Buscar

TEA 2 - Característica dos SIGs

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DE GEOPROCESSAMENTO E SIG 
TEA 2 - Característica dos SIGs
A análise espacial é somente uma das aplicações dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), tendo por objetivo verificar a relação espacial de fenômenos e determinar suas características. Os fenômenos estudados se diferenciam em distintos tipos de dados. Sobre isso, analise as afirmativas a seguir: 
I. A distribuição espacial da ocorrência de casos de dengue é um exemplo de dados com padrões pontuais. 
II. A coleta de amostras de rochas e a realização de um mapa com a geologia é um exemplo de dados em áreas de contagem. 
III. A distribuição espacial da taxa de natalidade da população por estados é um exemplo de dados por áreas de contagem. 
IV. Os dados em padrões pontuais e em superfícies contínuas podem representar variáveis ambientais e socioeconômicas.  
É correto o que se afirma em:  
Resposta correta
A. 
I, III e IV, apenas.
Por que esta resposta é a correta?
A espacialização de casos de dengue, por tratar-se de uma informação pontual, que tem uma localização única, representa um dado com padrão pontual. A coleta de dados em campo e a sua posterior espacialização consiste num exemplo de dados em superfícies contínuas, como é o caso da geologia. Já as informações de taxa de natalidade, por serem coletadas individualmente, mas agrupadas em unidades (estados, municípios, setores censitários), são dados representados em áreas de contagem. As variáveis ambientais e socioeconômicas são representadas, geralmente, por padrões pontuais e por superfícies contínuas.
Um dos desafios dos SIGs é o intercâmbio de dados geográficos, pois cada software tem um modelo conceitual e o compartilhamento entre as diferentes plataformas pode gerar distorções nos dados e perda da qualidade da informação.
Sobre isso, assinale a alternativa correta. ​​​​​​​
Você acertou!
C. 
A OGC e a IDE são exemplos de organizações que criaram meios para a padronização do intercâmbio de dados, baseados em tecnologias e padrões.
Por que esta resposta é a correta?
A busca por soluções para o problema de intercâmbio de dados resultou no surgimento de organizações que visam a criação de tecnologias e padrões para a troca de dados, como a OGC e a IDE, que têm funções semelhantes. Apesar dessas instituições proporem novas tecnologias para auxiliar na operacionalização entre diferentes sistemas, cada SIG ainda tem particularidades quanto suas arquiteturas internas. No Brasil, foi desenvolvida uma INDE (Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais) para padronizar as informações geográficas produzidas por órgãos públicos, tendo assim um modelo próprio para ser seguido. As mudanças na arquitetura dos SIGs, com aumento do número de camadas (de duas para três), foi proposta para possibilitar o acesso de dados pela Internet.
Os SIGs são aplicáveis a diversas áreas do conhecimento e têm se mostrado uma ferramenta importante para o planejamento e gestão territorial, auxiliando a administração pública na tomada de decisão. Esses sistemas são capazes de armazenar e integrar dados de diferentes origens, bem como realizar análises espaciais com diferentes níveis de complexidade. Sobre as funções dos SIGs e suas aplicações, analise as afirmativas a seguir.  
I. Um dos problemas dos SIGs consiste na padronização das representações computacionais independentemente do tipo de dado, impossibilitando que os usuários os adaptem às suas necessidades. 
II. Apesar de serem aplicados a diversas áreas do conhecimento, os SIGS desempenham melhor a sua função na análise socioeconômica, pois têm ferramentas específicas para essa área. 
III. Os SIGs têm funções que os tornam capazes de manipular diferentes tipos de dados, oriundos de diversas fontes, sendo considerados ferramentas interdisciplinares. 
IV. Apesar da interdisciplinaridade dos SIGs, o usuário é responsável pela transposição dos modelos teóricos dentro da sua área de conhecimento para algoritmos e estruturas de dados dentro dos SIGs. 
É correto o que se afirma em: 
Resposta correta
E. 
III e IV, apenas.
Por que esta resposta é a correta?
Os SIGs são capazes de se adaptar às necessidades dos seus usuários, independentemente da área de conhecimento, criando novas funções, de modo a dar suporte a inúmeras aplicabilidades. Assim, têm funções que atendem de forma satisfatória os estudos tanto na área socioeconômica quanto na ambiental. Além disso, é uma ferramenta capaz de trabalhar com dados de fontes de origens diversas e de várias áreas do conhecimento, o que possibilita denominá-lo como um sistema interdisciplinar. Apesar de ser considerada uma ferramenta interdisciplinar, o usuário tem papel importante, pois ele é o responsável por transformar o seu conhecimento teórico em algoritmos e estrutura de dados, escolhendo as melhores ferramentas para auxiliar na análise da sua temática de trabalho. 
Ao realizar uma análise espacial, é necessário seguir diversos procedimentos sequenciais, que incluem desde a observação visual dos dados até o uso de modelagens matemáticas e estatísticas. O resultado possibilita o entendimento do fenômeno estudado e as suas relações espaciais.
Sobre os procedimentos utilizados na análise espacial e as suas características, assinale a alternativa correta.
Resposta correta
D. 
O primeiro procedimento da análise espacial inclui uma observação exploratória dos dados, verificando a presença ou ausência de padrões de distribuição. 
Por que esta resposta é a correta?
A análise espacial envolve diversos procedimentos; o primeiro deles é a análise exploratória dos dados, observando se contam com padrões de distribuição ou se ocorrem de forma aleatória no espaço. A escolha do modelo inferencial é uma das últimas etapas da análise espacial e só ocorre após a análise exploratória dos dados e o levantamento de hipóteses. Para analisar os dados, pode-se aplicar um único modelo inferencial ou vários, testando qual melhor se adéqua aos tipos de dados estudados. No caso do modelo inferencial que utiliza os processos pontuais, não ocorre a representação em superfície, pois o objetivo é compreender a localização dos pontos, ou seja, o que faz determinado fenômeno ocorrer em um local.
Uma empresa que desenvolve projetos na área ambiental deseja adquirir um novo software SIG que atenda às suas necessidades. Essa empresa trabalha com dados de diferentes fontes de origem e tem uma equipe multidisciplinar, que atua de forma simultânea no projeto. 
Assinale a alternativa que indique duas características consideradas primordiais para a escolha de um software SIG, de acordo com a situação descrita. ​​​​​​​
Resposta correta
B. 
Software com capacidade de utilização por diversos usuários e com capacidade para a conversão de dados.
Por que esta resposta é a correta?
De acordo com as características apresentadas para a empresa, como a utilização simultânea da plataforma SIG e o uso de dados de diferentes fontes, as primeiras características que devem ser observadas e que são primordiais no SIG é a capacidade de ser utilizado por diversos usuários, para que todos tenham acesso ao banco de dados de forma simultânea, e a capacidade de converter os dados, já que eles advêm de fontes diferentes. Depois de escolher um software que apresente essas duas características, deve-se observar as demais, criando uma nova lista de prioridades, como: a flexibilidade na modelagem de dados e o armazenamento contínuo, que são funções importantes para a análise espacial e para dados com formatos diferentes; a customização, que aumenta a agilidade no trabalho, e os recursos para detectar falhas e erros nos dados, que minimizam erros inerentes da fonte; os recursos para processamento de polígonos, que aumenta a funcionalidade do software e a capacidade de ser utilizado por equipamentos de diferentes fabricantes, minimizando gastos para adquirir novos equipamentos e a utilização de linguagem de programação, mais indicada para empresas que têm profissionais com conhecimento em programação.

Outros materiais