Buscar

atividade+discursiva+agro+negocio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DISCURSIVA DE CONTABILIDADE DO AGRONEGOCIO.
Como distinguir quando os negócios não vão bem por ineficiência operacional de quando não há volume suficiente de produção? Quantas vacas e com qual produção média é preciso ter na propriedade para que as contas “empatem”?
O ponto de equilíbrio operacional pode ajudar a responder essas perguntas. Ele é a receita mínima que a empresa deve atingir para pagar todos os gastos em um determinado período. É igual ao equilíbrio entre todos os custos e todas as receitas, situação na qual a empresa não tem prejuízo, mas também não obtém lucro.
O valor da receita é influenciado pela quantidade e pelo preço dos produtos vendidos. Os gastos podem ser divididos em dois grupos: os custos fixos e os custos variáveis. Os custos variáveis são aqueles que variam de acordo com o volume produzido (gasto com alimentação, por exemplo). Já os fixos independem da quantidade produzida e são representados por despesas, como energia elétrica e telefone.
Fonte:<https://blog.luz.vc/o-que-e/contabilidade-de-custos/>. Acesso em: 10 jan. 2018.
 Tomando como base essas informações, redija um texto dissertativo acerca do ponto de equilíbrio.
 Em sua abordagem, deverão ser contemplados os seguintes aspectos:
 A) Os aspectos gerais do ponto de equilíbrio e sua importância para as empresas do agronegócio.
B) As diferentes análises obtidas com a aplicação dos tipos de ponto de equilíbrio.
C) A relação entre o gráfico e o ponto de equilíbrio.
Resposta:
A ideia central do ponto de Equilíbrio mostrar o ponto onde o faturamento e os custos do negócio têm que chegar para estarem estáveis. E assim se manterem seguros o suficiente para evoluir dando lucros e não prejuízos, o ponto de equilíbrio será a base de segurança do negócio.
Para realizar se analisar a aplicação do ponto de equilíbrio contábil é o ponto onde a empresa é zero, ou seja o total de receita é igual o total de despesas e custos. Oque significa que neste ponto ela esta pronta para crescer, e se ficar abaixo disso é ruim para a empresa.
Já do ponto de equilíbrio econômico julga o custo de oportunidade no cálculo. sendo que esse ponto é os custos fixos, despesas fixos e custo de oportunidade/ margem de contribuição.
E o ponto de equilíbrio financeiro é o custo fixo total- depreciação.
Quando queremos analisar uma empresa do agronegócio devemos levar em consideração, se a administração da fazenda e sítios sendo de médio ou grande porte estão sendo administradas por pessoas que dominam o sistema financeiro de controle como: custo fixos, custos variáveis, depreciação de equipamentos e máquinas. 
Quanto ao gráfico apresentado, ele deve servir como um instrumento no qual o administrador e o contador da fazenda de agronegócio, e dessa forma eles possam visualizar com facilidade qual é ponto de equilíbrio da empresa. 
 É preciso ter um bom conhecimento da relação entre as receitas e os custos de forma a fundamentar a importância de cada uma delas, isso trará a perspectiva para que o administrador possa assumir os princípios que irão orientar seu processo de tomada de decisão de uma forma mais eficaz, evitando assim as perdas desnecessárias que podem levar a uma queda de rendimentos e até mesmo a falência das propriedades.

Outros materiais