Buscar

psicologia social discursiva final

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Psicologia Social
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) -
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A psicologia é a ciência que estuda as condições do ser humano para compreender seu comportamento. No entanto, as apropriações da psicologia são variáveis e popularmente têm outro significado, além do científico. Com base nesse pressuposto, o que se compreende por uma psicologia não científica?
	Resposta Esperada:
A psicologia que não é científica é baseada em vivências habituais e experiências diárias. A esta maneira de analisar os comportamentos e deduzir estratégias de enfrentamento às situações damos o nome de psicologia do senso comum, pois não tem um sistema de análise mais rigoroso, igual à psicologia científica.
	2.
	Um dos autores que é estudado em Psicologia Social é o filósofo Karl Marx. Conforme Almeida (2010), a teoria marxista enfoca o trabalho, com o intuito de compreender como ocorre a produção social dos indivíduos. A alienação é um conceito relacionado à relação do trabalhador com o produto do seu trabalho e com o trabalho em si. Existem várias categorias de alienação, como, por exemplo, a alienação mental, a econômica e a alienação intelectual. Desta forma, explique o conceito de alienação.
FONTE: ALMEIDA, Natália Regina de. Educação para além da formação do trabalhador alienado. Educ. rev.,  Curitiba,  n. spe2, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602010000500015&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 8 nov. 2012.
	Resposta Esperada:
Marx menciona o trabalho presente no sistema capitalista para explicar a sua concepção de alienação, pois, na perspectiva marxista, a alienação consiste em um mistério, no qual a pessoa se torna alheia a si mesma. Afinal, o trabalho humano pode ser considerado uma mercadoria, e o ser humano acaba sendo reduzido à sua força de trabalho para o sistema produtivo, em meio às relações sociais capitalistas. Assim, o indivíduo praticamente torna-se um objeto do Outro. Uma servidão é imposta aos homens, e estes são transformados em instrumentos de produção. Dispõem a força de trabalho a serviço do sistema econômico. Alienado é quem perde a noção do todo no que tange ao produto que faz e, muitas vezes, nem tem condições de adquirir o próprio produto que confecciona.
Parte inferior do formulário

Continue navegando