, disse que o grupo pode estar cometendo o crime de constituição de milícia privada […]. No entanto, 
[…] afirmou, ao rejeitar o pedido do MP, que a esfera cível não é adequada para tratar de crimes.” 
Fonte: MILÍCIA armada: Justiça nega pedido do MP para proibir acampamento bolsonarista. BBC 
Brasil, 14 maio 2020. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-52656771>. Acesso 
em: 23 out. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre crimes contra a paz pública, analise as 
afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) O crime de constituição de milícia privada prescinde de elemento subjetivo especial, podendo a 
prática recair sobre qualquer crime do ordenamento. 
II. ( ) O crime de constituição de milícia privada, previsto no art. 288-A, caracteriza-se como delito 
plurissubjetivo ou de concurso necessário. 
III. ( ) O crime de constituição de milícia privada, previsto no art. 288-A, configura crime vago, uma vez 
que o sujeito passivo é a coletividade. 
IV. ( ) A consumação do crime do art. 288-A exige a efetiva prática de crimes pela organização 
paramilitar, milícia particular, grupo ou esquadrão. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, F, F, V. 
2. 
F, F, V, F. 
3. 
V, F, V, V. 
4. 
F, V, F, F. 
17 
 
5. 
Correta: 
F, V, V, F. 
Resposta correta 
8. Pergunta 8 
0,1/0,1 
Leia o excerto a seguir: 
“Uma mulher foi presa […] na Região dos Lagos do Rio, em cumprimento a dois mandados de prisão 
preventiva por suspeita de fraudes no INSS e estelionato. […] Segundo a Polícia Civil, as fraudes teriam 
causado um prejuízo de cerca de R$ 1 milhão aos cofres do INSS. Entre os crimes citados nos 
mandados estão estelionato, apropriação indébita, certidão ou atestado ideologicamente falso, 
peculato e inserção de dados falsos em sistema de informação. […] Ainda segundo a polícia, a prática 
criminosa consistia na concessão de benefícios de forma fraudulenta a contribuintes que não faziam 
jus aos benefícios.” 
Fonte: G1 IGUABA GRANDE. Mulher é presa por suspeita de fraudes que teriam causado prejuízo de R$ 
1 milhão aos cofres do INSS. G1 Iguaba Grande, 14 ago. 2020. Disponível em: 
<https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2020/08/14/mulher-e-presa-por-suspeita-de-
fraudes-que-teriam-causado-prejuizo-de-r-1-milhao-aos-cofres-do-inss.ghtml>. Acesso em: 26 out. 
2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre crimes contra a fé pública, analise as 
asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. O crime de certidão ou atestado ideologicamente falso é crime próprio nas hipóteses do caput e do § 
1º. 
Porque: 
II. O sujeito ativo ou autor do delito deverá ser funcionário público no exercício de suas competências 
funcionais. 
A seguir, assinale a alternativa correta. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
2. 
Correta: 
As asserções I e II são proposições falsas. 
Resposta correta 
3. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
4. 
18 
 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
5. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
9. Pergunta 9 
0,1/0,1 
A médica Simone, após pedido de Natália, amiga portadora de doença congênita cardiovascular, emitiu 
um atestado médico afirmando que ela estava apta a praticar esportes, sem prejuízos para sua saúde. 
Natália, então, utilizou o atestado como instrumento de prova para concurso público para a polícia 
federal, mas, uma semana depois de assumir o cargo, passou mal, e o atestado foi colocado à prova, 
tendo passado a ser objeto de investigação criminal. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre crimes contra a fé pública, analise as 
afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) Simone incorreu no crime de falsidade de atestado médico, o qual exige, em sua forma simples, 
especial fim de agir (no caso, beneficiar uma amiga). 
II. ( ) A conduta de Simone configura crime de falsidade de atestado médico, forma de falsidade 
ideológica tipificada de forma autônoma devido à especialidade. 
III. ( ) Caso Simone tivesse emitido o atestado com a finalidade de obter lucro, haveria majoração da 
pena, com aplicação de multa, além da detenção. 
IV. ( ) A conduta de Simone configura crime de falsidade de atestado médico, o qual está arrolado entre 
aqueles crimes contra a saúde pública. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, F, V, F. 
2. 
F, V, F, F. 
3. 
V, F, V, V. 
4. 
V, F, F, V. 
5. 
Correta: 
F, V, V, F. 
Resposta correta 
19 
 
10. Pergunta 10 
0,1/0,1 
Patrícia, representante e administradora de um frigorífico de embutidos, recebeu de boa-fé moeda 
falsa durante transação comercial com um de seus clientes. Ao saber da falsidade, quis evitar prejuízos 
e restituiu a moeda à circulação, comprando insumos de seu fornecedor, Antônio. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre crimes contra a fé pública, pode-se 
afirmar que Patrícia: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
não praticou crime algum, pois a conduta é atípica, segundo a doutrina. 
2. 
não praticou crime algum, pois sua conduta configura contravenção penal. 
3. 
Correta: 
praticou o crime de moeda falsa na forma privilegiada, punida com detenção. 
Resposta correta 
4. 
praticou o crime de moeda falsa na forma qualificada, por visar ao lucro. 
5. 
praticou o crime de moeda falsa na forma equiparada, punida com reclusão. 
 
 
 
 
 
 
Eduardo Carvalho Tupinamba 
20 
 
Direito das Coisas – 20232 Avaliação On-
Line 1 (AOL 1) – Questionário 
 
1. Pergunta 1 
0,1/0,1 
Leia o trecho a seguir: 
“Se os compossuidores têm posse somente de partes ideais da coisa, diz-se que a posse é pro indiviso. 
Se cada um se localiza em partes determinadas do imóvel, estabelecendo uma divisão de fato, diz-se 
que exerce posse pro diviso. Neste caso, cada compossuidor poderá mover ação possessória contra 
outro compossuidor que o moleste no exercício de seus direitos, nascidos daquela situação de fato.” 
Fonte: GONÇALVES, C. A. Direito civil: direito das coisas. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2019. p. 97. 
Considerando o tratamento que o Código Civil dá à posse e o conteúdo estudado sobre asclassificações 
da posse, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. A posse exclusiva ocorre quando há o exercício simultâneo dos direitos possessórios da coisa pelos 
possuidores do bem. 
Porque: 
II. A aquisição originária da posse ocorre independente da anuência do possuidor anterior. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta do I. 
3. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
4. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
5. 
Correta: 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
Resposta correta 
2. Pergunta 2 
21 
 
0,1/0,1 
Leia o trecho a seguir: 
“[…] os direitos reais têm como conteúdo relações jurídicas estabelecidas entre pessoas e coisas, 
relações estas que podem até ser diretas, sem qualquer intermediação por outra pessoa, como ocorre 
nas formas originárias de aquisição da propriedade, cujo exemplo típico é a usucapião. Portanto, o 
objeto da relação jurídica é a coisa em si. Por outra via, nos direitos pessoais de cunho patrimonial há 
como conteúdo relações jurídicas estabelecidas entre duas ou mais pessoas, sendo o objeto ou 
conteúdo imediato a prestação […].” 
Fonte: TARTUCE. F. Direito civil: direito das coisas. 11. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2019. p. 45. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as diferenças entre os direitos reais e os 
direitos pessoais, analise as ferramentas a seguir e associe-as com suas respectivas características: 
1) Rol taxativo (numerus clausus). 
2) Prestação de dar, fazer e não fazer. 
3) Absoluto e oponível contra todos (erga omnes). 
4) Direito de sequela. 
5) Rol aberto que liga somente as partes do negócio jurídico. 
( ) Direito pessoal, trata-se de números aberto (numerus apertus). 
( ) Direito real, possui rol limitado, não podendo ser objeto de convenção entre as partes. 
( ) Direito pessoal, tem como objeto uma prestação. 
( ) No direito real é possível perseguir a coisa, independentemente de onde e com quem ela esteja. 
( ) O direito real tem como objeto a coisa, sendo oponível a toda e qualquer pessoa, possuindo eficácia 
contra todos. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
5, 1, 2, 4, 3. 
Resposta correta 
2. 
4, 1, 5, 2, 3. 
3. 
3, 4, 1, 5, 2. 
4. 
5, 3, 1, 4, 2. 
5. 
1, 5, 2. 3, 4. 
3. Pergunta 3 
22 
 
0,1/0,1 
Leia o trecho a seguir: 
“O estudo da posse é repleto de teorias que procuram explicar o seu conceito. Podem, entretanto, ser 
reduzidas a dois grupos: o das teorias subjetivas, no qual se integra a de Friedrich Karl Von Savigny, 
que foi quem primeiro tratou da questão nos tempos modernos; e o das teorias objetivas, cujo 
principal propugnador foi Rudolf von Ihering.” 
Fonte: GONÇALVES, C. A. Direito civil: direito das coisas. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2019. p. 47. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as teorias da posse, analise as 
afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) O Código Civil Brasileiro adotou a teria subjetiva da posse. 
II. ( ) Para Savigny, a posse é caracterizada quando há a intenção de ser dono. 
III. ( ) Ihering defende que a posse é composta pelo elemento corpus. 
IV. ( ) Na a teoria objetiva, para ser posse é preciso o contato físico com a coisa. 
V. ( ) A posse deve respeitar a função social. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, F, V, F, F. 
2. 
F, F, F, V, V. 
3. 
Correta: 
F, F, V, F, V. 
Resposta correta 
4. 
F, V, V, F, V 
5. 
V, V, F, F, F. 
4. Pergunta 4 
0,1/0,1 
Segundo o artigo 1.196 do Código Civil: “Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o 
exercício, pleno ou não, de alguns dos poderes inerentes à propriedade.” Entretanto, a posse é 
classificada por diversos critérios técnicos, os quais acarreta determinados efeitos. 
Fonte: BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Código Civil. 13. ed. São 
Paulo: Associação dos Advogados de São Paulo – AASP, 2017. p. 143. 
23 
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a classificação da posse, pode se afirmar 
que a posse, quanto à sua subjetividade, é: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
exclusiva, quando os poderes possessórios exercidos por uma única pessoa. 
2. 
Correta: 
de boa-fé, quando não há vício ou obstáculo que impede a aquisição da coisa. 
Resposta correta 
3. 
justa, quando há vícios de atos de violência, clandestinidade e precariedade. 
4. 
nova, quando não for superior a um ano e um dia. 
5. 
ligada à coisa sobre a qual se exerce. 
5. Pergunta 5 
0,1/0,1 
Fernanda, proprietária da fazenda “Fique, é sua!”, por simpatizar com a história de vida de Marcelino, 
que se aventurou pelo mundo para alcançar seu sonho de ser um fazendeiro, permitiu que ele morasse 
na casa dos fundos da sua fazenda. Ele permanece no local há mais de 25 anos, como caseiro da 
fazenda. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os elementos da posse, pode-se afirmar 
que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
a posse e a detenção possuem os mesmos efeitos legais. 
2. 
há uma relação de independência entre o proprietário da coisa e o detentor. 
3. 
24 
 
o detentor exerce os poderes de proprietário em nome próprio. 
4. 
Correta: 
os atos de mera permissão ou tolerância não induzem em posse. 
Resposta correta 
5. 
o detentor (fâmulo da posse) possui interesse na coisa/no bem. 
6. Pergunta 6 
0,1/0,1 
Leia o trecho a seguir: 
‘‘O art. 485 do Código Civil de 1916, ao definir o possuidor, aludia aos poderes inerentes ao domínio, 
ou propriedade. O vocábulo domínio tem caráter restritivo, pois é usado somente em relação às coisas 
corpóreas. Já a palavra propriedade abrange também as incorpóreas […], o Código Civil de 2002 
suprimiu a expressão “ao domínio”, que a doutrina considerava ociosa, sem afastar do âmbito da posse 
qualquer espécie de bem.” 
Fonte: GONÇALVES, C. A. Direito civil: direito das coisas. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2019. p. 58. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a diferença de posse e propriedade, 
analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. O possuidor é todo aquele que tem a propriedade do bem. 
Porque: 
II. A propriedade é o direito pessoal de usar, fruir, dispor e reivindicar a coisa. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
3. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
4. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
5. 
25 
 
Correta: 
As asserções I e II são proposições falsas. 
Resposta correta 
7. Pergunta 7 
0,1/0,1 
Leia o trecho a seguir: 
“A expressão Direito das Coisas sempre gerou dúvidas do ponto de vista teórico e metodológico, 
principalmente quando confrontada com o termo Direitos Reais. Muito didaticamente, pode-se afirmar 
que o Direito das Coisas é o ramo do Direito Civil que tem como conteúdo relações jurídicas 
estabelecidas entre pessoas e coisas determinadas, ou mesmo determináveis […].” 
Fonte: TARTUCE, F. Direito Civil: direito das coisas. 11. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2019. p. 26. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a conceituação e a classificação do 
direito das coisas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) 
falsa(s): 
I. ( ) O objeto do direito das coisas são os bens tangíveis.II. ( ) Os direitos autorais são englobados no objeto do direito das coisas. 
III. ( ) No direito das coisas, o objeto possui valor econômico e fartura. 
IV. ( ) Coisa é tudo o que existe e é apto à apropriação, exceto o ser humano. 
V. ( ) No direito das coisas, a palavra “coisa” pode ser no sentido amplo e estrito. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
V, F, F, V, V. 
Resposta correta 
2. 
V, V, V, F, F. 
3. 
F, F, F, V, V. 
4. 
V, F, F, V, F. 
5. 
F, V, V, F, V. 
8. Pergunta 8 
26 
 
0,1/0,1 
Existem diversos critérios técnicos para classificar a posse, os quais facilitam sua compreensão e seus 
efeitos jurídicos. Tais modalidades distinguem a posse em diversas modalidades, as quais, na prática, 
terão efeitos diferentes, uma vez que há incidência específica de determinada norma. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a classificação da posse, analise as 
asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. A posse pode ser direta e indireta, sendo exercida por quem tem a coisa fisicamente. 
Porque: 
II. Na posse direta e indireta, o possuidor exerce um dos poderes inerentes à propriedade. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
Resposta correta 
2. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
3. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
4. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
5. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
9. Pergunta 9 
0,1/0,1 
Leia o trecho a seguir: 
“[…] Ensina Caio Mário da Silva Pereira, ao estudar a posse com justo título, que ‘a palavra título, que, 
na linguagem vulgar, como na especializada, usa-se em variadas acepções, aqui, e para os efeitos 
mencionados, traz o sentido de causa ou de elemento criador da relação jurídica’ […].” 
Fonte: TARTUCE. F. Direito civil: direito das coisas. 11. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2019. p. 95. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a classificação da posse quanto à 
presença de título, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. As partes podem realizar negócio jurídico para transmitir a posse. 
Porque: 
II. No contrato de comodato temos a aquisição da posse com título. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
27 
 
Ocultar opções de resposta 
1. 
 A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
3. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
4. 
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
Resposta correta 
5. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
10. Pergunta 10 
0,1/0,1 
Leia o trecho a seguir: 
“Os modos de aquisição possessória dividem-se segundo a vontade do possuidor e a origem da posse. 
De acordo com a vontade do possuidor, poderá ele adquiri-la unilateralmente ou bilateralmente. Por 
ato unilateral, por exemplo, o possuidor adquire a coisa pela apreensão, apropriando-se de coisas sem 
dono, que possam ter sido abandonadas (res derelicta), ou que não pertençam a qualquer pessoa (res 
nullius).” 
Fonte: AZEVEDO, Á. Direito civil: direito das coisas. 2. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2019. p. 48. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o modo de aquisição da posse, pode-se 
afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
a aquisição da posse se dá pela apreensão e pelo exercício de direito. 
Resposta correta 
2. 
a apreensão da coisa sem dono é uma forma de aquisição da posse derivada. 
28 
 
3. 
a posse originária ocorrer pela apreensão e pela forma consensual. 
4. 
a sucessão vertical é modalidade de aquisição da posse pela forma originária. 
5. 
a lei elucida as formas de aquisição da posse. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Eduardo Carvalho Tupinamba 
29 
 
