Buscar

GESTAO DA QUALIDADE

Prévia do material em texto

UNIFACS
PÓS-GRADUAÇÃO
SHELDA SANTANA RODRIGUES
GESTÃO DA QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE 
SALVADOR
2023
2
GESTÃO DA QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE 
Shelda Santana Rodrigues
Case
A relação entre segurança e paciente tem sido, há um bom tempo, um impasse na prestação dos serviços de saúde, haja vista que, o pai da medicina, Hipócrates e a precursora da enfermagem, Florence Nightingale, já apontavam para o dever de não provocar danos aos doentes (CORREIA, T. S. P. et al.,2017). Diante disso, cabe refletir sobre como o gestor de enfermagem pode contribuir junto a equipe de trabalho, na procura por melhorias e resoluções de demandas, utilizando seus conhecimentos sobre a Gestão da Qualidade e a Segurança do Paciente.
A princípio, enfermeiros gestores têm uma tarefa fundamental na segurança acerca dos cuidados de saúde prestados à população, dada a sua responsabilidade está na promoção da segurança para as equipes promovendo um ambiente aberto onde se pode compartilhar, confiar, desenvolver-se assim a aprendizagem a partir dos erros e eventos adversos (CORREIA, T. S. P. et al.,2017). Portando, ocorrência de erros as vezes é inevitável, porém, o gestor não deve negligenciar ou trata-los de forma indevida procurando apenas o erro e o culpado esquecendo de procurar a origem da falha e a forma de corrigir pra evitar falhas novas.
As intervenções quando necessárias para garantir a segurança são fundamentais para diminuir dos incidentes. As equipes envolvidas com o cuidado precisam estar dispostas a cumprir as ações e estratégias elaboradas para prevenir e identificar danos relacionados os pacientes. As vantagens de utilizar os protocolos assistenciais está em estabelecer um padrão de atendimento baseado numa melhor prática clínica, na otimização de recursos assistenciais, como tambem mensurar os resultados adquiridos junto aos pacientes e utilizar os Protocolos Assistenciais (BENDER, Ana Ligia, 2016). 
Segundo o Ministério da Saúde portaria Nº 529, DE 1º de abril de 2013:
“Considerando a necessidade de se desenvolver estratégias, produtos e ações direcionadas aos gestores, profissionais e usuários da saúde sobre segurança do paciente, que possibilitem a promoção da mitigação da ocorrência de evento adverso na atenção à saúde, resolve: Art. 1º Fica instituído o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP)”.
Assim, o Gestor da Qualidade e Segurança do Paciente, para melhorar o tipo de serviço prestado aos clientes da sua devida instituição deve manter-se atualizado à cerca das atualizações dos protocolos e programas de segurança disponibilizado pelo Ministério da Saúde para quê, aliado a sua autonomia e capacidade de resolução de problemas possa ofertar um trabalho eficiente como gestor junto a sua equipe de trabalho. 
REFERÊNCIAS
BENDER, Ana Ligia. Protocolos para segurança do paciente: uma proposta multidisciplinar - a experiência do hospital São Lucas da PUCRS. 1. ed. Porto Alegre: ediPUCRS, 2016. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 12 mar. 2024;
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 529, de 1º de abril de 2013. Institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Diário Oficial da União. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt0529_01_04_2013.html .  Acesso em: 13 mar. 2024
CORREIA, T. S. P.; DA SILVA MARTINS, M. M. F. P.; FORTE, E. C. N. Processos desenvolvidos por gestores de enfermagem face ao erro. Revista de enfermagem Coimbra, Portugal, 2017. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=388250148010;
image1.png

Continue navegando