Buscar

AVALIAÇÃO; GESTÃO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GESTÃO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
1. O gestor, é o responsável pela organização e administração das relações e do trabalho pedagógico. O gestor ao realizar as suas tarefas deve pautar-se:
Nos objetivos individuais, a fim de conseguir alcançar cada objetivo proposto.
Na busca de conhecimento do seu setor a fim de buscar soluções para o seu problema.
Nos objetivos coletivos, nas funções de socialização e promoção da cidadania.
No comando, pois o gestor é o centro do comando de toda a organização
2. ____________ é um termo que se concentra no controle de _________, enquanto _________ é uma palavra que está mais intimamente ligada ao relacionamento com ________. Porém, recentemente o termo “administração” vem sendo substituído pelo termo “gestão”, no âmbito corporativo.
"Gestão", processos, “Administração", pessoas.
Educação, pessoas, gestão da educação, processos.
Gestão democrática, escolas, administração, pessoas.
“Administração", processos, "gestão", pessoas.
3. Gestão participativa é um processo no qual um grau significativo do poder de decisão é compartilhado por empregados e seus superiores hierárquicos. Referente a gestão participativa temos como verdadeiras as afirmativas:
 1. A gestão participativa tem um papel importante para combater as diferentes situações relacionadas às questões educativas existentes no nosso meio
 2.A participação é um meio separado da gestão democrática da escola, a participação possibilitando o envolvimento de profissionais e usuários no processo de tomada de decisões, enquanto a gestão democrática está ligada ao funcionamento da organização escolar.
 3.A gestão participativa, substitui a gestão democrática, pois a gestão participativa possui o paradigma autoritário, enquanto a gestão democrática tem o voto de todos.
 4.A consciência da gestão participativa não ocorre de forma natural entre todos os grupos da comunidade escolar; ao contrário, é necessário que seja instigada, estimulada, vivenciada e apreendida por todos
1 e 4
2 e 3
1 e 3
2 e 4
4. A mídia é um veículo da tecnologia para transmissão de conteúdo, possui carácter cultural de entretenimento, disseminação de informações e, comercial. Diante da afirmativa julgue as assertivas abaixo, V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A Educomunicação é um campo de estudo convencional, não se utiliza a mídia na Educomunicação.
( ) Educomunicação caracteriza por criar e desenvolver ecossistemas comunicativos em espaços educativos. Podemos pensar em ecossistemas comunicacionais criados nos espaços escolares e/ou educativos, presenciais ou virtuais, no qual a informação e a comunicação mediada por Tecnologias de Informação e Comunicação passam a auxiliar no processo dialógico do ensino-aprendizagem
( ) A Unesco usa o termo ‘informação e alfabetização midiática’, que é muito similar ao que estamos chamando de educomunicação no Brasil. Portanto, para o estudo de mídia na escola utilizam diversos termos e expressões para se referir a essa atividade.
( ) A Educomunicação envolve ações educativas e comunicativas no ambiente escolar, contudo não se limita a isto, não é restrito à esfera escolar, ela se apresenta como proposta de integrar a escola com a comunidade, com as famílias, e com agentes participantes externos à ambiência escolar, compondo o ecossistema educomunicacional.
( ) Ao estudo de mídia na escola se utiliza o termo Educomunicação, demais termos utilizados não são considerados para estudo. A educomunicação, portanto, implica uma mudança no modo de planejar a educação: transmissão de conhecimentos em vez de troca.
V, F, F, F, V
F, V, V, V, F
V, F, V, F, V
V, V, V, V, V
5. Passou a ter amparo como princípio na organização do trabalho nas escolas públicas pelas legislações, na Constituição Federal de 1988 (CF/88) em seu Artigo 206. Os grupos particulares se mostraram contra este tipo de gestão e, os grupos particulares relacionados às redes públicas, foram totalmente a favor.
Gestão administrativa
Gestão democrática
Gestão da escola
Gestão tradicional
6. No que se refere a gestão da inovação e inovação educativa é INCORRETO afirmar:
Um rápido estudo da educação no século XX e não será difícil encontrar movimentos inovadores com o objetivo de superar as dificuldades da educação existente.
O conceito de inovação foi historicamente associado às orientações tecnicistas de ensino e aprendizagem, cujos pressupostos estão alicerçados às mudanças.
Os laboratórios de experimentação remota são ambientes arcaicos que não trazem nenhuma inovação e/ou melhoria para a educação básica.
As ações realizadas para a ocorrência da inovação devem ser geridas para que seja possível ampliar a gama dos bons resultados
7. Sobre a contextualização histórica da educação no Brasil é correto afirmar que:
Se divide em três etapas: a) do descobrimento até 1930, b) dos anos de 1930 a 1964 e c) período pós-64, que vai até 1985
A primeira fase é caracterizada pelo confronto entre a educação pública e a privada.
A segunda fase inicia-se por uma extensa etapa de educação autoritária do período militar em que o tecnicismo educacional prevalece.
A última fase da história da educação faz parte da fase de educação tradicional religiosa, com foco no adulto e para a autoridade do professor.
8. Representa um processo de inter-relação entre as diversas esferas governamentais, englobando o governo Federal, Estadual e Municipal, perante o regime de cooperação. Corresponde ao processo de gerir a dinâmica do sistema de ensino como um todo e de coordenação das escolas em específico, afinado com as diretrizes e políticas educacionais públicas, para implementação das políticas educacionais e projetos pedagógicos das escolas. Assinale a alternativa correta.
Gestão Escolar
Gestão Democrática
Gestão Administrativa
Gestão Educacional
9. Existem ambientes propícios que auxiliam o desenvolvimento das inovações e construção do conhecimento. Estes ambientes são receptores integrais de apoio às mudanças culturais e desenvolvimento de criatividade, pontos estes essenciais para o desenvolvimento do processo de inovação. Os indivíduos pertencentes a estes ambientes podem influenciar positivamente, instigando professores e alunos a desbravarem outros níveis do conhecimento.
Ambientes universitários
Ambientes da educação básica
Ambientes culturais
Ambientes sociais
10. Texto 1
É preciso que a escola entenda que está participando de um novo ambiente, global, interdependente, tecnológico e veloz e para tanto, precisa se preparar, tornar-se competente para implementar o que o novo contexto exige. Cabe ao educador/gestor cumprir o desafio de introduzir estas inovações na vida da escola, com o devido cuidado em preservar sua missão, seus valores, seu caráter.
Texto 2
A mídia é um veículo da tecnologia para transmissão de conteúdos, possui carácter cultural de entretenimento, disseminação de informações e, comercial. É através das mídias que ocorre a ampliação de informação que chegam a todos, contribuindo assim na formação de opinião através da abordagem e do meio utilizado (XAVIER, 2019).
O texto 1 é propositalmente falso e o texto 2 é verdadeiro, porém o texto 2 não tem relação com o material estudado.
O texto 2 é propositalmente falso e o texto 1 é verdadeiro.
O texto 2 é verdadeiro e justifica o texto 1 que também é verdadeiro.
Os textos acima não são verdadeiros.

Outros materiais