Buscar

Atlas de Histologia: Tecido Epitelial e Conjuntivo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNAMA – Universidade Da Amazônia 
ANGELA VASCONCELOS
NATALIA DA COSTA MACIEL
VALDIRENI CAMPOS 
ATLAS DE HISTOLOGIA
BELÉM-PA
2018
UNAMA – Universidade Da Amazônia
ANGELA VASCONCELOS
NATALIA DA COSTA MACIEL
VALDIRENI CAMPOS 
ATLAS DE HISTOLOGIA 
Atlas De Histologia da disciplina de Histologia da UNAMA – Universidade da Amazônia, do professor mestre Fernando Mello para efeito da 1° avaliação da turma ALC0050101DMB.
BELÉM-PA
2018
· TECIDO EPITELIAL 
Camada de queratina
Tecido epitelial 
Tecido conjuntivo 
Tecido epitelial estratificado pavimentoso 
O tecido epitelial é caracterizado por possuir células justapostas (extremamente unidas) que formam um aglomerado de células ou folhetos, e, por essa razão, possui pouca matriz extracelular. É avascular (não possui vasos sanguíneos) e se nutri do tecido conjuntivo. O tecido epitelial apresenta várias funções, tais como: revestimentos de superfícies ou de órgãos ocos (com cavidade), absorção de nutrientes (tecido do intestino), secreção de substancias (células especializadas do pâncreas), entre outras funções. 
As células epiteliais estão presas à chamada membrana basais, uma estrutura que atua na proteção do tecido conjuntivo. Na superfície livre, as células epiteliais podem apresentar modificações na sua membrana plasmática, tais como microvilosidades e cílios.
O tecido epitelial pode ser classificado de acordo com:
a) A forma (das células):
a.1- Pavimentoso: Nesse tipo de tecido epitelial, as células apresentam-se achatadas. É encontrado, por exemplo, formando a epiderme;
a.2- Cúbico: As células, nesse tipo de tecido, caracterizam-se pelo formato de cubo. Esse epitélio é encontrado em cinco locais básicos: ductos e ácinos das glândulas, túbulos renais, epitélio germinativo do ovário e na retina;
a.3- Prismático: São células altas e retangulares. Esse tipo de tecido epitelial pode ser encontrado na mucosa do estômago, nos ductos biliares, nas tubas uterinas, entre outros locais.
b) O arranjo celular:
b.1- Simples:  o tecido apresenta-se com apenas uma camada de células;
b.2- Estratificado: O arranjo se apresenta com várias camadas de células;
b.3- Pseudoestratificado: Aparentemente apresenta mais de uma camada, entretanto, todas as células estão ancoradas na membrana basal;
b.4- Transição: Encontrado no sistema excretor, caracteriza-se por sua grande capacidade de distensão e por ser formado por várias camadas de células.
c) De acordo com sua função:
c.1- Revestimento: Responsável por revestir o corpo externamente, bem como órgãos e algumas cavidades corporais. Atua protegendo o corpo contra a entrada de organismos patogênicos e evita perda excessiva de água;
c.2- Glandular: É o tecido epitelial responsável pela síntese de substâncias. Podemos classificar o tecido glandular em: glândulas exócrinas, endócrinas e mistas. As glândulas exócrinas apresentam ductos excretores que lançam sua secreção para fora do corpo ou para o interior de cavidades de órgãos. Já as glândulas endócrinas lançam sua secreção no sangue e não possuem ductos excretores. Esse último tipo de glândula é responsável pela produção de hormônios. 
· TECIDO CONJUTIVO 
 Fibroblastos
Feixes de fibras colágenas 
(tecido conjuntivo propriamente dito modelado)
(Tendão)
 O tecido conjuntivo é constituído, principalmente, por matriz extracelular, fibras (elásticas e colágenas) e proteínas. Ele é derivado do mesoderma e suas principais células são: os Fibroblastos, produtor da matriz extracelular; Macrófagos, célula de defesa do nosso corpo; Mastócitos participa das respostas imunes; Plasmócitos, produtor de anticorpos; Leucócitos, ou glóbulos brancos são as células de defesa do sangue; e as células Adiposas, que armazenam energia em forma de gorduras (triglicerídeos). 
