Buscar

HISTÓRIA E MEIO AMBIENTE 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-(ENADE 2013) Uma sociedade sustentável é aquela em que o desenvolvimento está integrado à natureza, com respeito à diversidade biológica e sociocultural, exercício responsável e consequente da cidadania, com a distribuição equitativa das riquezas e em condições dignas de desenvolvimento. Em linhas gerais, o projeto de uma sociedade sustentável aponta para uma justiça com equidade, distribuição das riquezas, eliminando-se as desigualdades sociais; para o fim da exploração dos seres humanos; para a eliminação das discriminações de gênero, raça, geração ou de qualquer outra; para garantir a todos e a todas os direitos à vida e à felicidade, à saúde, à educação, à moradia, à cultura, ao emprego e a envelhecer com dignidade; para o fim da exclusão social; para a democracia plena. 
TAVARES, E. M. F. Disponível em: . Acesso em: 25 jul. 2013 (adaptado).
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os princípios que fundamentam uma sociedade sustentável exigem a adoção de políticas públicas que entram em choque com velhos pressupostos capitalistas.
PORQUE
II. O crescimento econômico e a industrialização, na visão tradicional, são entendidos como sinônimos de desenvolvimento, desconsiderando-se o caráter finito dos recursos naturais e privilegiando-se a exploração da força de trabalho na acumulação de capital.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A -
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B -
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C -
As asserções I e II são proposições falsas.
D -
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
E -
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
check_circleResposta correta
2-O primeiro passo realmente efetivo da educação ambiental no país só foi dado em 1994, o Governo Federal, por meio do Ministério do Educação e do Ministério do Meio Ambiente, criou o Programa Nacional de Educação Ambiental. Assim sendo, assinale a alternativa que corresponde as principais medidas do programa estavam dentro do programa acima citado:
I. A prática pedagógica ambiental visaria, assim, a formação de cidadãos críticos e conscientes em relação às suas práticas e comportamentos.
II. Inclusão da educação ambiental no ensino formal;
III. Educação no processo de gestão ambiental;
IV. Realização de campanhas específicas de educação ambiental;
V. Criação de uma rede de centros de educação ambiental.
É correto apenas o que se afirma em:
A - I e II, apenas.
B - I, apenas.
C - II e III, apenas.
D - II, III, IV, V, apenas.check_circleResposta correta
E - III e IV, apenas.
3-No primeiro documento escrito em terras brasileiras: a famosa carta de Pero Vaz de Caminha, datada de 1º de maio de 1500, o escritor destacou a abundância da terra e descrevia os índios como saudáveis, galantes e inocentes, que viviam sem cultivar a terra ou domesticar animais, sugerindo que por aqui a natureza era prodigiosa e perfeita. Nessa passagem, Pero Vaz de Caminha reafirma três dos principais mitos associados ao Paraíso Terreal. Quais seriam eles? 
A - A árvore do pecado, águas rejuvenescedoras, fontes da juventude. 
B - A abundância e qualidade das águas, a boa temperatura e a fertilidade dos solos. check_circleResposta correta
C - Frutos saborosos, águas rejuvenescedoras, descanso eterno. 
D - Juventude eterna, o fim dos males do mundo e comida abundante. 
E - Um lugar calmo, repleto de flores e dança e cura para doenças. 
4- Os índios também possuíam seus sistemas tecnológicos, cuja importância para o sucesso da colonização não pode ser desprezada. Em outras palavras, não apenas os índios possuíam suas próprias tecnologias, como também elas foram, em larga medida, utilizadas e apropriadas pelos colonizadores. Sem a utilização dessas tecnologias e saberes indígenas, o sucesso da colonização seria impossível. Entender essa questão serve para mostrar que a ideia de uma total e absoluta supremacia tecnológica europeia em relação aos povos indígenas é um erro histórico grave. Diante dessas afirmações, podemos entender que: 
A - No início da colonização, o que houve foi um forte e intenso intercâmbio tecnológico entre europeus e indígenas, e foi graças a esse intercâmbio, que a colonização se tornou possível. check_circleResposta correta
B - No início da colonização, o que houve foi um forte impacto intercultural, que retardou o processo tecnológico de ambos (portugueses e brasileiros). 
C - No início da colonização, houve um processo de desmatamento forte e impactante, que gerou consequências sentidas até hoje. 
D - No início da colonização, houve uma conscientização ambiental dos índios para com os portugueses. 
E - No início da colonização, houve uma conscientização ambiental os portugueses para com os índios, que desmatavam desmesuradamente. 
5-Na atualidade quando consideramos o Pensar em humano e natureza de forma tão radicalmente separada só passa a ser algo hegemônico a partir da modernidade e das suas consequências filosóficas e sociais. É a partir desse momento que passa a ter algum sentido falarmos em educação ambiental. Assim sendo ora, educar ambientalmente alguém só é possível se admitirmos que esse alguém se apartou do conhecimento ambiental e seria necessário reconectá-lo por meio da forma mais poderosa já criada pelo humano, que é:
A - A diversidade cultural.
B - A educação.check_circleResposta correta
C - A natureza e a sociedade.
D - A sociedade ambiental.
E - A visão holística.
