A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
prova de sociologia critica 2

Pré-visualização | Página 1 de 3

Questão 1
Na América, há uma estreita ligação entre a racionalização do trabalho e o proibicionismo como parte das mudanças em curso, em que "os inquéritos dos industriais sobre a vida íntima dos operários, os serviços de inspeção criados por algumas empresas para controlar a 'moralidade' dos empresários são necessidades do novo método de trabalho" (GRAMSCI, 1976, p. 398).
Considerando seus  conhecimentos acerca da teoria social de Gramsci, avalie as afirmativas a seguir:
I -  É nesse sentido que você pode perceber como o fordismo, através de seus administradores e gestores, inovou no sentido de racionalizar toda a produção, uma vez que o trabalhador fora pensado para além do espaço físico e temporal da fábrica.
II -  O trabalhador é parte de um conjunto amplo, e suas ações dependem diretamente de como se comporta em sua coletividade, como podemos perceber com as mudanças culturais trazidas com o americanismo e fordismo.
III - O autor trabalha com o conceito de hegemonia, que seria uma estrutura ideológica burguesa predominante na sociedade, articulada com o Estado, utilizada como meio de dominação na sociedade capitalista.
IV - A hegemonia presente consiste numa espécie de movimento cultural que visa, em última instância, preservar a unidade ideológica de todo o bloco social, proferida pela hegemonia dominante, ou seja, a "hegemonia cultural" resulta numa forma de educação e modo de comportamento presente nas escolas, nas igrejas e nos meios de comunicação de massa.
É correto o que se afirmar APENAS em:
A)II, III e IV.
B)I, II, III e IV.
C)I, II e III.
D)I e II.
E)I, III e IV.
Questão 2
As questões relacionadas a divisão social do trabalho, estão presentes na reflexão de Émile Durkheim e Karl Marx, cuja proposta era compreender as características da formação do modo capitalista de produção e as mudanças no mundo do trabalho.
Considerando seus conhecimentos sobre a Sociologia de Émile Durkheim e Karl Marx, avalie as afirmativas a seguir:
I - Segundo Marx, na sociedade capitalista, quando se desenvolve de modo mais preciso o trabalho assalariado, os trabalhadores perderam o domínio sobre sua vida e passaram a depender do capitalista; não trabalham mais para si, mas vendem seu trabalho e não conseguem se reconhecer no que fazem e produzem;
II - Para Émile Durkheim, a sociedade sempre está acima dos indivíduos, dispondo de certas regras, normas, costumes e leis que asseguram sua continuidade, ou seja, as regras e leis independem do indivíduo e pairam sobre todos, formando uma consciência coletiva que dá o sentido de integração entre os membros da sociedade;
III - Émile Durkheim analisa as relações de trabalho na sociedade moderna e busca demonstrar que a crescente especialização do trabalho promovida pela produção industrial moderna trouxe uma forma superior de solidariedade, e não de conflito;
IV - De acordo com Marx, é na luta diária para se contrapor a esse tipo de vida desumanizado, no qual são reduzidos a uma coisa que pode ser vendida, comprada e até descartada, que os indivíduos trabalhadores se identificam e se unem para questionar a realidade de exploração, configurando uma classe social.
É correto o que se afirmar APENAS em:
A)I, III e IV.
B)I e III.
C)I, II, III e IV.
D)I, II e III.
E)I e IV.
Questão 3
Leia o texto abaixo:
"A lei do progresso orgânico [...] é a lei de todo o progresso, que transforma o simples em complexo por meio de diferenciações sucessivas e da especialização das funções. Isso se ajusta à sociedade, que teria evoluído para o tipo industrial. [...] a sociedade não é mais do que um nome coletivo empregado para designar certo número de indivíduos. É a permanência das relações existentes entre as partes constitutivas que faz a individualidade de um todo e que a distingue da individualidade das partes. Sendo os indivíduos – unidades elementares – organismos sujeitos às leis biológicas, o arranjo social estaria submetido às mesmas leis do mundo natural". (QUINTANEIRO et al., 2002, p. 20).
