Buscar

Atividade A1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SISTEMA DIGESTORIO E ENDOCRINO
ATIVIDADE 1 – A1
 “Úlcera péptica é a erosão em um segmento de mucosa gástrica que pode atingir a camada muscular da mucosa. No estômago, essa condição é conhecida como úlcera gástrica, e quando ocorre nos primeiros centímetros do duodeno, é denominada úlcera duodenal. Praticamente todas as úlceras são causadas por Helicobacter pylori ou uso de anti-inflamatórios não esteroides (AINE). Os sintomas consistem, tipicamente, em dor epigástrica e queimação, que em geral é aliviada com a alimentação. O diagnóstico é por endoscopia e teste para Helicobacter pylori. O tratamento consiste em supressão ácida, erradicação de H. pylori (se presente) e abstenção do uso de AINE”.
VAKIL, N. Doença ulcerosa péptica. Manual MSD - versão para profissionais de saúde. Winsconsin: University of Madison School of Medicine and Public Health, 2018. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-pt/profissional/dist%C3%BArbios-gastrointestinais/gastrite-e-doen%C3%A7a-ulcerosa-p%C3%A9ptica/doen%C3%A7a-ulcerosa-p%C3%A9ptica. Acesso em: 30 jan. 2020.
 “O gastrinoma, ou síndrome de Zollinger-Ellison, é um tumor produtor de gastrina geralmente localizado no pâncreas ou na parede duodenal. Hipersecreção de ácido gástrico e ulceração péptica refratária agressiva são os resultados. O diagnóstico se faz pela mensuração da gastrina sérica. O tratamento consiste em uso de inibidores da bomba de prótons e remoção cirúrgica”.
LIVSTONE, E. M. Gastrinoma. Manual MSD - versão para profissionais de saúde. Florida: Sarasota Memorial Hospital, 2017. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-pt/profissional/dist%C3%BArbios-gastrointestinais/tumores-do-trato-gi/gastrinoma. Acesso em: 25 jan. 2020.
Baseado nas informações dos textos e em seu conhecimento, estabeleça uma relação entre a regulação neuro-hormonal da mucosa gástrica e duodenal com a doença ulcerosa péptica.
Bons estudos!
A digestão é um importante processo que o nosso corpo realiza com o intuito de quebrar as moléculas dos macronutrientes ingeridos a fim de extrair moléculas pequenas (hidrolisadas) o suficiente para que possam ser absorvidas pelas células e servirem como fonte de energia. 
Durante o processo de digestão o alimento sofre a ação de diversas enzimas, principalmente na boca, no estomago e no intestino delgado. 
Durante a passagem do alimento pelo estomago o corpo recebe um sinal e produz uma quantidade de muco suficiente para revestir o alimento impedindo o contato direto com a mucosa, o muco também facilita o movimento do bolo alimentar fazendo que ele deslize facilmente. 
As células G do estomago são responsáveis por secretarem o hormônio gastrina quando há presença de alimento, este hormônio cai na circulação sanguínea e estimula as células parietais do próprio estomago para que eles secretem a enzima pepsina e acido. 
Neste processo um desequilíbrio entre os fatores que danificam a mucosa e aqueles que a protegem, podem resultar em lesão na mucosa do trato digestivo, chamada ulcera péptica, sendo uma doença é multifatorial, decorrendo de desequilíbrios na fisiologia da
secreção dos hormônios gástricos, gastrina e somatostatina (hormônio inibidor da liberação de GH). 
Este desequilíbrio muitas vezes está relacionado com a presença da bactéria H. pylori, uma bactéria que se desenvolve na camada mucosa protetora do revestimento gástrico. Mas existem outros fatores que podem levar a esse desequilíbrio como o uso de anti-inflamatórios não esteroides, que causam a diminuição da ação das prostaglandinas e consequentemente da barreira mucosa. Entre outros fatores como o stress, fatores genéticos e uma possível relação com o consumo de cigarros. 
EXPLICAÇÃO DIGESTÃO https://www.mundovestibular.com.br/estudos/biologia/sistema-digestorio-do-corpo-humano/
EXPLICAÇÃO ULCERA
https://www.msdmanuals.com/pt-pt/profissional/dist%C3%BArbios-gastrointestinais/gastrite-e-doen%C3%A7a-ulcerosa-p%C3%A9ptica/doen%C3%A7a-ulcerosa-p%C3%A9ptica
VISÃO GERAL SECREÇÃO ACIDA 
https://www.msdmanuals.com/pt-pt/profissional/dist%C3%BArbios-gastrointestinais/gastrite-e-doen%C3%A7a-ulcerosa-p%C3%A9ptica/vis%C3%A3o-geral-da-secre%C3%A7%C3%A3o-%C3%A1cida
EXPLICAÇÃO CONTROLE NEURO HORMONAL DIGESTÃO 
https://www.infopedia.pt/$controlo-neuro-hormonal-da-digestao
SECREÇÃO GASTRICA 
https://www.passeidireto.com/arquivo/40534587/secrecao-gastrica-resumo
RESUMÃO DA DIGESTÃO 
http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/4383/material/fisiologia%20da%20digest%C3%A3o%20lista%20exercicio%201N1%202018%202.pdf
https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/EnsinoBiologia/Fisio_2011_2012/Fisiologia_v2_semana04.pdf

Outros materiais