Direito das Coisas – 20232 Avaliação On-
Line 2 (AOL 2) - Questionário 
 
1. Pergunta 1 
0,1/0,1 
“Verifica-se a existência do condomínio quando mais de uma pessoa tem a propriedade sobre 
determinado bem, seja ele móvel ou imóvel. De acordo com as lições de Rubens Limongi França, o 
condomínio “é a espécie de propriedade em que dois ou mais sujeitos são titulares, em comum, de uma 
coisa indivisa (pro indiviso), atribuindo-se a cada condômino uma parte ou fração ideal da mesma 
coisa” (LIMONGI FRANÇA, RubensI.n stituições..., 1996, p. 497).” 
Fonte: TARTUCE. F. Direito Civil: direito das coisas. 11. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2019. p. 474. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre condomínio, pode-se afirmar sobre os 
efeitos da posse que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
no condomínio, há um conjunto de pessoas. 
2. 
o condomínio tem natureza pessoal. 
3. 
condomínio convencional decorre de herança. 
4. 
o condomínio tem natureza contratual. 
5. 
Correta: 
condomínio pode ser classificado pela origem, forma e objeto. 
Resposta correta 
2. Pergunta 2 
0,1/0,1 
Leia o trecho a seguir: 
“Desse modo, a usucapião constitui uma situação de aquisição do domínio, ou mesmo de outro direito 
real (caso do usufruto ou da servidão), pela posse prolongada, permitindo a lei que uma determinada 
30 
 
situação de fato alongada por certo intervalo de tempo se transforme em uma situação jurídica: a 
aquisição originária da propriedade [...].” 
Fonte: TARTUCE, F. Direito Civil: direito das coisas. 11. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2019. p. 285. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre usucapião, analise as asserções a seguir 
e a relação proposta entre elas: 
I. A usucapião se trata de um modo de aquisição secundária da propriedade de um imóvel. 
Porque: 
II. Para ser reconhecida, a usucapião exige justo título. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
2. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
3. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
4. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
5. 
Correta: 
As asserções I e II são proposições falsas. 
Resposta correta 
3. Pergunta 3 
0,1/0,1 
Leia o trecho a seguir: 
“Os interditos possessórios são as ações possessórias diretas. O possuidor tem a faculdade de propor 
essas demandas objetivando manter-se na posse ou que esta lhe seja restituída. Para tanto, devem ser 
observadas as regras processuais previstas a partir do art. 554 do CPC/2015, equivalente ao art. 920 
do CPC/1973.” 
Fonte: TARTUCE, F. Direito Civil: direito das coisas. 11. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2019. p. 116. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a defesa da posse e os interditos 
possessórios, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): 
I. ( ) Havendo privação total da posse o possuidor se valerá da reintegração de posse. 
II. ( ) É possível a fungibilidade entre as ações possessórias e petitórias. 
III. ( ) Na ação de imissão de posse, basta sua comprovação. 
IV. ( ) Nas ações possessórias, é possível apresentar pedido contraposto. 
V. ( ) Em ações possessórias, é cabível pedido liminar. 
31 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, F, F, V, F. 
2. 
F, F, F, V, V. 
3. 
F, V, V, F, V. 
4. 
Correta: 
V, F, F, V, V. 
Resposta correta 
5. 
V, V, V, F, F. 
4. Pergunta 4 
0,1/0,1 
Leia o trecho a seguir:‘‘[…] Além das clássicas ações possessórias (manutenção, reintegração e interdito proibitório), há 
outros procedimentos judiciais, previstos em nosso ordenamento, e que afetam diretamente a posse, 
como a ação de nunciação de obra nova e os embargos de terceiro [...].” 
Fonte: NADER. P. Curso de Direito Civil: direito das coisas. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2016. p. 112. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre defesa possessória e outras ações de 
interesse do possuidor, pode-se afirmar que a ação de imissão na posse: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
é ação possessória. 
2. 
é possível a fungibilidade com a ação de manutenção de posse. 
3. 
32 
 
visa impedir ameaça. 
4. 
visa impedir que determinada obra continue. 
5. 
Correta: 
visa obter a posse que nunca teve. 
Resposta correta 
5. Pergunta 5 
0,1/0,1 
Leia o trecho a seguir: 
“O § 3o do art. 1.228 do Código Civil brasileiro também traduz uma limitação ao direito de 
propriedade. O referido dispositivo dispõe que “§ 3o O proprietário pode ser privado da coisa, nos 
casos de desapropriação, por necessidade ou utilidade pública ou interesse social, bem como no de 
requisição, em caso de perigo público iminente.” 
Fonte: MELLO, C. M. Direito civil: direito das coisas. 2. ed. Rio de Janeiro: Maria Augusta Delgado, 2017. 
p. 196. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a limitação ao exercício do direito de 
propriedade, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): 
I. ( ) A desapropriação é a forma de aquisição secundária da propriedade. 
II. ( ) A desapropriação pode ocorre pelo interesse social. 
III. ( ) Desapropriação sanção é ato do Estado. 
IV. ( ) A expropriação tem caráter punitivo. 
V. ( ) A autoridade pública, por meio de requisição, ocupa propriedade particular. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, V, V, F, F 
2. 
V, V, V, F, V. 
3. 
Correta: 
F, V, F, V, V. 
Resposta correta 
4. 
33 
 
F, F, F, V, V. 
5. 
V, F, F, V, F. 
6. Pergunta 6 
0,1/0,1 
Leia o trecho a seguir: 
“Os frutos devem pertencer ao proprietário, como acessórios da coisa. Sendo dele a coisa principal, 
dele também terão que ser as coisas acessórias, segundo o princípio accessorium sequitur suum 
principale (CC, art. 92). Essa regra, contudo, não prevalece quando o possuidor está possuindo de boa-
fé, isto é, com a convicção de que é seu o bem possuído. Há nesses casos dois direitos que se afrontam, 
o do proprietário e o do possuidor, e o deste prevalecerá quando se estadear a boa-fé de quem possui 
[...].” 
Fonte: GONÇALVES, C. A. Direito Civil: direito das coisas. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2019. p. 186. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as benfeitorias e o direito de retenção, 
analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) As benfeitorias úteis serão indenizadas se autorizadas pelo proprietário. 
II. ( ) O possuidor pagará um valor (solarium) ao proprietário pelas benfeitorias. 
III. ( ) O valor da indenização ao possuidor de má-fé será dada pelo reivindicante. 
IV. ( ) Os produtos e os frutos se produzem periodicamente. 
V. ( ) O possuidor de boa-fé poderá levantar a benfeitoria voluptuária. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, V, F, F. 
2. 
F, F, F, V, V. 
3. 
V, F, V, F, F. 
4. 
V, V, F, F, V. 
5. 
Correta: 
F, F, V, F, V. 
Resposta correta 
34 
 
7. Pergunta 7 
0,1/0,1 
Leia o excerto a seguir: 
“[…] Encontrando-se em mãos do proprietário todas as faculdades inerentes ao domínio, o seu direito 
se diz absoluto ou pleno no sentido de poder usar, gozar e dispor da coisa da maneira que lhe 
aprouver, podendo dela exigir todas as utilidades que esteja apta a oferecer, sujeito apenas a 
determinadas limitações impostas no interesse público.” 
Fonte: GONÇALVES, C. A. Direito Civil: direito das coisas. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2019. p. 186. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre conceituação e classificação da 
propriedade, pode-se afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
a propriedade é plena quando reúne todas as faculdades do proprietário. 
Resposta correta 
2. 
o direito de propriedade permite o abuso de direito. 
3. 
o condomínio tem natureza pessoal. 
4. 
a propriedade presume-se plena e exclusiva, mesmo com prova em contrário. 
5. 
nos casos de requisição, há justa e prévia indenização. 
8. Pergunta 8 
0,1/0,1 
Leia o excerto a seguir: 
“Ao formular seus juízos de valor, visando o equilíbrio nas relações interindividuais, o legislador 
favorece a quem age de boa-fé e penaliza o que obrou de má-fé. Exemplo da aplicação deste critério são 
as regras sobre os frutos percebidos, analisadas no item anterior [...].” 
Fonte: NADER, P. Curso de Direito Civil: direito das coisas. Rio de Janeiro: Forense, 2016. p. 115. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a percepção dos frutos, pode-se afirmar 
que o possuidor de má-boa-fé, no que tange os frutos percebidos: 
Ocultar opções de resposta 
35 
 
1. 
permanecerá com os frutos. 
2. 
deverá restituí-los. 
3. 
Correta: 
deverá indenizar o proprietário. 
Resposta correta 
4. 
poderá ser indenizado pelo proprietário. 
5. 
terá direito a eles. 
9. Pergunta 9 
0,1/0,1 
Leia o excerto a seguir: 
“A função social deita raízes nos direitos sociais, coletivos e contrapõem-se aos direitos individuais. A 
função social integra, pois, o próprio direito de propriedade, juntamente com os demais poderes de 
uso, gozo, disposição e persecução do direito de propriedade.” 
Fonte: MELLO, C. M. Direito civil: direito das coisas. 2. ed. Rio de Janeiro: Maria Augusta Delgado, 2017. 
p. 179. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a função social da propriedade, pode-se 
afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
a propriedade é atributo da função social. 
2. 
a desapropriação da propriedade exclui a indenização. 
3. 
a função social da propriedade foi observada pela primeira vez na CF de 1988. 
36 
 
4. 
Correta: 
o direito de propriedade é assegurado constitucionalmente. 
Resposta correta 
5. 
a propriedade deve respeitar a vontade do proprietário. 
10. Pergunta 10 
0,1/0,1 
Considere a seguir situação-problema: 
Maristela reside com a sua família, por mais de quinze anos, sem interrupção nem oposição, em um 
imóvel de trezentos metros quadrados, de propriedade de Estela. Mesmo sem comprovar boa-fé 
quanto à posse, Maristela ajuizou ação por meio da qual pleiteia que seja julgado procedente seu 
pedido de propriedade do imóvel. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre usucapião, pode-se afirmar que estamos 
diante da espécie de usucapião: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
extraordinário. 
Resposta correta 
2. 
especial urbana coletiva. 
3. 
constitucional. 
4. 
especial rural. 
5. 
ordinário. 
 
Eduardo Carvalho Tupinamba 
37 
 
Direito Processual Penal I – 20232 Avaliação 
On-Line 1 (AOL 1) - Questionário 
 
Pergunta 1 
0,1/0,1 
Leia o trecho a seguir: 
“O direito de defesa está ligado diretamente ao princípio do contraditório. A defesa garante o 
contraditório e por ele se manifesta. Afinal, o exercício da ampla defesa só é possível em virtude de um 
dos elementos que compõem o contraditório – o direito à informação. Além disso, a ampla defesa se 
exprime por intermédio de seu segundo elemento: a reação. Apesar da influência recíproca entre o 
direito de defesa e o contraditório, os dois não se confundem.” 
Fonte: LIMA, R. B. de. Manual de Processo Penal: volume único. 8. ed. Salvador: JusPodivm, 2020. p. 58. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os princípios do Direito Processual 
Penal, é correto afirmar que:Ocultar opções de resposta 
1. 
a autodefesa é irrenunciável. 
2. 
Correta: 
o contraditório é bilateral. 
Resposta correta 
3. 
a defesa técnica é prescindível. 
4. 
no inquérito policial, tem-se o contraditório real. 
5. 
a defesa técnica é exercida pelo réu. 
2. Pergunta 2 
0,1/0,1 
Analise a situação hipotética a seguir: 
38 
 
Laura é diplomata e está no Brasil a serviço da França. Certa vez, um brasileiro entrou na Embaixada 
localizada no Brasil e fez Laura refém, roubando seus pertences. Para se defender, Laura deu-lhe um 
tiro com revólver calibre 38, vindo a matá-lo. 
Com base nessas informações e no conteúdo estudado sobre a aplicação da norma processual, analise 
as afirmativas a seguir: 
I. Laura será julgada pelo Poder Judiciário da França. 
II. Laura tem imunidade diplomática. 
III. Aplica-se o princípio da territorialidade. 
IV. A regra da lex fori será aplicada. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e III. 
2. 
Correta: 
I e II. 
Resposta correta 
3. 
I e III. 
4. 
II e IV. 
5. 
III e IV. 
3. Pergunta 3 
0,1/0,1 
Leia o trecho a seguir: 
“Os princípios são normas imediatamente finalísticas, primariamente prospectivas e com pretensão de 
complementaridade e de parcialidade, para cuja aplicação se demanda uma avaliação da correlação 
entre o estado de coisas a ser promovido e os efeitos decorrentes da conduta havida como necessária à 
sua promoção.” 
Fonte: ÁVILA, H. Teoria dos Princípios: da definição à aplicação dos princípios jurídicos. 4. ed. São 
Paulo: Malheiros, 2005. p. 70. 
Considerando esse trecho e com base no conteúdo estudado sobre os princípios do Direito Processual 
Penal, analise os princípios dispostos a seguir e associe-os com suas respectivas características. 
1) Princípio da presunção de inocência. 
2) Princípio da ampla defesa. 
3) Princípio do contraditório. 
39 
 
( ) Ciência dos atos processuais às partes. 
( ) Ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. 
( ) Obrigatoriedade da defesa técnica. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
3, 1, 2. 
Resposta correta 
2. 
2, 1, 3. 
3. 
1, 2, 3. 
4. 
3, 2, 1. 
5. 
1, 3, 2. 
4. Pergunta 4 
0,1/0,1 
Leia o trecho a seguir: 
“Ensina a doutrina tradicional que o processo penal é guiado pelo Princípio da Imediatidade (art. 2º do 
CPP), de modo que as normas processuais penais teriam aplicação imediata, independentemente de 
serem benéficas ou 
prejudiciais ao réu, tão logo passasse a vacatio legis, sem prejudicar, contudo, os atos já praticados, eis 
que não retroagiria jamais.” 
Fonte: LOPES JÚNIOR, A. Direito Processual Penal. 17. ed. São Paulo: Saraiva, 2020. p. 164. 
Considerando esse trecho e com base no conteúdo estudado sobre a aplicação da norma processual, 
pode-se dizer que o princípio da imediatidade referido por Lopes Júnior é sinônimo de: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
lex fori. 
2. 
40 
 
Correta: 
tempus regit actum. 
Resposta correta 
3. 
tempus delicti. 
4. 
nemo tenetur se detegere. 
5. 
in dubio pro reo. 
5. Pergunta 5 
0,1/0,1 
Leia o trecho a seguir: 
“1.Todo ser humano acusado de um ato delituoso tem o direito de ser presumido inocente até que a 
sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual lhe tenham 
sido asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa.” 
Fonte: Assembleia Geral da ONU. (1948). Declaração Universal dos Direitos Humanos (217 [III] A). 
Paris. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos>. 
Acesso em: 09 abr. 2021. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os princípios processuais penais, pode-
se afirmar que o referido dispositivo do enunciado se refere ao: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
princípio da presunção de inocência. 
Resposta correta 
2. 
princípio da ampla defesa. 
3. 
princípio do promotor natural. 
4. 
princípio do juiz natural. 
41 
 
5. 
princípio do contraditório. 
6. Pergunta 6 
0,1/0,1 
Analise a situação hipotética a seguir: 
José foi denunciado por furto e, no despacho que recebeu a denúncia, o magistrado determinou sua 
citação, fixando o prazo de 10 dias para apresentar Resposta à Acusação, conforme a Lei X. 
Considerando essa Lei X, o prazo final para protocolo dessa defesa seria no dia 09/04/2021. Todavia, 
nesse intervalo de tempo, entrou em vigor a Lei Y, modificando esse prazo de 10 dias para 15 dias, que 
findaria em 14/04/2021. Assim, o advogado protocolou a resposta à acusação em 14/04/2021. 
Com base nessas informações e no conteúdo estudado sobre aplicação da norma processual, analise as 
afirmativas a seguir: 
I. O advogado protocolou a resposta à acusação intempestivamente. 
II. O advogado fez a defesa dentro do prazo máximo possível, com base na norma mais favorável ao 
réu. 
III. Aplica-se nessa hipótese o princípio tempus regit actum. 
IV. A defesa poderia ter sido protocolada em 09/04/2021, sem prejuízo de revelia. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e III. 
2. 
II e IV. 
3. 
II, III e IV. 
4. 
Correta: 
I e IV. 
Resposta correta 
5. 
II e III. 
7. Pergunta 7 
0,1/0,1 
42 
 
Em síntese, o Direito Processual Penal tem dupla finalidade, pois serve para estabelecer regras para 
que o Estado aplique as sanções penais e, ao mesmo tempo, promova a segurança da sociedade. Nesse 
contexto, discute-se, atualmente, o papel subsidiário do Direito Penal e Processual Penal. Com base 
nisso, Claus Roxin afirma que o Direito Penal possui três vias. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudados sobre a teoria de Roxin, analise as 
afirmativas a seguir e associe-as com suas respectivas características. 
1) Primeira via do Direito Penal. 
2) Segunda via do Direito Penal. 
3) Terceira via do Direito Penal. 
( ) Reparação de danos. 
( ) Privatização do Direito Penal. 
( ) Aplicação das penas. 
( ) Medida de segurança. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
3, 2, 1, 1. 
2. 
2, 1, 3, 3. 
3. 
1, 3, 2, 2. 
4. 
Correta: 
3, 3, 1, 2. 
Resposta correta 
5. 
3, 1, 2, 3. 
8. Pergunta 8 
0,1/0,1 
O sistema acusatório nasceu na Grécia Antiga, com destaque para a cidade de Atenas, o berço da 
democracia. Na atualidade, esse sistema ainda é utilizado em alguns países, principalmente naqueles 
que adotam o Estado Democrático de Direito. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os sistemas processuais penais, analise 
as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) A presunção de inocência é um parâmetro do sistema acusatório. 
II. ( ) No sistema acusatório, as funções de acusar, defender e julgar são exercidas por sujeitos 
diferentes, a fim de garantir o contraditório, a ampla defesa e a imparcialidade. 
43 
 
III. ( ) A nova redação do Código de Processo Penal, dada pela Lei nº 13.964/2019, dispõe que o 
sistema misto é o adotado no Brasil. 
IV. ( ) No sistema acusatório há predominância do sistema da prova legal. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, F, V, V. 
2. 
Correta: 
V, V, F, F. 
Resposta correta 
3. 
V, V, V, F. 
4. 
V, F, F, F. 
5. 
F, V, V, V. 
9. Pergunta 9 
0,1/0,1 
No Brasil, é fato notório que há uma proliferação de normas legislativas diariamente. Diante desse 
contexto, em que muitas leis entram em vigor, é comum acontecer conflitos com as leis anteriormente 
publicadas, em razão de divergências na fixação de regras. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Aplicação da Norma Processual, analise 
as afirmativas a seguir e associe-as com suas respectivas características. 
1) Lei processual penal no tempo. 
2) Lei processual penal do espaço.3) Imunidades. 
( ) Aplicação conforme as extensões territoriais dos Estados soberanos. 
( ) A Lei só poderá ser aplicada às situações ocorridas a partir da data de sua vigência. 
( ) Tratados, Convenções e regras de Direito Internacional. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
44 
 
3, 2, 1. 
2. 
1, 3, 2. 
3. 
3, 1, 2. 
4. 
1, 2, 3. 
5. 
Correta: 
2, 1, 3. 
Resposta correta 
10. Pergunta 10 
0,1/0,1 
Leia o trecho a seguir: 
“Lei substantiva ou material é a que reúne normas de conduta social que definem os direitos e deveres 
das pessoas em suas relações de vida. As leis relativas ao Direito Civil, Penal, Comercial, normalmente, 
são dessa natureza. Lei adjetiva ou formal consiste em um agrupamento de regras que definem os 
procedimentos a serem cumpridos no andamento das questões forenses. Exemplos: leis sobre Direito 
Processual Civil, Direito Processual Penal.” 
Fonte: NADER, P. Introdução ao Estudo do Direito. 34. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2014. p. 164-165. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre aplicação da norma processual, pode-se 
afirmar que a lei adjetiva ou formal, também chamada de norma processual, tem regras de aplicação 
no tempo e no espaço, vigorando, respectivamente, os princípios: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
tempus delicti e tempus regit actum. 
2. 
tempus regit actum e tempus delicti. 
3. 
da territorialidade e da extraterritorialidade. 
45 
 
4. 
Correta: 
tempus regit actum e lex fori. 
Resposta correta 
5. 
lex fori e tempus regit actum. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Eduardo Carvalho Tupinamba 
46 
 
