Buscar

ECONOMIA DO MERCADO EXAME II

Prévia do material em texto

rso
	ECONOMIA E MERCADO
	Teste
	EXAME
	Iniciado
	26/06/21 10:09
	Enviado
	26/06/21 10:47
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	8 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	38 minutos
	Resultados exibidos
	Todas as respostas, Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários, Perguntas respondidas incorretamente
	· 
	
	
	Considerando o assunto externalidades, avalie as afirmativas a seguir.
I- O problema da externalidade surge quando as empresas ou indivíduos realizam suas ações e consideram somente os benefícios e os custos privados e não os benefícios e custos sociais.
II- Surge externalidade negativa quando os agentes econômicos não recebem do mercado a sinalização correta dos custos ou benefícios de suas ações.
III- A externalidade negativa é causada por uma perfeição do mercado.
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
I e II apenas.
	Respostas:
	a. 
I, II e III.
	
	b. 
I e II apenas.
	
	c. 
I e III apenas.
	
	d. 
II e III apenas.
	
	e. 
I apenas.
	Feedback da resposta:
	RESPOSTA CORRETA: B
Comentário: A externalidade é uma disfunção do sistema econômico, podendo ser positiva ou negativa para a sociedade. Quando se observa funcionamento perfeito do mercado, não há que considerar existência de externalidade, o que faz a afirmativa III estar incorreta.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Um comerciante precisa estar atento às expectativas da demanda do bem ou serviço que disponibiliza ao mercado:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
A preocupação indicada na assertiva (a) é válida se e quando o seu produto apresentar demanda inelástica em relação ao preço.
	Respostas:
	a. 
Ao pensar em estratégias de aumento do preço do seu bem esperará aumentar as receitas de vendas quando o seu produto contar com demanda elástica.
	
	b. 
A preocupação indicada na assertiva (a), imediatamente anterior, é válida se e quando o seu produto apresentar elasticidade unitária.
	
	c. 
A preocupação indicada na assertiva (a) é válida se e quando o seu produto apresentar demanda inelástica em relação ao preço.
	
	d. 
Quando o produto contar com demanda inelástica, seu eventual aumento de preços, pelo menos durante um bom período de tempo, faz com que sejam mantidas exatamente iguais as receitas de vendas dos produtores.
	
	e. 
Diferentemente do indicado na alternativa (d), imediatamente anterior, ocasiona normalmente a redução, ao menos por algum tempo, das receitas totais dos produtores.
	Feedback da resposta:
	RESPOSTA CORRETA: C
Justificativa: uma demanda inelástica faz com que seja menor a diminuição das compras dos consumidores, dada a menor sensibilidade às variações de preços, e até que haja, por exemplo, uma variação do comportamento do consumidor, determinado, por exemplo, pela maior disponibilidade de produtos substitutos no mercado. Enquanto isso não ocorrer, aumentarão as receitas pelas vendas dos produtores.
	
	
	
· Pergunta 3
0 em 1 pontos
	
	
	
	No seu discurso de posse como Presidente da República, e dirigindo-se ao Congresso Nacional, Collor de Mello afirmou:
“Conhecem Vossas Excelências a agenda de medidas básicas com que encetarei nossa estratégia de extermínio da praga inflacionária. Não poderemos edificar a estabilização financeira sem sanear, antes de tudo, as finanças do Estado. É imperativo equilibrar o orçamento federal, o que supõe reduzir drasticamente os gastos públicos. Para atingir o equilíbrio orçamentário é preciso adequar o tamanho da máquina estatal à verdade da receita. Mas isso não basta. É preciso, sobretudo, acabar com a concessão de benefícios, com a definição de privilégios que, independentemente de seu mérito, são incompatíveis com a receita do Estado. No momento em que lograrmos esse equilíbrio – o que ocorrerá com certeza – teremos dado um passo gigantesco na luta contra a inflação, dispensando o frenesi das emissões e controlando o lançamento de títulos da dívida pública. Tudo isso, Senhores Congressistas, possui como premissa maior uma estratégia global de reforma do Estado. Para obter seu saneamento financeiro, empreenderei sua tríplice reforma: fiscal, patrimonial e administrativa. A dura verdade é que, no Brasil dos anos 80, o Estado não só comprometeu suas atribuições, mas perdeu também sua utilidade histórica como investidor complementar. O Estado não apenas perdeu sua capacidade de investir, como, o que é ainda mais grave, por seu comportamento errático e perverso, passou a inibir o investimento nacional e estrangeiro”.
Nesse discurso e em relação à reforma pretendida do Estado, pode-se apreender que a equipe econômica de Collor de Mello:
I- Diagnosticou que a crise brasileira tinha origem na crise fiscal do Estado.
II- Diagnosticou que o Estado só conseguia se financiar através do processo inflacionário ou através da emissão de títulos de divida pública.
III- Diagnosticou que o Estado crescera demais, inclusive do ponto de vista patrimonial, o que justificaria a necessidade de privatizar empresas estatais, deixando ao Estado apenas a responsabilidade de investir complementarmente à iniciativa privada.
É correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Apenas a afirmativa II está incorreta.
	Respostas:
	a. 
Apenas a afirmativa I está incorreta.
	
