Buscar

ATIVIDADE 1 (A1) - Gestão em Serviços de Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestão em Serviços de Saúde (EAD)
ATIVIDADE 1 (A1)
“Argentina, Brasil e México são federações populosas e economicamente relevantes, que em 2014 compreendiam 60,8% da população e 69,1% do PIB da América Latina. Entre 1930 e 1980, vivenciaram processos desenvolvimentistas que envolveram industrialização, legislação trabalhista, criação de instituições de previdência e atenção médica aos trabalhadores formais e implantação de programas de saúde pública para controle de doenças específicas. Nas últimas décadas, as reformas de seus sistemas de saúde apresentaram diferenças, influenciadas por distintos legados institucionais, agendas políticas e orientações governamentais”.
MACHADO, C. V. Políticas de Saúde na Argentina, Brasil e México: diferentes caminhos, muitos desafios. Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, p. 2197-2212, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/csc/v23n7/1413-8123-csc-23-07-2197.pdf. Acesso em: 15 de maio de 2020.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados, escolha um sistema de saúde e faça comparações entre ele e sistema de saúde brasileiro (público e privado), quanto a pontos fortes e fracos de ambos os sistemas. 
Health System in the United States
Sistema de Saúde nos Estados Unidos
O Sistema de Serviços de Saúde Norte-americano se organiza de acordo com a compreensão local em relação ao processo saúde-doença. Portanto, a estrutura do sistema de saúde se altera de acordo com a localidade do país. Com isso, os cidadãos devem se precaver com o local aonde solicitam o atendimento médico. 
Nos Estados Unidos da América (EUA) grande fração das propriedades de saúde, são operadas por empresas do setor privado. Entretanto, os hospitais comunitários nos Estados Unidos não possuem fins lucrativos, enquanto as propriedades do governo possuem fins lucrativos. 
Enquanto o Brasil distribui a saúde para a maior parte da população, utilizam o modelo de sistema de saúde Universal, no Brasil se denomina como SUS (Sistema Único de Saúde). Se diferenciando dos Estados Unidos que não possui um programa de saúde universalista.
Esse tipo de modelo oferece atendimento integral a todos os cidadãos. Independente da classe social, com verba vinda do financiamento público, como por exemplo: imposto de renda (anual).
Portanto o sistema de saúde dos Estados Unidos baseia-se em um sistema de dominância de mercado. Este sistema não é considerado eficiente ou benéfico para sua população, permitindo ações de empresas privadas com base nas leis de mercado e mínima atuação do Estado.

Continue navegando