6-No tocante às representações da natureza produzidas no campo das artes (durante a década de 60), vale a pena destacar o movimento modernista, que marcou época na história intelectual e da arte do Brasil.os intelectuais e artistas vinculados ao movimento modernista buscavam reconstruir a cultura nacional, por meio de uma revisão crítica do passado brasileiro, e propor uma nova interpretação da história, sempre no intuito de formular uma concepção de “brasilidade”. Eles utilizavam com frequência símbolos da fauna e da flora nacionais, para nomear seus grupos internos, manifestos e mesmo, suas obras. Como, por exemplo: 
A - O cachorro e o gato, já tão domesticados. 
B - O hipopótamo e a girafa, pelas suas grandezas. 
C - O rinoceronte e o guepardo. 
D - A anta e o pau-brasil.check_circleResposta correta
E - O lince do deserto e as calabaceiras. 
7-FRANCO NETO e RAMALHO destacam em sua obra que nos anos 1970, juntamente com uma relativa abertura disciplinar da História, que permitiu o surgimento de novas ramificações de investigação dentro da área, como a história cultural e a nova história política, surgiu uma modalidade de investigação histórica que prometia fazer a reconexão da História com temas que tinham sido deixado secundarizados por bastante tempo. Trata-se da História Ambiental. (FRANCO NETO e RAMALHO, 2018, p. 247).
Considerando a obra apresentada e o conhecimento adquirido sobre a História Ambiental, analise as afirmativas a seguir:
I.A História Ambiental desenvolve um estudo da evolução das sociedades e do representativo aumento nos lucros com as novas tecnologias aplicadas na exploração dos recursos naturais inesgotáveis.
II. Seria possível retomar um estudo sistemático e histórico da relação entre sociedades humanas e natureza.
III. A História Ambiental aprofunda a compreensão do uso dos recursos naturais e pelas práticas sempre mais insustentáveis dessa utilização.
IV. A História Ambiental estuda o baixo impacto da ação humana em relação às transformações da natureza provocadas pelo crescimento acelerado que a humanidade vem experimentando.
V. A História Ambiental incentiva a exploração da natureza e dos recursos naturais.
É correto apenas o que se afirma em:
A - I e II.
B - I e III.
C - I e IV.
D - II e III.check_circleResposta correta
E - IV e V.
8-A partir da segunda metade do século XX, uma nova sensibilidade para a questão ambiental tem emergido no debate público e também nas universidades,abrindo espaço para novos ramos de pesquisa que estão pautados pela construção de uma perspectiva mais integrativa entre cultura e natureza, ou entre a agência de fatores humanos e não humanos na conformação do processo histórico, social e ambiental. O que emergiu nesse contexto?
A - O sistema capitalista. 
B - A biologia. 
C - A historiografia biomedicinal. 
D - O socialismo ambiental. 
E - A história ambiental. check_circleResposta correta
9-Na introdução das tecnologias europeias na colônia, era inevitável considerar fatores de ordem ambiental, pois isso decidiria o sucesso, fracasso e/ou as necessidades de adaptação dessas tecnologias. Não adiantava simplesmente a vontade do colonizador em impor os seus sistemas tecnológicos sem levar em conta a nova realidade.A importação e transposição tecnológica da Europa para a América não se deu, portanto, de modo fácil e automático, como se as condições oferecidas pelo ambiente tropical não tivessem importância. Portanto, como se deu esse processo?
A - O processo se deu de forma rápida e com força bruta dos europeus. 
B - O processo de introdução dessas tecnologias deu-se de modo lento e gradual, pois exigiu dos europeus uma maior familiaridade e conhecimento sobre essas condições ambientais. check_circleResposta correta
C - Esse processo foi impactante para a natureza, pois a transformou rapidamente, adequando-a às necessidades dos colonizadores. 
D - Se deu de forma ambígua, pois, por um lado, os índios se beneficiavam da força bélica portuguesa, por outro, o impacto em sua própria cultura foi degenerativo. 
E - O processo foi curto, mas prudente, pois os colonizadores respeitavam o espaço dos habitantes locais.
O surgimento de um sistema tecnológico está necessariamente ligado à interação entre homem e o ambiente natural a sua volta. Devemos então, questionar a tendência de ver a tecnologia apenas do lado da “cultura”, como se ela fosse uma dimensão totalmente apartada da “natureza” – o que supõe, mais uma vez, uma oposição radical entre elas. Mas, ao contrário, o aparecimento de um sistema tecnológico deve ser interpretado como o resultado da interação entre essas duas instâncias. Ou seja, como podemos entender essa relação? 
A - O ser humano só desenvolve tecnologia na medida em que se defronta com os desafios que o seu ambiente lhe coloca e as possibilidades que esse mesmo ambiente lhe oferece como solução para tais desafios. check_circleResposta correta
B - Como uma relação conflituosa e problemática. 
C - O ser humano só desenvolve tecnologia para dominar a natureza, que invade os espaços que ele quer ocupar. 
D - O ser humano desenvolveu uma relação harmônica com a natureza, integrando-se no meio dela, sem agredi-la. 
E - A relação é imparcial: nem o ser humano é afetado pela natureza, bem como esta não é afetada por ele, cada um ficando no seu próprio espaço.

Continue navegando