	b. 
Apenas a afirmativa II está incorreta.
	
	c. 
Apenas a afirmativa III está incorreta.
	
	d. 
Todas as afirmativas estão corretas.
	
	e. 
Todas as afirmativas estão incorretas.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	O conhecimento das medições da elasticidade da demanda e da oferta de bens e serviços é importante para subsidiar as decisões dos agentes econômicos. Nesse sentido, a demanda pode ser considerada:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Elástica, quando as quantidades demandadas variarem em maior intensidade do que os preços dos respectivos bens e serviços.
	Respostas:
	a. 
Elástica, quando as quantidades demandadas variarem em maior intensidade do que os preços dos respectivos bens e serviços.
	
	b. 
Inelástica, quando as quantidades ofertadas variarem em maior intensidade do que os preços dos respectivos bens e serviços.
	
	c. 
Elástica, se superar as medições da sua correspondente oferta.
	
	d. 
Inelástica, quando as quantidades demandadas variarem em igual intensidade do que os preços dos respectivos bens e serviços.
	
	e. 
Com elasticidade unitária, quando os preços variarem em maior intensidade do que as respectivas quantidades demandadas para o bem ou serviço em análise.
	Feedback da resposta:
	RESPOSTA CORRETA: A
Justificativa: o gráfico a seguir, extraído do livro-texto da disciplina, demonstra as hipóteses de elasticidades da demanda, quando se mede o quociente das variações percentuais das quantidades demandadas em relação aos preços.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Escolha, entre as assertivas a seguir, a(s) que guarda(am) relação com o conceito de custo de oportunidade:
I- Custos contabilizados pela coletividade para a produção de bens e serviços.
II- Perda de outras oportunidades em função de escolha de uma alternativa, diferente, seja individual ou coletiva.
III- Valores que se deve incorrer para a obtenção de lucros excepcionais nas atividades econômicas.
IV- Pensando em termos macroeconômicos (do país como um todo, por exemplo), se uma nação decide produzir mais unidades de certos bens, deve estar atenta ao sacrifício representado pela impossibilidade de criar outros bens alternativos.
Está(ão) correta(s) apenas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
II e IV.
	Respostas:
	a. 
III e IV.
	
	b. 
III.
	
	c. 
II e IV.
	
	d. 
I e II.
	
	e. 
IV.
	Feedback da resposta:
	RESPOSTA CORRETA; Alternativa: C
Justificativa: refere-se ao que deve ser sacrificado para que se obtenha algo diferente. Quando se decide aumentar o número de horas dedicado ao estudo, com o fito de se obter um melhor resultado nas avaliações, um ou mais objetivos são sacrificados, por exemplo, a disponibilidade em termos de horas de lazer, praticar esportes, assistir a vídeos, filmes etc.
	
	
	
· Pergunta 6
1em 1 pontos
	
	
	
	Acerca dos sistemas calcados no livre funcionamento dos mercados, pode-se considerar como correta(s) a(s) assertiva(s):
I- São, em todas as circunstâncias, fortemente direcionados ao atendimento às questões relativas ao controle ambiental da sociedade.
II- O mecanismo de preços constitui a força predominante e direciona o comportamento para a definição das escolhas de produção e consumo dos diferentes agentes econômicos.
III- A propriedade dos seus recursos de produção é, predominantemente, de controle dos próprios indivíduos ou da sociedade.
IV- Não contam com qualquer participação do Estado no controle das atividades econômicas
Está(ão) correta(s) apenas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
II e III.
	Respostas:
	a. 
I e IV.
	
	b. 
II e III.
	
	c. 
I e III.
	
	d. 
IV.
	
