Buscar

Arte primitiva, grega, romana, gótica e renascença (resumos para o enem)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Arte Primitiva
- Período paleolítico (pedra lascada): artes ritualísticas, os desenhos eram feitos com carvão, sangue de animais e flores esmagadas. Representação com flechas por acreditar que iria capturar o espírito do animal, representação do cotidiano, utilização do stencil e as mãos. Sobreposição de formas (animal dentro do outro, do outro) para dar uma ideia de movimento.
- Arquitetura: Menhir (pedras uma na frente da outra); Dimens (pedra dormindo em cima da outra); cromeleque (pedras dispostas de maneira circular)
- Período Neolítico: sente a necessidade de fazer uma escultura focado na arte, brincar com a forma, e é onde começa a arte com geometrização da forma.
Arte na Grécia Antiga
- Arquitetura: Dórica (templos de divindades masculinas - simples que dá dó); Jônica (templos de divindades femininas - rebuscado); Coríntia (templos de adoração de divindades dos dois gêneros). Exceção ao Parthenon (templo que parece ser dórico, mas é destinado a uma deusa).
- A arte grega atingiu a perfeição no período clássico
- Escultura: Período clássico (idealizado, rígido e ligado aos deuses); Período Helenístico (expressivo, maleável, torção e cenas do cotidiano)
- Pintura em cerâmica: Vasos que representam cenas do cotidianos, mitológicas e religiosas. As mulheres são representadas nas estátuas e pinturas levemente vestidas e com um pé na frente do outro. A técnica é feita através de grafismos.
Arte na Roma antiga
- As ordens gregas influenciaram nas obras romanas, eles utilizam aspectos dessa arte na obra. A diferença são as distâncias dos pilares. Na arquitetura grega, elas estão juntas e perto uma da outra. Na arquitetura romana, existe o arco romano para distribuir melhor a tensão (coliseu - possui características dos 3 períodos gregos, pão e circo). Elas eram feitas de pedras e tijolos (arquitetônicas)
- As estátuas romanas (herança dos gregos e etruscos) se diferencia da grega pela armadura, ser pintada, estátuas com cavalos.
Arte gótica
- Arquitetura: as catedrais se destacavam por ser patrocinadas por padres e igrejas, já que a igreja mandava nessa época e havia vitrais muitos grandes.
- Diferença Românico/Gótico: no românico as paredes são mais grossas, sombrias e horizontais. O gótico é muito mais iluminado, vitrais, a ideia de tocar o céu, gárgula (escoamento de água e para entrar e dizer que os demônios estão do lado de fora), tímpano (acima da porta e um elemento que se repete), muitos mais entradas e muitos outros elementos. A arquitetura gótica é esbelta e bem alta
- Fases da arte gótica: primitiva (catedral de notre-dame - apesar de ser mais ornamentada, ela é bem mais simples), flamejante (Prefeitura de Bruges, muito mais ornamentado e parece que tá pegando fogo).
- Pintura: Giotto rompe a bi dimensionalidade e saí do primeiro plano, pinta muito para a igreja e muitas outras obras.
- Música: canto gregoriano era utilizado para atrair os fiéis.
Renascença
- Tinta à óleo, a perspectiva, profundidade, ponto de fuga e perspectiva linear (ponto onde tudo converge) - um elemento central na tela e o ponto de fuga no fundo que vai se diminuindo; composição triangular ou piramidal (Monalisa) que é uma referência a inspiração grega; luz e sombra (chiaroscuro) - a luz emerge das sombras e passa uma impressão de volume.
- Alguns pintores se destacaram como Jan Van Eyck (um dos criadores da tinta a óleo); Masaccio (dinheiro do tributo - emprego da perspectiva que está ao ponto de fuga); Donatello (escultor - Davi - Feito em tamanho real e com ideia do realismo); Botticelli (a primeira mulher nua a ser representado - nascimento de vênus)
Alta Renascença
- Leonardo da Vinci (Mona Lisa): composição triangular (piramidal), uma referência aos gregos colocando a geometria e uso da perspectiva, ela se encontra em primeiro plano e vão se aprofundando para o final da tela; Chiaroscuro (luz e claro); Sfumato (técnica utilizada em que Leonardo desfoca o fundo, sem linhas, as cores vão do claro ao escuro que tonalidades sutis, a luz parece emergir das sombras); ele dissecava cadáveres e anota no seu diário, ou seja, antropocentrismo (o homem vitruviano - a divina proporção).
- Michelangelo: bate no joelho do Moisés e pede pra obra falar kkk; ele era escultor e não pintor, mas a ele foi encomendado a capela sistina como na criação de adão. Michelangelo realiza nas suas obras o culto a forma, racionalidade e antropocentrismo e fica visível em tudo feito na capela. O homem no renascimento era idealizado e no clássico da Grécia, não manifestando muitos sem movimentos, sentimentos e todos sem defeitos.
- Rafael (escola de atenas): obra com aspecto linear, ou seja, a profundidade e todos os conceitos do renascimento é uma tremenda ironia.