Buscar

Estudo de caso texto dissertativo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Direito Financeiro e Tributario II
PROF: DARLAN
Aluno: Antonio Carlos da Silva
Matricula: 201402069601
AVALIAÇÃO AV1 ESTUDO DE CASO 
TEXTO DESERTATIVO 
O Ministro Marco Aurelio negou seguimento ao recurso , sobre o fundamento atos infra legais implicaram aumento indireto do imposto, porquanto revelaram redução de beneficio fiscal vigente devendo ser observado nesses caos o principio da anterioridade.
Principio da anterioriodade presente majoração a base do calculo do imposto sobre circulação de mercadoria e serviços- ICMS davido por prestadores de serviços de televisão por assinatura.
afastou-se a aplicação dessas normas para o ano de publicação , asseverada a possibilidade de surtirem efeitos a partir de 1° de janeiro 2001.
O Sr: Ministro Dias Tofolli: Trata-se de agravo regimental no recurso extraordinario . O apelo extremo foi aviado em face de aresto do tribunal de justiça do Estado do Rio Grande do Sul que entendeu pela inconstitucionalidade dos decretos n° 39.596/99 e 39.697/99, os quai restrigiram beneficios de redução de base de calculos concedido com base em autorização no convenio ICMS n° 05/1995. O Ministro Dias Toffoli inaugurou divergencia e assim deu provimento ao recurso do Estado amparado na jurisprudencia tradicional da corte sobre a materia.
O Ministro Barroso explica que o voto vista inaugurou a divergencia destaca um trecho da minha manifestação lançada no RE 682.631-AgR. O caso em debate se referia a possibilidade de aplicação do principio da anterioridade em favor do contribuinte na hipotese de inclusão do sujeito passivo na substituição tributaria, na condição de sbstituto . Na ocasião reconheci que o princiio não deveria ser aplicado. Ressalto que asituação sobre apreciação é bem diferente. Nesse caso não ha como se furtar da conclusão que o contribuite suporta um agravamento do tributo.
A Minitra Rosa Weber: nessa linha. Sr. Presidente, por isso, peço vênia aconpanho a divergencia aberto pelo Ministro Dias Toffoli.
Ministro Luis Fux e depois de uma breve discurssão entre ser redução, isenção, revogação e majoração da base de cauculo. Depois falaram da multa. Decisão: Após o voto do senhor Ministro Marco Aurelio que negava provmento ao agravo regimental, nos termos do voto do senhor Ministro Marco Aurelio, Presidente relator vencido os senhores Ministros Dias Toffoli e Rosa Weber primeira turma. 2.9.2014. 
Presidencia do senhor Ministro Marco Aurelio presentes a sessão Ministro Dias Toffoli, Luis Fux, Rosa Weber e Roberto Barroso. 
A relevancia do Poder Judiciario sobressalta na complexidade que muitos juizes lidam diariamente, são os denominados audaciosos não limitam esforços para garantirem a eficacia e a garantia do principio da celeridade processual.
A decisão juridicial, decorre da autoridade, tendo sua classificação doutrinaria genero se subdividindo em especies: sentenças decisão interlucutoria despachos e acordão, cada qual produzindo os seus efeitos diante da lide exposta e a eficacia obtida.

Continue navegando