	e. 
III e IV.
	Feedback da resposta:
	RESPOSTA CORRETA: Alternativa: B
Justificativa: esses sistemas apresentam como principais características:
Propriedade privada de fatores de produção e de bens e serviços.
Liberdade de iniciativa dos agentes econômicos.
Formação de preços fixada pela própria atuação das forças e agentes de mercado.
Pequena interferência do Estado nos negócios.
A justificativa para a atuação do Governo é dada pelas chamadas externalidades, que fazem com que sejam diferentes os custos sociais dos privados nas alternativas de produção e de consumo de bens e serviços.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Sobre equilíbrio no mercado monetário, considere as seguintes assertivas e responda ao solicitado.
I- Quando existir excesso de demanda por moeda, no motivo transação haverá pressão para que os juros subam.
II- Só existirá elevação na demanda por moeda pelo motivo especulação uma vez que exista uma elevação nas taxas de juros praticadas na economia.
III- Quando existir excesso de oferta de moeda, haverá pressão para queda nos juros, uma vez que elevação da oferta monetária aumenta a liquidez da economia.
IV- Quando existir excesso de oferta de moeda é porque a autoridade monetária pretende diminuir a liquidez da economia e isto pode estar relacionado à política cambial de aquisição de divisas no mercado de câmbio.
Indicando (V) para verdadeiro e (F) para falso, qual alternativa está correta?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
V, V, V, F
	Respostas:
	a. 
V, V, F, V
	
	b. 
F, F, F, V
	
	c. 
F, F, V, F
	
	d. 
V, V, V, F
	
	e. 
V, F, V, F
	Feedback da resposta:
	RESPOSTA CORRETA: D
Comentário: A afirmativa IV está incorreta. Quando existir excesso de oferta de moeda é porque a autoridade monetária pretende aumentar a liquidez da economia e isto pode estar relacionado à política cambial de aquisição de divisas no mercado de câmbio.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Sobre o Plano Verão, analise as afirmações a seguir.
I- O Plano Verão foi anunciado em 14 de janeiro de 1989 e promoveu mais uma reforma monetária, desta vez com a criação do Cruzado Novo, que valia Cz$1.000,00.
II- Assim como o Plano Bresser, o Plano Verão também era um plano híbrido, pois continha elementos ortodoxos e heterodoxos.
III- Do lado heterodoxo procurou-se conter a demanda agregada com a prática de taxas de juros reais elevadas e corte nas despesas públicas.
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
I e II apenas.
	Respostas:
	a. 
I apenas.
	
	b. 
II apenas.
	
	c. 
III apenas.
	
	d. 
I e II apenas.
	
	e. 
I, II e III.
	Feedback da resposta:
	RESPOSTA CORRETA: D
Comentário: Do lado heterodoxo prevaleceu o congelamento.
	
	
	
· Pergunta 9
0 em 1 pontos
	
	
	
	A concorrência monopolística e o monopólio são duas diferentes estruturas de mercado, que propiciam o relacionamento entre os agentes produtivos da economia.
No tocante a essas opções, podemos admitir:
I- Na concorrência monopolística há um grande número de vendedores e compradores no mercado, transacionando produtos parecidos, mas com diferenças notadas em termos de marca, embalagem etc.
II- O monopólio representa o caso de um único vendedor que se relaciona no mercado com um grande número de compradores e mantém certo controle sobre o preço do bem.
III- O monopólio é formado por um grande número de vendedores e de compradores, que, entre outros aspectos, possuem o mesmo tipo de informações (simétricas).
IV- A afirmação indicada no tópico (I), anterior, refere-se aos casos de monopólio.
Está correta apenas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
I e III.
	Respostas:
	a. 
I e IV.
	
	b. 
II e IV.
	
	c. 
II e III.
	
	d. 
I e III.
	
	e. 
I e II.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Qual era, respectivamente, o diagnóstico da causa da inflação nos planos Cruzado, Bresser e Verão?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Inercial, inercial e de demanda, inercial e de demanda.
	Respostas:
	a. 
Inercial, inercial e inercial.
	
	b. 
Inercial e de demanda, inercial e de demanda.
	
	c. 
Inercial, inercial e de demanda, de demanda.
	
	d. 
Inercial, inercial e de demanda, inercial e de demanda.
	
	e. 
Conflito distributivo, inercial, causado pelo déficit público.
	Feedback da resposta:
	RESPOSTA CORRETA: D
Comentário: As principais causas da inflação identificadas pelos planos de estabilização da época estão na inércia e demanda.

Continue navegando