Buscar

Regulação Hormonal e Úlcera Péptica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

É de grande relevância o sistema neuro-hormonal para a regulação do nosso organismo, pois é a partir desse fator que todos os outros funcionam.
A relação entre a regulação hormonal da mucosa gástrica e duodenal com a úlcera péptica e se faz pela quantidade de ácido produzida pelo organismo, se essa produção esta desregulada devido ao estresse, uso de medicamentos ou até mesmo pela bactéria Helicobacter pylori o organismo é acometido pela úlcera. 
Quando se fala em úlcera é comum se referir às úlceras pépticas, isto é, às úlceras gástricas que surgem no estômago, às úlceras do duodeno, na junção do estômago com o intestino delgado, e mesmo às do esôfago que são mais raras.
Os ácidos estomacais, especialmente o clorídrico, são muito fortes. Quando o estômago encontra-se normal e saudável, sua ação restringe-se somente aos alimentos, mas, em determinadas situações, eles podem atacar o revestimento do trato digestivo e provocar o aparecimento de uma úlcera que destrói a parede estomacal e do duodeno.
Os principais sintomas são dor ou queimação no estomago e se manifesta principalmente com ele vazio, pois a ausência de alimentos para digerir permite que os ácidos irritem a ferida, normalmente o desconforto é aliviado entre 2 e 3 horas após a ingestão de alimentos.
Para se evitar estímulo do ácido e necessário evitar também alguns hábitos, como o não fumar, evitar alimentos que estimulem a produção de mais ácido e controlar o nível de estresse.

Outros materiais