Buscar

PROVA PRESENCIAL 2ª CHAMADA ECONOMIA AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROVA PRESENCIAL - 2º CHAMADA - ECONOMIA AMBIENTAL
Questão 1
Os recursos não renováveis podem ser classificados como exauríveis, ou seja, pode ser esgotado ou limitado. O processo natural para a concentração de minérios em jazidas e o tempo para que essa concentração ocorra, é o que leva considerá-los como não renováveis. Neste contexto analise as proposições abaixo;
I - O recurso natural possui uma forma dinâmica, pois faz o movimento de expansão ou contração segundo a ação dos homens e algumas condições econômicas, políticas ou tecnológicas.
II - O modelo clássico para a gestão dos recursos não renováveis envolve alguns processos de decisões intertemporais,
III - O modelo clássico para a gestão dos recursos não renováveis considera que as escolhas de hoje não terão consequências no amanhã.
Assinale a alternativa correta;
E) Apenas as alternativas I e II estão corretas
Questão 2
_________________________________e um conceito normativo que surgiu com o nome de eco desenvolvimento, no início da década de 1970. Em um contexto controverso sobre crescimento econômico e meio ambiente, ele emerge de discussões sobre o reconhecimento do progresso técnico como condição para eliminação da pobreza e diferenças sociais, relativizando os limites ambientais.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna; 
C) Desenvolvimento sustentável. 
Questão 3
Podemos definir meio ambiente como um conjunto de unidades ecológica, que estão incluídos os animais, vegetais, microrganismos, solo, rocha, ar, entre outros, que interagem no sistema natural. Assim, meio ambiente e sistema econômico, principalmente o capitalista, entra em constante conflito, já que os recursos naturais são escassos, e não se pode produzir tudo que a população deseja. 
Com base no exposto, podemos afirmar que duas variáveis são alteradas constantemente na economia, e com isto, influenciam a relação com o meio ambiente. As variáveis nas quais o texto acima se refere são?
Assinale a alternativa correta:
A) Produção e consumo.
Questão 4
O sistema de controle que busca contribuir para a proteção ambiental que se utiliza de dados econômicos e financeiros inteirados com grandezas que mensuram a exploração do meio ambiente denomina-se:
Assinale a alternativa correta;
D) Contabilidade ambiental.
Questão 5
"O método de _______________ estima o valor de um recurso ambiental pelo que a sociedade se dispõe a pagar pela manutenção deste recurso, para que ele não varie e diminua a oferta dos benefícios à sociedade".
Assinale a alternativa que apresenta o termo que preenche corretamente a lacuna da afirmativa:
B) Custos de controle.
Questão 6
A economia ambiental, também chamada de economia do meio ambiente, tem medidas financeiras para proteção do meio ambiente, tais medidas são traduzidas como custo de oportunidade. Em outras palavras, se uma empresa escolher poluir mais do que o permitido, deverá pagar pela poluição excedente. 
Tal medida financeira de contenção é utilizada para;
Assinale a alternativa correta:
Minimizar o consumo.
Questão 7
De acordo com a teoria econômica convencional, a função de produção pode ser dada pelo capital produzido pelo ser humano, trabalho e os recursos naturais: Y = f (K, L, RN). Porém, os neoclássicos excluíram os recursos naturais da função de produção pelo motivo de;
Assinale a alternativa correta:
B)Os recursos naturais são gratuitos e precisam do capital e trabalho para obtê-lo.
Questão 8
É perceptível que o desenvolvimento em suas diferentes dimensões leva a reflexão em uma linha comum entre diferentes áreas, fazendo com que a sociedade procure alternativas para que haja equilíbrio no âmbito econômico, social e ambiental. Neste sentido, a dimensão que trata da preocupação com a parte do que chamamos de capital natural, ou seja, de como são conduzidos os recursos renováveis e não renováveis denomina-se:
Assinale a alternativa correta;
C) Dimensão ambiental ou ecológica.
Questão 9
A inclusão da variável "Recursos naturais" na função de produção sinaliza a mudança de pensamento que vinha ocorrendo em relação ao meio ambiente. Sobre o exposto, avalie as afirmativas a seguir:
I- Mundo vazio é como era conhecida a forma de vida do homem baseada no consumo de baixa escala e na adequada geração de resíduos, que eram totalmente absorvidos pelo ambiente.
II- Mundo cheio corresponde a uma escala de exploração é alta, com geração de resíduos de forma muito superior à capacidade de absorção pelo ambiente, sinalizando a escassez de oferta, com a maior parte da satisfação da sociedade sendo originada pelo sistema econômico.
III- A relação sistema produtivo-meio ambiente como um sistema aberto, que corresponde a forma de produção e a geração de resíduos traz sérias consequências ao sistema produtivo.
Assinale a alternativa correta:
B)   Somente as afirmativas I e II estão corretas.
Questão 10
O uso de indicadores é essencial para identificar a ocorrência de danos ambientais e assim nortear as ações da sociedade e do poder público. Neste aspecto, precisamos entender que o dano ambiental em si apresenta diferentes tipos, dependendo de quem é afetado e da extensão dos danos. Sobre o exposto, avalie as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:
(   ) O ressarcimento monetário pago pelo agente causador do dano será destinado a um fundo de responsabilidade da União ou dos estados, e sua utilização será de acordo com a lesão ambiental ocorrida, em prol de toda a coletividade.
(   ) A reparação do dano ambiental irá priorizar a restauração do recurso afetado, se for possível, aliada ao pagamento monetário pelos danos extra-ambientais causados.
(   ) O dano ambiental coletivo é aquele que, por intermédio do meio ambiente, prejudicou alguém em específico causando-lhe dano ambiental particular.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:
D) V – V – F.
Questão 11
Este conceito é um conjunto de vida (vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria, podem ser classificados ainda em recursos renováveis de livre acesso, de forma simples, de propriedade de ninguém é disponível para qualquer pessoa, com pouco ou nenhum custo. Este conceito trata-se de:
Assinale a alternativa correta;
E) Biomas.    
Questão 12
_______________________________é alcançado quando há um equilíbrio entre os resultados monetários da produção e o custo com a redução da poluição gerada pela produção. Esses autores sugerem que não devemos retrair a produção econômica das sociedades, mas sim ter um equilíbrio entre o custo da poluição gerada pelo processo de produção e os resultados monetários desse processo produtivo e econômico.
Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente;
E) Nível ótimo de poluição.

Outros materiais