Buscar

7 HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1
          Questão
	
	
	A Escola dos Annales muito contribuiu, ao longo dp século XX, para a pesquisa historiográfica. Apesar de muitos a designarem como uma ¿escola¿, os Annales, desde a sua fundação, passaram por diversas mudanças que obrigaram aqueles historiadores a repensar seus objetos e métodos. No entanto, apesar das diferenças entre as gerações, alguns elementos parecem dar uma unidade ao movimento. São eles:
		
	
	As análises centradas nas trajetórias individuais e nos eventos.
	
	A história problema e a matematização.
	
	A nova concepção de tempo histórico e a história econômica.
	 
	A história-problema e o diálogo interdisciplinar.
	
	O diálogo interdisciplinar e a percepção do social como redes.
	Respondido em 12/05/2021 19:38:28
	
	
	 
		2
          Questão
	
	
	Sobre a Escola dos Annales, analise as afirmativas abaixo: I. A história problema era uma forma dos hsitoriadores dos Annales se diferenciarem e lançarem uma crítica ao narrativismo da história metódica. II. O diálogo com a sociologia, estimulado pelos Annales, era uma forma de inserir a História definitivamente no campo das Ciências Sociais. III. A Escola dos Annales é um movimento bastante heterogêneo, mas a influência do marxismo é algo que perpassa todas as suas gerações. Está(ão) correta(s):
		
	
	Todas as alternativas.
	
	As alternativas II e III.
	
	A alternativa I, somente.
	 
	As alternativas I e II.
	
	A alternativa II, somente.
	Respondido em 12/05/2021 19:38:30
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		3
          Questão
	
	
	Marque a alternativa que melhor identifica a importância dos Annales para a historiografia brasileira:
		
	
	Os Annales foram importantes, pois associaram o trabalho do historiador à busca da verdade, alcançada a partir da pesquisa com fontes primárias.
	
	A importância deste movimento reside na ênfase dada aos processos históricos de curta duração, importantes para a compreensão da sociedade brasileira.
	
	Sua importância reside no diálogo que manteve com as instituições brasileiras, em especial o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.
	
	Os Annales introduziram no Brasil, ainda nos anos 1930, a micro-história, revolucionando o fazer histórico no país.
	 
	Sua importância reside no fato de ter estimulado o diálogo com outras áreas do conhecimento, como a antropologia.
	Respondido em 12/05/2021 19:38:37
	
	
	 
		4
          Questão
	
	
	A partir da década de 1930, podemos verificar uma crescente influência da historiografia francesa no Brasil. Essa presença está relacionada à Escola dos Annales e suas propostas para uma nova atitude do historiador no estudo do passado. Entre as influências dessa escola podemos destacar, EXCETO:
		
	
	alteração das temáticas, problemas, abordagens e objetos no trabalho do historiador, através da valorização da história econômica e social.
	
	a emergência de novos atores sociais, como no Brasil após 1930, tornou indispensável se lançar na procura dos modelos teóricos que possibilitassem captar essa nova realidade histórica.
	
	o fazer história como ciência desafiou a constituição de produzir um entendimento sobre os sujeitos históricos em suas diversas manifestações.
	 
	a escola dos Annales foi marcada pela tentativa de afirmar a visão positivista da história, como crônica de acontecimentos, com o propósito de tornar compreensível as dimensões do passado por meio do estudo das mentalidades.
	
	o conhecimento histórico se tornou dinâmico, por causa da aproximação em relação às demais ciências sociais, tais como a antropologia e a sociologia.
	Respondido em 12/05/2021 19:38:43
	
	
	 
		5
          Questão
	
	
	Sobre a influência da historiografia francesa da Escola dos Annales no Brasil, marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	A historiografia dos Annalesrelaciona-se à chamada vertente inovadora da historiografia brasileira, que se contrapunha a uma forma de fazer história de forte cunho político e nacionalista.
	
	A historiografia dos Annales marcou de forma profunda a hsitoriografia brasileira, seja em seus métodos, objetos de pesquisa ou problemas.
	
	A presença no Brasil de Fernand Braudel, que mais tarde veio a se tornar um dos grandes nomes da Escola dos Annales, ajudou a fortalecer os laços entre a historiografia brasileira e a historiografia francesa.
	
	A história das mentalidades foi muito bem recebida no Brasil, influenciando diversos autores brasileiros, como Laura de Mello e Souza, autora do livro "O Diabo e a Terra de Santa Cruz".
	 
	Se até 1930 a historiografia brasileira era profundamente marcada pela produção alemã, com a Escola dos Annales, começam os diálogos com a produção historiográfica francesa.
	Respondido em 12/05/2021 19:38:46
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		6
          Questão
	
	
	As afirmativas abaixo correspondem a elementos estruturantes da pesquisa histórica, especialmente após a Escola dos Annales, EXCETO:
		
	 
	A percepção da história como próxima à ficção.
	
	A construção de um problema de pesquisa.
	
	A diversidade de temas e abordagens de interesse dos historiadores.
	
	O diálogo com outras Ciências Sociais.
	
	A pesquisa com fontes de diversos tipos.
	Respondido em 12/05/2021 19:38:50
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		7
          Questão
	
	
	Qual das opções abaixo apresenta os principais propósitos da escola de Annales?
		
	
	Romperam com as análises dos processos de longa duração e preocuparam-se em compreender exclusivamente o fato histórico.
	 
	Romperam com as abordagens positivistas que não permitiam análises mais densas, pautadas no processo histórico, e, para isso, incorporaram os métodos das Ciências Sociais à História.
	
	Promoveram o estudo das mentalidades para melhor analisar a relação entre História, Positivismo, Antropologia e Cultura.
	
	Fundaram a "história problema", assim chamada porque incorporou a estatística à História Demográfica.
	
	Incentivaram estudos políticos, principalmente aqueles relativos às biografias dos reis.
	Respondido em 12/05/2021 19:38:56
	
	
	 
		8
          Questão
	
	
	O movimento dos Annales, que surgiu a partir da fundação de uma revista em 1929, apareceu trazendo como proposta estudar os homens (no plural) em sociedade. Essa abordagem, explicitada, por exemplo, no livro Apologia da História, de Marc Bloch, é uma resposta a certa historiografia de fins do século XIX e primeiras décadas do XX, entendida pelos Analles como como narrativista e ligada aos interesses dos Estados-Nacionais. Em contrapartida, os Annales propunham o que chamavam de história-problema. Essa noção certamente se constituiu numa das principais contribuições trazidas por esta corrente historiográfica e válida ainda hoje para os estudos históricos. Assinale a alternativa que melhor define a proposta de uma história-problema:
		
	
	A história-problema tinha seu foco nas ações dos grandes indivíduos e nas biografias das nações europeias (e não apenas francesa).
	
	A ideia de história-problema pressupunha que o historiador deveria se posicionar politicamente frente aos problemas sociais de sua época.
	
	A ideia de história-problema propunha problematizar e valorizar os grandes heróis que fizeram parte do passado francês.
	
	A noção de história-problema valorizava o trabalho poético e literário do historiador, problematizando os pressupostos científicos da historiografia.
	 
	A história-problema pressupõe investigação e problematização do passado a partir de questões levantadas pelo historiador no presente.

Continue navegando