Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

a. Com base no exposto, explique: por que é tão desafiador fazer mudanças nas organizações?
As mudanças organizacionais são alterações feitas na empresa para responder às exigências do mercado, melhorar resultados e ganhar vantagem competitiva.
O crescimento do negócio sempre é um dos principais objetivos da empresa quando a decisão pela mudança organizacional é tomada e em um mercado em transformação, elas se tornam rotineiras na empresa.
Essas mudanças podem ser causadas por razões internas e externas à empresa, que demandam melhorias ou alterações em algum processo.
Os desafios da implementação de mudanças organizacionais envolvem tanto as pessoas quanto os processos e a cultura da empresa.
Em relação aos funcionários, a principal dificuldade é conseguir o engajamento necessário para implementar as novidades, nem todos compreendem, de imediato, a necessidade de mudança. Lidar com essa resistência, portanto, é uma tarefa que vem acompanhada de outro desafio: liderar a equipe. Muitas vezes, é necessário conduzir uma transformação cultural para que os colaboradores compreendam os propósitos do negócio, de nada adianta implementar mudanças se você não acompanha o andamento delas, isso porque é difícil que o processo siga à risca todas as suas expectativas e planejamento.
O papel da empresa na mudança organizacional é liderar o próprio processo, enfrentar os desafios e conduzir a transformação, criar oportunidades para a mudança e engajar a equipe na busca pelos objetivos traçados. Torna-se muito difícil engajar pessoas sem a presença do líder, sendo praticamente impossível ter sucesso em um processo de mudança organizacional, a liderança precisa ter uma crença autêntica na missão, uma mudança organizacional bem-sucedida não ocorre se não houver alinhamento da liderança.
Os desafios incluem articular as mudanças em toda a empresa, conectar a equipe emocionalmente, gerenciar os medos e liderar equipes por meio de várias mudanças específicas relacionadas à maior mudança a liderança deve ser um processo contínuo presente no contexto de mudança.
b. Como a definição de propósitos e objetivos de uma organização pode influenciar em sua gestão contemporânea?
As organizações contemporâneas devem possuir a sua frente uma liderança capaz de mudar a qualquer momento. Em tempos nos quais as informações são facilmente disseminadas, bem como novas ferramentas surgem em curto espaço de tempo, o gestor precisa se adaptar às modificações em torno do seu negócio.
Se a gestão não acompanha a modernização dos processos, perde competitividade no mercado e é prejudicada.
A gestão contemporânea tem algumas características importantes como mindset de equipe, onde, todos os colaboradores da empresa atuam como se fossem os proprietários do negócio, cultura organizacional constantemente atualizada, valorizando os processos criativos e inovadores como caminho para o crescimento do negócio, visão global e sistêmica, que eleva o grau de comprometimento do colaborador ao negócio como um todo, líderes responsáveis, comunicativos e interessados no desenvolvimento de pessoas e do ambiente corporativo, uso de ferramentas como brainstorm, benchmarking, gestão da qualidade total, sistema de avaliação de desempenho e feedbacks.
Não é simples implementar uma gestão totalmente inovadora em processos já enraizados. Por isso, a gestão contemporânea encontra alguns obstáculos, que devem ser avaliados e vencidos pelos gestores.
Os principais desafios são mudança da cultura organizacional da empresa, implementação de ferramentas tecnológicas de gestão, avaliação do desempenho da equipe, desenvolvimento profissional de colaboradores, adequação das estratégias de marketing, flexibilidade nas ações, aplicação de uma visão global e sistêmica, livre de níveis hierárquicos entre outras.
Um dos obstáculos mais visíveis é a necessidade de aplicar uma visão sistêmica e global à equipe, descartando a raiz dos níveis hierárquicos. Nos novos modelos gestão, colaboradores de diferentes setores podem exercer as mesmas atividades. Um profissional no cargo de auxiliar pode, por exemplo, oferecer novas visões ao seu supervisor ou diretor.
Outro ponto importante é a necessidade de desenvolver talentos. Em modelos mais antigos, a substituição de profissionais era mais lógica, o que contribuía para a alta rotatividade na organização. Atualmente, cabe ao gestor apostar em programas de treinamento e desenvolvimento de habilidades e competências.
c. Aponte como as pessoas, através da diversidade, contratação e engajamento podem influenciar o processo de mudança organizacional;
Empresas adeptas a diversidade, ganham visibilidade perante a concorrência. Negócios que demonstram domínio e respeito por essas questões, se preocupando com o bem-estar dos indivíduos, viram assunto em redes sociais e entre rodas de amigos, colaborando para a atração e retenção de talentos. Está cada vez maior a busca de trabalho em lugares onde possam ter um propósito para trabalhar, não considerando somente o salário que ganham. Por isso, a promoção da diversidade na empresa gera engajamento e cria uma cultura única para o negócio.
O colaborador vê valor agregado em fazer parte de uma organização que pensa dessa forma, enquanto o contratante percebe o valor em ter sempre o melhor do que cada um pode oferecer, independentemente da pessoa, gerando benefícios a todos.
A diversidade nas empresas deve ser amplamente discutida, disseminada e respeitada. Não cabe mais às gerações atuais e futuras o cultivo de ambientes hostis. É preciso que os gestores se posicionem e abracem todas as causas, afinal, a competência não tem classe, cor ou gênero.
d.  Como a gestão de negócios é afetada pela tecnologia?
A gestão de negócios é uma atividade cada vez mais complexa. Com a elevada competitividade e o ritmo frenético em que as mudanças acontecem interna e externamente às organizações, gestores convivem com pressão constante por redução de custos, aumento de eficiência e inovação. A tecnologia é uma grande aliada nesse processo. Por meio de ferramentas como sistemas de gestão, aplicativos e equipamentos de ponta para automação de processos, ela representa um dos pilares da administração contemporânea.
Empresas são conjuntos de setores interdependentes. Isso significa que, quando um deles não desempenha seu papel de maneira integrada com os demais, ameaça a performance de todos. 
Um dos aspectos centrais da gestão de negócios na atualidade é a análise dos dados. Eles se tornaram a principal base para tomada de decisões assertivas, pelo fato de refletirem objetivamente padrões de interesse organizacional.
Empresas podem facilmente identificar as preferências e comportamentos de seus clientes, as principais fontes de falha em uma linha de produção ou o impacto de medidas gerenciais nos indicadores do negócio
Com os recursos certos, qualquer organização é capaz de coletar dados, analisá-los, convertendo-os em informações que embasem o processo decisório. 
A internet possui um alcance imensurável e hoje, para a grande maioria das pessoas, é a principal fonte de informação sobre negócios, isso significa, que a forma como sua organização se apresenta na rede é tão importante quanto sua contrapartida física. Seja por meio de um site, blog, aplicativos próprios ou redes sociais, você será visto e só terá chances reais, se seu cliente gostar do que encontrar.
Independentemente do porte do negócio, o uso da tecnologia como forma estruturada de captação de informações é um fator estratégico. Utilizado da maneira certa, pode representar uma fonte de crescimento exponencial.
A importância da tecnologia como fator competitivo tende a aumentar muito nos próximos anos. Seu potencial para solucionar problemas de qualquer segmento, reduzir custos e aumentar o controle gerencial, é ilimitado. Empresas de todos os portes já nascem com recursos tecnológicos intrínsecos às suas atividades, enquanto outras, consolidadas no mercado há tempos, desafiam modelos de negócio centenários para se reinventarem.

Mais conteúdos dessa disciplina