Buscar

AV discursiva Jogos, Brinquedos e Brincadeiras (LEF13)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Disciplina:
	Jogos, Brinquedos e Brincadeiras (LEF13)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:669334) ( peso.:4,00)
	Prova:
	33038940
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Os gregos realizam os jogos na Grécia para homenagear os deuses e para criar uma harmonia entre as cidades-estados, pois essas comunidades eram independentes, tanto política quanto economicamente. Os jogos, além de propiciar a união entre as cidades-estados, possuíam caráter religioso, político e esportivo. Diante disso, disserte sobre a importância dos jogos para os gregos.
	Resposta Esperada:
A Grécia Antiga deixou para todo o mundo, principalmente para o Ocidente, um dos grandes legados culturais da história - os jogos. Os Jogos Olímpicos são uma cultura bastante antiga que ainda fazem parte de nossas vidas. Os gregos iniciaram esses jogos para homenagear o deus supremo, que era chamado Zeus. Esses jogos aconteciam na Olímpia e envolviam todas as cidades-estados, com várias competições de atletismo, luta livre, o arremesso de discos, salto e lançamento de dardos. Esse evento fazia parte dos quatro grandes festivais religiosos que eram celebrados na Grécia Antiga e contavam com muitos visitantes vindos de todas cidades-estados. As Olimpíadas possuíam uma grande importância para os gregos, pois tinham caráter religioso, político e esportivo. Elas aconteciam primeiramente para homenagear os deuses, proporcionar momentos de harmonia entre as cidades-estados. Esses jogos ocorriam de quatro em quatro anos e somente os homens livres que falavam a língua grega podiam participar dos Jogos Olímpicos e serem vistos como heróis em suas cidades-estados. Ganhavam prêmios, como coroas de louro e ramos de palmeira.
	2.
	A interdisciplinaridade, além do componente cognitivo que a constitui, também é pensada em termos de atitude. Revela-se como uma ideia, uma prática, um projeto que tem como base uma autêntica vontade de colaboração, de cooperação, de diálogo, de abertura ao outro. Paralelamente, a interdisciplinaridade é pensável, em termos de poder. Ela não anula as formas de poder que todo o saber comporta, mas exige a disponibilidade para partilhar um saber e um poder que se tem consciência de não ser proprietário. Trata-se de não ocultar o seu próprio saber/poder, mas, ao contrário, torná-lo discursivo e acessível à compreensão de outros (GATTÁS; FUREGATO, 2007, p. 88). Diante do exposto, disserte sobre como a interdisciplinaridade na Educação Física pode dialogar com as demais disciplinas da grade curricular do Ensino Médio.  
FONTE: GATTÁS, Maria Lúcia Borges; FUREGATO, Antonia Regina Ferreira. A interdisciplinaridade na Educação. Ver. Rene. Fortaleza, v. 8, n. 1, p. 85-91. jan/abr 2007.
	Resposta Esperada:
*Espera-se que o acadêmico exponha alternativas/estratégias de como trabalhar a Educação Física conectada com outras disciplinas do ensino médio e *que fale sobre como os estudantes podem tirar proveito do conhecimento dos conteúdos das diferentes áreas. *Também deve discorrer sobre a importância da interdisciplinaridade na escola de uma maneira geral.
Parte inferior do formulário