Buscar

A3 MAD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Com base no texto acima, crie um texto dissertativo explicando a importância do PNI para a população, bem como o tipo de imunização que ocorre com o uso de uma vacina no organismo. Considere, aqui, as seguintes questões: 1- ­­trata-se de reposta imune inata ou adaptativa? 2- Humoral ou celular? 3- Ativa ou passiva? 4- Por fim, explique qual o tipo de vacina utilizada contra o sarampo. 
A importância do PNI para o população.
O PNI (Plano Nacional de Imunização), tem o bjetivo de conscientizar a população da importância da vacinação, assim, normatizando a imunização em nível nacional e contribuindo com o controle das doenças ifecto-contagiosas e imunopreveníveis. O desenvolvimento do programa é orientado por normas técnicas estabelecida nacionalmente, no que se refere a conservação, manipulação, transporte e aplicação dos imunobiológicos, assim, como o aspecto de programação e avaliação. Com o PNI não existe excluídos, as vacinas do programa estão a disposição de todos nos postos ou com as equipes de vacinação, cujo empenho permite levar imunização mesmo em locais de difícil acesso como: as matas, aos morros, aos becos das favelas. eles vão onde é preciso para imunizar a população. 
O tipo de imunização que ocorre com o uso de uma vacina no organismo: 
-Imunização Ativa.
As vacinas são subtâncias biológicas, preparadas a partir dos microorganismos causadores das doenças ( vírus e bactérias) modificados laboratorialmente, de forma a perderem a sua potência de provocar doença... os anticorpos são específicos, isto é, só protegem contra a doença na qual se está sendo vacinado. As vacinas podem ser:
- Vacinas vivas atenuadas
-Vacinas inativadas
-Vacinas conjugadas
-Vacinas recombinante
-Vacinas combinadas
1- Adaptativo: (Específico) na resposta adaptativa são formados linfócitos T e B memória que permitem um reconhecimento antigênico mais rápido e uma melhor defesa em contatos subseqüentes. O resultado é uma imunidade duradoura, protegendo o organismo contra infecções pelo mesmo agente. Pequenos linfócitos oriundos da célula progenitora linfóide da medula óssea dirigem-se ao timo ou permanecem na medula, dando origem a linfócitos T e B, respectivamente. Essas células migram para os órgãos linfóides secundários: linfonodos, baço e tecido linfóide associado às mucosas (MALT), para que se efetue a resposta adaptativa. segunda linha de defesa e proteção. A resposta imunológica adaptativa, específica ou adquirida vai sendo desenvolvida com a idade, havendo necessidade do contato com o antígeno para sua aquisição. Assim, com o tempo essa resposta vai se modificando, tornando-se mais eficiente. Trata-se de uma reação específica para cada antígeno, variando quanto à qualidade e à intensidade. 
Componentes específicos: 
-Humoral
-Celular
2- A resposta adaptativa dá-se pela imunidade humoral e celular. 
- Na defesa humoral, os principais responsáveis são proteínas plasmáticas, as imunoglobulinas, sintetizadas por linfócitos bursa equivalentes (B) diferenciados em plasmócitos. Os linfócitos B produzem anticorpos, os quais constituem a imunidade humoral.
-Na defesa celular, ocorre por ação direta de células, os linfócitos timo-dependentes (T). Os linfócitos são altamente específicos para cada patógeno, resultando em reações extremamente dirigida contra as características de cada agente agressor, havendo, por isso, acentuada heterogeneidade nesse tipo de resposta. Os linfócitos T são responsáveis pela imunidade celular que são as células de memória. 
3- Ativa: A resposta ativa ocorre quando o organismo recebe substâncias estranhas ou antígenos que determinam uma reação imunológica. É o caso das vacianas e imunizações causando o enfraquecimento do vírus e estimulando os mecanismos naturais de defesa do corpo. O sistema imunológico do corpo responde a uma vacina produzindo substâncias (como anticorpos e glóbulos brancos) que reconhecem e atacam as bactérias ou os vírus específicos contidos na vacina. Assim, sempre que a pessoa é exposta à bactéria ou ao vírus específico, o corpo produz automaticamente esses anticorpos e outras substâncias para prevenir ou atenuar a doença.
4- Vacina utilizada contra Sarampo:
O sarampo é uma doença edemo-epidêmica, infecciosa aguda, grave, viral, transmissível, exantemática mais contagiosa na infância que pode ser fatal. A suscetibilidade ao vírus do sarampo é geral e a única forma de prevenção é a vacinação. A vacina contra o sarampo é constituída por vírus vivo atenuado, essa imunização ativa está disponível em formulações combinadas como: a dupla viral (sarampo e rubéola), a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e tetraviral (sarampo,caxumba, rubéola e varicela ou catapora).
Devido aos contínuos surtos e o aumento da incidência dessa doença, em algumas regiões do Brasil, não é aconselhável retardar a administração da primeira dose da vacina para depois de 1 ano de idade ou o reforço para após os 6 anos. Em alguns lugares se faz o uso da dose zero.
O macaco e o homem são os únicos hospedeiros naturais.

Continue navegando