Direito Processual Penal I – 20232 Avaliação 
On-Line 2 (AOL 2) - Questionário 
1. Pergunta 1 
0,1/0,1 
Sabe-se que o inquérito policial é um dos meios utilizados pela Polícia Judiciária para fazer as 
investigações relacionadas às infrações penais, objetivando, principalmente, a colheita de elementos de 
informação para a propositura da Ação Penal. 
Considerando essas informações e o conteúdos estudado sobre inquérito policial, analise as 
afirmativas a seguir: 
I. A expressão “persecução penal” refere-se à investigação e à Ação Penal. 
II. A polícia judiciária integra a segurança pública e utiliza o Inquérito Policial nas suas atividades 
investigativas. 
III. Para o exercício da segurança pública, os entes públicos podem criar outros órgãos, além dos já 
existentes. 
IV. A polícia judiciária tem atuação preponderante no patrulhamento ostensivo. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e III. 
2. 
Correta: 
I e II. 
Resposta correta 
3. 
I e III. 
4. 
I e IV. 
5. 
III e IV. 
2. Pergunta 2 
0,1/0,1 
Leia o trecho a seguir: 
47 
 
“De acordo com Távora e Alencar (2020, p. 130), “a polícia tem a incumbência de preservar a paz social 
e intervir nos conflitos mediante atividade investigativa tendente a apurar infrações que venham 
ocorrer”. A doutrina jurídica, com base na redação constitucional, costuma classificar a polícia em 
polícia judiciária e polícia administrativa ou de segurança.” 
Fonte: TÁVORA, N.; ALENCAR, R. R. Curso de Direito Processual Penal. 15. ed. Salvador: JusPodivm, 
2020. p. 130. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre inquérito policial, analise as afirmativas 
a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) São exemplos de polícias administrativas: polícia rodoviária federal, polícia ferroviária federal, 
polícias militares, corpos de bombeiros militares e polícias penais federal, estaduais e distrital. 
II. ( ) São exemplos de polícias judiciárias: polícia federal e polícias civis dos Estados e do Distrito 
Federal. 
III. ( ) A competência da polícia judiciária exclui a de autoridade administrativa no que tange à 
apuração das infrações penais. 
IV. ( ) As funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras são de competência das polícias 
civis dos Estados em que estão localizados o mar, o aeroporto e a fronteira, respectivamente. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, V, V. 
2. 
V, V, V, F. 
3. 
Correta: 
V, V, F, F. 
Resposta correta 
4. 
V, F, F, V. 
5. 
F, F, V, V. 
3. Pergunta 3 
0,1/0,1 
O art. 107 do CP traz um rol exemplificativo de causas extintivas de punibilidade. São elas: morte do 
agente; anistia, graça ou indulto; abolitio criminis; prescrição, decadência ou perempção; renúncia do 
direito de queixa; perdão aceito, nos crimes de ação privada; retratação do agente, nos casos em que a 
lei a admite; e perdão judicial, nos casos previstos em lei. 
48 
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as causas extintivas de punibilidade, 
analise os conceitos a seguir e associe-os com suas respectivas características. 
1) Anistia. 
2) Graça. 
3) Indulto. 
( ) A concessão se dá por lei ordinária. 
( ) Depende de requerimento da parte interessada. 
( ) A concessão é espontânea e, portanto, é de ofício. 
( ) Pode ser total ou parcial. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
2, 3, 1, 1. 
2. 
1, 3, 2, 1. 
3. 
Correta: 
1, 2, 3, 3. 
Resposta correta 
4. 
1, 2, 1, 3. 
5. 
3, 2, 1, 3. 
4. Pergunta 4 
0,1/0,1 
Leia o excerto a seguir: 
“Segundo Aury Lopes Júnior (2020, p. 181), “a investigação preliminar situa-se na fase pré-processual, 
sendo o gênero do qual são espécies o inquérito policial, as comissões parlamentares de inquérito, 
sindicâncias etc. Constitui o conjunto de atividades desenvolvidas concatenadamente por órgãos do 
Estado, a partir de uma notícia-crime, com caráter prévio e de natureza preparatória com relação ao 
processo penal, e que pretende averiguar a autoria e as circunstâncias de um fato aparentemente 
delituoso, com o fim de justificar o processo ou o não processo.” 
Fonte: LOPES JÚNIOR, A. Fundamentos do Processo Penal: introdução crítica. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 
2020. p. 181. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre inquérito policial: competência, 
procedimento, vícios e valor probatório, pode-se dizer que: 
49 
 
Ocultar opções de resposta 
1. 
o inquérito policial tem ampla defesa. 
2. 
Correta: 
o inquérito policial é não jurisdicional. 
Resposta correta 
3. 
o inquérito policial tem contraditório. 
4. 
o inquérito policial é processo administrativo. 
5. 
o inquérito policial é judicial. 
5. Pergunta 5 
0,1/0,1 
Leia o excerto a seguir: 
“No âmbito processual penal, a doutrina costuma classificar a ação penal a partir da legitimação ativa. 
Tem-se, assim, a ação penal pública e a ação penal de 
iniciativa privada. Pode-se dizer que a ação penal pública, cujo titular é o Ministério Público, subdivide-
se em Ação Penal Pública Incondicionada e Ação Penal Pública Condicionada” 
Fonte: LIMA, R. B. de. Manual de Processo Penal: volume único. 8. ed. Salvador: JusPodivm, 2020. p. 
318. 
Considerando essas informações e conteúdo estudado sobre ação penal, pode-se dizer que o crime 
previsto no art. 184, § 3º, do CP, consistente na violação de direito autoral, cabe a: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Ação Penal Pública Incondicionada. 
2. 
Correta: 
Ação Penal Pública Condicionada à Representação. 
Resposta correta 
50 
 
3. 
Ação Penal Pública Condicionada à Requisição do Ministro da Justiça. 
4. 
Ação Penal Privada Personalíssima. 
5. 
Ação Penal Privada Exclusiva. 
6. Pergunta 6 
0,1/0,1 
Leia o trecho a seguir: 
“Pode-se dizer que dentro do contexto em que as investigações são realizadas, colhendo-se as provas 
da materialidade e os indícios suficientes de autoria, “surge a ação penal, como ato inicial desse 
procedimento cognitivo, alicerçando-se no direito de postular ao Estado a aplicação de uma sanção em 
face da infringência a uma norma penal incriminadora.” 
Fonte: AVENA,N. Processo Penal. 12. ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2020. p. 489. 
Considerando essas informações e com base no conteúdo estudado sobre a ação penal, analise os tipos 
de ação penal a seguir e associe-os com seus respectivos titulares e características. 
1) Ação Penal Pública. 
2) Ação Penal Privada. 
( ) O Ministério Público é o titular. 
( ) O particular é o titular. 
( ) É a regra geral. 
( ) Em regra, há obrigatoriedade na propositura. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
2, 1, 1, 2. 
2. 
1, 1, 2, 2. 
3. 
1, 2, 1, 2. 
4. 
2, 1, 2, 1. 
5. 
51 
 
Correta: 
1, 2, 1, 1; 
Resposta correta 
7. Pergunta 7 
0,1/0,1 
Leia o trecho a seguir: 
“A instauração de qualquer investigação preliminar, seja pela polícia (inquérito policial) ou pelo 
Ministério Público (procedimento investigatório criminal – PIC), deverá ser imediatamente informada 
ao respectivo juiz das garantias, para que possa exercer sua função de controlador da legalidade. Evita-
se, com isso, a abertura de investigações que ficam sem qualquer controle, inclusive de tempo e 
requisitos formais.” 
Fonte: LOPES JÚNIOR, A. Fundamentos do Processo Penal: introdução crítica. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 
2020. p. 196-197. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre inquérito policial: competência, 
procedimento, vícios e valor probatório, analise as afirmativas a seguir: 
I. Se o crime for de Ação Penal Pública Incondicionada, a instauração do Inquérito Policial pode ocorrer 
de ofício pela autoridade policial. 
II. Nos crimes de Ação Penal Pública Condicionada, o Inquérito Policial pode ser instaurado por Auto 
de Prisão em Flagrante, independentemente da representação da vítima. 
III. Nos crimes de Ação Penal Pública Incondicionada, a instauração do Inquérito Policial pode ocorrer 
por requerimento de qualquer interessado, ainda que a vítima não concorde. 
IV. Nos crimes de Ação Penal Privada, o Ministério Público (titular da ação) requisitar à autoridade 
policial a instauração do Inquérito Policial, mesmo sem requerimento da vítima. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e IV. 
2. 
I, III e IV. 
3. 
III e IV. 
4. 
Correta: 
I e III. 
Resposta correta 
5. 
52 
 
II e III. 
8. Pergunta 8 
0,1/0,1 
Leia o excerto a seguir: 
“Conforme os ensinamentos de Tourinho Filho (2018, p. 192), o inquérito é o “conjunto de diligências 
realizadas pela Polícia Judiciária para a apuração de uma infração penal e sua autoria, a fim de que o 
titular da ação penal possa ingressar em juízo.” 
Fonte: TOURINHO FILHO, F. C. Manual de Processo Penal. 18. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. p. 192. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre inquérito policial: competência, 
procedimento, vícios e valor probatório, analise as características a seguir e associe-as com suas 
respectivas definições. 
1) Oficiosidade. 
2) Discricionariedade. 
3) Inquisitorial. 
4) Reserva de jurisdição. 
( ) É obrigatória a instauração de Inquérito Policial caso haja notitia criminis. 
( ) O Delegado de Polícia pode escolher as diligências investigatórias a serem realizadas de forma a 
melhor conduzir os trabalhos. 
( ) Há a necessidade de autorização judicial anterior à execução da diligência. 
( ) Não se sujeita aos princípios da ampla defesa e do contraditório. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
1, 2, 4, 3. 
Resposta correta 
2. 
1, 3, 2, 4. 
3. 
2, 4, 3, 1. 
4. 
4, 1, 2, 3. 
5. 
3, 2, 1, 4. 
9. Pergunta 9 
53 
 
0,1/0,1 
Leia o trecho a seguir: 
“Inquérito Policial: Conjunto de diligências realizadas sob a presidência de delegado de polícia de 
carreira, visando, no aspecto de sua função preparatória, angariar elementos que apontem a autoria e 
comprovem a materialidade de fato caracterizado como infração penal (fato típico). Veja-se que, na 
atualidade, parte da doutrina vislumbra no inquérito, também, função preservadora, relacionada ao 
objetivo de evitar futuras imputações levianas e infundadas.” 
Fonte: AVENA, N. Processo Penal. 12. ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2020. p. 349. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre inquérito policial: competência, 
procedimento, vícios e valor probatório, analise as afirmativas a seguir: 
I. O Inquérito Policial tem cunho processual, pois há uma relação trilateral composta pelo Delegado de 
Polícia, pelo indiciado e pela vítima. 
II. Em decorrência das funções preparatória e preservadora, o Inquérito Policial é imprescindível para 
a propositura da Ação Penal. 
III. O Inquérito Policial adota a forma escrita. 
IV. O Delegado de Polícia tem a presidência exclusiva do Inquérito Policial. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e III. 
2. 
Correta: 
III e IV. 
Resposta correta 
3. 
I, II e III. 
4. 
I e IV. 
5. 
I e II. 
10. Pergunta 10 
0,1/0,1 
B. casou-se com C. e, desconfiado de que ela o havia traído com E., resolve matá-lo a tiros. Contudo, E. 
consegue livrar-se da emboscada e dirige-se à Delegacia de Polícia local para registrar Boletim de 
Ocorrência contra B. por tentativa de homicídio. O Inquérito Policial foi instaurado, apurando-se a 
prova da materialidade e os indícios suficientes de autoria, ocasião em que foi encaminhado ao 
54 
 
Ministério Público. Entretanto, passaram-se sete meses da data em que o Inquérito Policial foi recebido 
no Ministério Público e a denúncia não foi oferecida. Enfurecido, E. procura um advogado. 
Considerando essa situação hipotética e o conteúdo estudado sobre Ação Penal, é correto afirmar que 
E. poderá propor: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Ação Penal Pública Subsidiária da Pública. 
2. 
Ação Penal Pública Condicionada à Representação. 
3. 
Ação Penal Pública Subsidiária da Privada. 
4. 
Correta: 
Ação Penal Privada Subsidiária da Pública. 
Resposta correta 
5. 
Ação Penal Pública Condicionada à Requisição do Ministro da Justiça. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Eduardo Carvalho Tupinamba 
55 
 
Direito Processual Constitucional – 20232 
Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário 
1. Leia o excerto a seguir: 
“A informação tornou-se uma forma de poder. Deve transitar livremente para garantir a democracia, 
mas os seus abusos e desvios devem ser evitados e impedidos e não apenas reprimidos a posteriori, 
como acontecia no passado. Assim o habeas data se torna, ao lado do habeas corpus e do mandado de 
segurança, um dos fatores do desenvolvimento cultural e político do país, pois consolida a sua 
estrutura jurídica e fortalece o Estado de direito.” 
Fonte: WALD, A.; FONSECA, R. G. O habeas data na Lei nº 9.507/97. Revista de Informação Legislativa, 
a. 35, n. 137, jan./mar. 1998, p. 303-312. Disponível em: 
<https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/357/r137-28.pdf?sequence=4>. Acesso em: 
11 maio 2021. 
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado sobre habeas data, analise as asserções a 
seguir e a relação proposta entre elas: 
I. O requerimento administrativo é uma faculdade do Interessado, que pode se socorrer diretamente 
do Poder Judiciário. 
Porque: 
II. O habeas data visa a proteção de informações pessoais do Autor da ação, que não consegue acessar 
essas informações, deseja retificá-la ou, ainda, inserir algum esclarecimento. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a I é a justificativa correta da II. 
2. 
Correta: 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
Resposta correta 
3. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa incorreta da I. 
4. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
5. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
2. Pergunta 2 
0,1/0,1 
56Leia o excerto a seguir: 
“O instituto do habeas data cristaliza historicamente na consciência da sociedade brasileira uma 
reação jurídica do constituinte a violações, manipulações e excessos perpetrados em matéria 
informativa pessoal pelas entidades governamentais da ditadura ao longo de duas décadas de 
exercício do poder autoritário sem limites.” 
Fonte: BONAVIDES, P. Curso de Direito Constitucional. 13. ed. São Paulo: Malheiros, 2003. p. 553. 
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado quanto ao habeas data, o habeas data pode 
ser utilizado para: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A retificação de dados, quando se deseje fazê-lo de maneira sigilosa, judicial e administrativamente. 
2. 
Correta: 
Assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros de 
entidades governamentais. 
Resposta correta 
3. 
Receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral. 
4. 
Assegurar a obtenção de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de bancos de dados 
privados de caráter sigiloso. 
5. 
A anotação nos assentamentos do interessado, de contestação ou explicação sobre dado injustificável. 
3. Pergunta 3 
0,1/0,1 
Leia o excerto a seguir: 
“Vale dizer que o rito é sumaríssimo, compreendendo: despacho da inicial, notificação à autoridade 
coatora para prestar informações no prazo de 10 dias (art. 9º); com ou sem informações, será ouvido o 
Ministério Público no prazo de cinco dias, sendo a seguir os autos conclusos ao juiz para decisão a ser 
proferida em cinco dias.” 
Fonte: DI PIETRO, M. S. Z. Direito Administrativo. 33. ed. rev. Rio de Janeiro: Forense, 2021. p. 986. 
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado sobre procedimento, decisões e recursos em 
habeas data, é correto afirmar que a Lei n° 9.507/1997 prevê a comunicação da decisão em habeas 
data pelos seguintes meios: 
Ocultar opções de resposta 
57 
 
1. 
Radiograma e oficial de justiça. 
2. 
Correio e e-mail. 
3. 
Oficial de justiça e correio. 
4. 
Telefonema e e-mail. 
5. 
Correta: 
Telegrama e radiograma. 
Resposta correta 
4. Pergunta 4 
0,1/0,1 
Leia o excerto a seguir: 
“Ocorre que nem a revisão criminal nem o habeas corpus são recursos propriamente ditos. Constituem 
ações autônomas de impugnação, com respaldo constitucional, verdadeiros instrumentos para 
assegurar direitos e garantias fundamentais, como a liberdade e a realização de justiça.” 
Fonte: NUCCI, G. S. Manual de Processo Penal e Execução Penal. 8. ed. rev. São Paulo: Revista dos 
Tribunais, 2011. p. 926. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o procedimento em habeas corpus, 
analise as afirmativas a seguir: 
I. O habeas corpus deve ser impetrado com toda a documentação que comprove a restrição ilegal da 
liberdade. 
II. O juiz ou Tribunal competentes não pode determinar a apresentação do preso ou a requisição de 
outras informações. 
III. A autoridade coatora é intimada a prestar informações e deve apresentar a documentação que 
justifique a restrição da liberdade. 
IV. O juiz ou Tribunal competentes pode determinar a oitiva de testemunhas que possam prestar 
declarações sobre a restrição da liberdade. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
III e IV. 
58 
 
2. 
I e II. 
3. 
II e IV. 
4. 
II e III. 
5. 
Correta: 
I e III. 
Resposta correta 
5. Pergunta 5 
0,1/0,1 
Leia o excerto a seguir: 
“O controle judicial constitui, juntamente com o princípio da legalidade, um dos fundamentos em que 
repousa o Estado de Direito. De nada adiantaria sujeitar-se a Administração Pública à lei se seus atos 
não pudessem ser controlados por um órgão dotado de garantias de imparcialidade que permitam 
apreciar e invalidar os atos ilícitos por ela praticados.” 
Fonte: DI PIETRO, M. S. Z. Direito Administrativo. 33. ed. rev. Rio de Janeiro: Forense, 2021. p. 958. 
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado sobre principais ações constitucionais, 
analise as afirmativas a seguir: 
I. A ação direta de inconstitucionalidade por omissão pode ser proposta pelos mesmos legitimados 
para a ação direta de inconstitucionalidade. 
II. O mandado de injunção coletivo volta-se ao enfrentamento de violações a direitos líquidos e certos 
não amparáveis por habeas corpus ou habeas data. 
III. O mandado de segurança é uma forma de enfrentar a omissão do poder público na regulamentação 
de determinado direito fundamental. 
IV. A ação de descumprimento de preceito fundamental pode ser proposta em relação ao ato 
normativo municipal ou à norma infralegal. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
I e IV. 
Resposta correta 
2. 
59 
 
