Buscar

A sociedade anônima Carne Macia SA

Prévia do material em texto

A sociedade anônima Carne Macia S/A é um dos maiores frigoríficos do Estado de Góiás. Recentemente, esta sociedade tomou ciência de que um outro frigorífico do estado, chamado de Frigorífico Churrasco Todo Dia S/A, está em situação financeira ruim, principalmente diante de um débito que possui diante de uma grande instituição financeira no importe de R$1.000,000,00 (um milhão de reais). Caso a sociedade Carne Macia S/A resolva incorporar a sociedade Frigorífico Churrasco Todo Dia S/A, de quem a instituição financeira, credora deste poderá cobrar?
A questão trata sobre a incorporação da Sociedade anônima carne Macia S/A ao Frigorifico Churrasco Todo Dia S/A, essa incorporação é resultado da sucessão empresarial que consiste na transferência do poder e do capital da direção atual de uma pessoa jurídica para outra e esta por sua vez continuará exercendo as funções econômicas anteriores. Além disso, há certas condições para que uma sucessão empresarial ocorra e uma delas é justamento a do caso em questão: incorporação de sociedades. Ademais, nessa incorporação também haverá a comtabilização dos créditos e dos débitos à emppresa adquirente.
Portanto, percebe-se que instituição financeira credora cobrará da adquirente sociedade Carne Macia S/A e esta arcará com o débito de 1.000,000,00 (um milhão de reais) em razão da incorporação, já a alienante ficará responsável solidariamente pelo prazo de 1 ano contado das obrigações vencidas ou ainda para as que vencerão, em razão do art. 1.146 do Código Civil. 
Referências Bibliográficas:
Costa, Raiane Ingrid Pereira; Rodrigues, Vivian Azevedo; Teoria geral da empresa. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Disponível
em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10406.htm>. Acesso em:
20 nov. 2019.

Continue navegando

Outros materiais