Buscar

QUESTIONARIO PRAZOS PROC CIVIL - 2021

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO – PRAZOS PROC. CIVIL
1. De acordo com o código de processo civil, o autor poderá aditar ou alterar o pedido e a causa de pedir
A até o saneamento do processo, com consentimento do réu, assegurado o contraditório mediante a possibilidade de manifestação deste no prazo mínimo de 15 (quinze) dias.
B a qualquer tempo do processo, com consentimento do réu, assegurado o contraditório mediante a possibilidade de manifestação deste no prazo mínimo de 20 (vinte) dias.
C até a citação do réu, com consentimento do réu, assegurado o contraditório mediante a possibilidade de manifestação deste no prazo mínimo de 30 (trinta) dias.
D a qualquer tempo do processo, sem consentimento do réu, assegurado o contraditório mediante a possibilidade de manifestação deste no prazo mínimo de 15 (quinze) dias.
E até o saneamento do processo, sem consentimento do réu, assegurado o contraditório mediante a possibilidade de manifestação deste no prazo mínimo de 20 (vinte) dias.
NCPC
2. Quanto à contagem e fluência dos prazos processuais previstos no Código de Processo Civil, assinale a alternativa correta.
A Na citação postal, não existe intimação da juntada do aviso de recebimento aos autos e, ainda que ela ocorra, será irrelevante para a fluência e a contagem do prazo de defesa.
B Na citação por oficial de justiça, a fluência do prazo tem início da intimação da juntada aos autos do mandado devidamente cumprido, sendo a contagem iniciada no primeiro dia útil subsequente.
C Quando realizada a citação por hora certa, o termo inicial da fluência do prazo é a juntada aos autos da comunicação posterior realizada pelo cartório, dando ciência à parte do modo excepcional de realização da sua citação.
D Em caso de litisconsórcio passivo, para as intimações a regra é de que só tem início a fluência do prazo a partir da juntada do último aviso de recebimento ou mandado cumprido aos autos.
3. Adão foi condenado ao pagamento de R$ 300,00, a título de alimentos devidos a seu filho Caim, nos autos de um processo judicial em trâmite na Comarca de Balneário Camboriú/SC. Diante do inadimplemento do cumprimento do dever de prestar os alimentos, Eva propôs pedido de cumprimento de sentença. Nessa situação:
A Adão será intimado, por meio de edital ou pessoalmente, para, no prazo de quinze dias, a pagar o débito, provar que o fez ou justificar a impossibilidade de fazê-lo, sob pena de ser preso, no prazo de três meses.
B Adão será intimado, por meio de edital ou pessoalmente, para, no prazo de dez dias, a pagar o débito, provar que o fez ou justificar a impossibilidade de fazê-lo, sob pena de ser preso, no prazo de três meses.
C Adão será intimado, pessoalmente, para, no prazo de cinco dias, a pagar o débito, provar que o fez ou justificar a impossibilidade de fazê-lo, sob pena de ser preso, no prazo de três meses.
D Adão será intimado, pessoalmente, para, no prazo de três dias, a pagar o débito, provar que o fez ou justificar a impossibilidade de fazê-lo, sob pena de ser preso, pelo prazo de um a três meses.
E Adão será intimado, pessoalmente, para, no prazo de dez dias, a pagar o débito, provar que o fez ou justificar a impossibilidade de fazê-lo, sob pena de ser preso, no prazo de um a três meses.
4. Ismael, adolescente, devidamente representado por sua mãe, Hagar, propôs uma ação de alimentos contra Abraão, seu pai. Após intimado para se manifestar e deixar o prazo transcorrer in albis, o juiz indeferiu a petição inicial. Nesse cenário, Ismael, em caso de irresignação, poderá impugnar a sentença por meio do recurso de apelação, caso em que o juiz, no prazo de cinco dias, poderá retratar-se.
(X) certo
( ) errado
5.Tendo em vista o disposto no Código de Processo Civil, de regra a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e suas respectivas autarquias e fundações de direito público gozarão, para todas as suas manifestações processuais, de:
A prazo em dobro.
B prazo pela metade.
C julgamento causas que forem autores em até 60 (sessenta) dias.
D julgamento das causas em que forem réus em até 90 (noventa) dias.
E direito a atos meramente ordinatórios do juiz com fundamentação própria das sentenças.
6. Em determinado processo eletrônico que tramita em vara cível, o magistrado deu ordem ao autor para que promova a juntada aos autos do documento comprobatório do seu direito, sob pena de indeferimento do pleito liminar, sem, contudo, determinar o prazo no qual devesse ser efetivada a referida juntada. A parte autora deverá cumprir a ordem em:
A 48 horas.
B 72 horas.
C Cinco dias.
D 10 dias.
E Não há prazo específico.
7. Sobre os prazos previstos na Lei n. 11.419/2006, que dispõe sobre o processo judicial eletrônico, marque a incorreta.
A A consulta às intimações feitas por meio eletrônico deverão ser feitas em até 10 (dez) dias corridos contados da data do envio da intimação, sob pena de considerar-se a intimação automaticamente realizada na data do término desse prazo.
B Os documentos cuja digitalização seja tecnicamente inviável devido ao grande volume ou por motivo de ilegibilidade deverão ser apresentados ao cartório ou secretaria no prazo de 10 (dez) dias contados do envio de petição eletrônica comunicando o fato, e estes serão devolvidos à parte após o trânsito em julgado.
C A digitalização de autos em mídia não digital, em tramitação ou já arquivados, será precedida de publicação de editais de intimações ou da intimação pessoal das partes e de seus procuradores, para que, no prazo preclusivo de 30 (trinta) dias, se manifestem sobre o desejo de manterem pessoalmente a guarda de algum dos documentos originais.
D Nas publicações eletrônicas por meio de edital, considera-se como data da publicação o primeiro dia útil seguinte ao da disponibilização da informação no Diário da Justiça eletrônico.
8. Respeitante ao tempo dos atos processuais e aos prazos, assinale a afirmação correta.
A Havendo litisconsortes no processo, com advogados diferentes (de escritórios diferentes), terão direito ao prazo em dobro para todas as suas manifestações, em qualquer juízo ou tribunal, independentemente de requerimento.
B O prazo peremptório pode ser reduzido pelo juiz independentemente da concordância das partes.
C No caso de citação por carta precatória do réu, restando afastada a audiência prévia de conciliação ou mediação, o prazo para contestar conta-se a partir do dia útil seguinte ao da juntada da carta precatória cumprida física, ou do dia útil seguinte à juntada do comunicado eletrônico de cumprimento da carta.
D Os prazos processuais serão interrompidos durante as férias dos advogados.
E Caso o advogado seja intimado a devolver os autos por excesso de prazo e não o devolva no prazo de 3 (três) dias, perderá o direito à vista fora de cartório e incorrerá em multa correspondente à metade do salário-mínimo, a ser aplicada e cobrada pelo próprio juiz condutor da causa.
9. Alberto Roberto tornou-se réu em uma ação de cobrança de nota promissória. Ficou sabendo por um escrevente do Cartório, procurou um advogado e, antes mesmo de ser citado, contestou o feito. Essa contestação
A será tida por intempestiva, pois o que define a tempestividade é o início da contagem do prazo, ainda não iniciado.
B será considerada tempestiva, sem necessidade de reiteração do ato após a citação de Alberto Roberto.
C será considerada um ato praticado condicionalmente, pois dependerá de ratificação por Alberto Roberto, necessariamente dentro do prazo legal de oferecimento da defesa.
D é intempestiva, porque praticado o ato fora do prazo, o que se dá tanto antes quanto depois de finalizada sua contagem; no entanto, se o autor concordar, será a contestação tida por tempestiva, caracterizando a anuência um negócio jurídico-processual.
E será tida por inexistente, devendo ser praticado o ato novamente no prazo legal da contestação.

Continue navegando