Buscar

Ideias Centrais do Estruturalismo e da Teoria Burocrática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
GAE251 – Evolução do Pensamento Administrativo
Prof. Dr. Nathalia de Fátima Joaquim
Aluna: Kesliane Pereira Silva
1- Taylor e Henri Fayol foram os primeiros a pensarem sobre a racionalização do trabalho no século XX, objetivando a eficiência do trabalho e os lucros, surgindo assim os traços da Administração Cientifica Clássica, divisão do trabalho, centralização das decisões, estruturas e sistemas perfeitos. Cite e explique as 3 ideias centrais do Movimento da Escola Clássica e discorra sobre algum dos motivos os quais as teorias clássicas sofreram inúmeras criticas e como isso levou o surgimento da Escola de Relações Humanas? 
As ideias centrais, do Movimento da Administração Cientifica Clássica, são:
· Homo Economicus: o homem é um ser racional, considerado previsível e controlado, age conforme seus interesses e deseja riqueza, evitando trabalho desnecessário, além disso é incentivado monetariamente, com isso considerava-se que incentivos financeiros, constante vigilância e treinamento era o suficiente para uma boa produtividade.
· Produção-padrão: parte da suposição que existem pessoas ideais para cada tipo de trabalho e que portanto tem que ter um “homem de primeira classe” que serve como base para o estudo de tempos e movimentos, estabelecendo a maneira correta da execução de cada trabalho, assim cria-se a ideia de movimento e tempos-padrão, e os operários deveram executar da forma prescrita e sem discussão. 
· Incentivo Monetário: seguindo o pressuposto do homo economicus, devia-se pagar mais a quem produzisse mais. Assim quem trabalha e produz mais recebe um bônus ou um pagamento por peça a mais produzida.
Um dos principais motivos das críticas a Escola Clássica e surgimento da Escola de Relações Humanas é o fato da clássica não considerar as individualidades de cada trabalhador, o trabalhador era visto apenas como uma parte da produção a qual podia ser facilmente controlado e substituído, considerando que o importante era aperfeiçoar os sistemas de trabalho, para serem mais eficientes e gerarem lucros. Percebendo que as ideias da administração clássica não estavam dando certo, foram realizados alguns experimentos e constatado que o ser humano tem necessidade de socializar, sendo a produtividade determinada por comportamentos informais. 
2- Após a grande depressão de 1929 nos Estados Unidos e que assolou o mundo capitalista, as ideias da Escola de Relações Humanas trouxe uma nova perspectiva para as empresas, em que o trabalhador passa a ser visto como Homo Socialis, além disso, verifica-se que as interações sociais e participação dos trabalhadores podem influenciar a produtividade. Explique essa perspectiva a qual os trabalhadores passaram a serem vistos, conceituando o termo Homo Socialis e cite alguma característica que permaneceu em relação à Escola Clássica. 
Alguns estudiosos desenvolveram ideias sobre como as relações sociais são importantes, após os estudos e experiências realizados em uma fabrica de equipamentos eletrônicos a partir de 1927, os quais constaram que a intensidade da luz na produtividade não era uma variável que afetava o trabalho das equipes, indivíduos ao serem observados mudam seu comportamento e que a produtividade era determinada por padrões e comportamentos informais, que refletem características de sua socialização. Assim os idealistas da Escola de Relações Humanas sugerem substituir o termo Homo Economicus (ser humano considerado previsível e controlado, passível de incentivos monetários) por Homo Socialis – que pode ser conceituado como um ser humano que possui necessidades de segurança, afeto, aprovação social, prestigio e auto realização, assim os trabalhadores também tinham necessidades que iam além dos incentivos monetários, sendo o trabalho em grupos informais mais produtivo e a participação nas decisões importante. Uma característica que permaneceu da Escola Clássica, foi a de que os indivíduos continuram a serem vistos como um agente passivo que pode ser estimulado e controlado a partir de estímulos diferenciados, mantendo a mesma estrutura de organização, ou seja os indivíduos ainda são vistos apenas como parte para os empresários obterem lucros. 
3- O Estruturalismo e a Teoria da Burocracia têm como objetivo consolidar e expandir os horizontes da administração, seus principais pensadores são Max Weber, Robert Merton, Philip Selznick, Alvin Gouldner, Amitai Etzioni e Peter Blau. Os quais têm como foco a estrutura organizacional e o ambiente homem organizacional, abordando que o todo organizacional é maior que a soma das partes. Seu conceito de organização é múltiplo, depende da teoria e o enfoque empregado, assim cada um tem os seus limites, esclarecendo alguns aspectos e encobrindo outros. Com isso procure identificar as ideias centrais do estruturalismo e da teoria burocrática, abordadas no livro Teoria Geral da Administração, no capitulo 5. 
 As ideias centrais abordadas no livro são:
· O homem organizacional: A dimensão politica do ator social: a qual ressalta que o homem é flexível, resistente a frustação, capaz de adiar recompensas, com desejo permanente de realização, age estrategicamente para o atingimento de suas metas e objetivos, habilitado em mudanças rápidas e continuas.
· As contradições e os paradoxos organizacionais como elementos constitutivos da burocracia: que se referem à comunicação e a coordenação, a disciplina burocrática e a especialização profissional e ao planejamento administrativo e a iniciativa.
· Os incentivos mistos: não bastam incentivos financeiros, deve-se ter também as recompensas psicossociais quanto os materiais, bem como as suas influencias mútuas. 
· O estruturalismo e a organização: vêem a organização como um sistema deliberadamente construído e em constante relação de intercambio com seu ambiente, é uma parte de um sistema maior no qual esta integrado o sistema social. 
Percebe-se que o estruturalismo relaciona e busca o equilíbrio entre as organizações formal e informal, ou seja, a teoria clássica e a teoria das relações humanas.

Continue navegando