Buscar

História da comunicação é o mesmo que história dos meios de comunicação? AV02 COM027

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Publicidade e Propaganda
História Social dos Meios
Professor Delfim Afonso Junior
Michelle Abreu Dos Santos
Atividade Avaliativa 02:
História da comunicação é o mesmo que história dos meios de comunicação? Para uma resposta de síntese, pode-se tomar o que argumentam Ana Paula Goulart Ribeiro e Micael Herschmann:
“Meios de comunicação de massa ou mídias não se constituem em conceitos abstratos. Os meios são tecnologias que vêm se desenvolvendo e ganhando novos usos em contextos históricos determinados. Estão associados a formas de vida, a organizações sociais específicas. Seu surgimento – a começar pela imprensa – se deu com a modernidade, com a consolidação de todo um conjunto de instituições e formas de organização social (como os Estados-Nacionais, o crescimento do mercado, a industrialização, a urbanização, a secularização), e com a chamada aceleração da história (dinâmica social marcada pela velocidade).
Podemos pensar a História dos Meios de Comunicação como parte de uma disciplina ou campo de estudos mais amplos: de uma História Cultural ou de uma História da Comunicação. Mas a questão é saber se é possível também pensar em uma História Social da Mídia como um campo de saber relativamente autônomo e específico. A resposta não é simples e, a nosso ver, depende do estatuto que se atribui aos meios de comunicação frente a outras práticas culturais no contexto da modernidade”.
(RIBEIRO, Ana Paula Goulart; HERSCHMANN, Micael. História da comunicação no Brasil: um campo em construção. (orgs.). Comunicação e história: interfaces e novas abordagens. Rio de Janeiro: Mauad X: Globo Universidade, 2008. p. 16).
Você concorda ou discorda dos autores citados e da argumentação apresentada acima?
Eu concordo com os autores citados ao afirmarem que a História dos Meios de Comunicação não é o mesmo que a História da Comunicação e, sim, uma parte desse estudo tão abrangente e “multifacetado” como contam em seus textos.
A História dos Meios de Comunicação estaria mais ligada às diferentes formas que os discursos são reproduzidos, ligados à tecnologia em si, sendo válido citar aqui a imprensa, um dos primeiros meios criados para difundir informações. Contudo, para fundamentar melhor esse argumento, é válido ressaltar que a comunicação e, consequentemente, a sua história engloba as interações sociais, manifestações, expressões e linguagens, um conceito tão amplo que pode até se confundir com outros como a História da Linguagem e a História da Cultura.
Portanto, para melhor definir o que é a História dos Meios de Comunicação e a História da Comunicação, devemos partir do princípio da especificidade de cada termo. Ao referirmos aos meios, significa que o objeto de estudo serão os canais de repercussão de diferentes discursos: tais canais podem ser a impressa, as mídias sociais, rádio e tantas outras que foram surgindo com o tempo e avanço da tecnologia. Como citado no texto, não é um conceito apenas abstrato.
Uma dor que é ressaltada nos textos é justamente a dificuldade de especificar um objeto de estudo em uma área do conhecimento tão diversa. Logo, reforço a concordância com a argumentação dos autores, são pontos diferentes de estudos, e devem ser assim, para que se tenham análises mais profundas de cada área. É preciso fazer essa subdivisão da História da Comunicação para que se compreenda melhor esse vasto campo de estudos.
Referências:
https://pt.slideshare.net/ValdriaSouza/comunicao-e-historia-45914919 (p. 13 a 23). Acesso em 31 de maio de 2021.
https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&id=19788 (p. 153 a 157 cap. 10). Acesso em 31 de maio de 2021.