 A matriz extracelular é composta por fibras formadas por proteínas que se polimerizam formando estruturas alongadas podendo ser: colágenas (dá maior resistência ao tecido e menor elasticidade, está presente nos tendões, na dentina e nos ossos), reticulares (principal constituinte é o colágeno III, presentes em órgãos que mudam de tamanho conforme a demanda do corpo, como o útero, fígado ou artérias) ou elásticas (menor resistência e maior elasticidade estão presentes na pele, pulmão e vasos sanguíneos). Possui também a substancia fundamental, que preenche os espaços entre as células e serve de barreira contra os microrganismos, formada principalmente pela mistura de glicosaminoglicanas, proteoglicanas e glicoproteínas multiadesivas (lamininas e fibronectinas). 
 O tecido conjuntivo possui diversas funções, dentre essas se destaca as funções: estrutural, fonte de nutrição para outros tecidos, proteção e armazenamento de energia. Ele pode ser dividido em tecido conjuntivo propriamente dito (frouxo ou denso-modelado ou não modelado), tecido conjuntivo de propriedades especiais (tecido adiposo, tecido elástico, tecido reticular e tecido mucoso) e tecido conjuntivo de suporte (cartilaginoso e ósseo). 
a) TECIDO CONJUTIVO PROPIAMENTE DITO
Pode ser dividido em:
a.1- Frouxo: está mais próximo da epiderme, é um tecido que não suposta grandes pressões, bem vascularizado, flexível e delicado. É responsável por sustentar o tecido epitelial e forma uma camada em torno dos vasos sanguíneos. 
a.2- Denso: possui uma predominância de fibras que lhe dá maior resistência e maior flexibilidade. Pode também ser dividido em:
· Não modelado: onde as fibras de colágeno estão desorganizadas e desorientadas, tornando esse tecido resistente a pressões impostas em todas as direções.
· Modelado: os feixes das fibras colágenas estão organizados e orientados apenas em uma direção, onde a resistência estará associada apenas em uma direção.
b) TECIDO ADIPOSO
Adipócitos 
(Tecido adiposo multilocular)
Adipócitos 
(Tecido adiposo unilocular)
Nesse tecido há predominância dos adipócitos (células), serve de reserva de energia em forma de triglicerídeos (gordura). É responsável por modelar a superfície corporal de homens e mulheres. Influencia no peso corporal, no isolamento térmico e na absorção de choque. Pode ser dividido em:
· Unilocular: possui apenas uma gotícula de gordura, predominante em adultos.
· Multilocular: têm várias gotículas de gorduras e muita presença de mitocôndria. Maior quantidade encontrada em recém-nascidos e animais que hibernam. 
c) TECIDO ELÁSTICO
As células que constituem esse tecido são, predominantemente, os fibroblastos (produzem colágeno, elastina e matriz extracelular), e apresentam grande elasticidade. As fibras estão dispostas paralelamente e em feixes espessos. Podem ser encontrados nos ligamentos da coluna vertebral e no ligamento suspensor do pênis. 
d) TECIDO RETICULAR
A estrutura desse tecido é semelhante a uma esponja, as fibras reticulares e os fibroblastos são os principais componentes e servem como apoio para outras células de alguns órgãos. É bem delicado e pode ser encontrado em órgãos linfoides e hematopoiéticos.
e) TECIDO MUCOSO
Substancia fundamental 
Fibroblastos 
 O mais diferente de todos os tecidos, pouca fibras, presença de acido hialurônico sendo o principal componente do cordão umbilical. Sua aparência é gelatinosa e tem a predominância da substancia fundamental
f) TECIDO CARTILAGINOSO
 Pericôndrio 
Fibroblastos 
Grupos isógenos ( Condrocitos)
Coroblastos 
Fibra colágena 
Núcleo pulposo 
Condrócitos 
 É um tecido mais regido, que suporta tecidos moles, superfícies articulares dos ossos e no deslizamento de ossos nas articulações, é avascular sendo nutrido pelos capilares do conjutivo. É dividido em: cartilagem hialina, cartilagem elástica e cartilagem fibrosa. 