Nesta citação, Quintaneiro reflete as ideias de um pensador representativo da corrente de pensamento organicista. Para este autor, a sociedade está em crescimento contínuo e ele provoca a dessemelhança entre as partes, passando a cada parte uma função dessemelhante.
Qual é o autor a que o texto se refere? Assinale a alternativa correta:
A)Auguste Comte
B)Herbert Spencer
C)Max Weber
D)Karl Marx
E)George Simmel 
Questão 4
Leia o texto abaixo:
Segundo Vares (2015, p. 148), a tradição conservadora possui algumas características: "ideia evolucionaria da história, naturalismo metodológico, cientificismo, organicismo e suas consequências", portanto, alguns manuais de Sociologia apontam que os sociólogos que partem da sociedade para explicar os fenômenos sociais são classificados como conservadores (SANCHES, et. al., 2016, p. 18.).
Considerando seus conhecimentos sobre  a sociologia conservadora, avalie as afirmações a seguir:
I – O positivismo é tachado como conservador, pois é dada uma grande importância na coesão social e nas instituições sociais.
II – O indivíduo sempre prevalece sobre a sociedade, segundo orientação positivista, sobretudo a partir do papel atribuído às instituições sociais.
III – Na perspectiva positivista, o indivíduo deve apenas ocupar seu espaço dentro da estrutura social e auxiliar as instituições a que está vinculado a cumprir a sua função social.
IV – As lutas de classes representam o ideal positivista, uma vez que os antagonismos presentes na história da sociedade, são a preocupação central.
É correto o que se afirmar APENAS em:
A)I e II.
B)I, II e III. 
C)I e III.
D)III e IV. 
E)I, III e IV. 
Questão 5
Estudamos em Althusser, que é preciso considerar não apenas a distinção entre poder estatal e aparelho de Estado, mas uma outra realidade localizada ao lado do aparelho repressivo do Estado, que é diferente dele. Althusser está se referindo a uma realidade denominada de Aparelhos Ideológicos de Estado, em que os AIEs consistem num "certo número de realidades que se apresentam ao observador imediato sob a forma de instituições distintas e especializadas".
Considere as assertivas a seguir, que corresponde a exemplos de Aparelhos Ideológicos do Estado, segundo a perspectiva de Althusser:
I – Sistemas das diferentes escolas, sejam elas públicas ou particulares;
II – Os meios de comunicação em massa;
III – Literatura, artes, esportes;
IV – Família;
V – Sistemas das diferentes igrejas.
Segundo Althusser, os exemplos de Aparelhos Ideológicos do Estado, correspondem, respectivamente:
A)I – Escolar; II – religioso; III – familiar; IV – os meios de comunicação em massa; V – cultural.
B)I – Os meios de comunicação em massa; II – escolar; III – familiar IV – religioso; V – cultural.
C)I – Escolar; II – os meios de comunicação em massa; III – cultural; IV – familiar; V – religioso.
D)I – Escolar; II – os meios de comunicação em massa; III – religioso; IV – familiar; V – cultural.
E)I – Os meios de comunicação em massa; II – cultural; III – escolar; IV – familiar; V – religioso.
Questão 6
"O modo de produção capitalista se assenta sobre a exploração e expropriação da força de trabalho, mas a partir do período imperialista do capitalismo o que Florestan percebe é que se projeta é que o tipo de exploração sofrido pelos trabalhadores nos países autônomos é muito menor do que a expropriação dos trabalhadores nos países dependentes". (SANCHES, et. al. Sociologia Crítica, 2016, p. 75).
Com base nos conhecimentos sobre a superexploração nos países de capitalismo dependente, a partir das análises de Florestan Fernandes, avalie as afirmativas a seguir:
I – Com a superexploração nos países dependentes, há a necessidade de aumentar o excedente produzido para dividir entre as frações da burguesia que estão envolvidas no processo (burguesia interna e externa);
II – Nos países de capitalismo dependente é tão grande o nível de exploração que exige que o nível de dominação seja ainda maior, portanto há uma importância imensa na questão da ideologia (enquanto falsa consciência e, portanto, a manutenção

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.