III e IV. 
3. 
I e II. 
4. 
II e III. 
5. 
I, III e IV. 
6. Pergunta 6 
0,1/0,1 
Leia o excerto a seguir: 
“Já as garantias fundamentais em sentido estrito consistem no conjunto de ações processuais 
destinada a proteger os direitos essenciais dos indivíduos. Essas garantias processuais são de ordem 
nacional e internacional. No plano nacional, as garantias em sentido estrito estão previstas na própria 
Constituição brasileira.” 
Fonte: RAMOS, A. C. Curso de Direitos Humanos. São Paulo: Saraiva, 2014. p. 71. 
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado sobre principais ações constitucionais, 
analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. Habeas corpus e Habeas data são ações constitucionais gratuitas e independem do recolhimento de 
custas. 
Porque: 
II. As garantias constitucionais também são consideradas remédios constitucionais. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II é uma justificativa incorreta do I. 
Resposta correta 
2. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
3. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a I é a justificativa correta da II. 
4. 
60 
 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
5. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
7. Pergunta 7 
0,1/0,1 
O habeas corpus visa a tutela do direito à liberdade. Trata-se de garantia constitucional voltada à 
proteção de um direito fundamental. O habeas corpus é o meio impugnativo mais utilizado na seara 
criminal, pois, na grande maioria dos casos, a liberdade está restrita ou ameaçada de restrição. 
Considerando as informações e o conteúdo estudado sobre recursos em habeas corpus, a decisão 
denegatória de habeas corpus proferida por Tribunal de Justiça pode ser impugnada por: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
Recurso ordinário e habeas corpus. 
Resposta correta 
2. 
Recurso especial e habeas data. 
3. 
Recurso extraordinário e mandado de segurança. 
4. 
Habeas corpus e apelação criminal. 
5. 
Apelação criminal e mandado de segurança 
8. Pergunta 8 
0,1/0,1 
Leia o excerto a seguir: 
“Em que pesa a extensão e a amplitude que essa interpretação tem assumido, não impressiona, 
contudo, o argumento de que o habeas corpus é o meio adequado para proteger tão somente o direito 
de ir e vir do cidadão em face de violência, coação ilegal ou abuso de poder.” 
Fonte: MENDES, G. F.; BRANCO, P. G. G. Curso de Direito Constitucional. 7. ed. rev. São Paulo: Saraiva, 
2012. p. 473. 
61 
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre competência de habeas corpus, analise 
as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. A competência para julgamento de habeas corpus em relação a inquérito policial instaurado por 
requisição judicial sem justa causa é o Tribunal de Justiça. 
Porque: 
II. Em caso de requisição judicial para instauração de inquérito policial, a autoridade coatora é o juiz 
requisitante. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A asserção I é uma proposiçãofalsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
2. 
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
Resposta correta 
3. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
4. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
5. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
9. Pergunta 9 
0,1/0,1 
Leia o excerto a seguir: 
“Nunca porém deve ficar deslembrado que as garantias constitucionais, em qualquer das acepções há 
pouco referidas, legitimam sempre a ação do Estado, uma vez que sua presença ou intervenção se faz 
ora em defesa da Constituição como um todo, ora em prol da sustentação, integridade e observância 
dos direitos fundamentais.” 
Fonte: BONAVIDES, P. Curso de Direito Constitucional. 13. ed. São Paulo: Malheiros, 2003. p. 534. 
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado sobre teoria geral das garantias 
constitucionais, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) 
falsa(s). 
I. ( ) Garantias constitucionais servem à proteção dos direitos humanos sem assento constitucional. 
II. ( ) Ações constitucionais significam as garantias fundamentais com previsão na Constituição 
Federal. 
III. ( ) Direitos fundamentais são os direitos humanos previstos na Constituição Federal. 
IV. ( ) Garantias fundamentais servem à proteção dos direitos humanos com previsão constitucional. 
62 
 
V. ( ) Direitos constitucionais são os direitos humanos garantidos pelas organizações internacionais. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, V, F, V. 
2. 
V, V, V, F, F. 
3. 
V, F, F, V, V. 
4. 
Correta: 
F, F, V, V, F. 
Resposta correta 
5. 
V, V, F, F, V. 
10. Pergunta 10 
0,1/0,1 
Leia o excerto a seguir: 
“Ao se conceder o habeas corpus, se se reconhecer, expressamente, que a autoridade praticou 
ilegalidade ou abuso de poder, em linha de princípio poderá configurar-se algum crime comum. Dessa 
maneira, a mesma autoridade que julgar o habeas corpus será a competente para o processo e 
julgamento do crime comum, eventualmente praticado pela autoridade impetrada.” 
Fonte: GRINOVER, A. P.; GOMES FILHO, A. M.; FERNANDES, A. S. Recursos no Processo Penal. 7. ed. rev. 
São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011. p. 291. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre competência em matéria de habeas 
corpus, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) O habeas corpus contra ato de dirigente de estabelecimento prisional será impetrado perante o/a 
juiz/a de direito. 
II. ( ) O habeas corpus contra ato de Promotor/a de Justiça será impetrado perante o Tribunal de 
Justiça. 
III. ( ) O habeas corpus contra ato de Delegado/a de Polícia será impetrado perante o Tribunal de 
Justiça. 
IV. ( ) O habeas corpus contra ato de dirigente de estabelecimento de saúde será impetrado perante 
o/a juiz/a de direito. 
V. ( ) O habeas corpus contra ato de o/a juiz/a de direito será impetrado perante o Superior Tribunal 
de Justiça. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
63 
 
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, V, V, F, F. 
2. 
F, F, V, V, F. 
3. 
F, V, V, F, V. 
4. 
Correta: 
V, V, F, V, F. 
Resposta correta 
5. 
V, V, F, F, V. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Eduardo Carvalho Tupinamba 
64 
 
Direito Processual Constitucional – 20232 
Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário 
Pergunta 1 
0,1/0,1 
Leia o texto a seguir: 
“A legitimidade para recorrer, no mandado de segurança, era da pessoa jurídica e não da autoridade 
coatora, conforme entendimento consagrado na vigência da Lei nº 1.533/51 (RTJ 105/404, 114/1225; 
RDA 155/100, 150/162; RT 600/243). No entanto, a Lei nº 12.016/09 estende à autoridade coatora o 
direito de recorrer (art. 14, § 2º). Também pode recorrer o terceiro prejudicado, com base no artigo 
499 do CPC (art. 996 do novo CPC).” 
Fonte: DI PIETRO, M. S. Z. Direito Administrativo. 33. ed. rev. Rio de Janeiro: Forense, 2021. p. 1008. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre efeitos da decisão e recursos, a 
suspensão de liminar e suspensão de segurança são analisadas: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Pelo relator no Tribunal ao qual couber o conhecimento do recurso de apelação ou de agravo de 
instrumento. 
2. 
Pelo presidente da Turma ou da Câmara do Tribunal ao qual couber o conhecimento do recurso de 
apelação ou de agravo de instrumento. 
3. 
Pelo Corregedor do Tribunal ao qual couber o conhecimento do recurso de apelação ou de agravo de 
instrumento. 
4. 
Correta: 
Pelo presidente do Tribunal ao qual couber o conhecimento do respectivo recurso. 
Resposta correta 
5. 
Pelo órgão especial do Tribunal ao qual couber o conhecimento do recurso de apelação ou de agravo 
de instrumento. 
2. Pergunta 2 
0,1/0,1 
65 
 
Leia o trecho a seguir: 
“Ressalte-se, todavia, que, na maioria dos casos, o mandado de segurança será utilizado não como 
mecanismo de proteção de direitos fundamentais, mas de prerrogativas e atribuições institucionais e 
funcionais da pessoa jurídica de direito público, assumindo feição de instrumento processual apto a 
solucionar conflitos entre órgãos públicos, poderes ou entre entes federativos diversos.” 
Fonte: MENDES, G. F.; BRANCO, P. G. G. Curso de Direito Constitucional. 7. ed. rev. São Paulo: Saraiva, 
2012. p. 490. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre competência e procedimento, analise as 
asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. O rito do mandado de segurança é sumaríssimo abreviado. 
Porque: 
II. A lei não estabeleceu o procedimento do mandado de segurança ou os prazos para manifestação do 
Ministério Público e do juiz. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
2. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
3. 
Correta: 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
Resposta correta 
4. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
5. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
3. Pergunta 3 
0,1/0,1 
Leia o excerto a seguir: 
“Pela própria definição constitucional, o mandado de segurança tem utilização ampla, abrangente de 
todo e qualquer direito subjetivo público sem proteção específica, desde que se logre caracterizar a 
liquidez e certeza do direito, materializada na inquestionabilidade de sua existência, na precisa 
definição de sua extensão e aptidão para ser exercido no momento da impetração.” 
Fonte: MENDES, G. F.; BRANCO, P. G. G. Curso de Direito Constitucional. 7. ed. rev. São Paulo: Saraiva, 
2012. p. 486. 
66 
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre mandado de segurança e principais 
noções, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. O mandado de segurança é uma garantia fundamental previsto na Constituição que possui um 
caráter residual de tutela de direitos fundamentais. 
Porque: 
II. O mandado de segurança não é cabível quando se tratar de caso de habeas corpus, habeas data ou 
ação popular. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
2. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
3. 
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
Resposta correta 
4. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
5. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
4. Pergunta 4 
0,1/0,1 
Leia o trecho a seguir: 
“Assume relevo em sede de limitação dodireito de impetração do mandado de segurança o regime da 
suspensão de liminar ou da sentença [...] Esse regime de contracautela, nos moldes instituídos pela Lei 
n. 4.348/64, tem sido considerado plenamente constitucional pelo Supremo Tribunal, uma vez que se 
limita a prever modelo de controle judicial da decisão do órgão a quo pelo Tribunal que seria 
competente para apreciar e julgar eventual recurso”. 
Fonte: MENDES, G. F.; BRANCO, P. G. G. Curso de Direito Constitucional. 7. ed. rev. São Paulo: Saraiva, 
2012. p. 494. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre efeitos da decisão e recursos, é correto 
afirmar que a suspensão de liminar ou de segurança pode ser manejada: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
67 
 
Correta: 
Pela pessoa jurídica de direito público interessada ou pelo Ministério Público, para evitar grave lesão à 
ordem, à saúde, à segurança e às economias públicas. 
Resposta correta 
2. 
Pela pessoa jurídica de direito público interessada ou pela autoridade coatora, para evitar grave lesão 
à moralidade, impessoalidade e legalidade administrativas. 
3. 
Pela pessoa jurídica de direito público interessada ou pelo Ministério Público, para evitar grave lesão à 
moralidade, impessoalidade e legalidade administrativas. 
4. 
Pela pessoa jurídica de direito público interessada ou pela autoridade coatora, para evitar grave lesão 
à ordem, à saúde, à segurança e às economias públicas. 
5. 
Pela autoridade coatora ou pelo Ministério Público, para evitar grave lesão à ordem, à saúde, à 
segurança e às economias públicas ou moralidade e legalidade administrativas. 
5. Pergunta 5 
0,1/0,1 
Leia o trecho a seguir: 
“Para viabilizar tutela adequada e efetiva aos direitos, o processo do mandado de segurança admite a 
utilização de técnica antecipatória, seja para satisfazer de forma imediata o direito afirmado, seja para 
acautelá-lo para realização eventual e futura.” 
Fonte: SARLET, I. W.; MARINONI, L. G.; MITIDIERO, D. Curso de direito constitucional. 8. ed. São Paulo: 
Saraiva, 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre liminar em mandado de segurança e 
prazo para impetração, a compensação de créditos tributários, a entrega de mercadorias e bens 
provenientes do exterior, a reclassificação ou equiparação de servidores públicos e a concessão de 
aumento ou a extensão de vantagens ou pagamento de qualquer natureza: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
São vedadas como objetos de medida liminar, por expressa medida legal, considerada constitucional 
pelo Supremo Tribunal Federal. 
2. 
São vedadas como objetos de medida liminar, por expressa proibição legal, sem julgamento pelo 
Supremo Tribunal Federal. 
68 
 
3. 
Podem ser objetos de medida liminar, por expressa previsão legal, considerada constitucional pelo 
Supremo Tribunal de Justiça. 
4. 
Correta: 
Podem ser objetos de medida liminar, devido ao poder geral de cautela do juízo, reconhecido pelo 
Supremo Tribunal Federal. 
Resposta correta 
5. 
Podem ser objetos de medida liminar, por expressa vedação legal, permitida por julgamento do 
Superior Tribunal de Justiça. 
6. Pergunta 6 
0,1/0,1 
Leia o excerto a seguir: 
“Competência: A competência para processar e julgar o mandado de segurança dependerá da categoria 
da autoridade coatora e sua sede funcional, sendo definida nas leis infraconstitucionais, bem como na 
própria CF [Constituição Federal]”. 
Fonte: LENZA, P. Direito Constitucional Esquematizado. 14. ed. rev. São Paulo: Saraiva, 2010. p. 812. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre competência e procedimento, analise as 
afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) O mandado de segurança em face de ato do Procurador-Geral da República deverá ser impetrado 
perante o Superior Tribunal de Justiça. 
II. ( ) O mandado de segurança em face de ato do Tribunal de Contas da União deverá ser impetrado 
perante o Supremo Tribunal Federal. 
III. ( ) O mandado de segurança em face de ato do Superior Tribunal de Justiça deverá ser impetrado 
perante o Superior Tribunal de Justiça. 
IV. ( ) O mandado de segurança em face de ato de Ministro de Estado da Saúde deverá ser impetrado 
perante o Supremo Tribunal Federal. 
V. ( ) O mandado de segurança em face de ato de Comandante das Forças Armadas deverá ser 
impetrado perante o Superior Tribunal de Justiça. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
F, V, V, F, V. 
Resposta correta 
2. 
69 
 
V, V, F, F, V. 
3. 
F, F, V, V, F. 
4. 
V, V, V, F, F. 
5. 
V, V, F, V, F. 
7. Pergunta 7 
0,1/0,1 
Leia o texto a seguir: 
“Para parte da doutrina, os partidos políticos podem defender todo e qualquer direito líquido e certo 
coletivo ou individual homogêneo, pois a finalidade partidária é defender e bem representar o 
interesse da sociedade. Há precedente contrário do STJ, que restringe a ação dos partidos políticos na 
defesa dos filiados e em questões políticas, como bem lembra Pedro Lenza.” 
Fonte: RAMOS, A. C. Curso de Direitos Humanos. São Paulo: Saraiva, 2014. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre mandado de segurança coletivo, é 
correto afirmar que o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado quando se tratar de: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Interesses coletivos ou individuais homogêneos representados por ente despersonalizado que não 
possa manejar ação civil pública. 
2. 
Correta: 
Interesses coletivos ou individuais homogêneos e o impetrante substituir aqueles que têm seus 
direitos ameaçados ou violados. 
Resposta correta 
3. 
Categoria representada por sindicato ou associação, desde que todo o grupo ou categoria seja 
representado de maneira unificada. 
4. 
Interesses individuais homogêneos e quando houver impetrantes em litisconsórcio ativo, 
independentemente da diversidade de autoridades coatoras. 
70 
 
5. 
Interesses coletivos ou individuais homogêneos já lesados, sendo vedada a interposição de mandado 
de segurança coletivo preventivo. 
8. Pergunta 8 
0,1/0,1 
A Lei de 1951 já fixava prazo para a impetração do mandado de segurança, sendo esse prazo de 
natureza decadencial. Houve muita discussão se a lei poderia limitar uma garantia fundamental, porém 
o Supremo entendeu que a limitação legal é constitucional, conforme Súmula nº 632 e entendimento 
repetido no julgamento da ADI 4296, em 09 de junho de 2021. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre liminar em mandado de segurança e 
prazo para impetração, o prazo decadencial para impetração do mandado de segurança contado a 
partir da ciência pelo interessado do ato coator comissivo sem possibilidade de recurso administrativo 
ou judicial com efeito suspensivo e não sujeito à caução: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
É de até 4 meses. 
2. 
Se esgota em 90 dias. 
3. 
É de 3 meses. 
4. 
Se esgota em 6 meses. 
5. 
Correta: 
Se esgota em 120 dias. 
Resposta correta 
9. Pergunta 9 
0,1/0,1 
Leia o excerto a seguir: 
“Com o mandado de segurança coletivo, busca-se a proteção de direito líquido e certo, não amparado 
por habeas corpus ou habeas data (campo residual), contra atos ou omissões ilegais ou com abuso de 
71 
 
poder de autoridade, buscando a preservação (preventivo) ou reparação (repressivo) de interesses 
transindividuais, sejam os individuais homogêneos ou coletivos” 
Fonte: LENZA, P. Direito Constitucional Esquematizado. 14. ed. rev. São Paulo: Saraiva, 2010. p. 813. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre mandado de segurança coletivo, analise 
as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. Organização sindical entre outras entidades, funcionando há um ano pode impetrar mandado de 
segurança em defesa de direitos ou dos seus membros, , dispensada autorização especial. 
Porque: 
II. O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por partido político com representaçãono 
Congresso Nacional, sem qualquer limitação quanto ao objeto coletivo da segurança. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
Resposta correta 
2. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
3. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
4. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
5. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
10. Pergunta 10 
0,1/0,1 
Leia o trecho a seguir: 
“O conceito-chave para compreensão do mandado de segurança é o de direito líquido e certo. Trata-se 
de conceito processual. Não se trata de conceito de direito material – desde que efetivamente 
existentes, todos os direitos são líquidos e certos.” 
Fonte: SARLET, I. W.; MARINONI, L. G.; MITIDIERO, D. Curso de direito constitucional. 8. ed. São Paulo: 
Saraiva, 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre mandado de segurança e processo, 
analise as afirmativas a seguir: 
I. Aplica-se ao mandado de segurança a Lei n. 12.016/2009 e a legislação processual atinente à matéria 
discutida, civil ou penal. 
72 
 
II. A documentação deve ser juntada com a petição inicial, sendo cabível ação cautelar de exibição de 
documento para instrução prévia. 
III. A autoridade coatora é notificada para prestar informações, embora não integre o polo passivo, ou 
seja, tecnicamente requerida. 
IV. Em caso de urgência, a ação pode ser impetrada e decidida pelos meios mais céleres previstos e/ou 
existentes. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
III e IV. 
Resposta correta 
2. 
I e III. 
3. 
I, II e IV. 
4. 
I e II. 
5. 
II e III. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Eduardo Carvalho Tupinamba 
73 
 
Cumprimento de Sentença e Execução de 
Título Extrajudicial – 20232 Avaliação On-
Line 1 (AOL 1) - Questionário 
 
