Buscar

introdução a pesquisa

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO A PESQUISA
Ângela Maria Meurer¹
Gesiele dos Santos¹
Júlia Daiana Corrêa Rosa¹
Lediane Santos Ribeira¹
Germano Demathe Alencar²
	
RESUMO
A parte que antecede o "corpo" do trabalho, consiste em um resumo do mesmo. O resumo deve conter os principais dados e as conclusões do trabalho. 
Palavras-chave: Artigo científico. Normatização. NBR-6023. 
1. INTRODUÇÃO
A primeira parte do trabalho propriamente dito é a introdução. Esta deve ser clara e suscinta e deve descrever os objetivos do trabalho. Pode indicar os motivos que levaram o autor a escrever o trabalho e pode descrever algumas das informações já existentes sobre o mesmo assunto.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A fundamentação teórica consiste em realizar uma revisão dos trabalhos já existentes sobre o tema abordado, identificando o grau de importância e a estrutura conceitual (PEROVANO, 2016). De acordo com Perovano (2016), a revisão permite a identificação de questões e temas, bem como a verificação de assuntos ainda não pesquisados. 
“Pesquisa é o conjunto de procedimentos sistemáticos, baseado no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para problemas propostos, mediante a utilização de métodos científicos” (ANDRADE, 2010, p.109)
Pesquisa de campo é aquela utilizada com o objetivo de conseguir informações e/ou conhecimentos acerca de um problema, para o qual se procura uma resposta, ou de uma hipótese, que se queira comprovar ou, ainda descobrir novos fenômenos ou relações entre eles. (MARCONI,1990, P.75)
Toda pesquisa começa a partir do problema de pesquisa, o qual, às vezes, é uma área de ignorância factual: podemos simplesmente desejar ampliar nosso conhecimento a respeito de certas instituições, processos sociais ou culturas. Um pesquisador pode iniciar sua tarefa respondendo questões do tipo: que proporção da população demonstra? GIDDENS (2004) apud BAZZANELLA, SILVA, TAFNER, p. 166
3. MATERIAIS E MÉTODOS
	Nesta parte do trabalho, que segue a introdução, os autores descrevem o tipo e a quantidade das observações feitas, bem como os métodos empregados para a sua coleta, registro e avaliação. 
	
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Os resultados encontrados são relatados de uma forma organizada e sistematizada. Quando se estuda um grupo de casos ou de observações, os percentuais da ocorrência de cada observação também são relatados. A importância e o significado de certos resultados podem ser melhor avaliados pela análise estatística.
5. CONCLUSÃO
A análise dos resultados encontrados e o seu significado no contexto em que foram estudados levam às conclusões do trabalho. Esta seção deve ser bastante clara e concisa. Quando os resultados não forem inteiramente conclusivos, isto deve ser apontado.
REFERÊNCIAS
Ao elaborar as Referências do seu trabalho, lembre-se de que as obras devem ser apresentadas em ordem alfabética!.
ANDRADE, Maria. Introdução à metodologia cientifica. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010
BAZZANELLA, André; SILVA, Everaldo; TAFNER, Elisabeth. Metodologia científica, Indaial: Uniasselvi, 2013.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Técnicas da pesquisa. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1990.

Continue navegando