Buscar

Atividade 3 - Gestão de projetos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Um dos grandes desafios de um projeto está na capacidade do gerente em conduzir a sua equipe ao atingimento dos objetivos traçados. O gerenciamento de recursos humanos, assim como a gestão de custos, escopo e tempo, é de fundamental importância para que o projeto tenha resultado positivo e a sua capacidade de gestão de pessoas nesse processo é crucial. Nesse sentido, descreva por que é importante o papel do gerente do projeto na condução da equipe e descreva como cada um dos perfis (competidor, líder, analítico e colaborador) pode contribuir para o sucesso do projeto.
Ao se falar sobre um projeto, imagina-se alguém coordenando pessoas e processos. Nesse sentido, surge a presença do Gerente de Projetos. Esse é o responsável por iniciar, organizar, desenvolver e finalizar um projeto. Ele necessita integrar os membros da equipe em prol de um objetivo, ou seja, a conclusão do projeto da melhor forma possível. Dessa forma, é necessário que ele apresente algumas habilidades, tais como: Gestão de pessoas que é a capacidade de tornar pessoas desconhecidas em uma equipe com a mesma meta; Gestão do ambiente do projeto que consiste em ter conhecimento acerca da área na qual o projeto está inserido; Administração que é noção sobre elaborar planos estratégicos, lógicos e financeiros, além da comunicação entre os interessados no projeto.
Além disso, é preciso compreender os perfis existentes. Assim, destacam-se os seguintes:
-Competidor: é aquele que buscará seu próprio progresso sem se preocupar com o bem-estar da equipe. Dessa forma, é útil para forçar os membros a obter uma constante melhoria individual.
-Líder: é aquele que faz o papel de motivador e se empenha para melhora da equipe. Desse modo, ele auxilia no moral da equipe.
-Analítico: é aquele que tende a ser tímido, porém bastante eficiente para o planejamento do projeto. Assim, esse é mais eficaz para processos que não necessitem de muita interação com as outras pessoas do projeto.
-Colaborador: é aquele que tem como principal preocupação a bem-estar da equipe antes de qualquer coisa. Desse modo, ele auxilia na integração e união da equipe.

Outros materiais