Buscar

TEste de conhecimento 01 - Tópicos em libras e surdez

Prévia do material em texto

Ressaltamos os aspectos sociolinguísticos das línguas de sinais, em outras palavras, fazemos referências às relações estabelecidas entre linguagem e sociedade, como valores e produtos de um determinado grupo. Com base no texto, marque a opção INCORRETA. 
		
	
	A correlação pensamento/linguagem fica prejudicada, pois a libras não é capaz de desenvolver o cognitivo de uma pessoa surda.
	
	A correlação língua/sociedade é de extrema relevância. Atualmente, pela lei e decreto da libras, a língua de sinais ganha mais força e muitas universidades, escolas já adotam a libras como disciplina curricular. 
	
	A correlação língua/poder permite aos surdos, pela libras, a ascensão social, já que poderá produzir discursos, poemas, ou mesmo uma simples opinião, as quais imprimem sua presença na sociedade. 
	
	A correlação língua/sociedade é de extrema relevância. Atualmente, pela lei 10.437/02 e o decreto 5.262/06, a língua de sinais ganha mais força e muitas universidades, escolas já adotam a libras como disciplina curricular. 
	
	A correlação língua/comunicação é possível pela libras, cada sinalizante pode interagir com seu interlocutor. 
	Respondido em 20/03/2020 00:53:33
	
Explicação: 
Segundo Souza (1998), a exposição da criança surda à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) desde o início da vida, garantiria a aquisição de uma língua verdadeira e, consequentemente, um funcionamento simbólico-cognitivo adequado.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		2
          Questão 
	
	
	A surdez é uma experiência visual que proporciona ao sujeito surdo a possibilidade de constituir sua subjetividade através de experiências cognitivo linguísticas diversas, mediadas por formas alternativas de comunicação simbólica que encontram na língua de sinais seu principal meio de concretização. Assinale a única opção que assevera essa concepção:
		
	
	A LIBRAS compreende uma estrutura e sistema gramatical e linguístico de modalidade visual espacial, cuja função, uso , ensino e tradução alcançam as mesmas concepções, os mesmos conceitos de qualquer idioma oral. Sua modalidade linguística concebe aos surdos uma interpretação da realidade bem distinta da experiência auditiva.
	
	A experiência visual que a LIBRAS proporciona aos surdos não é capaz de desenvolver a cognição,a emoção deles.
	
	As línguas de modalidade oral auditiva são línguas completas, enquanto as línguas de modalidade visual espacial são línguas insuficientes.
	
	A experiência auditiva e oral na comunicação é superior à experiencial visual e espacial da LIBRAS.
	
	As línguas de sinais e línguas orais não possuem o mesmo status linguísticos, portanto há razão para os surdos se submeterem à leitura labial.
	Respondido em 20/03/2020 00:53:45
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		3
          Questão 
	
	
	As falas são expressas pelas mãos em determinado espaço e percebidas pela visão, ou seja, a comunicação ocorre através de fontes distintas das línguas orais, mas com os mesmos significados produzidas em qualquer língua de modalidade oral auditiva. Abaixo assinala a que língua e modalidade se refere o trecho anterior:
		
	
	Linguagem de sinais e modalidade visual oral.
	
	Linguagem de sinais francesa e modalidade visual auditiva.
	
	Língua de Braille e modalidade espacial auditiva.
	
	LIBRAS e modalidade oral espacial.
	
	LIBRAS e modalidade visual espacial.
	Respondido em 20/03/2020 00:53:57
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		4
          Questão 
	
	
	Para os autores Vetro e Cezário (2009, p. 141). A sociolinguística é uma área que estuda a língua em seu uso real, levando em consideração as relações entre a estrutura linguística e os aspectos sociais e culturais da produção linguística. Com base nesse conceito:
		
	
	A LIBRAS como língua natural não é uma instituição social e pode ser estudada como uma estrutura autônoma, independente de contexto situacional, da cultura e da história das pessoas que a utilizam como meio de comunicação.
	
	A LIBRAS pode ser estudada como uma estrutura autônoma, independente de contexto situacional, da cultura e da história das pessoas que a utilizam como meio de comunicação.
	
	A LIBRAS não faz parte dessa abordagem linguística, portanto, não pode ,sequer, ser estudada como uma estrutura linguística.
	
