Buscar

Apx2 educação infantil 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
	Nome: 
	Matrícula: 
	Polo:
AP2 DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO INFANTIL 2
Coordenação: Professor Leandro Henrique de Jesus Tavares
Professoras Tutoras a Distância: Flávia Friedl e Mariângela Almeida
Professoras Tutoras Presenciais: Alessandra Sátiro, Ana Paula Santos, Andréa Veloso, Bianca Oliveira, Eneida Casqueiro, Leomar Baptista, Liliane Alves, Luciana Felix, Mariane de Sena, Nícia Ferreira, Polyana Sidore e Priscilla Rocha.
Caro (a) estudante:
Esta é a segunda APX. Você vai encontrar 4 (quatro) questões. Leia todas com atenção, organize de maneira clara e objetiva as suas respostas e escreva de acordo com a norma culta da língua. Não deixe de revisar as respostas dadas. A avaliação é individual.
De preferência salve o arquivo em PDF.
 
 Boa prova!!!
Questão 1 (2,0 pontos – 0,5 cada acerto)
Marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) nas afirmativas abaixo E JUSTIFIQUE AS FALSAS:
Ao tratar da Sociologia da Infância no Brasil, Anete Abramowicz (2018) afirma que:
1.1 Existem também as pesquisas que buscam compreender e evidenciar as manifestações das crianças, suas linguagens e formas de produzir cultura, no interior dos aportes antropológicos. Para tanto, sustenta-se nas pesquisas bibliográficas e nas metodologias de pesquisa com memórias da infância. ( F )
R: A questão a cima é falsa pois as pesquisas se sustentam em cima de pesquisas etnográficas e nas metodologias de pesquisa com crianças.
1.2 A criança é um presente do qual nós, adultos, não fazemos parte e desconhecemos, pois não somos mais crianças é um presente em infância, um tempo que não somos/temos mais. ( V )
1.3 Outra dificuldade posta ao pesquisar crianças a partir de sua própria voz se inscreve também em uma micropolítica, em uma espécie de movimento político, pois a sociedade e a escola estão orientadas para a conformação política da criança e são incapazes de escutá-la. ( V )
1.4 Os sociólogos anglo-saxões dizem, então, com razão, que as crianças são, entre as maiorias, as mais protegidas, porque elas não são suas próprias porta-vozes. ( F )
R: A questão a cima é falsa pois o texto retrata que as crianças são, entre as minorias, as menos protegidas.
Questão 2 (1,0 ponto)
Tavares (2015), no texto Educação Infantil e direito: o que dizem as crianças apresenta parte de uma investigação que abordou a temática do direito à Educação Infantil sob a ótica das crianças que teve como objetivo compreender e refletir a respeito da perspectiva delas sobre o que constitui esse direito e suas visões sobre a escola. Marque a opção correta, de acordo com o texto:
(A) A pesquisa foi realizada em uma instituição de educação infantil privada;
(B) O trabalho foi feito apenas utilizando questionários e pesquisa bibliográfica;
(C) O trabalho pretendia contribuir para que os adultos percebessem a importância de garantir a expressão infantil e sua escuta, sobre a temática da infância e saúde;
(D) Foi utilizada como metodologia a perspectiva etnográfica, com registros fílmicos, fotográficos e desenhos. 
Opção correta: (D)
Questão 3 (3,5 pontos)
Isabel de Oliveira Silva, no texto Professoras da Educação Infantil, formação, identidade e profissionalização aborda a importância da formação dos/as professores/as para esta etapa da educação. Discorra brevemente sobre a discussão apresentada pela autora acerca do debate sobre a formação de docentes para a Educação Infantil.
Podemos perceber ao ler o texto de Isabel de Oliveira Silva e nossa própria vivencia enquanto profissional da educação que a formação dos professores na educação infantil, seja ela feita na modalidade normal ou até mesmo em nível superior, tem sido falho em alguns âmbitos, principalmente no que diz respeito a incorporação dos conteúdos as experiências, o que é de grande importância para a qualificação profissional
Questão 4 (3,5 pontos)
Flávia Miller Naethe Motta (2011), no texto De crianças a alunos: transformações sociais na passagem da educação infantil para o ensino fundamental discute alguns achados de uma pesquisa de doutorado em Educação, cujo objeto foi a passagem das crianças da educação infantil para o ensino fundamental e a ação da cultura escolar sobre as culturas infantis transformando os agentes sociais de crianças em alunos. De acordo Motta (2011, p. 164), “um dispositivo da cultura escolar que merece uma análise específica, por suas consequências estruturais, é o currículo”. Qual discussão a autora apresenta sobre o currículo?
Podemos perceber na leitura do texto de Flávia Miller Naethe Motta (2011), que o currículo é um meio de mesclar a educação, ou seja, o meio escolar com o meio social, cultural, como diz o texto: “eles traduzem um projeto socializador desempenhado pela escola”. Ele vai muito além do pedagógico, enxergando ao aluno no contexto em que este está inserido.

Outros materiais