Buscar

Resumo Cap 13 - DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artmed, 3 ed. 2019. 
Resumo
Capítulo 13
A Atenção E SUAS ALTERAÇÕES
Definições Básicas
Cuvillier (1937) definiu a atenção como a direção que a consciência toma, “um estado de concentração de atividade mental sobre determinado objeto”. Ela está ligada com a união de diversos processos psicológicos que permite o sujeito selecionar, filtrar e organizar informações, sendo relacionada estritamente com a consciência.
	Os processos que envolvem o mecanismo de atenção são complexos e compostos por vários componentes que permitem níveis variados de atenção, tais como: a atenção voluntária e espontânea, a externa e a interna, a atenção focal e a dispersa, a tenacidade e a vigilância, a atenção flutuante.
	
Neuropsicologia contemporânea da atenção
	Divisão da atenção em subtipos:
1. Capacidade e foco de atenção: refere-se a atenção concentrada, capacidade de focalizar um ponto de informação, exemplo: montar um quebra-cabeças;
2. Atenção seletiva: é a capacidade de selecionar apenas um estímulo diante de outras distrações, um processo de seletividade de informações relevantes ao sujeito, exemplo: ler um livro em um ônibus;
3. Atenção dividida: captação de atenção em dois ou mais estímulos simultâneos, exemplo: dirigir um carro enquanto ouve uma música;
4. Atenção alternada: refere-se a capacidade de mudar o foco atencional entre duas, ou mais, tarefas, exemplo: ler um livro e parar para atender uma ligação, depois retornar para a leitura;
5. Atenção sustentada: refere-se a capacidade de manter a atenção concentrada em uma atividade por um longo tempo, exemplo: assistir uma aula online durante duas horas conseguindo manter o raciocínio diante do que é ouvido;
6. Seleção de resposta e controle seletivo: refere-se ao ato de prestar atenção e planejar uma ação diante do foco atencional.
Os lobos temporais processam as funções executivas que permitem o planejamento, execução e monitoramento de comportamentos com objetivos. 
A memória de trabalho consiste em manter informações ativas na mente por um período determinado de tempo. É controlada pela área frontoparietal.
Psicopatologia da atenção
1. Hipoprosexia: diminuição global da atenção, perdendo a capacidade de concentração, rememoração de lembranças e dificuldade crescente em atividades psíquicas complexas;
2. Aprosexia: perda total de atenção;
3. Hiperprosexia: capacidade de focalizar um estimulo exagerado, levando a obstinação;
4. Distração: não é uma psicopatologia, mas denomina-se como uma capacidade de superconcentração ativa de atenção diante de outros focos, esquecendo-se de outras tarefas importantes, como o lugar que parou um carro;
5. Distraibilidade: é um estado patológico que refere-se a incapacidade de estabelecer o foco atencional em um ponto de tarefa produtiva, desvia-se com facilidade para outros pontos.
Valor diagnóstico das alterações da atenção
	Distúrbios neuropsiquiátricos e neuropsicológicos:
· Delirium: ocorrem devido a diminuição de consciência e atenção, está muito associada aos distúrbios de atenção.
· Transtorno cognitivo leve: demora na realização de tarefas devido a diminuição da capacidade de atenção, comum em idosos.
· Demências: alteração da atenção marcada por perturbações do paciente diante de estímulos variados.
· Demência de Alzheimer: pacientes com este diagnóstico possuem dificuldade de realizar tarefas que necessitam de concentração e foco (atenção seletiva e dividida).
· Demência frontotemporal: está associada as funções executivas da memória de trabalho e planejamento. Há uma diminuição considerável da atenção levando o paciente a se distrair facilmente além da irritação diante de muitos estímulos.
· Demência com corpos de Lewy: assim como a anterior, está relacionado com as funções executivas e níveis de atenção, gerando alucinações visuais.
Transtornos Mentais
	Os mais frequentes que afetam a atenção são os seguintes:
· TDAH: dificuldade de direcionar e manter a atenção em estímulos, internos e externos, gerando dificuldade de controle e impulsividade, comum na infância e adolescência.
· Transtorno de humor: dificuldade de concentração e atenção sustentada.
· Quadros depressivos: hipoprexia, diminuição da capacidade de atenção.
· TOC: atenção e vigilância excessiva e desregulada com prejuízos de atenção alternada.
· Esquizofrenia: dificuldade em filtrar as informações, distração diante de estímulos visuais e auditivos.

Continue navegando