Buscar

PROVA%20DA%20TURMA%203018%20TEORIA%20DO%20CRIME%20%20NOITE%20%20NIG%20PARA%20O%20TEAMS

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – CAMPUS NOVA IGUAÇU 
FOLHA DE RESPOSTAS DA AV2 APLICADA EM 14 DE JUNHO DE 2021.
DISCIPLINA: TEORIA DO CRIME NIG - TURMA 3018 / PROF. JORGE AZEVEDO VIANA DÓRIA
ALUNO (A): Rodrigo Silva de Araújo
MATRÍCULA NÚMERO: 202009211402 PROVA A
Instruções gerais: Não inserir nesta folha doutrina ou jurisprudência sob pena de rebaixamento de nota e/ou não aferição da questão; Respostas idênticas a de seus colegas implicará em anulação deste exame e/ou nota ZERO; O uso da norma culta é de imperiosa necessidade. Responda em no mínimo 15 linhas cada questão discursiva. Respostas telegráficas não serão consideradas. Não BASTA indicar somente a letra da lei. Não será aceito fotografia de folha de caderno em hipótese alguma. As respostas devem ser DIGITADAS e postadas em formato PDF 	
OCUPE-SE COM A IMEDIATA POSTAGEM DE PROVA. 
Este instrumento de PROVA vale até 10,0 (dez) pontos
LANCE AQUI AS RESPOSTAS DA MÚLTIPLA ESCOLHA COM LETRAS MAIÚSCULAS:
	QUESTÃO 1
A
	QUESTÃO 2
E
	QUESTÃO 3
B
	QUESTÃO 4
B
	QUESTÃO 5
D
	QUESTÃO 6
D
	QUESTÃO 7
D
	QUESTÃO 8 
A 
RESPOSTAS NA ORDEM AS QUESTÕES DISCURSIVAS:
QUESTÃO 9 Sarrafinho pode alegar ao polícia que voltando da cidade de Grifinória no Sul do país para o Rio de janeiro,uma senhora bastante mal vestida , o abordou e lhe pediu que ele levasse um embrulho , alegando ser ervas Aristarco pudesse se curar do câncer ,e que ela mostrou a foto e disse o nome do neto e disse que seu nome era Gioconda , eu ainda tirei uma foto com ela.
Seu policial eu não sabia que era drogas nós embrulho , mais eu tenho a foto do neto e da senhora se quiser conseguimos pegar essa traficante para prova minha inocência.
QUESTÃO 10Juka bala e Ana Clara , de vulgo tigresa iram responder sim pelo violento delito ao roubo da casa de dona Cerize pelo fato de constrangê-la com um facão como visto na lei 157 ,subtrair coisa móvel alheia , para si ou para outrem , mediante grave ameaça ou violência a pessoa , ou depois de havê-la , por qualquer meio , reduzindo a impossibilidade de resistência : parágrafo 2º , a pena aumenta-se de um terço até a metade:inciso VII ,se a violência ou grave ameaça de exercida com emprego de arma branca.
Ana Clara (tigresa) arrependida ao saber que o dinheiro roubado de dona Cerize seria pra uma cirurgia,Ela vai até a delegacia apresenta o dinheiro e conta os fatos.
Considerando que Ana Clara (tigresa) restituiu a vítima, ela e Juka bala teriam um redução de pena de dois terços pelo arrependimento posterior como diz o ART 16 código penal , nós crimes cometido sem grave ameaça à pessoa reparando o dano ou restituída a coisa , até o recebimento da denúncia ou da queixa , por ato voluntários do agente , a pena será reduzinda de um a dois terços
FOLHA DE QUESTÕES:
1. (91º Concurso de Ingresso ao MPSP — 2015) São elementos do fato típico:
a) conduta, resultado, relação de causalidade e tipicidade.
b) conduta, resultado, relação de causalidade e culpabilidade.
c) conduta, resultado, antijuridicidade e culpabilidade.
d) conduta, resultado, nexo de causalidade e antijuridicidade.
e) conduta, relação de causalidade, antijuridicidade e tipicidade.
2. (Concurso de Ingresso à Carreira do MP/PR — 2013) Assinale a alternativa correta:
a) No crime comissivo por omissão ou omissivo impróprio inexiste o dever jurídico de agir, não respondendo o omitente pelo resultado, mas pela própria prática da conduta omissiva, podendo ser citado, como exemplo, o crime de omissão de socorro. Já no crime omissivo próprio o omitente devia e podia agir para evitar o resultado;
b) No crime omissivo próprio o agente responde pelo resultado que deu causa. Já no caso do crime omissivo impróprio este se aperfeiçoa com a simples omissão;
c) Os denominados delitos omissivos próprios, como os omissivos impróprios ou comissivos por omissão, são considerados crimes de mera conduta, posto que a omissão não pode dar causa a qualquer resultado;
d) Os denominados crimes omissivos próprios admitem tentativa;
e) No crime omissivo próprio o omitente não responde pelo resultado, perfazendo-se o crime com a simples omissão do agente, podendo ser citado, como exemplo, o crime de omissão de socorro. Já no crime comissivo por omissão ou omissivo impróprio o omitente devia e podia agir para evitar o resultado.
3. (Procurador da Fazenda Nacional — ESAF — 2006) Geraldo pratica a conduta X. Sem desejar, porém assumindo o risco, tendo mentalmente antevisto o resultado, danifica o patrimônio de Ciro. A conduta de Geraldo, no aspecto subjetivo, identifica:
a) dolo direto;
b) dolo eventual;
c) culpa inconsciente;
d) culpa consciente;
e) preterdolo.
4. (CAIP-IMES — Câmara Municipal de Atibaia–SP — Advogado — 2016) Complete corretamente as frases abaixo assinalando a alternativa correta.
I. Configura-se o crime _________ , quando nele se reúnem todos os elementos de sua definição legal.
II. Configura-se o crime _________ , quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo.
III. Configura o crime _________ , quando por ineficácia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, a finalização e consumação do ato típico, antijurídico e culpável é afetada.
IV. Configura-se o crime _______ , quando o agente deu causa ao resultado por imprudência, negligência ou imperícia.
a) I. doloso; II. culposo. III. impossível; IV. consumado.
b) I. consumado; II. doloso; III. impossível; IV. culposo.
c) I. impossível; II. consumado; III. culposo; IV. doloso.
d) I. culposo, II. impossível, III. doloso; IV. consumado.
