Buscar

Atividade Contextualizada - Trababilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Segundo Araujo (2009) utilizar o gráfico de Gantt garante que João pode começar a planejar sua carreia e finanças. Isto porque ele pode de maneira clara e objetiva visualizar as etapas dos seus projetos e ter seus objetivos bem definidos. 
Ao utilizar esta ferramenta de planejamento, João atinge seu objetivo de controlar e acompanhar o avanço de suas metas, fatores primordiais neste momento da vida de João até a conclusão da sua graduação. Assim temos uma ampla visão dos seus objetivos, metas e recursos necessários para conseguir lidar com sua receita e despesas
Quanto ao planejamento de tempo livre, João pode utilizá-lo para estudar mais profundamente sobre atividades financeiras e tendo como meta poupar dinheiro para investimento na sua vida educacional. No texto podemos observar que o período matutino de João dispõe de tempo livre, podemos ter a ação de uma atividade extra de um estágio na sua área de estudo ou um curso de aperfeiçoamento. Desta forma, João não precisa abrir mão do seu emprego atual e nem do seu rendimento mensal. E melhor; caso opte por um estágio, ainda aumenta sua renda. Nas duas situações, estágio ou curso, João conquistará novas habilidades e conhecimento para que possa começar a buscar um outro emprego de melhor atuação e salário na área de atuação ao concluir sua graduação. (RUZZARIN e cols., 2006)
O networking é uma ferramenta que João deve usar sem sombra de dúvida. Pois João já está inserido no mercado de trabalho, seu chefe admira seu trabalho e João é um profissional proativo. (MINARELLI, 2001).
Assim, após os pontos mencionados acima, podemos ter duas estratégias para João conseguir chegar onde almeja:
1- Como João pretende graduar-se para o cargo de Gerente Financeiro, ele pode tentar uma promoção na atual empresa onde trabalha. Assim, adquire know-how, expertise e um salário mais atrativo.
2- João informa ao seu chefe que deseja atuar em outro ramo e pede uma indicação em outra empresa. Neste novo trabalho ele adquirirá know-how, expertise para aumentar suas chances de trabalhabilidade,. E então, quando obtiver experiência na sua área profissional, juntamente com sua graduação, poderá conseguir um emprego que atenda suas expectativas salariais. 
E, após todos estas etapas, baseado no seu planejamento e objetivos iniciais, mantendo o foco nas economias para, juntamente com experiência e conhecimentos adquiridos, João pode ser dono do seu próprio negócio.
REFERÊNCIAS
ARAÚJO, Marcos Antônio de. Administração de Produção e Operações - uma abordagem prática. Brasport. 2009
MINARELLI, José Augusto. Networking: como utilizar a rede de relacionamentos na sua vida ena sua carreira. Editora Gente. 2001
RUZZARIN, Ricardo e cols. Sistema Integrado de Gestão de Pessoas com Base em Competências. Editora AGE. 2006.

Outros materiais