Buscar

AULA 5 QUESTOES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Construção Civil II - Tarcísio Tonin Mota Rico
Questões referente a aula 5
1. São revestimento que se caracteriza por ter a camada de acabamento constituída por placas cerâmicas, as placas são assentadas sobre uma superfície (emboço) regularizado, pois a espessura da argamassa colante é sempre constante. são utilizados para revestir pisos e paredes, sendo divididos em grupos de acordo com suas características químico- físicas e suas aplicações.
2. São classificados de segundo: o ambiente – interno (áreas secas e áreas molhadas) e externos. E segundo o posicionamento – horizontal (pisos) e vertical (paredes internas e fachadas).
3. DURABILIDADE: elevada resistência à degradação contra a ação de todos os agentes agressivos ambientais ao longo do tempo. LIMPEZA E FACILIDADE DE HIGIENIZAÇÃO: sem a utilização de produtos agressivos para limpeza usual. IMPERMEABILIDADE SUPERFICIAL: não porosidade das placas cerâmicas. INALTERABILIDADE DA APARÊNCIA COM O TEMPO. CONFORTO TÁTIL (de acordo com cada uso).
4. As esmaltadas são formadas pela base de argila (biscoito) e posterior esmaltação para conferir acabamento superficial. As esmaltadas são mais resistentes à ação de agentes químicos e à umidade, pois possuem uma camada de esmalte que impermeabiliza a peça.
5. Porque geralmente são regiões mais úmidas que necessitam de maior absorção de água
6. O PEI orienta onde o produto deve ser utilizado, ou seja, seria a resistência a abrasão, ou desgaste da superfície esmaltada por questão do tráfego de pessoas, contato com sujeiras e movimentação de objetos.
7. As argamassas colantes proporcionam melhor resistência de aderência que as argamassas convencionais, pois sua retração não provoca tensões prejudiciais na camada final de revestimento (pequena espessura). As suas características são: retenção de água; melhoria da plasticidade da argamassa; aumento da extensão de aderência – maior capacidade de molhamento da superfície do substrato
8. Juntas de dessolidarização: têm por finalidade absorver as tensões na interface de diferentes elementos do sistema revestimento devido ao comportamento diferencial entre eles. Ajudam a absorver as movimentações das paredes e contrapisos e devem ser dimensionadas em função das movimentações previstas para o revestimento e em função da deformabilidade admissível do selante (em geral variam de 5 a 20 mm).
Juntas de assentamento: elas absorvem deformações e evitam tensões excessivas (variações térmicas e higroscópicas e deformações de amplitude normal das bases). Compensam a variação dimensional das peças. Dão estanqueidade ao conjunto. Melhoram a aderência da camada. Têm função estética. Boa manutenção e fácil substituição das peças.
Juntas de movimentação: permitem absorver as deformações diferenciais originadas por deformações térmicas.
Materiais utilizados nas juntas: Rígidos (rejuntes convencionais), pasta ou argamassa de cimento Portland, argamassa modificada com polímeros. Rejuntes flexíveis, argamassa
cimento Portland + polímeros (adição), epóxi. E por fim, selantes elastoméricos(juntas de movimentação), silicone, poliuretano, acrílicos
9.
10. As causas mais comuns de descolamento ou desplacamentos de revestimentos cerâmicos são: ineficiência ou deficiência de projeto, como inexistência de juntas de movimentação; utilização de argamassa colante com um tempo em aberto vencido; assentamento sobre superfície contaminada; variações higrotérmicas e de temperatura; imperícia ou negligência da mão-de-obra na execução ou controle dos serviços. E no preparo do substrato: não umedecer a base antes da aplicação da argamassa (quando necessário); não aguardar tempo de cura mínimo; não limpar a base; não utilizar juntas para movimentação das peças.
11. Consiste no surgimento na superfície do revestimento, de depósitos cristalinos de cor esbranquiçada, que comprometem a aparência. Surgem quando os saís solúveis da cerâmica, alvenaria ou argamassa são transportados pela água através dos poros. Em contato com o ar, tais sais se solidificam, causando depósitos.
12. Fissuras são rompimentos nas placas cerâmicas, com aberturas inferiores à 1mm e não causam a ruptura total das placas. Já as trincas, são rupturas no corpo da placa cerâmica provocadas por esforços mecânicos, causando a separação das placas em partes, e as aberturas são superiores à 1mm.

Outros materiais