Buscar

Avaliação final discursiva Cinesiologia e Biomecânica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Cinesiologia e Biomecânica (LEF15)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( peso.:4,00)
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	As aplicações e utilidades do cálculo de somatótipos são importantes na valorização do atleta, assim como apontam informações importantes sobre crescimento, maturação, composição corporal, saúde e etnias (SIRVENT; GARRIDO, 2009). Já na área escolar, o professor pode utilizar o somatotipo para acompanhar o crescimento e a maturidade de seus alunos e principalmente detectar desvios nas curvas de crescimento já estudadas na disciplina de crescimento e desenvolvimento motor. Disserte sobre somatometria e liste os três principais somatótipos.
FONTE: SIRVENT, Belando. GARRIDO, Chamorro. Valoración antropométrica de la composición corporal. Cineantropometría. 2009. Universidad de Alicante. p. 208.
	Resposta Esperada:
A somatometria é um sistema criado para classificar o tipo de corpo de cada sujeito. É utilizada para estimar a forma corporal e a sua composição, principalmente em atletas, possibilita uma análise quantitativa do físico. Os três principais somatótipos são endomorfo, ectomorfo e mesomorfo.
	2.
	O ato de andar (marcha) é uma das características marcantes dos humanos. No entanto, o que pode parecer muito simples é altamente complexo, exigindo harmonia do corpo entre o controle interno e as forças externas que estão em constante ação sobre os segmentos. Quais as principais características da marcha humana e quais suas fases?
	Resposta Esperada:
Podemos afirmar que a principal característica da marcha humana é o fato de o indivíduo se deslocar usando apenas os membros inferiores, utilizando dois apoios, ou seja, deslocamento bípede. Para haver este controle nos movimentos, é necessária uma ação conjunta entre os sistemas motores, requisitando um gasto mínimo possível de energia. As fases da marcha são apoio e balanço.
Parte inferior do formulário

Outros materiais