1. Pergunta 1 
0,1/0,1 
Leia o trecho a seguir: 
“O desafio está lançado aos operadores do direito em geral: propiciar, de um lado, uma tutela executiva 
efetiva, assegurando à parte vencedora/credora exata e precisamente aquilo que restou reconhecido 
na sentença ou em título extrajudicial, sem descurar, de outra banda, da imposição do contraditório, 
para os casos em que aquela atuação (executiva) se faça de forma ilegítima ou descabida.” 
Fonte: VIANA, J. V. O contraditório do executado na nova execução civil. Nomos, Fortaleza, v. 27, 2007, 
p. 203. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os princípio da execução, analise as 
asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. Devido à existência de um título executivo judicial ou extrajudicial, no processo de execução o 
princípio do contraditório é desfeito. 
Porque: 
II. Mesmo com processo executivo objetivando a satisfação do exequente, o juiz decide sobre vários 
incidentes, sempre dando voz às partes. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
2. 
Correta: 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
Resposta correta 
3. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
4. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
5. 
74 
 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
2. Pergunta 2 
0,1/0,1 
No processo de execução civil, o executado responde até os limites de seu patrimônio para satisfazer 
uma obrigação advinda de um título judicial ou mesmo extrajudicial. A regra visa à constrição dos bens 
do devedor, mesmo assim existem certos limites impostos pela legislação, que visam determinadas 
proteções ao executado. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre responsabilidade patrimonial e fraude à 
execução, analise as afirmativas a seguir: 
I. O devedor não só responde com seus bens presentes, mas também com o patrimônio futuro, segundo 
o artigo 789 do Novo CPC. 
II. Bens como seguro de vida e instrumentos necessários para a realização do ofício do devedor podem 
ser penhorados. 
III. Alguns bens do devedor não são perseguidos pela justiça para a satisfação de uma obrigação civil. 
IV. O salário e qualquer bem destinado à subsistência do devedor são considerados impenhoráveis. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
I, III e IV. 
Resposta correta 
2. 
I, II e III. 
3. 
II e III. 
4. 
I, II e IV. 
5. 
II e IV. 
3. Pergunta 3 
0,1/0,1 
O processo de execução ganha características modernas a partir de 2005 com a lei n. 11.232 e com o 
Novo CPC, em 2015. O objetivo das mudanças estruturais propostas é agilizar o cumprimento de uma 
obrigação e garantir a segurança jurídica para que o direito ocorra na prática, e não apenas em teoria. 
75 
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a tutela jurisdicional do Estado, pode-se 
afirmar que o procedimento de execução civil passou de: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
autônomo para sincrético. 
Resposta correta 
2. 
integral para autônomo. 
3. 
independente para intransitivo. 
4. 
sincrético para autônomo. 
5. 
lógico para sincrético. 
4. Pergunta 4 
0,1/0,1 
Leia o trecho a seguir: 
“Com o sincretismo processual passa-se a permitir que todas essas tutelas sejam objeto de um mesmo 
processo, o que, entretanto, não embaralha a classificação proposta, considerando-se que a sua reunião 
num mesmo processo não é suficiente para confundi-las. O sincretismo é do processo e não da tutela 
jurisdicional, que manterá a sua individualidade em virtude das diferentes espécies de crise jurídica 
que cada espécie de tutela jurisdicional resolve.” 
Fonte: NEVES, D. A. A. Manual de Direito Processual Civil. 10. ed. Salvador: Ed. Juspodivm, 2018, p. 105. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a tutela executiva, pode-se afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
o processo de execução estrutura-se no título executivo judicial e tutela faz parte de ação separada.. 
2. 
com o sincretismo processual, as tutelas devem ser solicitadas em processos independentes. 
76 
 
3. 
o processo de execução autônomo gira em torno das informações contidas no título executivo judicial 
4. 
a regra do Novo CPC é a da autonomia das ações, com necessidade de processo autônomo para todas as 
espécies de tutela. 
5. 
Correta: 
o sincretismo processual acolhe a solicitação das tutelas cognitiva, executiva, cautelar em um único 
processo. 
Resposta correta 
5. Pergunta 5 
0,1/0,1 
Leia o trecho a seguir: 
“O Livro II da Parte Especial é chamado ‘Processo de execução’. A expressão, consagradíssima, deve ser 
compreendida no sentido de processo em que são praticados predominantemente atos de execução, 
isto é, atos visando à satisfação do direito suficientemente reconhecido em título executivo 
extrajudicial.” 
Fonte: BUENO, C. S. Manual de Direito Processual Civil. São Paulo: Saraiva Educação, 2019, p. 1009. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a natureza da execução, analise as 
asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. Quando houver um título executivo extrajudicial, será necessária a proposição de uma ação 
autônoma de execução. 
Porque: 
II. Na execução do título executivo judicial, uma ação serve em duas frentes: julga a pretensão e a 
satisfação do direito declarado pelo juiz. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
2. 
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
Resposta correta 
3. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é umaproposição verdadeira. 
77 
 
4. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
5. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
6. Pergunta 6 
0,1/0,1 
Leia o trecho a seguir: 
“Por meio da tutela cautelar resolve-se uma crise de perigo, o que atualmente dispensa a existência de 
um processo autônomo cautelar, ao menos de forma incidental. A manutenção do processo cautelar 
autônomo antecedente diante da nova sistemática da tutela provisória criada pelo Novo CPC é 
devidamente explicada no Capítulo 12, item 12.5.1.” 
Fonte: NEVES, D. A. A. Manual de Direito Processual Civil. 10. ed. Salvador: Ed. Juspodivm, 2018, p. 105. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o processo de execução, analise as 
afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): 
I. ( ) A execução civil ocorre em um processo autônomo que deve ser demandado após a fase de 
conhecimento. 
II. ( ) Nas sentenças penais condenatória, arbitral e estrangeira, é preciso uma ação autônoma para 
exigir o cumprimento da sentença. 
III. ( ) Em caso de urgência, é possível pedir tutela no decorrer do processo de conhecimento. 
IV. ( ) A tutela de urgência deve ser pedida em processo autônomo, após a sentença do juiz. 
V. ( ) Além da tutela estatal, a arbitragem e a conciliação são exemplos de solução de conflito sem uso 
dos meios judiciais. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, F, V, F, V. 
2. 
V, V, F, F, F. 
3. 
F, V, F, V, F. 
4. 
Correta: 
F, V, V, F, V. 
Resposta correta 
78 
 
5. 
F, F, F, V, V. 
7. Pergunta 7 
0,1/0,1 
Leia o trecho a seguir: 
“A ação de conhecimento provoca uma providência jurisdicional que reclama um processo regular de 
cognição, pelo qual o juiz tenha pleno conhecimento da lide, a fim de que possa proferir uma decisão 
de mérito, extraindo da lei a regra concreta aplicável à espécie.” 
Fonte: ALVIM, J. E. C. Teoria geral do processo. 21. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Forense, 2018, p.139. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o processo de cognição, analise as 
asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. A sentença condenatória tem como objetivo condenar o devedor a saldar uma determinada 
prestação, podendo ser usada uma sanção para coagi-lo. 
Porque: 
II. A ação de execução, que pressupõe um título extrajudicial, visa medidas jurisdicionais para que o 
executado satisfaça a obrigação. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
2. 
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
Resposta correta 
3. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
4. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
5. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
8. Pergunta 8 
0,1/0,1 
79 
 
Com o Novo Código de Processo civil, podemos chegar à conclusão de que as execuções fundamentadas 
na formação de título executivo judicial seguem sua sequência lógica até a satisfação da obrigação pelo 
cumprimento da sentença. Por sua vez, o título executivo extrajudicial pode gerar um processo de 
execução autônomo, caso haja conflito. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as espécies de execução no processo 
civil, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): 
I. ( ) O título executivo que recebe o nome de judicial possui sua origem a partir de um documento 
gerado individualmente. 
II. ( ) Após ocorrer uma decisão que origina o título executivo judicial, a execução tem prosseguimento 
dentro do processo original. 
III. ( ) Os títulos executivos extrajudiciais são considerados taxativos, o que significa dizer que eles 
devem estar previstos no Novo CPC. 
IV. ( ) Ao executar os títulos judiciais, é necessário comprovar requisitos como a existência da dívida e 
que ela seja certa, líquida e exigível. 
V. ( ) A sentença é considerada um título executivo extrajudicial segundo imposição do Novo Código de 
Processo Civil. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, F, F, V, V. 
2. 
Correta: 
F, V, V, V, F. 
Resposta correta 
3. 
F, F, F, V, V 
4. 
V, V, V, F, F. 
5. 
V, V, F, F, V. 
9. Pergunta 9 
0,1/0,1 
Havendo vários meios de adimplir uma obrigação, pode o executado, de acordo com os princípios da 
execução e com o disposto no Novo Código de Processo Civil, indicar a forma que mais lhe convém. 
Este procedimento facilita, inclusive, que o devedor possa adimplir sua dívida. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os princípios da execução, pode-se 
afirmar que estamos tratando do princípio da: 
80 
 
Ocultar opções de resposta 
1. 
lealdade e boa fé processual. 
2. 
disponibilidade de execução. 
3. 
atipicidade dos meios executivos. 
4. 
utilidade. 
5. 
Correta: 
menor onerosidade. 
Resposta correta 
10. Pergunta 10 
0,1/0,1 
Quando se analisam as partes atuantes dentro de um processo de execução, não se encontra grandes 
diferenças do que é comum no processo civil em geral. O Novo CPC, sobre o tema, nos artigos 778 e 
779, prevê a legitimidade dos figurantes desde procedimento. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre partes e terceiros na execução, analise 
as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): 
I. ( ) Quando o título executivo possui o nome do credor, temos a legitimidade originária. 
II. ( ) A legitimidade incidental ocorre quando o título executivo é objeto de um procedimento de 
cessão a terceiro. 
III. ( ) Quando a prova de legitimidade ocorre com uso de prova dentro do processo de execução, temos 
a legitimidade secundária. 
IV. ( ) Com a sucessão devido à morte, a legitimidade da execução do espólio passa aos herdeiros e 
recebe o nome de ordinária superveniente. 
V. ( ) Existe a figura do passivo legitimado, ou seja, o devedor como fiador, avalista e endossante que 
aparecem no título. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, F, F, V, V. 
81 
 
2. 
V, V, V, F, F. 
3. 
V, F, F, V, F. 
4. 
Correta: 
V, F, V, V, V. 
Resposta correta 
5. 
F, V, F, F, V. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
82 
 
Eduardo Carvalho Tupinamba 
Cumprimento de Sentença e Execução de 
Título Extrajudicial – 20232 Avaliação On-
Line 2 (AOL 2) - Questionário 
 
1. Pergunta 1 
0,1/0,1 
Algum obstáculo, como o falecimento de uma das partes de uma lide, pode gerar a suspenção do 
processo, inclusive na fase de execução. Durante o procedimento executivo, a doutrina aponta duas 
espécies de suspensões previstas no artigo 921 do Novo Código de Processo Civil. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre execução judicial o, analise as asserções 
a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. Caso o processo seja interrompido totalmente, sem a possibilidade da movimentação de nenhum ato, 
há a suspensão própria da execução. 
Porque: 
II. A suspensão imprópria ocorre quando enquanto alguns atos processuais ocorrem normalmente 
enquanto outros são paralisados. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
2. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
3. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
4. 
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I 
Resposta correta 
5. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta do I. 
83 
 
2. Pergunta 2 
0,1/0,1A partir do surgimento da expectativa de um direito, da consequente procura pela tutela jurisdicional e 
da formação de um processo, podem surgir alguns atos ou mesmo fatos que geram a sua suspensão, 
conforme a previsão do Novo Código de Processo Civil, em seu artigo 921. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre execução judicial, pode-se afirmar que 
ocorrerá a suspensão do processo nos casos: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
quando se torna pai advogado e único patrono da causa ou no caso de advogada no parto ou adoção; 
no caso do executado não possuir bens a serem penhoráveis; no distrato forjado por incapacidade de 
insolvência do réu, sendo o pedido protocolado antes da sentença final. 
2. 
Correta: 
de hipóteses genéricas; quando os embargos forem recebidos com efeito suspensivo, total ou 
parcialmente; no caso de o executado não possuir bens penhoráveis; quando a alienação de bens não 
ocorrer pela falta de licitantes e quando o pedido de parcelamento da dívida for deferido. 
Resposta correta 
3. 
de demandas repetitivas resolvidas; de decisão sentencial de mérito e força maior; na ocasião da 
imposição de embargos de terceiro em título marítimo; na arbitragem consensual entre as partes 
litigantes; no destrato forjado por incapacidade de insolvência do réu. 
4. 
de morte de alguma das partes; pela incapacidade processual de uma das partes envolvidas no litígio 
em questão; quando houver uma convenção entre as partes sobre a suspensão; por pedido de 
suspeição ou impedimento deliberado pelas partes nos órgãos de superposição. 
5. 
de discussão de acidentes marítimos de competência do Tribunal Marítimo; nos casos de insolvência 
do réu por demanda de alimentos; quando a alienação de bens não ocorrer pela falta de licitantes; 
quando o pedido de parcelamento da dívida for deferido. 
3. Pergunta 3 
0,1/0,1 
Quando credor ou devedor inicia um pedido para liquidar determinada sentença, segundo o Novo 
Código de Processo Civil, o procedimento determinado pelo magistrado sofre alterações, de acordo 
com a tipologia da liquidação. 
84 
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a liquidação de sentença, o artigo 509 
do CPC indica dois tipos de liquidação, sendo eles: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
por arbitramento e por ação de conhecimento. 
2. 
Correta: 
por arbitramento e pelo procedimento comum. 
Resposta correta 
3. 
por embargos de execução e medida cautelar. 
4. 
por recurso superior e pelo arbitramento. 
5. 
por medida cautela e pelo procedimento comum. 
4. Pergunta 4 
0,1/0,1 
O artigo 921 do Novo Código de Processo Civil determina quais são as causas que ensejam a suspensão 
de um procedimento de execução. Trata-se de um elenco de hipóteses que foi ampliada e reformulada 
do antigo art. 791 do Código de Processo Civil de 1973. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre execução judicial, encontramos as 
seguintes hipóteses de execução no dispositivo legal apresentado: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
cautelar e de afastamento. 
2. 
judicial e extrajudicial. 
3. 
85 
 
protelatória e incidental. 
4. 
nominal e extrajudicial. 
5. 
Correta: 
própria e imprópria. 
Resposta correta 
5. Pergunta 5 
0,1/0,1 
A liquidação de sentença é considerada por muitos doutrinadores como uma fase cognitiva do 
Processo Civil, que visa determinar o quantum de um título judicial ilíquido. Existem procedimentos 
mais simples e, por vezes, basta apenas um cálculo matemático é o suficiente para a determinação e 
correção dos valores perseguidos. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre liquidação de sentença, associe as 
características da fase processual com suas respectivas explicações: 
1) Sentença líquida e ilíquida. 
2) Possui caráter de obrigatoriedade. 
3) Legitimidade das partes. 
4) É simples fase processual. 
5) Serve para sentenças genéricas. 
( ) É preciso determinar o valor exato do quantum da obrigação. 
 
( ) Abre a possibilidade de ocorrer a execução e a liquidação simultaneamente. 
( ) Exige, taxativamente, sentença condenatória de pagamento ilíquida. 
( ) Credor e devedor estão aptos a solicitar a liquidação de sentença. 
( ) Diverge do processo autônomo por discutir mérito. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
5, 3, 1, 4, 2. 
2. 
3, 5, 1, 4, 2. 
3. 
4, 1, 2, 5, 3. 
4. 
86 
 
Correta: 
5, 1, 2, 3, 4 
Resposta correta 
5. 
4, 2, 1, 5, 3. 
6. Pergunta 6 
0,1/0,1 
Caso o executado não satisfaça a obrigação imposta no processo de execução previsto no Novo Código 
de Processo Civil, existe a possibilidade de procedimento chamado de protesto judicial, que não se 
confunde com a negativação do devedor. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre protesto de decisão judicial e hipoteca 
judiciária, é correto dizer: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
o protesto judicial, realizado em qualquer momento do processo, serve para evitar a fraude contra 
credores. 
2. 
o protesto judicial funciona como a negativação do executado, ou seja, basta inserir a dívida no Serasa 
e SPC. 
3. 
o protesto judicial direcionado para qualquer sentença e o protesto contra sentença de alimentos 
seguem a mesma previsão. 
4. 
Correta: 
para que o protesto possa ser registrado em cartório é necessário apresentar cópia de decisão judicial. 
Resposta correta 
5. 
depois de realizado o protesto judicial, o exequente terá que apresentar nova ação de conhecimento 
para inutiliza-lo. 
7. Pergunta 7 
0,1/0,1 
87 
 
O Novo Código de Processo Civil, de 2015, delimitou a competência para os procedimentos de 
execução instituindo, de acordo com a previsão legal, em qual instância de juízo será o cumprimento 
da sentença. Essa proposição é importante para a obrigação seja satisfeita de maneira coerente. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre execução judicial, pode-se afirmar que, 
em regra, que a competência para a execução deve ocorrer: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
no juizado de execução. 
2. 
Correta: 
no juízo no qual começou a ação. 
Resposta correta 
3. 
no juízo de segundo grau, após recurso. 
4. 
nos órgãos de superposição. 
5. 
em processo autônomo independente. 
8. Pergunta 8 
0,1/0,1 
Leia o trecho a seguir: 
“É necessário o proferimento de sentença que reconheça a ocorrência de alguma das hipóteses do art. 
924 para extinguir a execução (e o processo respectivo), sempre com as ressalvas que faço no n. 4 do 
Capítulo 7 sobre eventual prosseguimento do processo ao menos na fase recursal”. 
Fonte: BUENO, C. S. Manual de direito processual civil. São Paulo: Saraiva Educação, 2019, p. 1125. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre execução judicial, sabemos que as 
hipóteses que extinguem a execução são: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
indeferimento da petição inicial; satisfação da obrigação; extinção da obrigação por qualquer meio que 
não seja o pagamento; renúncia e prescrição intercorrente. 
88 
 
Resposta correta 
2. 
por efeito suspensivo de embargos de terceiros, quando não há interesse nos bens penhorados do 
executado; extinção da obrigação por meio que não seja o pagamento; renúncia e prescrição 
intercorrente. 
3. 
por moratória legal; quando não existir interessados nos bens penhorados do executado; no caso de 
não haver bens penhoráveis e por efeito suspensivo dos embargos de terceiros. 
4. 
indeferimento da petição inicial; prescrição da obrigação; doação da dívida a terceiros; ingresso da 
obrigação à dívida ativa do Estado e acordo entre as partes por arbitragem. 
5. 
indeferimento da petição inicial; quando não existir interessados nos bens penhorados do executado; 
extinção da obrigação por qualquer meio que não seja o pagamento; renúncia e prescrição 
intercorrente. 
9. Pergunta 9 
0,1/0,1 
Na fase de execuçãode sentença, que visa o cumprimento de uma obrigação normalmente no juízo 
originário, não se discute mais o mérito da coisa julgada, segundo o Novo Código de Processo Civil. Isso 
não significa que qualquer contestação seja nula. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre execução judicial, a contestação 
realizada no próprio processo para se contrapor a determinadas medidas da fase executória recebe o 
nome: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
de impugnação. 
Resposta correta 
2. 
de recurso ordinário. 
3. 
de reconvenção. 
89 
 
4. 
de intervenção. 
5. 
de petição. 
10. Pergunta 10 
0,1/0,1 
O Novo Código de Processo Civil prevê a fase de liquidação de sentença, indicando seus detalhes 
processuais, competência e legitimidades para exigir este tipo de procedimento. Trata-se de fase final 
de um processo que visa o cumprimento concreto de uma determinada obrigação. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a liquidação de sentença, o artigo 509 
do CPC indica que a liquidação de sentença pode ser requerida: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
pelo devedor. 
2. 
Correta: 
tanto pelo credor quanto pelo devedor. 
Resposta correta 
3. 
pelo credor. 
4. 
por terceiro, em embargos de execução. 
5. 
por determinação do magistrado. 
 
 
 
Eduardo Carvalho Tupinamba 
90 
 
Empreendedorismo – 20232 Avaliação On-
Line 1 (AOL 1) - Questionário 
 
1. Pergunta 1 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“O empreendedorismo é um tema que está bem em alta nos últimos anos, e isso se deve, 
principalmente, ao grande aumento de profissionais que optaram por comandar seus próprios 
negócios! De acordo com uma pesquisa feita pelo ‘Global Entrepreneurship Monitor’ 34 em cada 100 
brasileiros em idade adulta já possuem seu próprio negócio ou estão envolvidos em projetos que 
visam a criação de um.” 
Fonte: José Roberto Marques. Você sabe o que é empreendedorismo corporativo? Em 11 de maio de 
2019. Disponível em: <https://www.ibccoaching.com.br/portal/empreendedorismo/voce-sabe-o-que-
e-empreendedorismo-corporativo/>. Acesso em: 07 ago. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre definições do empreendedorismo, 
analise as afirmativas a seguir: 
I. O empreendedorismo está nas veias de pessoas poderosas e com muito dinheiro. 
II. O empreendedorismo atuante dentro das organizações é denominado empreendedorismo 
corporativo, empreendedorismo interno ou intraempreendedorismo. 
III. Qualquer pessoa que faça parte de uma empresa pode buscar por inovação para o negócio como um 
todo. 
IV. Ter estrutura para superar desafios, estar apto a aprender coisas novas e colocá-las em prática nem 
sempre é tarefa fácil para o empreendedor. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e II. 
2. 
Correta: 
II, III e IV. 
Resposta correta 
3. 
I, III e IV. 
4. 
I, II, IV. 
91 
 
5. 
II e III. 
2. Pergunta 2 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“As novas empresas, em particular as startups, tem investido na criação e na busca por novos modelos 
de negócio. Quando encontram um que seja viável, empreendem esforços para criar marca, montar 
uma rede de clientes e fornecedores até chegar no patamar da sobrevivência financeira. Muitas dessas 
novas empresas são compradas por grupos maiores que têm a aquisição na sua estratégia de 
renovação. Mas existem outras formas sustentáveis de inovar, investindo no maior patrimônio das 
empresas: as pessoas.” 
Fonte: PIRES, E. Intraempreendedorismo e a Inovação em Empresas Estabelecidas. 2014. Disponível 
em: <http://www.investimentosenoticias.com.br/noticias/artigos-especiais/intraempreendedorismo-
e-a-inovacao-em-empresas-estabelecidas>. Acesso em: 8 jul. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipos de empreendedorismo, analise as 
afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. O perfil empreendedor do funcionário independe do ambiente organizacional. 
II. A busca de significado no trabalho vem causando um descontentamento sem precedentes nas 
organizações estruturadas. Quando o significado não é encontrado dentro da organização, os 
indivíduos procuram uma instituição que o ofereça. 
III. O empreendedorismo corporativo vem para estimular seus colaboradores a serem 
intraempreendedores ou até mesmo para identificar tais características nos colaboradores da 
organização. 
IV. Empresas empreendedoras devem estar voltadas para a busca de oportunidades, não apenas para 
pensar no futuro, mas para analisar as situações que acontecem no presente e projetar futuros 
cenários. 
V. São descartadas ações de responsabilidade social na empresa quando não geram lucros para a 
organização. 
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
F, V, V, V, F. 
Resposta correta 
2. 
F, V, F, V, F. 
3. 
V, F, F, V, V. 
4. 
92 
 
F, V, V, F, V. 
5. 
V, F, V, F, F. 
3. Pergunta 3 
1/1 
“Ser empreendedor significa ser um realizador, que produz novas ideias através da congruência entre 
criatividade e imaginação. (...) Seguindo esse raciocínio, a professora Maria Inês Felippe, em seu 
suplemento Empreendedorismo: buscando o sucesso empresarial, defende a ideia de que o 
empreendedor, em geral é motivado pela autorrealização e pelo desejo de assumir responsabilidades e 
ser independe.” 
Fonte: SEBRAE. O que é ser empreendedor. Disponível em: 
<http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/o-que-e-ser-
empreendedor,ad17080a3e107410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso em: 29/08/2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que ser empreendedor 
significa: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Trabalhar sozinho, pois seu potencial criativo é muito amplo. 
2. 
Motivar pessoas, sem fortalecer o trabalho em equipe. 
3. 
Criar negócios sem se preocupar com o meio ambiente. 
4. 
Correta: 
Transformar ideias em realidade, em seu próprio benefício e da sociedade. 
Resposta correta 
5. 
Implementar inovações sem levar em considerações o trabalho em equipe. 
4. Pergunta 4 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
93 
 
“O empreendedor corporativo pode ser o próprio dono da empresa, como também líderes, gestores e 
inclusive todos os demais colaboradores. Esse profissional deve possuir uma visão sistêmica do 
negócio, propondo sugestões que possam aprimorar os processos de trabalho e maximizar os 
resultados da organização. Ele não restringe suas ações apenas ao seu departamento, busca conhecer 
todas as áreas e atividades da empresa, adquirindo um olhar mais amplo, enxergando pontos fortes e 
falhas, sugerindo ideias e soluções que vão minimizar os problemas e maximizar os resultados.” 
Fonte: José Roberto Marques. Você sabe o que é o empreendedorismo corporativo? 2019. Disponível 
em: https://www.ibccoaching.com.br/portal/empreendedorismo/voce-sabe-o-que-e-
empreendedorismo-corporativo/>. Acesso em: 07 ago. 2019. 
É importante que o empreendedor organizacional tenha algumas características específicas. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre diferenças entre o empreendedor e 
intraempreendedor, analise os fatores a seguir e associe-os com suas respectivas características. 
1) Proatividade. 
2) Espírito de Inovação. 
3) Novo empreendimento. 
4) Autorrenovação. 
5) Autoconfiança. 
( ) É o elemento que faz com que as pessoas enfrentem os desafios de seus empreendimentos. 
( ) Associada à criação de um novo negócio dentro da empresa. 
( ) Refere-se ao conceito de aceitar riscos, ser ousado e competitivo. 
( ) Significa ter uma nova estratégia, novos conceitos, mudanças organizacionais. 
( ) Refere-se ao uso da inovação tecnológica para inovar produtos e serviços ofertados pela empresa. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
3, 4, 2, 1, 5. 
2. 
2, 3, 4, 5, 1. 
3. 
Correta:5, 3, 1, 4, 2. 
Resposta correta 
4. 
1, 3, 2, 5, 4. 
5. 
2, 4, 5, 1, 3. 
5. Pergunta 5 
1/1 
94 
 
Os empreendedores são profissionais diferenciados, porque possuem características específicas que se 
diferenciam dos demais gerentes e/ou empresários. Vale ressaltar que os empresários visam poder, 
promoções e recompensas lucrativas, enquanto os empreendedores desejam liberdade para 
realizarem seu projeto. Entre as características atitudinais dos empreendedores, podemos citar a 
autoeficácia; saber assumir riscos calculados; planejamento; inovação; persistência, capacidade de 
detectar oportunidades, sociabilidade e liderança. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que não é uma característica 
atitudinal dos empreendedores: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Assumir riscos calculáveis. 
2. 
Reconhecer oportunidades onde nenhum outro profissional reconhece. 
3. 
Correta: 
Não gosta de tomar iniciativa; nem aceita correr risco ou o fracasso 
Resposta correta 
4. 
Capacidade de planejamento. 
5. 
Criar algo novo, diferenciando-se dos demais. 
6. Pergunta 6 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Não basta ter uma ideia de negócio e capital para investir. O sucesso de uma pequena 
empresa ou startup depende muito do perfil do empresário. O empreendedor nato tem um conjunto de 
características indispensáveis.” 
Fonte: LAM, C. 5 principais características de um empreendedor de sucesso. Em 17 de jun. de 2015. 
Disponível em: <https://exame.abril.com.br/pme/5-principais-caracteristicas-de-um-empreendedor-
de-sucesso/> Acesso em: 03 ago. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudo sobre tipos de empreendedores, analise as 
habilidades a seguir e associe-as com suas respectivas características. 
1) Habilidades Técnicas. 
2) Habilidades Gerenciais. 
3) Características Pessoais. 
4) Empreendedor. 
5) Intraempreendedor. 
95 
 
( ) Envolvem a criação, o desenvolvimento e gerenciamento da empresa, bem como os departamentos 
que ela possui. 
( ) Faz as coisas acontecerem, pois é dotado de sensibilidade para os negócios, tino financeiro e 
capacidade de identificar oportunidades. 
( ) São relacionadas à escrita, à fala, a ouvir as pessoas e à busca por informações importantes para o 
negócio. 
( ) Desejam, com uma certa frequência, criar algo novo, além de precisarem de liberdade no ambiente 
de trabalho em que atuam. 
( ) Inerentes ao indivíduo que é empreendedor e pelas quais é identificado. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
1, 3, 2, 5 4. 
2. 
2, 4, 5, 1. 3. 
3. 
Correta: 
2, 4, 1, 5, 3. 
Resposta correta 
4. 
3, 4, 2, 1, 5. 
5. 
2, 3, 4, 5, 1. 
7. Pergunta 7 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Um empreendedor de sucesso sabe não só como gerir e guiar um negócio ou uma empresa, mas também 
como liderar, orientar e buscar oportunidades para o crescimento do negócio e de cada funcionário que 
integra o seu empreendimento, pois sabe que uma equipe bem conduzida e motivada é muito mais 
eficiente e ajuda a empresa a se destacar no mercado.” 
Fonte: DA SILVA, A. Dez empreendedores de sucesso para se inspirar. 2019. Disponível em: 
<https://guiaempreendedor.com/10-empreendedores-de-sucesso-para-se-inspirar/>. Acesso em: 5 
jul. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipos de empreendedorismo, analise as 
afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) Dentro das organizações, o empreendedorismo se reflete nas atividades empreendedoras, como 
orientações vindas da alta administração, por exemplo. 
96 
 
II. ( ) Os empreendedores são visionários e estratégicos, mas preferem trabalhar isolados, sem a 
necessidade de manter uma frequente comunicação. 
III. ( ) Empresas empreendedoras são mais tradicionais e fortes, fortalecem sua marca no mercado e, 
consequentemente, fidelizam seus clientes. 
IV. ( ) As empresas já existentes também podem ser empreendedoras e buscar novas oportunidades. 
V. ( ) O empreendedorismo não está sempre ligado ao desenvolvimento de negócios lucrativos. 
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, F, V, F, V. 
2. 
V, V, F, F, V. 
3. 
F, V, V, F, V. 
4. 
Correta: 
V, F, F, V, V. 
Resposta correta 
5. 
V, F, V, F, F. 
8. Pergunta 8 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“O Empreendedorismo Social é uma nova tendência. Ele busca resolver problemas sociais. Ele é 
caracterizado pela criação de produtos e serviços. Muitos com foco principal na resolução, ou 
minimização, de problemas em áreas como educação. Além da violência, saúde, alimentação e meio 
ambiente. Para ser um empreendedor social, você deve gerar valor para a sociedade em primeiro 
lugar. É dessa forma que você vai atrair seu público, parceiros e oportunidades.” 
Fonte: Redação. Empreendedorismo Social: o que é? Veja exemplos. 2018. Disponível em: 
<https://financeone.com.br/empreendedorismo-social-exemplos/>. Acesso em: 12 jul. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipos de empreendedorismo, analise os 
tipos de empreendedorismo a seguir e associe-os com suas respectivas características. 
1) Empreendedorismo social de 1ª ordem. 
2) Empreendedorismo social de 2ª ordem. 
3) Responsabilidade social corporativa. 
4) Desenvolvimento Sustentável. 
( ) Ações empreendedoras podem, ao mesmo tempo, sustentar e desenvolver. 
97 
 
( ) Uma proposta de valor social voltada a oferecer produtos ou serviços demandados por determinado 
público alvo. 
( ) Por meio de recursos e investimentos, visa realizar sonhos sustentáveis para minimizar o 
sofrimento dos outros. 
( ) Demonstra o impacto de suas ações em todos na organização, clientes, funcionários, acionistas, 
fornecedores, concorrentes, entre outros. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
1, 2, 4, 3 
2. 
1, 3, 2, 4. 
3. 
3, 2, 4, 1. 
4. 
Correta: 
4, 2, 1, 3. 
Resposta correta 
5. 
4, 3, 2, 1. 
9. Pergunta 9 
1/1 
Leia o trecho a seguir. 
“Empreendedorismo social é um termo que significa um negócio lucrativo e que ao mesmo tempo traz 
desenvolvimento para a sociedade. As empresas sociais, diferentes das ONGs ou de empresas comuns, 
utilizam mecanismos de mercado para, por meio da sua atividade principal, buscar soluções de 
problemas sociais.” 
Fonte: Portal Brasil. Empreendedorismo Social gera lucro e desenvolvimento. Disponível em: 
<http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2012/02/empreendedorismo-social-gera-lucro-e-
desenvolvimento>. Acesso em: 08 jul. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipos de empreendedorismo, analise as 
afirmativas a seguir: 
I. A sociedade anseia por empresas que têm iniciativas voltadas para o empreendedorismo social, 
criando valor tanto para a sociedade quanto para a empresa. 
II. Empresas geram lucro quando oferecem produtos e serviços de qualidade para a população. 
III. O empreendedorismo social é uma ação voltada para melhorar a qualidade de vida da população 
menos privilegiada. 
98 
 
IV. Empreendedorismo social é um empreendimento sem fins lucrativos, realizado para mudar o 
ambiente de uma comunidade. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e III. 
2. 
Correta: 
I, II e III. 
Resposta correta 
3. 
I, III e IV. 
4. 
I, II, IV. 
5. 
I e II. 
10. Pergunta 10 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Muitas vezes se confunde as funções de empreendedor e administrador, apesar dos dois serem peças 
fundamentais na engrenagem dos negócios, é preciso diferenciar suas funções e suas características. 
Muitas vezes, o administrador pode ser um empreendedor e o contrário também pode ocorrer.” 
Fonte: Portal Educação. Empreendedor X Administrador. Disponível em: 
<https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/empreendedor-x-
administrador/50939>.Acesso em: 08 jul. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre diferenças entre empreendedor e 
administrador, pode-se afirmar que as duas funções são importantes para a empresa, porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
O administrador tem uma relação mais intima com a inovação tecnológica, enquanto o empreendedor 
é mais resistente a mudanças. 
2. 
99 
 
O empreendedor tem a função de organizar os fatores de produção e controlar sua eficiência, com o 
objetivo de atingir resultados e, por isso, é mais técnico que o administrador. 
3. 
Empreendedores precisam ter cargos elevados dentro da hierarquia da empresa para orientar e 
delegar ações, enquanto os administradores planejam e controlam essas ações. 
4. 
Correta: 
O administrador tem uma visão ampla da organização, participa de seu planejamento e organização, 
além de resolver problemas, enquanto o empreendedor foca nas oportunidades. 
Resposta correta 
5. 
Os empreendedores assumem altos riscos para colocar sua ideia em prática, enquanto os 
administradores são mais vulneráveis e estratégicos. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
100 
 
Eduardo Carvalho Tupinamba 
Empreendedorismo – 20232 Avaliação On-
Line 2 (AOL 2) - Questionário 
1. Pergunta 1 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Os produtos ou serviços que a empresa vai oferecer à clientela terão de ser produzidos 
dentro de padrões de qualidade do mercado mundial. Os preços dos produtos a serem 
cobrados a clientes e os serviços prestados terão de ser iguais ou melhores que aqueles 
oferecidos por empresas similares, atuantes em outros países.” 
Fonte: GARCIA, L. O empreendedorismo e a globalização. 2007. Disponível em: 
<https://administradores.com.br/noticias/o-empreendedorismo-e-a-globalizacao>. 
Acesso em: 23 jul. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre globalização, analise as 
afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. Torna-se empreendedora no mercado, a empresa que está iniciando suas atividades e 
precisa obter uma vantagem competitiva. 
II. Os empreendedores que desejam ser transnacionais precisam desenvolver produtos e 
serviços para concorrer com o mercado internacional. 
III. O processo de globalização permitiu acesso a novos mercados, possibilitando a 
divulgação e o fortalecimento da marca. 
IV. As empresas já existentes também podem ser empreendedoras e buscar novas 
oportunidades em outros países. 
V. Para se internacionalizar, é preciso que a empresa conheça o mercado, a cultura, os 
concorrentes, os produtos e serviços, leis, economia local e políticas de governo do país 
que deseja entrar. 
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
F, V, V, V, V. 
Resposta correta 
2. 
F, F, V, F, V. 
3. 
101 
 
V, F, V, F, F. 
4. 
V, V, F, F, V. 
5. 
F, V, V, F, V. 
2. Pergunta 2 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“As mulheres têm aumentado sua representatividade e inovado nas formas de trabalho. 
Com elas, surgem também novos desafios e oportunidades para serem exploradas nos 
negócios. Na mesma medida em que as empreendedoras contribuem para o 
desenvolvimento do país, elas também investem na educação de suas famílias e, assim, 
possibilitam o crescimento de mais pessoas. O empreendedorismo feminino tem toda 
essa força. E é também expressivo em termos numéricos.” 
Fonte: Abril Branded Content. O cenário do empreendedorismo feminino no Brasil. 2017. 
Disponível em: <https://exame.abril.com.br/negocios/o-cenario-do-empreendedorismo-
feminino-no-brasil/>. Acesso em: 23 jul. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre empreendedorismo 
feminino, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) 
falsa(s). 
I. Os segmentos atuantes das mulheres são diversos, porém, a maior concentração da sua 
atuação está nos segmentos relacionados à beleza, moda e alimentação. 
II. A informalização ainda é alta entre elas, sendo 2/3 ainda de empreendimentos não 
formalizados. 
III. Um dos motivos pelo qual as mulheres desejam empreender é o de competir de igual 
para igual com o empreendedorismo masculino. 
IV. Outro obstáculo vivenciado pelas empreendedoras é referente ao acesso ao crédito e a 
linhas de financiamento. Os homens ainda possuem maior acesso e pagam os menores 
juros. 
V. As mulheres sofrem preconceitos e enfrentam alguns desafios para abrir a própria 
empresa, o que, consequentemente, faz com que elas sejam mais solitárias na hora de 
empreender. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, V, F, V. 
2. 
102 
 
F, F, V, F, V. 
3. 
V, V, F, F, V. 
4. 
V, F, V, F, F. 
5. 
Correta: 
V, V, F, V, V. 
Resposta correta 
3. Pergunta 3 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“A globalização ou mundialização do espaço geográfico é caracterizada pelo processo de 
interligação econômica, política, social e cultural, em nível global. Esse processo é 
consequência, principalmente, da expansão dos sistemas de comunicação por satélite, da 
telefonia, da presença da informática na maior parte dos setores de produção e de 
serviços, através da internet.” 
Fonte: FRANCISCO, W. Globalização. Disponível em: 
<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/globalizacao.htm>. Acesso: 23 jul. de 
2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre globalização, analise as 
afirmativas a seguir. 
I. A globalização é importante para as empresas transnacionais, pois a inovação 
tecnológica facilita serviços de transportes e comunicação, promovendo suas atividades 
econômicas. 
II. A globalização constitui o estágio máximo da internacionalização das empresas, com o 
intuído de buscar novos recursos de matéria-prima, mão-de-obra e redução de impostos. 
III. Uma característica do processo de globalização é o desenvolvimento da empresa que, 
ao explorar o novo ambiente, usa as leis estabelecidas pelo seu país de origem. 
IV. Os aspectos culturais sofrem influências, pois a globalização, por meio de outra 
cultura, influencia comportamentos e hábitos dos novos consumidores. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I, II e III. 
103 
 
2. 
I e IV. 
3. 
I e III. 
4. 
I e II. 
5. 
Correta: 
I, II e IV. 
Resposta correta 
4. Pergunta 4 
1/1 
Leia o excerto a seguir: 
“Tornar uma empresa virtual é parte da sua estratégia competitiva, num processo de 
transformação de um modo de ser num outro. Do virtus, que significa força, potencial, a 
virtualização não é uma ‘desrealização, é uma mutação de identidade’, a passagem do 
atual ao virtual é ‘uma elevação à potência’ da entidade considerada.” 
Fonte: TOMAZ, Etel. E-empreendedor: o portal do empreendedor digital. 2001. 
Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. 
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Disponível 
em:<http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79524> Acesso em: 12 out. 
2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre empresas virtuais, pode-se 
afirmar que a abordagem de empresa virtual que o autor ressalta no trecho apresentado é 
entendido como uma forma de realizar o: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Marketing digital. 
2. 
Marketplace. 
3. 
104 
 
Correta: 
Empreendedorismo digital. 
Resposta correta 
4. 
Modelo de negócio. 
5. 
Marketing de Rede Social. 
5. Pergunta 5 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“O empreendedorismo no Brasil é uma atividade econômica que envolve a criação e a 
operação de uma empresa. Com o objetivo de criar valor ou riqueza, garantindo a 
utilização ideal dos recursos. Como essa atividade de criação de valor é realizada 
continuamente em meio a um ambiente de negócios muitas vezes incerto 
o empreendedorismo no Brasil, portanto, é considerado uma força dinâmica.” 
Fonte: MENDES, E.Uma breve análise sobre o empreendedorismo no Brasil. Disponível 
em: <https://freesider.com.br/produtividade-e-gestao/empreendedorismo-no-brasil/>. 
Acesso em: 23 jul. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre empreendedorismo no 
Brasil, pode-se afirmar que as duas funções são importantes para a empresa, porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
Por mais que o Brasil seja um dos maiores países voltados para o empreendedorismo, 
empreender no país é algo desafiador. 
Resposta correta 
2. 
As empresas brasileiras são consideradas as empresas mais inovadoras do mundo. 
3. 
O atual cenário brasileiro desmotiva a ação empreendedora dos brasileiros, fazendo com 
que o país caia no ranking mundial para a 69ª posição. 
105 
 
4. 
A taxa de mortalidade das empresas no país só acontece porque os novos 
empreendedores deixam de receber incentivo do governo. 
5. 
Atualmente, ser empreendedor no Brasil deixou de ser tarefa difícil, uma vez que o 
processo de burocratização facilita a abertura de empresas. 
6. Pergunta 6 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“O número de empresas chamadas sobreviventes, as que permanecem em atividade de 
um ano para o outro, seguiu em sua trajetória de crescimento. Era 3,83 milhões em 2014, 
passou para 3,84 milhões em 2015, ou seja, a chamada taxa de sobrevivência cresceu de 
84,1% para 84,4%. Essa taxa está em crescimento desde 2010.” 
Fonte: VILLAS BOAS, B. Maioria das empresas fecha as portas após 5 anos, diz IBGE. 2017. 
Disponível em: <https://www.valor.com.br/brasil/5144808/maioria-das-empresas-
fecha-portas-apos-cinco-anos-diz-ibge>. Acesso em: 23 jul. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre empreendedorismo no 
Brasil, analise as afirmativas a seguir. 
I. Quando não se tem muita alternativa para voltar ao mercado de trabalho, os 
funcionários demitidos passam a criar novos negócios, mesmo sem contar com 
experiência e conhecimento do ramo. 
II. O empreendedor pode ter sucesso com qualquer nível de conhecimento que ele venha a 
ter. 
III. O conhecimento é imprescindível para um empreendedor de sucesso. Sem ele, é 
impossível que o negócio dê certo. O conhecimento não é limitado, pois o bom 
empreendedor busca informações sobre tudo o que envolve seu trabalho. 
IV. Os empreendedores, desejam empreender e colocar a sua ideia em prática, 
transformando o seu sonho em um negócio de sucesso, mas em muitos casos, devido à 
falta de informações tão importantes, acabam desistindo. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e II. 
2. 
Correta: 
I, III e IV. 
106 
 
Resposta correta 
3. 
II e III. 
4. 
I, II, IV. 
5. 
III e IV. 
7. Pergunta 7 
1/1 
O planejamento estratégico precisa ser flexível para se adaptar ao mercado competitivo. 
Para isso ele faz uso de uma ferramenta que formula a análise do ambiente interno de 
uma empresa e confronta com o seu ambiente externo. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o tópico, pode-se afirmar 
que a ferramenta mencionada é a(o): 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Definição de Negócio, Visão e Missão. 
2. 
As cinco formas competitivas de Porter. 
3. 
Correta: 
Análise SWOT. 
Resposta correta 
4. 
Planejamento Estratégico. 
5. 
Modelo de Porter. 
107 
 
8. Pergunta 8 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“A Justiça decidiu que a Zara Brasil é a responsável pelo caso de trabalho análogo à 
escravidão registrado na cadeia produtiva da marca em 2011. A determinação da 4ª 
Turma do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo foi divulgada nesta terça-
feira. A decisão pode levar a empresa à “lista suja” do Ministério do Trabalho. Desde a 
época da autuação, a Zara, parte da multinacional Inditex, alega que a responsabilidade 
pelos trabalhadores flagrados em situação irregular é do fornecedor, a confecção AHA. Em 
nota enviada nesta terça, a companhia reforçou esse posicionamento e informou que 
recorrerá da decisão junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST).” 
Fonte: O Globo. Justiça decide que Zara é culpada por trabalho escravo flagrada em 2011. 
Em 14 de nov. de 2017. Disponível em: < https://oglobo.globo.com/economia/justica-
decide-que-zara-responsavel-por-trabalho-escravo-flagrado-em-2011-22070129 > 
Acesso em: 23 de jul. de 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fornecedores, analise as 
afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
( ) O processo de descentralização traz problemas para a produtividade da empresa. 
( ) Atualmente, as empresas têm utilizado este tipo de estratégia para, além de otimizar 
seus processos, promover ações de marketing e atrair novos clientes. 
( ) É importante que se conheça o fornecedor, analise seu histórico de mercado, a 
qualidade de seus produtos e seus valores, pois qualquer situação adversa pode 
prejudicar a imagem de sua empresa. 
( ) Fornecedores são parceiros organizacionais e têm o objetivo de fornecer matérias-
primas para a confecção de produtos. Outros tipos de parceria são chamadas de 
outsourcing. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
F, V, V, F. 
Resposta correta 
2. 
F, F, V, F. 
3. 
F, F, V, V. 
4. 
108 
 
V, F, F, V. 
5. 
V, F, V, F. 
9. Pergunta 9 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“O desejo de todo negócio nascente é atingir a maturidade e firmar-se no mercado, 
obtendo o sucesso e retorno financeiro favorável. Mas, para que isso se concretize, é 
necessário que tanto a Pequena Empresa como a Grande empresa tenham alguns 
cuidados. Isto porque, o número de empresas que acabam morrendo nos primeiros cinco 
anos de existência é grande. Em janeiro de 2019, a Boa Vista divulgou uma pesquisa 
apontando que em 2018, 96,5% das empresas do país que entraram em processo de 
falência eram Pequenas Empresas”. 
Fonte: Rede Jornal Contábil. Mortalidade das empresas: entenda tudo sobre e saiba como 
evitar. 2019. Disponível em: <https://www.jornalcontabil.com.br/mortalidade-das-
empresas-entenda-tudo-sobre-e-saiba-como-evitar/>. Acesso em: 23 jul. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre empreendedorismo no 
Brasil, pode-se afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
O planejamento estratégico deve ser utilizado por empresas que atuam há mais de cinco 
anos. 
2. 
O índice de mortalidade das empresas em seus primeiros anos de vida se refere à 
necessidade de implantar um projeto de ação social, para que sejam mais sustentáveis e 
competitivas. 
3. 
Para os empreendimentos darem certo é necessário um grande investimento no início de 
suas atividades. 
4. 
A falta de apoio inicial financeiro por parte do governo reflete no índice de mortalidade 
das empresas em seus primeiros anos de vida. 
5. 
109 
 
Correta: 
Os novos empreendedores precisam ter um planejamento estratégico para colocar sua 
ideia em prática e ter sucesso em seu empreendimento. 
Resposta correta 
10. Pergunta 10 
1/1 
O planejamento estratégico é um documento elaborado a partir da análise inspiradora do 
empreendedor e de sua equipe, e que identifica as competências organizacionais capazes 
de transformar os investimentos e tecnologias utilizadas em recursos para enfrentar as 
ameaças do ambiente em que a empresa está inserida, aproveitando as oportunidades 
que surgem. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre educação empreendedora, 
analise os termos a seguir com suas respectivas características: 
1) Negócio. 
2) Missão. 
3) Visão. 
4) Valores. 
( ) Leva a empresa onde ela deseja. 
( ) Satisfaz as necessidades dos clientes. 
( ) Deve ser inspiradora. 
( ) Norte a conduta dos colaboradores. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
4, 2, 3, 1. 
2. 
2, 3, 1, 4. 
3. 
2, 1, 3, 4. 
4. 
Correta: 
3, 1, 2, 4. 
Resposta correta 
110 
 
Eduardo CarvalhoTupinamba 
Empreendedorismo – 20232 Avaliação On-
Line 3 (AOL 3) - Questionário 
1. Pergunta 1 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“São Paulo – Os vegetarianos sempre foram bem-vindos no Outback, apesar de a rede de restaurantes 
inspirada na culinária australiana levar ‘steakhouse’ no nome e ser famosa pelas suas carnes, como as 
costelas ao molho barbecue. Quem não queria a carne podia se concentrar, por exemplo, na famosa 
cebola Blomin’ Onion ou nas batatas fritas. Agora, o Outback Brasil resolveu pensar exclusivamente 
nos vegetarianos e, pela primeira vez, para atender este público, vai incluir no cardápio três pratos 
criados desde o começo com essa fatia dos consumidores em mente. 
Fonte: DEARO, G. Pela 1ª vez Outback Brasil lança pratos voltados ao público vegetariano. 2018. 
Disponível em: <https://exame.abril.com.br/marketing/pela-1a-vez-outback-brasil-lanca-pratos-
voltados-ao-publico-vegetariano/>. Acesso em: 30/07/ 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre planejamento estratégico e análise de 
cenários, é correto afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Os clientes que já são clientes da empresa terão atendimentos diferenciados dos novos clientes. 
2. 
A estratégia criada pelo Outback está direcionada para atender os novos clientes. 
3. 
Desenvolver novos produtos e serviços está relacionado a uma estratégia de análise de variáveis 
externas. 
4. 
Correta: 
A estratégia do Outback de ouvir seus clientes permitiu que se desenvolvesse uma estratégia 
diferenciada de mercado. 
Resposta correta 
5. 
O Outback desenvolveu novos produtos e serviços com o objetivo de aumentar o seu cardápio. 
111 
 
2. Pergunta 2 
1/1 
Uma empresa líder do segmento de cosméticos lançou um shampoo para adultos. Essa empresa 
desenvolve e produz shampoos e condicionadores para o público infantil, tendo como sua principal 
clientela a faixa etária de 1 a 10 anos e buscou, como público-alvo, atingir as mães e os pais dessas 
crianças. O grande investimento em tecnologia realizado pela empresa permitiu que o seu novo 
produto trouxesse aos usuários uma experiência de cabelo mais macio e brilhoso, obtendo, assim, os 
melhores resultados do mercado. Porém, o produto não despertou o interesse do público-alvo 
escolhido, pois as mães e os pais já utilizam produtos semelhantes de empresas que já possuem muitos 
anos de mercado no segmento de produtos para adultos. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre planejamento estratégico, analise as 
asserções a seguir e assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As empresas devem permanecer em um único segmento para terem sucesso. 
2. 
No caso apresentado, a empresa deveria ter utilizado a matriz SWOT para coletar os dados. 
3. 
O planejamento estratégico envolve toda a estrutura de coleta de dados. 
4. 
Correta: 
O levantamento de informações e coleta de dados são premissas básicas para o desenvolvimento de 
novos produtos e serviços. 
Resposta correta 
5. 
A coleta de dados, no presente caso, induziu a empresa a um erro estratégico. 
3. Pergunta 3 
1/1 
"São organizações sem fins lucrativos cujo objetivo é realizar diversos tipos de ações solidárias para 
um público específico. Podem atuar em diversas áreas, como saúde, educação, assistência social, 
economia, dentre outros. Atuam tanto no local onde estão inseridas como também no âmbito estadual, 
nacional e internacional. Além disso, não pertencem ao Estado, mas oferecem serviços sociais que de 
assistência à sociedade". 
Chamamos estas organizações de: 
112 
 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
Organizações não governamentais. 
Resposta correta 
2. 
Organizações hospitalares. 
3. 
Organizações humanitárias. 
4. 
Organizações de direitos humanos. 
5. 
Organizações das nações unidas. 
4. Pergunta 4 
1/1 
Empresas que querem ter um diferencial competitivo precisam realizar várias ações, entre elas, 
análises para verificar o que precisam mudar ou manter em suas estratégias. Muitas análises trazem 
informações importantes que vão direcionando o planejamento estratégico e a tomada de decisões da 
empresa. Sem elas, é difícil de alinhar um caminho para atingir os objetivos organizacionais. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre análise ambiental, observe os tipos de 
análises organizacionais a seguir e associe-os com suas respectivas aplicações 
1) Análise externa do ambiente organizacional. 
2) Análise interna do ambiente organizacional. 
3) Análise de cenários. 
4) Análise do mercado. 
( ) A instabilidade da economia local vem provocando o aumento de desempregados. 
( ) O consumidor tem pesquisado cada vez mais por produtos com qualidade a preços acessíveis. 
( ) O excelente atendimento proporcionado por algumas empresas atrai cada vez mais o consumidor e 
aumenta suas vendas. 
( ) A indústria canadense vem investindo cada vez mais em robótica e inteligência artificial. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
113 
 
1, 4, 2, 3. 
Resposta correta 
2. 
1, 3, 2, 4. 
3. 
3, 2, 4, 1. 
4. 
1, 2, 4, 3. 
5. 
4, 3, 2, 1. 
5. Pergunta 5 
1/1 
Todas as empresas, antes de desenvolverem o seu planejamento estratégico, precisam definir e alinhar 
sua missão, visão e seus valores. A missão é a razão da existência da empresa, o motivo pelo qual ela 
existe e deve ser entendida por todos os seus colaboradores. Além disso, o empreendedor deve ser um 
missionário, levando sua mensagem a todos os seus parceiros, fornecedores e clientes. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre planejamento estratégico, analise as 
afirmativas a seguir: 
I. Empresas que não possuem missão e visão bem definidas e disseminadas na organização terão 
dificuldades de realizar um bom planejamento estratégico. 
II. O planejamento estratégico é formulado para garantir que a empresa atinja seus objetivos, tendo 
como base as crenças, costumes, políticas e valores organizacionais. 
III. A missão retrata o objetivo da empresa, portanto, o planejamento estratégico deve estar alinhado a 
ela. 
IV. O planejamento estratégico deve ser uma ferramenta que auxilie na tomada de decisão estratégica, 
tendo como base os valores da organização. 
V. Missão e visão são premissas importantes para o desenvolvimento do bom planejamento 
estratégico. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
I, III e V. 
Resposta correta 
2. 
114 
 
