Buscar

paper seminário RH

Prévia do material em texto

2
 INTRODUÇÃO À PESQUISA
Camila Martins de Souza¹
Vitória Stéfane Nunes de Souza¹
 Maria Itamar Isidio de Almeida²
	
RESUMO
A parte que antecede o "corpo" do trabalho, consiste em um resumo do mesmo. O resumo deve conter os principais dados e as conclusões do trabalho. 
Palavras-chave: Artigo científico. Normatização. NBR-6023. 
1. INTRODUÇÃO
A primeira parte do trabalho propriamente dito é a introdução. Esta deve ser clara e suscinta e deve descrever os objetivos do trabalho. Pode indicar os motivos que levaram o autor a escrever o trabalho e pode descrever algumas das informações já existentes sobre o mesmo assunto.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A fundamentação teórica consiste em realizar uma revisão dos trabalhos já existentes sobre o tema abordado, identificando o grau de importância e a estrutura conceitual (PEROVANO, 2016). De acordo com Perovano (2016), a revisão permite a identificação de questões e temas, bem como a verificação de assuntos ainda não pesquisados. 
 (
“Fazer uma análise temática consiste em descobrir os núcleos de sentido, que compõem a comunicação” (ALMEIDA; SZYMANSKI, 2002, p. 105).
)
 (
Não há ensino sem pesquisa e
 pesquisa sem ensino. Esses que 
fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ens
i
no continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho intervindo, educo e me educo. Pesquiso para conhecer e o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade. (FREIRE, 2002, p. 16).
)
 (
Segundo Junior (2013), uma pesquisa atribuída ao seu próprio desempenho se torna um dos maiores valores
 
já adquirido
 na vida academica
, tudo isso por ser
 
algo desenvolvido através do seu próprio conhecimento como aluno, foi algo produzindo com esforço. 
)
3. MATERIAIS E MÉTODOS
	Nesta parte do trabalho, que segue a introdução, os autores descrevem o tipo e a quantidade das observações feitas, bem como os métodos empregados para a sua coleta, registro e avaliação. 
	
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Os resultados encontrados são relatados de uma forma organizada e sistematizada. Quando se estuda um grupo de casos ou de observações, os percentuais da ocorrência de cada observação também são relatados. A importância e o significado de certos resultados podem ser melhor avaliados pela análise estatística.
5. CONCLUSÃO
A análise dos resultados encontrados e o seu significado no contexto em que foram estudados levam às conclusões do trabalho. Esta seção deve ser bastante clara e concisa. Quando os resultados não forem inteiramente conclusivos, isto deve ser apontado.
REFERÊNCIAS
Ao elaborar as Referências do seu trabalho, lembre-se de que as obras devem ser apresentadas em ordem alfabética.
ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; SZYMANSKI, Heloisa. A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasilia: Editora Plano, 2002. Disponível no site: < https://trilhaaprendizagem.uniasselviava.com.br/MOB100_seminario_interdisciplinar_introducao_a_pesquisa/materiais/importancia_da_pesquisa.pdf > Acesso em 20 nov. 2019
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. EGA, 2002. Disponível no site: < file:///C:/Users/Uniasselvi/Downloads/14941-11636-1-PB.pdf > Acesso em 25 nov. 2019
JUNIOR, C. W. A. A Afirmação do Aluno como Protagonista da Própria Aprendizagem. Rev. Educ., v. 16, n. 20/21, p. 3-17, 2013. Disponível no site: < file:///C:/Users/Uniasselvi/Downloads/14941-11636-1-PB.pdf > Acesso em 15 nov. 2019
PEROVANO, Dalton Gean. Manual de metodologia da pesquisa científica. Curitiba: Intersaberes, 2016.
1 Camila Martins de Souza
1 Vitória Stéfane Nunes de Souza
2 Maria Itamar Isidio de Almeida
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Gestão de Recursos Humanos (FLX2332) – Prática do Módulo I - 17/12/2019

Continue navegando