Buscar

Atividade de Fitopatologia Aplicada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Acre
Campus Floresta
Graduação em Engenharia agronômica
Atividade II
1- Em uma grande área de produção de soja no Estado do Mato, vem observando surto de doença como mofo branco, antracnose e podridão radiculares. Durante, décadas os produtores utiliza plantio direto, onde a cada ano, observa a formação de palhada sobre o solo. Explique, qual a razão do aumento do potencial do inoculo dos patógenos e quais medidas você recomendaria aos produtores da região.
· Mofo branco é uma doença causada pelo fungo de solo Sclerotinia sclerotiorum. Esse fungo ataca uma diversa gama de hospedeiros, exceto gramíneas. Apresenta estratégia de sobrevivência saprofítica e escleródios como estrutura de resistência no solo, o que facilita a disseminação do fungo. Visto que o fungo decompõe matéria orgânica, o processo de rotação de cultura facilita o aumento do potencial de inóculo do patógeno no solo e em restos culturais. Isso irá fazer com que o fungo consiga completar novos ciclos e danifique novos plantios de soja. 
Para manejo dessa doença recomenda-se o processo de rotação de culturas com gramíneas (milho, sorgo, milheto, etc). Deve-se atentar para obtenção de sementes certificadas e realizar o tratamento de sementes com fungicida. Além disso pode-se realizar um processo de aeração profunda no solo, aplicar Trichoderma sp, como meio de controle biológico e incorporar matéria orgânica no solo.
· A Antracnose causada pelo fungo Colletotrichum trucatum acentua-se devidos à altas densidades de plantio e níveis altos de precipitação, causa lesões em sementes, folhas e hastes. Esse fungo não apresenta estruturas de sobrevivência, somente estratégia de sobrevivência saprofítica, e assim como o mofo branco, pode ter seu potencial de inóculo aumentado devido ao recorrente sistema de plantio direto adotado pelos produtores na região. 
Com isso deve-se tomar medidas como rotação de cultura, obtenção de sementes certificadas, além do controle químico de sementes com fungicidas, adotação de maiores espaçamentos de plantio e correta adubação cultural.
· Em relação a podridão radiculares deve-se adotar medidas de rotação de culturas com gramíneas, a fim de quebrar o ciclo do patógeno. Além de usar variedades resistentes aos patógenos e em caso de monocultura: Realizar revolvimento do solo, expondo assim o patógeno a ambientes desfavoráveis ao mesmo. 
2. A principal doença, associado a cultura da soja, trata se da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi), quais as razões por esta doença disseminar rapidamente nos plantios? Quais medidas de manejo você recomendaria para reduzir o potencial de inoculo após a instalação da doença? E antes da instalação da doença, qual seria os métodos recomendados? Explique.
· A ferrugem asiática da soja causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi apresenta curto período de incubação, o que acarreta uma alta produção de inóculos. Esses fatores levam a uma rápida disseminação do inóculo através da liberação de seus uredósporos por vias aéreas. 
Caso a doença já esteja disseminada no plantio, deve-se utilizar fungicidas como meio de terapia, haja visto o alto potencial de disseminação do inóculo e severidade alta do patógeno também. Apesar do fungo apresentar alta gama de raças, devido a alta variabilidade genética, o controle químico ainda é o método mais recomendado para diminuir-se a incidência do patógeno no plantio. 
Antes da implantação da cultura de soja deve-se buscar variedades resistentes ao patógeno, além da regulação do meio, através da eliminação de plantas tigueras, daninhas e plantas presente nas bordas no plantio. Ademais deve-se respeitar obrigatoriamente o período de vazio sanitário estabelecido para as regiões do Brasil, que visa a exclusão do patógeno da área. Com isso a incidência do patógeno diminui, haja visto que nesse período não haverá plantio de soja e consequentemente, não haverá hospedeiro para instalação do inóculo da doença.

Continue navegando