I, II, IV. 
3. 
I, II e III. 
4. 
II e IV. 
5. 
I e II. 
6. Pergunta 6 
1/1 
As empresas estão cada vez mais preocupadas com o processo de mudança na economia, uma 
realidade que gera riscos e oportunidades. Para enfrentar esse desafio na elaboração do planejamento 
estratégico, realiza-se uma análise integrada do ambiente interno e externo. Nesse processo, também 
identificam-se as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças da empresa. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre análise ambiental, pode-se afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Os pontos fracos estão relacionados às dificuldades da empresa analisadas por meio do ambiente 
externo. 
2. 
Os pontos fortes são vantagens que o ambiente externo oferece e que a organização consegue 
controlar. 
3. 
As ameaças são dificuldades organizacionais identificadas no ambiente interno da empresa. 
4. 
Correta: 
As oportunidades são as vantagens que o ambiente externo oferece e que a organização poderá 
aproveitar. 
Resposta correta 
5. 
115 
 
As oportunidades e ameaças são vantagens e dificuldades identificadas pela empresa, o que as permite 
conhecer os riscos internos e externos. 
7. Pergunta 7 
1/1 
O ramo de atividade diz respeito à área na qual a empresa pretende atuar. É de extrema importância 
que o empreendedor tenha isto muito bem definido, pois ela está relacionadaaos produtos e serviços 
da empresa. 
O empreendedor deve saber qual o ramo que pretende atuar: ele pode ser um prestador de serviço, 
desenvolver o seu próprio produto e fabricá-lo ou apenas realizar a venda de produtos já fabricados 
por outras empresas. 
Sobre os tipos de organizações privadas, analise as afirmativas a seguir e assinale V paras a(s) 
verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): 
I - ( ) A indústria é o ramo de atividade voltado para elaboração de um produto, transformando a 
matéria-prima em produto para o consumidor. Dentro do ramo industrial, podem existir muitas 
atividades relacionadas a essa produção. 
II - ( ) No ramo do comércio as empresas vendem produtos desenvolvidos pela indústria ou serviços. 
Elas podem ser varejistas ou atacadistas e suas atividades são diversas, podendo atender a diversos 
segmentos. 
III - ( ) No ramo da empresa pública as mercadorias são focadas nas campanhas eleitorais: panfletos, 
santinhos, cavaletes, etc. Dada sua particularidade, este ramo de atividade é sazonal. 
IV - ( ) No ramo dos serviços as empresas não entregam a mercadoria, mas sim um “trabalho” que 
atende às necessidades do cliente. Neste ramo, o produto é intangível e a interação com o cliente 
ocorre na hora da compra. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, V, V, F. 
2. 
Correta: 
V, V, F, V. 
Resposta correta 
3. 
F, V, F, V. 
4. 
V, F, F, V. 
5. 
F, F, F, V. 
116 
 
8. Pergunta 8 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“O que diferencia visionários como Steve Jobs de outros executivos é a capacidade de enxergar o 
futuro. As transformações dos negócios estão cada vez mais rápidas, exigindo que os executivos 
enxerguem o mercado alguns anos à frente para estruturar as mudanças. Se olharmos o exemplo da 
Apple, vemos que, a partir da construção de um cenário futuro, eles desenvolveram novas tecnologias 
e mudaram o comportamento dos consumidores. Isso mostra uma inversão de pensamento da maioria 
das pessoas que acreditam que as transformações ocorrem ao acaso.” 
Fonte: FAGUNDES, Eduardo. Planejamento Baseado em Cenários Prospectivos. 2017. Disponível em: 
<http://portaldaestrategia.infraestrutura.gov.br/ultimas-noticias/488-planejamento-baseado-em-
cen%C3%A1rios-prospectivos.html>. Acesso em: 29/07/2019 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre cenários, analise as afirmativas a seguir 
e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. A Apple utiliza a análise de cenários para o desenvolvimento de suas estratégias. 
II. Os produtos e serviços da Apple foram influenciados pelo desenvolvimento das informações obtidas 
na análise de cenários como, por exemplo, as tendências. 
III. Ao realizar a análise de cenários, a Apple consegue perceber quais são suas forças e fraquezas, 
oportunidades e ameaças e, assim, desenvolver estratégias que a auxilie no desenvolvimento de novos 
produtos. 
IV. A Apple substitui a análise de cenários em seu planejamento estratégico pela análise SWOT, que 
proporciona as mesmas informações a ela. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, F, V, V. 
2. 
F, V, F, V. 
3. 
Correta: 
V, V, F, F. 
Resposta correta 
4. 
V, V, F, V. 
5. 
V, F, V, F. 
9. Pergunta 9 
117 
 
1/1 
Com a dinâmica de mercado e grande competitividade, as empresas precisam estar atentas a muitas 
informações, principalmente ao que se refere ao comportamento do consumidor, caso queiram estar à 
frente de suas concorrentes. Assim, poderão agir de modo a obter vantagem competitiva e aumentar 
seu market share (participação de mercado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre planejamento estratégico, pode-se 
afirmar que ele é importante para o desempenho positivo da empresa, porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
É focado no gerenciamento de pessoas dentro do planejamento, sendo muito utilizada na avaliação de 
seus resultados. 
2. 
Permite uma visão geral de todas as estratégias organizacionais. 
3. 
Dá um diagnóstico geral da empresa e sua situação atual. 
4. 
Correta: 
Promove o desenvolvimento de ações estratégicas para tomada de decisão. 
Resposta correta 
5. 
É um indicador que informa se as ações colocadas em prática estão devidamente alinhadas com os 
objetivos organizacionais. 
10. Pergunta 10 
1/1 
O McDonald’s tem buscado um cardápio mais saudável e diferenciado, não utilizado em sua rede de 
fast-food. De alguns anos para cá, a rede de restaurantes, que tinha como know how a elaboração de 
diversos tipos de sanduíches, incluindo frituras e refrigerantes, para refeições rápidas, vem 
apresentando opções mais saudáveis. Atualmente, é possível encontrar variações de pratos, como 
saladas, frutas e iogurtes para as crianças, além de algumas opções vegetarianas de sanduiches, como 
por exemplo, o McVeggie e o Duplo Veggie, lançados no ano de 2018. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre análise de mercado, analise as 
afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
( ) O McDonald’s levou em consideração os hábitos de seus consumidores, bem como as mudanças no 
segmento de fastfood, e buscou inovar e criar produtos que atendessem esta demanda. 
( ) O perfil dos consumidores devem estar relacionados com os objetivos da empresa dentro do 
planejamento estratégico. 
118 
 
( ) Os pontos fracos são dificuldades que o ambiente externo oferece à organização como, por exemplo, 
o hábito dos consumidores. 
( ) A estratégia do McDonad´s está alinhada ao entendimento de que o hábito dos consumidores deve 
ser uma das características/necessidades de seu público-alvo que deve ser atendida. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
V, V, F, V. 
Resposta correta 
2. 
V, F, V, F. 
3. 
F, F, F, V. 
4. 
V, F, V, F. 
5. 
F, V, F, V. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
119 
 
Eduardo Carvalho Tupinamba 
Empreendedorismo – 20232 Avaliação On-
Line 4 (AOL 4) - Questionário 
1. Pergunta 1 
1/1 
A empresa Bibi calçados, do segmento infantil, com 68 anos de mercado, obteve um aumento de 
lucratividade em até 2 dígitos no final do ano de 2018. Um dos motivos foi a comunicação direcionada 
aos seus clientes com promoções e informações sobre o segmento infantil. Uma das campanhas era o 
aumento tamanho do pezinho da criança e a necessidade de comprar um sapato maior. Informações 
como sexo da criança, idade, tamanho do pé, gostos e preferências, foram coletadas no momento da 
venda do produto, diretamente por vendedores e franqueados da marca. Com o estreitamento do 
relacionamento com o cliente, a empresa viu seus lucros subirem significativamente com potencial 
ainda maior para este ano. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre oportunidade de mercado, analise as 
afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. A empresa Bibi calçados utilizou a ferramenta de pesquisa de mercado para conhecer melhor seu 
consumidor e estreitar seu relacionamento com ele. 
II. Uma boa pesquisa de mercado permite que o empreendedor desenvolva produtos e serviços 
diferenciados e pode-se assim obter vantagem competitiva com isso. 
III. A pesquisa é uma ferramenta importante para a organização que pode auxiliar a empresa em várias 
situações, assim como na identificação do público-alvo. 
IV. Uma pesquisa de mercado deve ser realizada pela empresa em último caso, quando já se tentou 
aplicar todas as estratégias organizacionais desenvolvidas, que não deram certo. 
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, F, V, F. 
2. 
F, F, F, V. 
3. 
V, F, V, F. 
4. 
Correta: 
V, V, V, F. 
Resposta correta 
120 
 
5. 
F, V, F, V. 
2. Pergunta 2 
1/1 
Todo empreendedor deve se preocuparcom o planejamento financeiro do empreendimento, já que ele 
é vital para a sobrevivência e o sucesso da empresa. Porém, essa ação é quase nula quando olhamos 
para o futuro empreendedor, que se esquece desse fator importante e acaba colocando em risco seu 
empreendimento já nos primeiros anos. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre matriz SWOT, pode-se afirmar que essa 
é uma ferramenta extremamente estratégica, uma vez que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
Um planejamento financeiro detalhado e minucioso é muito importante para fazer a empresa 
deslanchar nos primeiros meses, até que as vendas passem a trazer lucro. 
Resposta correta 
2. 
O empreendedor primeiramente deve ter o seu ponto de vendas, antes de desenvolver o seu produto. 
3. 
O plano de marketing está relacionado a estratégias da localização do empreendimento. 
4. 
O planejamento financeiro é uma ferramenta muito importante que deve ser usado junto com o plano 
operacional da empresa. 
5. 
A gestão da equipe está dentro do plano de recursos humanos. 
3. Pergunta 3 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“O conhecimento de alguns aspectos da vida das empresas deve permitir a avaliação do grau de 
atratividade do empreendimento, subsidiando a decisão do futuro empresário na escolha do negócio 
que pretende desenvolver. Aprender a analisar cenários e conhecer os riscos que o negócio enfrenta e 
121 
 
assim criar estratégias e alternativas de atuação no mercado que favoreçam o negócio é uma parte 
importante do plano de negócios.” 
Fonte: SEBRAE. Como avaliar os riscos e a atratividade de seu negócio. Em 21 de set. de 2016. 
Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-avaliar-os-riscos-e-a-
atratividade-do-seu-negocio,6093438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD>. Acesso em: 
22/08/2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre oportunidade de negócio, analise as 
potencialidades e riscos a seguir e associe-as com suas respectivas características. 
1) Condições de incerteza. 
2) Condições de certeza. 
3) Risco econômico. 
4) Risco financeiro. 
5) Risco. 
( ) A empresa tem ciências dos fatos que acontecerão e como acontecerão. 
( ) Fatores ligados ao emprego de investimentos. 
( ) Fatores ligados ao negócio da empresa. 
( ) A empresa tem pouco conhecimento e informação do que pode acontece 
( ) A empresa já possui um nível de conhecimento para saber o que pode acontecer e como ela deverá 
agir 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
3, 4, 2, 1, 5. 
2. 
1, 3, 2, 5, 4. 
3. 
2, 4, 5, 1, 3. 
4. 
2, 3, 4, 5, 1. 
5. 
Correta: 
2, 4, 3, 1, 5. 
Resposta correta 
4. Pergunta 4 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
122 
 
“É necessário conhecer, primeiramente, as próprias caraterísticas: aquelas referentes aos produtos 
que comercializa, seu porte, os locais e a capacidade de atendimento. Depois é que se compara com 
outras empresas que possuem características idênticas ou semelhantes.” 
Fonte: Sebrae. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/analise-da 
concorrencia,456836627a963410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso em: 27/08/2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre oportunidade de negócio, analise as 
afirmativas a seguir: 
I. Analisar a concorrência permite que o empreendedor tenha noção do nível de competitividade que 
terá que enfrentar e pode desenvolver estratégias para ter vantagem competitiva. 
II. A criatividade e a inovação, em parceria com a tecnologia, pode ser uma estratégia utilizada pela 
empresa para ser mais competitiva. 
III. A observação do comportamento do consumidor permite que a empresa desenvolva produtos e 
serviços que atendam a necessidade do cliente e incomode seus concorrentes. 
IV. Análise do mercado é uma análise estratégica, que informa à empresa o quanto de capital inicial ela 
precisa para iniciar as atividades do empreendimento. 
 Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
I, II e III. 
Resposta correta 
2. 
I, II, IV. 
3. 
II e III. 
4. 
II, III e IV. 
5. 
I e II. 
5. Pergunta 5 
1/1 
“Trata-se de um estudo que permite ao empreendedor analisar e avaliar o comportamento de mercado 
por meio de levantamento e investigação de fenômenos durante o processo de compra e venda de 
produtos e serviços”. 
O texto trata da definição de: 
Ocultar opções de resposta 
123 
 
1. 
Correta: 
Pesquisa de mercado. 
Resposta correta 
2. 
Planejamento. 
3. 
Precificação de mercado. 
4. 
Análise crítica. 
5. 
Gerenciamento estratégico. 
6. Pergunta 6 
1/1 
Para realizar um plano de negócios, diversos planejamentos são necessários. Um destes planejamentos 
diz respeito à segmentação de mercado, através da qual o empreendedor consegue conhecer melhor 
seus clientes, onde eles estão, o que desejam e o caminho que percorrem até chegarem a seu produto. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a elaboração de um negócio, pode-se 
afirmar que o trecho apresentado refere-se ao plano denominado de: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Plano de marketing. 
2. 
Planejamento estratégico. 
3. 
Correta: 
Análise de mercado. 
Resposta correta 
124 
 
4. 
Plano de negócios. 
5. 
Plano operacional. 
7. Pergunta 7 
1/1 
A análise de mercado engloba informações dos clientes, fornecedores e concorrentes. Ela é primordial 
para o desenvolvimento do plano de negócios. Todo empreendedor, antes de iniciar e colocar em 
prática a sua ideia, precisa realizar uma análise de mercado para obter informações imprescindíveis 
para a elaboração do plano de negócios. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre plano de negócio, analise os itens a 
seguir e associe-as com suas respectivas informações 
1) Análise do consumidor. 
2) Análise do concorrente. 
3) Análise de fornecedor. 
4) Análise de mercado. 
( ) Produtos substitutos, estratégias de marketing; 
( ) Perfil de compra, comportamento, localização. 
( ) Qualidade da matéria-prima, equipamentos. 
( ) Comportamento de compra, certificação de qualidade, concorrência desleal. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
2, 3, 4, 1. 
2. 
1, 3, 2, 4. 
3. 
Correta: 
2, 1, 3, 4. 
Resposta correta 
4. 
3, 4, 2, 1. 
5. 
125 
 
2, 4, 1, 3. 
8. Pergunta 8 
1/1 
O empreendedor precisa ficar atento ao comportamento do consumidor. Eles ditam praticamente as 
regras do negócio. Se o produto possui muita demanda e pouca oferta, a empresa pode correr um risco 
de não atender muito bem os clientes e assim desenvolver uma insatisfação nos consumidores logo de 
início. Se, por outro lado, for bem planejada, a área de produção saberá exatamente o tamanho de 
produtividade que precisa ter para atender o seu público-alvo, conforme a procura do cliente. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre oportunidades de negócio, analise as 
afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. O processo de demanda é identificado quando a empresa possui mais produtos do que os procurados 
pelo cliente. 
II. O processo de oferta é identificado quando a produtividade da empresa deixa de atender todos os 
consumidores 
III. O processo de demanda é identificado quando existe muita procura por clientes a um determinado 
produto. 
IV. Quando a oferta é muita, empresas tendem a trabalhar o valor do produto para estimular a 
demanda. 
V. Demanda e oferta são processos que devem ser analisados e trabalhados cuidadosamente, pois 
refletem o interesse pelo produto ou serviço. 
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
F, F, V, V, V. 
Resposta correta 
2. 
V, V, F, F, V. 
3. 
V, F, V, F, F. 
4. 
F, V, V, F, V. 
5. 
F, F, V, F, V.9. Pergunta 9 
126 
 
1/1 
Empresas do varejo se preocupam muito com a localização da loja, verificando se tem muita 
movimentação, qual é tamanho da loja, etc. Porém, não é só com esses fatores que o empreendedor 
deve se preocupar. O Layout da loja deve ser bem-disposto e organizado para promover um ambiente 
agradável e uma boa experiência de compras. Algumas empresas fabricam uma essência que identifica 
a marca e atrai mais consumidores. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a matriz plano de negócios, pode-se 
afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Necessidade de pessoal e contratação fazem parte do plano estratégico de recursos humanos. 
2. 
Localização, estrutura, organização são tarefas desenvolvidas pelo plano de marketing da empresa. 
3. 
Correta: 
Estratégias como as apresentadas têm o objetivo de proporcionar mais vendas e devem ser 
desenvolvidas pelo plano operacional. 
Resposta correta 
4. 
O plano operacional lida com os cargos de níveis operacionais dentro da organização, estimulando a 
produtividade. 
5. 
A capacidade produtiva e o atendimento dos clientes são fatores que devem ser solucionados pela 
equipe de treinamento. 
10. Pergunta 10 
1/1 
Todo empreendedor tem o desejo de ver o seu sonho se tornar realidade. Ele corre riscos, é ousado, 
criativo, corajoso, persistente, enfim, são muitas as características que definem um empreendedor. 
Porém, colocar o sonho em prática não é algo simples. Precisa de muito conhecimento, informação, 
desejo de aprender sempre, fazer planejamentos, ter controle do empreendimento, entre outros 
requisitos para que a empresa tenha sucesso. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre oportunidades de negócio, pode-se 
afirmar que o empreendedor precisa seguir alguns passos, sendo o primeiro deles: 
Ocultar opções de resposta 
127 
 
1. 
Verificar o quanto possui de capital para investimento na empresa e escolher qual a melhor alternativa 
caso não tenha recursos iniciais. 
2. 
Definir suas áreas de marketing, produção finanças e ter uma equipe treinada e preparada para 
atender bem o consumidor. 
3. 
Realizar um plano de negócios, incluindo as informações de mercado, metas, objetivos, de modo a 
orientar as decisões estratégicas. 
4. 
Analisar o mercado concorrente para verificar quais são as empresas que competirão com ele 
ofertando o mesmo produto e serviço para o mesmo cliente. 
5. 
Correta: 
Procurar identificar as oportunidades de mercado, ou seja, uma brecha no mercado detectada por 
meio de uma análise na qual se vê a possibilidade de vender um produto ou um serviço. 
Resposta correta

Mais conteúdos dessa disciplina