	A LIBRAS não é uma instituição social como as demais línguas são e, portanto, não pode ser estudada como sistema linguístico.
	
	A LIBRAS como língua natural é uma instituição social e, portanto, não pode ser estudada como uma estrutura autônoma, independente de contexto situacional, da cultura e da história das pessoas que a utilizam como meio de comunicação.
	Respondido em 20/03/2020 00:54:12
	
Explicação: 
A LIBRAS, como língua natural, precisa ser estudada de forma contextualizada, assim como as demais línguas.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		5
          Questão 
	
	
	A respeito dos sujeitos surdos e ouvintes que dominam e usam a LIBRAS, podem ser considerados como:
		
	
	Sinalizantes.
	
	Linguistas. 
	
	Unificantes. 
	
	Disseminadores. 
	
	Gesticuladores. 
	Respondido em 20/03/2020 00:54:26
	
Explicação: 
Um dos sinônimos para quem sinalizar os sinais da Libras é ser considerado como Sinalizante. 
	
	
	 
		6
          Questão 
	
	
	Segundo Rocha " Experiência visual do surdo tem a sua própria lógica: é uma das marcas surdas. Importa para prover de sentimentos, aceitação e por meio dela vai incorporando o modo de viver surdo, assimilação dos valores, dos costumes, das práticas sociais, da interação linguísticas à uma dada comunidade cultural." (2017, p. 21). 
Com base nesse conceito, assinale a única alternativa incorreta: 
		
	
	Na educação de surdos deve-se explorar mais as experiências visuais desses sujeitos. 
	
	A experiência visual dos surdos é apenas o fato de substituir a audição pela visão, ou seja, é olhar com mais atenção, sem um fator de muita importância.
	
	A experiência visual é um elemento subjacente à subjetividade e culturalidade surda.
	
	A visualidade está também incorporada à Libras, o olhar é um elemento gramatical e discursivo.
	
	Os surdos são sujeitos visuais, mas nas escolas não se privilegia essa propriedade tão relevante da cultura surda. 
	Respondido em 20/03/2020 00:54:43
	
Explicação: 
A experiência visual dos sujeitos surdos não é a mera ação de olhar, tampouco a ideia equivocada que se construiu sobre a compensação de sentidos. A experiência visual é ligado como modo de Ser Surdo, sua cultura.
	
	
	 
		7
          Questão 
	
	
	Marque a alternativa que corresponde ao significado fornecido para SIGNWRITING: (Concurso público do Triângulo Mineiro para UFTG, questão 43) 
		
	
	A escrita de sinais (Signwriting), amplia e confirma a presença do surdo assim como as características próprias de sua língua.
	
	Signwriting é uma língua escrita de sinais que alguns ouvintes criaram, e que ainda não é desenvolvida por meio da cultura surda
	
	Signwriting é uma língua escrita de sinais que alguns surdos criaram, e que ainda não é desenvolvida por meio da cultura surda
	
	Acredita-se que Signwriting é uma das tecnologias empregadas no ensino de surdos, porém, não fornece bases sólidas de aprendizado.
	
	Signwriting é uma proposta de ensino que oferece uma tecnologia diferenciada para o surdo, sendo esta bastante atuante no Brasil.
	Respondido em 20/03/2020 00:54:51
	
Explicação: 
SignWriting é um sistema de escrita das línguas gestuais. SignWriting expressa os movimentos as forma das mãos, as marcas não-manuais e os pontos de articulação. Desenvolvido pela norte-americana Valerie Sutton (1998), e sistematicamente descrito e desenvolvido em Capovilla e Sutton (2001). 
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		8
          Questão 
	
	
	O sujeito surdo é permeado por vários discursos e práticas sociais, atrelados à significação do encontro Surdo x Surdo. Com essa afirmação, compreende-se a importânciada__________ para os sujeitos que________.
		
	
	Comunidade muda/compartilham a Libras como sistema de interação e expressão. 
	
	Comunidade muda/compartilham os gestos como sistema de interação e expressão. 
	
	Comunidade surda/compartilham a linguagem de sinais como sistema de interação e expressão. 
	
	Comunidade surda/compartilham a Libras como sistema de interação e expressão. 
	
	Comunidade ouvinte/compartilham a linguagem de gestos como sistema de interação e expressão

Continue navegando