5. (177º Concurso de Ingresso à Magistratura/SP — 2005) Paulo foi agente de agressão violenta e dolosa contra Pedro, que em seguida veio a falecer. Mas, esse resultado letal foi decorrente de caso fortuito. Nesse caso, é correto afirmar-se que Paulo praticou crime de:
a) lesão corporal seguida de morte.
b) homicídio doloso.
c) homicídio culposo.
d) lesão corporal.
6. (Delegado de Polícia Substituto — PC-MG — FUMARC — 2018) Com relação ao erro no Direito Penal, é CORRETO afirmar:
a) Quando, por erro no uso dos meios de execução, o agente, ao invés de atingir a pessoa que pretendia ofender, atinge pessoa diversa, responde como se tivesse praticado o crime contra aquela, considerando-se as qualidades da vítima que almejava. No caso de ser também atingida a pessoa que o agente pretendia ofender, aplica-se a regra do concurso formal: estamos diante da figura conhecida como aberratio criminis.
b) O agente que, objetivando determinado resultado, termina atingindo resultado diverso do pretendido, responde pelo resultado diverso do pretendido somente por culpa, se for previsto como delito culposo. Quando o agente alcançar o resultado almejado e também resultado diverso do pretendido, responderá pela regra do concurso formal, restando configurada a aberratio causae.
c) Mãe que, a fim de cuidar do machucado de seu filho, aplica sobre o ferimento ácido, pensando tratar-se de pomada cicatrizante, age em erro de proibição.
d) Fazendeiro que, para defender sua propriedade, mata posseiro que a invade, pensando estar nos limites de seu direito, atua em erro de proibição indireto.
7. (91º Concurso de Ingresso à Carreira do MP/SP — 2015) O erro de tipo:
a) exclui a culpabilidade do agente pela ausência e impossibilidade de conhecimento da antijuridicidade do fato que pratica.
b) exclui a culpabilidade porque o agente, ao tempo do crime, era inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.
c) exclui o dolo, pois se trata de conduta típica justificada pela norma permissiva.
d) exclui o dolo, tendo em vista que o autor da conduta desconhece ou se engana em relação a um dos componentes da descrição legal do crime, seja ele descritivo ou normativo.
e) exclui a punibilidade por se tratar de causa de isenção de pena prevista para determinados crimes.
8. (Magistratura/SP — Vunesp — 2014) Analise as seguintes situações:
I. Quando, por erro no uso dos meios de execução, o agente, ao invés de atingir a pessoa que pretendia
ofender,atinge pessoa diversa, responde como se tivesse praticado o crime contra aquela, levando-se em consideração as qualidades da vítima que almejava. No caso de ser também atingida a pessoa que o agente pretendia ofender, aplica-se a regra do concurso formal.
II. Há representação equivocada da realidade, pois o agente acredita tratar-se a vítima de outra pessoa. Trata-se de vício de elemento psicológico da ação. Não isenta de pena e se consideram as condições ou qualidades da pessoa contra quem o agente queria praticar o crime.
III. Trata-se de desvio do crime, ou seja, do objeto jurídico do delito. O agente, objetivando um determinado resultado, termina atingindo resultado diverso do pretendido. O agente responde pelo resultado diverso do pretendido somente por culpa, se for previsto como delito culposo. Quando o agente alcançar o resultado almejado e também resultado diverso do pretendido, responderá pela regra do concurso formal.
Tais ocorrências configuram, respectivamente:
a) aberratio ictus; error in persona; aberratio criminis.
b) aberratio criminis; error in persona; aberratio ictus.
c) error in persona; aberratio ictus; aberratio criminis.
d) aberratio ictus; aberratio criminis; error in persona.
QUESTÃO DISCURSIVA 9: SARRAFINHO, estava voltando para o Rio de Janeiro procedente do lugarejo denominado GRIFINÓRIA no SUL do país. Ainda na rodoviária uma anciã bastante mal vestida, o abordou e piedosamente solicitou se o mesmo pudesse trazer para o Rio um pacote bem embrulhado, alegando tratar-se de ervas desidratadas para que seu neto ARISTARCO pudesse se livrar de um câncer. Ela mostra a foto e diz o nome do neto. SARRAFINHO ficou com muita dó daquela vozinha e concordou trazer o embrulho. Antes porém, pediu uma copia da fotografia digital do neto que receberia o embrulho e tirou uma selfie com a velhinha que disse chamar GIOCONDA com ela segurando o pacote. A idosa parecia constrangida na foto. Tomadas essas providências ele embarcou no ônibus que logo mais adiante foi parado pela polícia rodoviária federal. Um cachorro farejador foi direto no embrulho. SARRAFINHO falou de sua procedência e quando a polícia abriu o pacotão encontrou dez quilos de maconha prensada. SARRAFINHO foi preso por tráfico interestadual de drogas. O que ele poderá alegar a seu favor? Justifique.
QUESTÃO DISCURSIVA 10: JUKA BALA é ANA CLARA, vulgo TIGRESA são namorados e ladrões. Mês passado entraram na casa de dona CERIZE uma vovozinha viúva, aposentada e surda. Eles estavam fantasiados de enfermeiros alegando que estariam agendando a vacina da covid19. CERIZE desconfiou do golpe e o casal teve de utilizar um facão para constrangê-la a entregar os R$ 12.000,00 (doze mil reais) que estavam na cristaleira e foram embora. Dividiram o dinheiro mas logo ANA CLARA tomou conhecimento de que a lesada guardava esse dinheiro para realizar uma cirurgia importante pois estava doente demais. Assim ela ficou bastante ARREPENDIDA e acabou se entregando sozinha à polícia devolvendo todo dinheiro roubado. Mesmo assim a dupla responderá pelo violento delito? Justifique. 
ESTA FOLHA DEVE SER POSTADA ANTES DO TÉRMINO DO TEMPO DA PROVA!
ENTÃO, SE APRESSE!!!!
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ 
–
 