 A cartilagem hialina é a mais encontrada no corpo humana, serve de molde para o tecido ósseo no esqueleto do embrião, serve de revestimento dos brônquios, traqueia, extremidade das fossas nasais, extremidade ventral das costelas e recobrindo as articulações dos ossos longos. É formado por: células condrócitos
(secretoras de colágeno, proteoglicanos e glicoproteínas), pericôndrios (uma camada de tecido conjuntivo que reveste a cartilagem hialina, além de participar da síntese condrócitos, é responsável por nutrir, oxigenar e eliminar restos metabólicos) e matriz extracelular (formadas pelas fibrilas de colágenos tipo II, ácido hialurônico, proteoglicanos, hidratados, glicoproteínas e condronectina, uma proteína estrutural importante e absorve choques mecânicos. 
 Cartilagem elástica é encontrada no pavilhão auditivo, no canal auditivo externo, na tuba auditiva, na epiglote e na laringe. Além de fibrilas de colágeno, contém abundante rede de fibras elásticas e possui o pericôndrio. 
 Cartilagem fibrosa pode ser encontrada entre os discos intervertebrais, nos pontos em que alguns tendões e ligamentos nos ossos, e na sínfise pubiana. Sempre associada a tecido conjuntivo denso. Condrócitos formam fileiras alongadas e numerosas fibras de colágeno tipo I e substância fundamental escassa não possui pericôndrio.
· TECIDO ÓSSEO Osteoclastos
Osteoclastos 
Osteócitos
	 O tecido ósseo possui um alto grau de rigidez e resistência à pressão. Por isso, suas principais funções estão relacionadas à proteção e à sustentação. Também funciona como alavanca e apoio para os músculos, aumentando a coordenação e a força do movimento proporcionado pela contração do tecido muscular. Os ossos ainda são grandes armazenadores de substâncias, sobretudo de íons de cálcio e fosfato. Com o envelhecimento, tecido adiposo também vai se acumulando dentro dos ossos longos, substituindo a medula vermelha que ali existia previamente.
          A extrema rigidez do tecido ósseo é resultado da interação entre o componente orgânico e o componente mineral da matriz. A nutrição das células que se localizam dentro da matriz é feita por canais. No tecido ósseo, destacam-se estes tipos celulares típicos:
· Osteócitos:  estão localizados em cavidades ou lacunas dentro da matriz óssea. Destas lacunas formam-se canalículos que se dirigem para outras lacunas, tornando assim a difusão de nutrientes possível graças à comunicação entre os osteócitos. Têm um papel fundamental na manutenção da integridade da matriz óssea.
· Osteoblastos: sintetizam a parte orgânica da matriz óssea, composta por colágeno tipo I, glicoproteínas e proteoglicanas. Também concentram fosfato de cálcio, participando da mineralização da matriz. Durante a alta atividade sintética, os osteoblastos destacam-se por apresentar muita basófila. Possuem sistema de comunicação intercelular semelhante ao existente entre os osteócitos. Os osteócitos inclusive originam-se de osteoblastos, quando estes são envolvidos completamente por matriz óssea. Então, sua síntese protéica diminui e o seu citoplasma torna-se menos basófilo.
· Osteoclastos:  participam dos processos de absorção e remodelação do tecido ósseo. São células gigantes e multinucleadas, extensamente ramificadas, derivadas da fusão de monócitos que atravessam os capilares sangüíneos. Nos osteoclastos jovens, o citoplasma apresenta uma leve basofilia que vai progressivamente diminuindo com o amadurecimento da célula, até que o citoplasma finalmente se torna acidófilo. Dilatações dos osteoclastos, através da sua ação enzimática, escavam a matriz óssea, formando depressões conhecidas como lacunas de Howship.
· Matriz óssea: a matriz óssea é composta por uma parte orgânica (já mencionada anteriormente) e uma parte inorgânica cuja composição é dada basicamente por íons fosfato e cálcio formando cristais de hidroxiapatita. A matriz orgânica, quando o osso se apresenta descalcificado, cora-se com os corantes específicos do colágeno (pois ela é composta por 95% de colágeno tipo I).
          Existem classificações para o tecido ósseo baseadas no seu aspecto morfológico e anatômico. Portanto, os ossos podem ser classificados em: chatos, longos, curtos, esponjosos e compactos. Também existem os ossos pneumáticos, que conservam grande quantidade de ar no seu interior.Já a classificação baseada no critério histológico admite apenas duas variantes de tecido ósseo: o tecido ósseo primário e o tecido ósseo secundário, também chamado de tecido ósseo haversiano ou lacunar.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando