Buscar

Primeira prova objetiva de sociologia

Prévia do material em texto

1. A Idade Média, ou período medieval da história da Europa, ocorreu entre os séculos V e XV. Seu início se deu com a Queda do Império Romano do Ocidente e terminou durante a transição para a Idade Moderna. A Idade Média frequentemente é dividida em Alta e Baixa Idade Média, e protagonizou uma marca sinistra ao ser rotulada como "Idade das trevas". Nesse contexto historiográfico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(   ) A visão predominante na mentalidade medieval é o Teocentrismo (Deus é o centro de tudo).
(   ) Na mentalidade medieval, o homem é a mais perfeita das criaturas, um ser capaz de mudar o seu próprio destino.
(   ) Na mentalidade medieval, o ser humano era visto com certo desprezo, pois este era considerado um pecador.
(   ) Para a mentalidade medieval, tudo o que acontece na natureza deve ser explicado pela vontade de Deus (a ordem social, pestes, terremotos).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - F - F.
	
	b) V - V - V - V.
	
	c) V - F - V - V.
	
	d) V - F - V - F.
	 
	 
	2.
	A sociologia teve um novo rumo teórico e uma nova aproximação com a filosofia através do trabalho do escritor polonês Zygmunt Bauman. Ao explicar as relações humanas e sociais na modernidade e na época contemporânea, o autor identificou que estas relações foram alteradas significativamente, no sentido de que as relações que antes eram consideradas "sólidas" ou duradouras se transformaram em relações "líquidas" ou efêmeras. Que condições e reflexões esta maneria de pensar a realidade está nos sugerindo?
	
	a) A mudança se deu do estado sólido para o líquido e refere-se ao fato de que os modos mais tradicionais e conservadores de relacionamentos foram sendo superados. Como consequência disto, as relações se tornaram mais brandas, duradouras e os indivíduos cada vez mais felizes.
	
	b) A expressão utilizada pelo autor aponta para a capacidade de tolerância, flexibilidade, relativismo e maleabilidade que as relações humanas alcançaram a partir da implementação dos projetos de modernidade.
	
	c) Utilizando esta analogia e metáfora, o autor procura ilustrar que as relações humanas e amorosas passaram a ser definidas somente a partir do afeto entre os indivíduos e não mais pelos interesses financeiros das famílias.
	
	d) A analogia utilizada pelo autor se refere ao fato de que as relações humanas foram alteradas e modificadas no sentido de que eram próximas e duradouras, tornaram-se frágeis, flexíveis e distantes.
	3.
	Para dar legitimidade teórica às mudanças que estavam em curso na sociedade em que a Sociologia surgiu como uma ciência, um movimento intelectual era fundamental. Este movimento tinha como objetivo principal difundir as concepções de racionalidade em contraponto às concepções religiosas. Como se chamava este movimento?
	
	a) Socialismo.
	
	b) Catolicismo.
	
	c) Iluminismo.
	
	d) Empirismo.
	4.
	No mundo contemporâneo diversos fatores históricos revelaram atores e sujeitos que antes não eram valorizados pela sociedade ou pelas instituições políticas. Neste contexto, é possível dar exemplos como movimentos pacifistas, ambientalistas, antirracistas e feministas. Tais movimentos são indicados como responsáveis por promover, através de políticas sociais, soluções para problemas cada vez mais específicos. Que resultados se formaram a partir destes movimentos?
	
	a) A partir das ações e dos movimentos dos grupos que representavam as minorias excluídas no interior da sociedade, tem-se que, para que estes obtivessem seu espaço, os grupos que se encontravam ocupando tradicionalmente os espaços de destaque precisariam deixar seus postos.
	
	b) Com os atos de contestação dos grupos que até então se encontravam à margem dos espaços sociais, houve a depredação e a perda de diversos espaços públicos e de patrimônio histórico e cultural.
	
	c) A partir destes movimentos, cada vez mais a sociedade se fracionou, criando partículas, nichos, segmentos, guetos, redutos e unidades específicas e circunscritos a uma causa somente, desagregando-se das noções de um todo social.
	
	d) A partir das ações e atos públicos dos grupos excluídos que ganharam vez com a modernidade, abriu-se espaço também para que os regimes ditatoriais, movimentos de intolerância religiosa e cultural retornassem ao cenário social.
	5.
	O teórico Auguste Comte é considerado um dos fundadores da sociologia e arquitetou esse ramo do conhecimento como uma física social. Em sua teoria, o progresso era uma das metas fundamentais e irreversíveis da sociedade. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I- Sua teoria exaltou a ideia de um estado ou uma condição ?positiva? da sociedade.
II- O pensamento de Comte foi centrado nas condições do pensamento da teologia cristã.
III- O estado ?positivista? da sociedade estava vinculado à ideia de progresso e evolução.
IV- Auguste Comte foi o seguidor de uma teoria social contrária ao pensamento científico.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas II e IV estão corretas.
	
	b) Somente a afirmativa IV está correta.
	
	c) As afirmativas III e IV estão corretas.
	
	d) As afirmativas I e III estão corretas.
	6.
	A industrialização modificou a percepção de tempo. Os povos possuidores de menor poderio tecnológico ficavam presos aos costumes, aos fenômenos naturais, como as estações do ano, as marés, a noite e o dia e o clima. A Revolução Industrial obrigou um registro mais contínuo e preciso do tempo na vida social. O empresário passou a comprar horas de trabalho e a exigir seu cumprimento. Com relação aos avanços da Revolução Industrial, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	a) A locomotiva a vapor (1831).
	
	b) A máquina a vapor (1768).
	
	c) A criação da lançadeira (1733).
	
	d) A imprensa (1738).
	7.
	"A sociologia, de modo bem simples, é o estudo sistemático do comportamento social e dos grupos humanos. Ela focaliza as relações sociais e como essas relações influenciam o comportamento das pessoas e como as sociedades, a soma de tais relações, se desenvolvem e mudam" (SHAEFER, 2006, p. 3). O fragmento citado estabelece um conceito parcial que define a sociologia. Trata-se de uma explicação que delimita a área de estudo desse conhecimento segundo uma maneira específica de compreender a ação dos pesquisadores dessa área. Nesse sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O fragmento representa a visão parcial da sociologia como no tempo de seu surgimento.
(    ) O texto evidencia a necessidade de uma visão crítica e transformadora no envolvimento dos sociólogos.
(    ) A ideia expressa sobre a sociologia sugere uma pesquisa social e com um estudo sistemático.
(    ) A concepção de sociologia em questão admite a possibilidade de desenvolvimento e mudanças sociais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SCHAEFER, Richard T. Sociologia. 6. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.
	
	a) V - F - V - V.
	
	b) F - V - V - V.
	
	c) V - F - V - F.
	
	d) V - V - F - V.
	8.
	O século XIX é amplamente reconhecido como o século do progresso, em meio ao qual triunfou o aprimoramento técnico e material, bem como as invenções tecnológicas, que representam as evidências mais expressivas da modernidade, porém não se pode dissociar tais aspectos das estruturas já existentes em épocas anteriores. Com relação ao contexto anterior e estruturas antecedentes à consolidação da modernidade e do progresso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Pode-se indicar que a existência de metrôs, de automóveis, aviões, bondes e submarinos já era tecnologia utilizada em outros tempos e sociedades.
(    ) No interior das corporações de ofício, já ocorria uma espécie de especialização de profissões, bem como de diferenciação de materiais que favoreceram o processo de industrialização posterior.
(    ) A lançadeira e o tear mecânico, a substituição da lã pelo algodão podem ser indicados como estruturas fundamentais ao processode industrialização e modernização do setor têxtil.
(    ) A presença de técnicas artesanais de produção é uma característica das indústrias que surgiram na sociedade ocidental durante a modernidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V - V.
	
	b) V - V - V - F.
	
	c) F - V - V - V.
	
	d) V - F - F - V.
	9.
	Como apresentado no filme "Tempos de Modernos", de Charles Chaplin, a segunda metade do século XVIII foi marcada pela primeira Revolução Industrial e o surgimento da classe proletária. Com esse evento sociológico, cresceu a demanda para maior participação política com relação ao crescimento da urbanização, recriando uma paisagem social bem mais urbana e conflituosa. Sobre os indivíduos que correspondem ao proletariado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) São trabalhadores urbanos que vendem sua mão de obra nas fábricas.
(    ) São trabalhadores que fazem parte do clero na passagem da migração rural-urbana.
(    ) Fazem parte dos antigos vassalos que agora exercem suas funções de modo mais dinâmico.
(    ) Constituem a antiga classe que vivia em torno dos burgos e agora se chamam burgueses.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - F - F.
	
	b) V - F - F - V.
	
	c) V - F - V - V.
	
	d) F - V - V - F.
	10.
	Augusto Comte (1798-1857) é reconhecido como o responsável por fundar uma disciplina que a partir de então abordaria cientificamente as transformações que estavam em curso no interior da sociedade. Suas teorias constituíram o campo da Sociologia, porém ultrapassaram o campo dessa disciplina e influenciaram também outras áreas do conhecimento. Sobre as principais teorias de Comte, analise as sentenças a seguir:
I- Para o desenvolvimento pleno da sociedade, defendeu o processamento e a superação de três estados, respectivamente: o teológico, metafísico e o positivo.
II- O homem deveria aprender a utilizar a fé como fonte de inspiração a seus pensamentos e ações. Para tanto, propôs o positivismo como doutrina religiosa.
III- Defendeu o positivismo como corrente de pensamento, cujo foco deveria estar fundamentado nos pressupostos e métodos científicos.
IV- O positivismo defendia a indústria, o trabalho assalariado, o comércio livre e a democracia política.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	c) As sentenças II e III estão corretas.
	
	d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

Continue navegando