Buscar

Atividade 1 Tendências em negócios

Prévia do material em texto

A indústria 4.0 também chamada de quarta revolução industrial começou a ser observada no ano de 2011, pelo motivo da demanda de produtos personalizados e fácil acesso a tecnologias, ela é caracterizada pela inserção de diversas tecnologias em áreas diferentes como indústria, comércio, logística, computação etc, sendo ela aplicada de uma forma comum em todas as áreas, tendo o objetivo de aumentar a produtividade e diminuir os custos.
Existem muitos desafios a serem enfrentados associados a indústria 4.0, onde sua inserção exige a abertura e colaboração dos dados da empresa, muitas das vezes em uma medida desconfortável, além de envolver formas novas e desconhecidas de organização e produção.
Cada vez mais empresas e países estão conectadas através de cadeias de abastecimentos e redes de sensores mundiais, o que está contribuindo para a globalização, as empresas japonesas já são as mais avançadas neste campo, sendo uma forma de inspiração para o mundo todo, onde empresas de todas as regiões esperam recuperar o seu atraso em cinco anos, segundo PicewaterhouseCoopers (PwC).
Para exemplos de tipos de tecnologias por primeiro mecionamos a realidade aumentada, que consiste em fornecer informações avançadas sobre o contexto, é muito utilizado em arquitetura, onde é possível apresentar o ambiente para o cliente possibilitando que ele caminhe dentro da simulação e disperta estímulos, essa tecnologia muitas das vezes facilita a aprovação do projeto, outra finalidade dessa tecnologia é para jogos ou simuladores, possibilitando que o usuário sinta-se dentro do jogo, além de sentir todas as emoções.
Outro exemplo de tecnologia da indústria 4.0 é a manufatura aditiva, também conhecida como impressão 3D, é o conjunto de tecnologias que são capazes de criar objetos físicos, a partir de um modelo digital, com ela, é possível produzir peças complexas otimizando ao máximo os recursos de produção, todas as tecnologias funcionam adicionando camadas de material, uma sob a outra, até formar o objeto final.
 
Uma curiosidade, futuros avanços na impressão em 3D, irá permitir que qualquer empresa que tenha a tecnologia venda em qualquer lugar e fabrique componentes, peças e equipamentos industriais sem ter de enviar as peças acabadas.
Por último tratamos da rastreabilidade que é uma tecnologia que possibilita a obtenção de informações do ciclo de vida do produto, desde a sua criação, até o seu descarte, essa tecnologia pode ser utilizada em diversas áreas que utiliza de componentes em geral, sendo no meu cotidiano componentes de elétrica, e componentes de aviões. 
As capacidades digitais de uma empresa é a peça chave para um avanço na indústria 4.0, onde é necessário tempo e concentração para isso, sendo de extrema importância executar a inserção passo a passo. De a cordo com as empresas que foram entrevistadas pela PwC os passos são esses:
Mapear uma estratégia
 Começar com projetos-piloto
 Definir as capacitações necessárias
 Tornar-se um expert em análise de dados
 Buscar a transformação digital da empresa 
 Adotar um perspectiva ecossistêmica

Continue navegando