Buscar

Formação Pedagógica em Educação Física

Prévia do material em texto

Fabiano Vasconcelos Sousa (2519831)
Disciplina: LAvaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial
íngua Brasileira de Sinais - Libras (MAT52)
Avaliação: Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:648621) ( peso.:4,00)
Prova: 27046329
Nota da Prova: 8,50
29/06/2021 até 30/07/2021- Língua Brasileira de Sinais - Libras (MAT52)
Nota - Peso - 4,00
1. A inclusão no mercado de trabalho, muitas vezes, torna-se um desafio para uma pessoa com deficiência, pois ainda há muitos entraves estruturais e atitudinais, entre outros. No caso da pessoa com surdez, a maior dificuldade encontrada está na comunicação, que, muitas vezes, impossibilita esse colaborador de participar de reuniões, palestras, treinamentos etc. Com relação a esse desafio, descreva algumas adaptações que as empresas já estão fazendo e/ou podem fazer para esse colaborador com surdez.
Resposta Esperada:
R: Hoje, algumas empresas têm se empenhado com a inclusão do colaborador surdo, desde o momento de sua contratação, procurando fazer adaptações necessárias para o bom desempenho desse colaborador. Para isso, alguns gestores empresariais contratam um profissional Tradutor Intérprete de Libras para fazer a mediação comunicativa durante os devidos treinamentos, fazem formações explicando sobre a deficiência e as necessidades desse colaborador, buscam cursos de formação em Libras para os gestores imediatos e colaboradores que trabalham no seu setor, para que ele consiga ter uma comunicação básica no setor onde trabalha. Além disso, precisa-se fazer pequenas adaptações no setor com instrumentos de trabalho, como avisos luminosos, fichas ambulatoriais e materiais com indicativos visuais (imagens), isso facilitará seu entendimento e sua autonomia ao dar suas respostas. Dessa forma, a empresa consegue notar seu potencial auxiliando no seu crescimento profissional, além de prepará-lo para assumir papéis de liderança no
futuro.
2. A identidade de uma pessoa está intimamente ligada ao grupo social ao qual pertence. O mesmo ocorre com a pessoa surda: o seu grupo, a sua comunidade é vital para a sua convivência. Disserte sobre a importância da comunidade surda para as pessoas surdas.
R: As comunidades surdas exercem um diferencial incomparável para o relacionamento e a convivência social do surdo.
As comunidades surdas são espaços de encontro, de lutas e conquistas dos surdos, que o surdo se comunica de verdade, é o local preferido dos que não ouvem, mas se auxiliam e são auxiliados. Questões pessoais, de trabalho, de relacionamento são tratadas neste espaço social. No nosso país estas comunidades têm boa estruturação.

Continue navegando