Buscar

Aula 22 - Exercícios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Campus Universitário - Trindade - Caixa Postal 476
CEP 88010-970 - Florianópolis - Santa Catarina
Centro Socioeconômico
Departamento de Ciências Contábeis
Disciplina: Análise das Demonstrações Contábeis
Professora: Monique Cristiane de Oliveira, Ma.
	
Aluno: Beatriz Mateus de Oliveira 
EXERCÍCIOS
Para as questões 1 e 2 não use os casos Enron, Xerox, WorldCom e o Caso Madoff. 
1) Encontrar um caso de fraude contábil que tenha ocorrido no Brasil (buscar em jornais, blogs e revistas de negócios – não acadêmicas) e apontar as razões “contábeis” dessas fraudes e como você acredita que elas poderiam ter sido evitadas.
R: Fraude no Café Pilão: A fraude aconteceu no departamento de vendas, alguns dos funcionários começaram a registrar pedidos de varejistas que na verdade não haviam sido feitos, as motivações para fazerem isso foram cumprir as metas de crescimento estabelecidas pela matriz e garantir seus bônus, essa prática é conhecida como “antecipação de venda”. No ponto de vista contábil essa conta não fecharia pois o valor registrado como receita na realidade só viraria caixa se o cliente aceitasse a compra, o que ocasionalmente não aconteceria naquele mesmo exercício. Os funcionários também lançavam valores maiores do que os que realmente iriam receber no balanço, o que virou uma bola de neve, visto que esse dinheiro nunca entraria. O que poderia ter evitado essa fraude se houvesse uma comunicação melhor entre a empresa e os clientes, os gestores saberem de fato quanto os clientes compraram naquele período.
2) Encontrar um caso de fraude contábil que tenha ocorrido fora do Brasil (buscar em jornais, blogs e revistas de negócios - não acadêmica) e apontar as razões “contábeis” dessas fraudes e como você acredita que elas poderiam ter sido evitadas.
R: Fraude na Toshiba: A fraude consistiu na elevação artificial do lucro operacional da companhia. O cenário em que a fraude ocorreu é o principal motivador da mesma. Segundo um relatório de investigação externa contratada pela empresa os executivos pressionavam intensamente as unidades da Toshiba a alcançarem metas de lucro irrealistas. A diretoria emitia metas pouco antes do fim do exercício, o que encorajou os diretores das unidades a “esquentarem” os registros. Os procedimentos impróprios de contabilidade foram realizados continuamente, quase que se tornaram uma política da companhia. A razão pra essa fraude foi a falta de consciência ou conhecimento necessários das práticas contábeis adequadas, por parte da diretoria e funcionários da companhia. A cultura corporativa no Japão é bastante diferente do Brasil, sendo que esse seria um ponto a ser analisado para evitar casos semelhantes no futuro, visto que os funcionários que sabiam que essas práticas não estavam corretas, poderiam ter evitado a propagação dessa fraude desde o início. 
3) Pesquise sobre o caso conhecido como Pirâmide de Madoff. Comente sobre como funcionava o esquema considerado um dos maiores escândalos de fraude do mundo. Aponte as questões contábeis envolvidas e indique as consequências para o mercado. Houve punições? Quais?
R: A empresa de Madoff atraia os investidores ao oferecer uma rentabilidade que chegava a 1% ao mês, porém eles utilizavam o dinheiro desses novos investidores para pagar clientes antigos, que queriam resgatar os recursos aplicados. O esquema funcionou durante algum tempo porque os rendimentos não eram pagos aos investidores todo mês, eles só receberiam quando quisessem retirar o recurso aplicado. A fraude veio à tona quando diante da crise financeira grande parte dos clientes decidiu retirar seus investimentos, e o fundo de Madoff não tinha dinheiro suficiente para ressarcir todos os investidores. O mercado de investimentos foi grandemente afetado na época após a fraude da Pirâmide de Madoff, os fundos de investimento perderam a credibilidade e confiança dos cidadãos. Bernie Madoff foi condenado a 150 anos de prisão, e seu irmão, Peter Madoff, foi sentenciado, em 2012, a cumprir 10 anos de prisão por forjar documentos contábeis. 
4) Veja o que são whistleblowers ou bounty hunters. Você acredita que a sociedade deveria pagar informantes sobre esquemas de corrupção? Veja a lei americana e opine. 
R: Acredito que essa é uma forma eficiente de descobrir e punir os responsáveis por grandes esquemas de corrupção, fraudes, desperdício de recursos públicos, entre outros. Nos EUA já foram recuperados mais de U$S 59.000.000.000,00 desviados utilizando-se o whistleblowing.

Outros materiais