Buscar

Órgãos vegetais com pontecial biotenológico | Biotecnologia | Vegetal | Exercício

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Discente: @bolzan.studies
Disciplina: Biotecnologia Vegetal
Aula 2 – Atividade 2 – Órgãos vegetais com potencial biotecnológico
- De que se trata a estrutura indicada pela seta?
(01) Folha (02) Raiz (03) Folha (04) Folha (05) Folha (06) Caule (07) Folha (08) Folha (09) Folha (10) Folha (11) Folha
1) Qual a importância dos meristemas para Biotecnologia Vegetal?
Resposta:
	Os meristemas são importantes para Biotecnologia Vegetal, pois são as células responsáveis pelo crescimento da planta. E por serem células pequenas e isodiméricas com características embrionárias apresentam elevado valor para estudo biotecnológico. Além disso, o aumento de sua aplicabilidade deve-se ao fato de que os meristemas se autoperpetuam e se regeneram continuamente no caule e na raiz da planta.
2) Qual a vantagem de uma desdiferenciação celular?
Resposta:
	No processo de diferenciação celular as plantas adquirem diversas propriedades como metabólicas, estruturais e funcionais. No entanto, esse processo é reversível em células que ainda apresentam o núcleo. Essa reversibilidade é chamada de desdiferenciação celular e uma das vantagens é que a planta “volta” para um estado primitivo podendo se diferenciar novamente, e dessa maneira pode realizar uma função diferente da que desenvolvia antes da desdiferenciação – esse processo pode atuar na regeneração de tecidos vegetais que sofreram lesões, por exemplo.
3) Qual a vantagem em impedir ou atrasar a senescência monocárpica?
Resposta:
	A senescência é a morte programada que a planta entra após o final do seu ciclo de vida. Desse modo, na senescência monocárpica toda a planta entra em morte após a produção do fruto. Sendo assim, impedir/atrasar essa senescência apresenta como vantagem um tempo maior para que o fruto se desenvolva e, consequentemente, um tempo maior de disponibilidade para o consumo do mesmo. 
4) Qual o objetivo final em aumentar o número de colmos do milho?
Resposta:
	O milho, de forma geral, é uma planta que apresenta uma produtividade muito baixa, isso deve ao fato que de forma natural só se produz um fruto (milho) por planta. Dessa maneira, aumentar o número de colmos do milho tem o objetivo principal de fazer com que seja produzido mais de um milho por planta, e assim aumentar exponencialmente a produtividade e concomitantemente o lucro de produtores.
5) O copo-de-leite é uma flor ornamental de dias longos. Como aumentar a produtividade desta flor durante o inverno?
Resposta:
	A flor copo-de-leite é típica de clima ameno de inverno – estação em que a umidade do ar tende a ser mais baixa e, consequentemente, a disponibilidade de água reduz também. Sendo assim, formas de elevar a produtividade de copo-de-leite durante o inverno é aumentando a aplicação de sistemas de irrigação e a criação de estufas térmicas que exponham essas plantas a raios solares, visto que durante o inverno os dias tendem a ser mais curtos e a flor se desenvolve melhor em dias longos.

Continue navegando