CAMPUS
 
NOVA IGUAÇU 
 
FOLHA DE RESPOSTAS DA AV
2
 
APLICADA EM
 
14
 
DE 
JUNHO
 
DE 202
1
.
 
DISCIPLINA: 
TEORIA DO CRIME 
 
NIG 
-
 
TURMA 
3018
 
 
/ PROF. JORGE AZE
VEDO VIANA DÓRIA
 
ALUNO (A): 
 
.....
..................
.
.....................
........
......
......
....
..
 
(PREENCH
IMENTO OBRI
GATÓRIO)
 
MATRÍCULA NÚMERO: 
....
...........
....
(PREENC
H
I
M
ENTO
 
OBRIGATÓRIO)
 
 
PROVA 
A
 
Instruções gerais: Não inserir nesta folha doutrina ou jurisprudência sob pena de rebaixamento de nota e/ou não 
aferição da que
stão; Resp
o
sta
s idênticas 
a 
d
e seus colegas implica
rá
 
em anul
ação d
este e
xame
 
e
/ou
 
nota
 
ZERO
; O 
us
o 
d
a no
rma culta é de imperiosa
 
necessidade. Respo
nda em no m
í
nimo
 
15
 
linhas
 
cada questão
 
di
scursiva
. 
Respostas tele
gráficas não serão consideradas.
 
Não
 
BASTA
 
indicar so
men
te a 
letra d
a 
lei
. 
 
N
ão será aceito 
fotogr
afia de folha de
 
caderno em hipótese algu
m
a. 
A
s respostas devem ser DIGIT
ADAS
 
e postadas em formato PDF
 
 
OCUPE
-
SE COM A I
MEDIATA POSTAGEM DE
 
PROVA. 
 
 
E
ste 
instrumento de PROVA
 
vale até 
10
,0 
(
dez
)
 
pon
tos
 
 
LANCE
 
AQUI
 
AS RESPOSTAS DA MÚLT
IPLA
 
ESCOLHA
 
COM LETRA
S
 
MAI
ÚSCULAS
:
 
QUESTÃO 1
 
 
QUESTÃO 
2
 
 
QUESTÃO 
3
 
 
QUESTÃO 
4
 
 
QUESTÃO 
5
 
 
QUESTÃO 
6
 
 
QUESTÃO 
7
 
 
QUESTÃO 
8
 
 
RESPOSTAS NA ORDEM 
AS
 
QUESTÕES
 
DISCURSIVAS
:
 
QUESTÃO 
9
 
è
 
.... 
ç
 
A
GORA EU 
SEI
 
QUE C
OMEÇO A ESCRE
V
ER
 
DAQUI...(APAGUE
 
EM
 
SEGUIDA O QUE ESTÁ EM VERMELHO
)
 
 
 
QUESTÃO 
10
è

Continue navegando